Jornal de Fato

Page 5

# rápidas

))

Um grupo forte no mercado de farmácias, já com atuação em Mossoró, prepara investimento para ampliar a sua força local. Pretende abrir quatro novas lojas, em áreas estratégicas. Está procurando imóveis.

Bastante prestigiada a missa de 7º dia de dom Eugênio Sales, na Catedral Metropolitana de Natal. Da classe política estavam a governadora Rosalba Ciarlini, senador José Agripino, ministro Garibaldi Filho, entre outros.

césar santos 20 anos depois do 'Velho'

A

campanha eleitoral de 1992 foi a última acirrada pela Prefeitura de Mossoró. Dix-huit Rosado, que já havia sido prefeito da cidade por duas gestões estruturantes (1973/1976 e 1983/1988), enfrentou o empresário Luiz Pinto, que tinha como referência maior na política o fato de ser apoiado pela então prefeita Rosalba Ciarlini, hoje governadora, considerada até aqui a maior eleitora de Mossoró. Era um "passeio", dizia-se na época. Quem derrotaria um candidato de Rosalba que surfava em popularidade nas alturas? O "Velho Alcáide" não se intimidou. Partiu atrás, com as pesquisas apontando o favoritismo do adversário. Foi uma campanha cheia de estratégia, inauguração de marketing eleitoral e temperos que ao final produziram a virada eleitoral. Foi uma vitória com sabor especial para Dix-huit Rosado. Ele havia rompido politicamente com Rosalba, depois de tê-lo apoiado quatro anos antes, nas eleições de 1988 e voltado para os braços do irmão deputado Vingt Rosado, que indicou para vice a filha Sandra Rosado, hoje deputada. Mossoró contava 99.623 eleitores. Compareceram às urnas 87.395, com 11.381 abstenções. Dos 77.813 nomi-

5

opinião

Domingo, 15 de julho de 2012

As ações de dom Eugênio Sales foram batizadoras para o futuro da Igreja Católica no Brasil'

Dom Jaime Vieira Arcebispo de Natal

cesar@defato.com

)) Mossoró tem uma disputa

)

)) Farmácia

Sétimo dia

nais, Dix-huit recebeu 37.188 (47.79%) contra 32.795 (42.15%) de Luiz Pinto. Maioria pró-Dix-huit de 4.393 votos (5.64%). Vitória apertadíssima. Outros dois candidatos tiveram votações pálidas: Luiz Carlos Martins (PT): 6.557 (8.43%) e Paulo Linhares (PSB): 1.273 (1.64%). Campanha memorável com alguns símbolos ficando na cabeça do eleitor. "Chame o Velho", quem não lembra? Depois daí, as disputas municipais perderam a graça, dado o passeio do rosalbismo. Em 1996, Rosalba venceu a adversária Sandra Rosado de forma acachapante, por uma maioria de mais de 32 mil votos; em 2000, renovou o mandato derrotando a enfermeira Fafá Rosado, então candidata de Sandra, por quase 20 mil votos; em 2004, Fafá, já adversária de Sandra e aliada de Rosalba, superou a deputada Larissa Rosado, filha de Sandra, por uma maioria em torno dos 20 mil votos; e repetiu o feito quatro anos depois, em 2008. Outros candidatos surgiram, todos nanicos, sem força para mudar o curso da história político-eleitoral. Então, tivemos nos últimos 16 anos campanhas sem grandes emoções, quase W x 0, com o rosalbismo atropelando o rosadismo sem dificuldade maior. Agora, em 2012, teremos, finalmente, uma disputa eleitoral acirrada. Sem favoritismo. Cláudia Regina, com a bandeira do rosalbismo, e Larissa Rosado, com o sonho do rosadismo, iniciam uma campanha que promete ser emocionante, para mexer com o eleitor.

Rosalba e Sandra são aguardadas A primeira semana da campanha eleitoral, encerrada ontem, foi marcada pela ausência de duas peças importantes na sucessão mossoroense: a gover nadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a deputada Sandra Rosado (PSB). A primeira é vista como decisiva no palanque da candidata Cláudia Regina. A segunda é a mãe da candidata Larissa Rosado e deposita na filha o sonho de governar Mossoró. Rosalba já avisou que entrará na campanha até o final de julho. Sandra ainda não se pronunciou. No entanto, é certo que o peso da líder do rosadimo estará no palanque da filha.

