2 minute read

OPINIÃO

Next Article
geRAIS/OPINIÃO

geRAIS/OPINIÃO

esPAÇo JorNALIstA mArtINs de VAsCoNCeLos

Organização: CLAuder ArCANJo

Advertisement

lIteratUra NOrterIO graNdeNSeeM SaladeaUla

thIAgo goNzAgA

Escritor e pesquisador da Literatura Potiguar thiagokats@hotmail.com

No dia 10 de agosto passado aconteceu no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (Natal-RN), um interessante evento sobre a literatura norte-rio-grandense, organizado pela professora e escritora Aparecida Rego e uma equipe de docentes entusiastas da nossa literatura, como parte de uma atividade de extensão promovida pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão (NEPE) e pelo curso de Letras da instituição.

Na ocasião o Instituto convidou toda comunidade literária para participar da mesaredonda, que teve como tema “Escritores potiguares: processos de escrevivências na contemporaneidade”.

O evento aconteceu dentro de um contexto de fortalecimento da produção literária do nosso Estado. Seguindo a tradição de terra de poetas e prosadores, nos últimos anos O Rio Grande do Norte tem demonstrado uma intensa produção literária. Essa conjuntura mobilizou setores públicos, provocando a criação da Lei nº 10.622, de 04 de novembro de 2019, que “institui, no Calendário de Eventos do Estado do Rio Grande do Norte, o ‘Dia Estadual da Literatura Potiguar’” e a criação da Lei 11.231, de 04 de agosto de 2022, que “dispõe sobre a inclusão de conteúdos de Literatura Potiguar na rede estadual de ensino”.

A bancada, composta pelos escritores Manoel Onofre Jr., Araceli Sobreira, Sheila Dourado e Assis Câmara, discutiu e trouxe, para um público na sua grande maioria formada por professores, um pouco de como funciona o processo da escrita, bem como discorrido sobre a produção literária de nomes de valor da nossa história literária, como Auta de Souza, Jorge Fernandes, Zila Mamede, Newton Navarro etc.

Outro ponto marcante do evento foi o simbólico anúncio de que a governadora do Estado sancionou a lei que define o ensino da literatura potiguar nas escolas estaduais. Obras de escritores norte-rio-grandenses devem ser, agora, incluídas no currículo dessas escolas, em conformidade com dispositivos da referida lei.

Parabéns a todos os envolvidos.

dI reçÃO geral: César Santos dIretOr de redaçÃO: César Santos gereN te ad MINIS tra tIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: alvanir Carlos Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.

FILIADO À

This article is from: