Jornal de Fato

Page 8

8

Curta nossa página no Facebook

Entre no Facebook e curta nossa página. Veja as fotos e as notícias e comente.

gerais

Comente! @defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn

Terça-feira, 23 de julho de 2013

Tomaz Silva/ABr

A presidenta falou da importância de reforçar o diálogo com a Santa Sé

Política

Dilma dá boas-vindas ao papa e destaca parceria com Igreja No discurso, a presidenta destacou a “estratégia de superação da desigualdade”, implantada no Brasil com as políticas de distribuição de renda e redução da pobreza

A

pós percorrer o centro do Rio no papamóvel, o papa Francisco seguiu de helicóptero para Laranjeiras e pousou no campo do Fluminense, que fica ao lado do Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Ele foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, e a cerimônia começou com a execução dos hinos do Vaticano e do Brasil. Dilma deu as boas-vindas ao pontífice ressaltando que os 50 milhões de jovens brasileiros recebem de braços abertos os peregrinos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude. A presidenta disse que a presença do pontífice no país, para participar da jornada, é uma oportunidade para reforçar o diálogo com a Santa Sé e os valores que o Brasil compartilha. “Nós lutamos contra um inimigo comum: a desigualdade em todas as suas formas”, destacou a presidenta em seu discurso. Dilma

# rápidas

))atentado

Polícia encontra bomba caseira em Aparecida Uma bomba caseira foi encontrada nesse domingo (21) no Santuário Nacional de Aparecida, onde o papa Francisco irá celebrar uma missa na quarta-feira (24). O Esquadrão Antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de São Paulo foi chamado e detonou o artefato. Segundo a Polícia Militar (PM), "em nenhum momento, a vida de civis foi colocada em risco". Em nota, a PM diz que se tratava de um cano aparentemente plástico, envolto em fita adesiva, "um artefato caseiro e de baixo potencial lesivo". O objeto foi encontrado ontem por volta das 11h30 durante um exercício simulado pelas forças de segurança no santuário. A bomba caseira estava no banheiro de um estacionamento. A nota acrescenta que "episódios semelhantes faziam parte do treinamento das forças de segurança mobilizadas em Aparecida".

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO

ressaltou que o Estado brasileiro convive com a diferença e acolhe todas as religiões. No discurso, a presidenta destacou também ressaltou a “estratégia de superação da desigualdade”, implantada no Brasil com as políticas de distribuição de renda e redução da pobreza e disse acreditar que a Igreja pode ser uma parceira para levar as boas experiências para outros países. “O Brasil se orgulha de ter alcançado resultados nos últimos anos na superação da pobreza", disse Dilma. Segundo ela, neste processo, o governo tem contado com a parceria com a Igreja: "As pastorais católicas têm sido importantes parceiras da autoridade brasileira na promoção da defesa dos direitos da criança e do adolescente”. Também participam da cerimônia o vice-presidente da República, Michel Temer, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. REUNIÃO PRIVADA Após a cerimônia oficial de boas-vindas ao papa Francisco, que chegou ontem ao Rio para participar da Jornada Mundial da Juventude, a presidenta Dilma Rousseff teve uma reunião privada com o pontífice, que durou cerca de 15 minutos.

))Protesto

Ateus protestam contra gastos com a vinda do papa Membros da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) protestaram ontem contra os gastos públicos para recepção do papa Francisco e realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil. Com um secador de cabelos, eles promoveram uma "desbatismo" em frente à Catedral da Sé, centro da capital paulista. Após secar simbolicamente a água do sacramento do batismo, a pessoa recebia um certificado de participação no ato. “Podemos receber o papa, mas isso não significa que temos de gastar R$ 850 mil em uma recepção para ele, que os aviões da FAB [Força Aérea Brasileira] tenham de ir até o Vaticano para buscar o jipe dele”, disse o presidente da Atea, Daniel Sottomaior. Ele criticou também o fato de a prefeitura do Rio de Janeiro ter decretado quatro dias de feriado, dois deles parciais, por causa da visita do pontífice.

Após o encontro, Dilma não falou com a imprensa e Francisco entrou em um carro fechado, no qual seguiu para a residência da arquidiocese, no Sumaré. Amanhã, ele permanece recolhido, sem compromissos oficiais. A presidenta seguiu de helicóptero para a Base Aérea do Galeão, de onde retornou para Brasília.

)) Para Francisco conversa com a presidenta Dilma Rousselff na chegada ao Brasil


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.