))

Larissa sonda Chico outra vez Está reaberto o diálogo entre a candidata Larissa Rosado (PSB) e o vereador Chico da Prefeitura (DEM). Um emissário do rosadismo procurou o "Juventude" para apresentar 300 mil motivos para ele mudar de lado. O vereador democrata está insatisfeito com o tratamento que vem recebendo da coordenação de campanha da candidata Cláudia Regina. O candidato a vereador "Dão", que representa o irmão Chico nas eleições deste ano, não esconde a decepção, nem a ameaça de rompimento.

) )

Caern amplia rede em quase 70 quilômetros

Campanha afeta evento evangélico

A Caern ampliou em quase 70 quilômetros a rede de água em 49 municípios, para atender as novas demandas provocadas pelos empreendimentos imobiliários e a entrega de casas populares. Mesmo assim, os problemas surgem a toda hora, principalmente nas cidades onde o sistema de distribuição de água é antigo. Mossoró é uma delas. Panes nos poços são frequentes, apesar dos investimentos feitos para melhorar a rede.

A segunda edição do Cristo Liberta começa a enfrentar dificuldades em virtude das eleições municipais deste ano. Como alguns pastores estão envolvidos na campanha majoritária, a organização do evento fica comprometida, o que é uma pena. Na primeira edição, em setembro de 2011, mais de 100 mil pessoas superlotaram a Estação das Artes Elizeu Ventania.

Mais 10 milhões para a Ufersa A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) abriu licitação de obras de quase R$ 10 milhões. Vai contemplar os campi de Pau dos Ferros e Caraúbas, com construção de bloco de salas de aula, biblioteca, centro de convivência, instalação elétrica e outras áreas. O campus de Mossoró também será contemplado com obras de pavimentação asfáltica.

defato.com

Acompanhe Baraúnas X Ypiranga, hoje, pelo twitter do defato.com. É só acessar @defato_rn. O jogo pela Série D do Brasileiro começa às 17h, no Nogueirão.

É NOTÍCIA

Diário Oficial do Estado vai As candidatas Cláudia Regina e Nesta data, em 1948, a campanha O escritor Antonio Nahud Júnior Amanhã completa 62 anos que 1 Otrazer as últimas mudanças no 2 Larissa Rosado reservam o domin- 3 vitoriosa "O Petróleo é Nosso" che- 4 lança amanhã a biografia do de- 5 o Uruguai vencia o Brasil no Maprimeiro escalão da governadora go para a zona rural de Mossoró. gava às ruas com o ex-presidente putado Agnelo Alves (PDT). O racanã, 2 a 1, e conquistava o Rosalba Ciarlini (DEM) no início da semana. Então, leitura obrigatória no jornal oficial.

A primeira vai à Barrinha e Jucuri; a segunda visitará as comunidades de Hipólito e de Carmo.

EFE

Estudos

Arthur Bernardes. Hoje, 64 anos depois, estamos importando gasolina, diesel e querosene.

livro marca os 80 anos do político. Nahud autografa o livro às 19h, no Palácio da Cultura.

mundial. E o tempo verde e amarelo não para: faltam 697 dias para a Copa do Mundo de 2014.

Psicólogo de universidade na Inglaterra conclui que tristeza foi mais do que contágio pela mídia

Luto coletivo por morte de Steve Jobs é tema de pesquisa Pesquisa diz que uma prova do luto coletivo foram as mais de 1 milhão de mensagens enviadas e compartilhadas na internet, lamentando morte do empresário

)) Fundador da Apple, Steve Jobs, morreu em outubro de 2011

U

suários de produtos da Apple sentiram mais a morte do fundador. O luto cole-

tivo observado após a morte de Steve Jobs, em outubro de 2011, virou tema de pesquisas científicas. O psicólogo Andrew Przybylski, da Universidade de Essex, na Inglaterra, conduziu três estudos para traçar o perfil das pessoas mais afetadas pela morte do fundador da Apple. Segundo Przybylski, uma prova desse grande luto coletivo foram as mais de 1 milhão de mensagens espontaneamente enviadas e

compartilhadas na internet, lamentando a morte do empresário. Os estudos foram feitos com diferentes públicos, com separação de idade, sexo e usuários de produtos da Apple. Os resultados foram publicados nesta semana em um artigo da revista especializada “Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking”. “Os resultados derivados dessa pesquisa sugerem que a tristeza pela morte de Jobs

foi mais que um efeito uniforme resultado de um contágio pela mídia”, concluiu Przybylski em seu artigo. Przybylski afirmou ainda que a recepção à morte de Jobs não foi recebida uniformemente. Segundo o pesquisador, os consumidores dos produtos da Apple se sentiam mais próximos ao empresário e lamentaram mais a sua morte. Para ele, isso mostra as relações psicológicas que a tecnologia constrói com o consumidor.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.