Jornal de Caxias Edição 179

Page 1

R$ 1,00 edição 179 Acesse: www.jornaldecaxias.net

Duque de Caxias - 9 a 23 de maio de 2012

Ecobarreiras: projeto ajuda o meio ambiente Projeto Ecobarreiras gera renda e contribui para a melhoria do meio ambiente em todo o Estado. Iniciativa trabalha com o conceito da sustentabilidade social e econômica, transformando vidas. Confira! PÁGINA 08

PRB e PSB unem forças

Roeral fatura campeonato

Na contagem regressiva para o início da campanha eleitoral, começou o corre-corre dos candidatos para montarem um palanque forte. Na segunda-feira, 7 de maio, um importante acordo foi fechado.

Os torcedores que acompanharam a final do Campeonato da Fundrep no último domingo, 6 de maio, presenciaram um momento histórico na trajetória do torneio. Saiba tudo sobre a grande final.

PÁGINA 03

PÁGINA 16

CIDADE

GUIA CULTURAL

SEU DINHEIRO

Comemoração do Dia da Baixada

Veja a programação cultural

Comércio espera o Dia das Mães

Baixadenses uni-vos! No último dia 30 de abril foi comemorado o Dia da Baixada Fluminense que, desde 2000, conclama os moradores a resgatar o orgulho e autoestima da região. Confira.

Saiba a programação completa do que está acontecendo na cidade. Saiba tudo sobre exposições, shows e muito mais no Guia Cultural. Veja as promoções do Jornal de Caxias.

Os lojistas caxienses já estão preparados para o Dia das Mães. A intenção é aproveitar a data para alavancar as vendas aquecendo o Centro comercial da cidade. Veja mais.

PÁGINA 05

PÁGINA 10

PÁGINA 13


02

9 a 23 de maio de 2012

POLÍTICA

03

9 a 23 de maio de 2012

POLÍTICA

CPI’s ainda não foram oficializadas

Senador declara apoio a Alexandre Cardoso

Comissões para analisar os contratos de órgão públicos estão paradas

PRB de Marcelo Crivella aposta no projeto político do PSB para Duque de Caxias

enos de dois meses após o escândalo da Locanty, as denúncias e manifestações de indignação parecem ter cessado. Pelo menos em Duque de Caxias, onde a Câmara de Vereadores ameaçou instaurar duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI´s) para investigar todos os contratos firmados pelo Legislativo e Executivo, mas até o início desta semana ainda não tinha oficializado os integrantes das comissões.

a contagem regressiva para o início da campanha eleitoral, começou o corre-corre dos candidatos para montarem um palanque forte. Na segunda-feira, 7 de maio, um importante acordo foi fechado entre o pré-candidato Alexandre Cardoso (PSB) e senador do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes (PRB). Depois de um encontro entre os dois, na sede do PSB em Duque de Caxias, o martelo foi batido. Alexandre Cardoso irá receber o apoio do senador e do seu partido na disputa pela prefeitura.

A Câmara decidiu investigar todos os acordos fechados com companhias terceirizadas, inclusive do Executivo. Segundo informações, os integrantes da Comissão que analisará os

- O nosso receio é de que a Comissão não seja encaminhada como deve e fique

Eleitor que não regularizar título pode sofrer sanções

Orlando Silva: “CPI está parada ”

acordos do Legislativo já foram determinados. Mas os nomes ainda não foram publicados no Boletim Oficial da cidade. Já a CPI dos contratos da prefeitura ainda não possui comissão formada.

Terminou na última quarta-feira, dia 09, o prazo para regularização da situação eleitoral. Em todo Brasil, eleitores pediram a transferência de títulos ou solicitaram a primeira via de seus documentos. No Rio, 249 zonas funcionaram até às 19h para atender a demanda. A data também determinou o limite para pessoas com deficiências e idosos requisitarem mudança para uma seção de fácil acesso. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no início da semana era que cerca de 50 mil pessoas procurassem os cartórios eleitorais. De acordo com o TRE, o volume de eleitores cresce muito nos últimos dias de prazo. Em dois dias, são realizados 20% dos atendimentos feitos durante seis meses.

Os endereços e telefones das zonas eleitorais do Estado podem ser consultados no site www.tre-rj.jus.br Comissão de vereadores para analisar os contratos da Prefeitura ainda não foi formada pela Câmara

Coluna do Gandalf Reprodução

golpe militar naquele país. A informação foi dada, em conversa de butiquim, por um dos braços direitos do deputado federal de Xerém.

Secreta

Internacional O ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (PMDB), dono de uma termoelétrica, é sócio do general paraguaio Lino Oviedo conhecido por ter sido preso ao liderar uma tentativa de

O subsecretário de Transportes e Serviços Públicos de Duque de Caxias, Sr. Abrahão anunciou, durante palestra do Conselho Municipal de Segurança, que a prefeitura está fazendo licitação para todas as linhas com operação de ônibus na cidade. Só que ninguém viu, nem conhece o edital que deveria ser publicado em

jornal de grande circulação.

macho. Ficou sem resposta.

Censura

Nos bastidores

Convidado a ir ao evento o ex-vereador Abdul Haikal, protestou por ter sua participação cerceada pelo Conselho Municipal de Segurança. Queria informações sobre a conclusão das obras da Presidente Kennedy, da extensão da T5 (pista exclusiva de ônibus ligando Penha/ Barra) até Duque de Caxias e da “Transbaixada” estrada que ligaria a Rodovia Washington Luis à Via Dutra margeando o rio Sarapuí passando pelo Gra-

Segundo um conhecedor da política de bastidores, as irregularidades na Câmara Municipal são rotineiras e ocorrem na esmagadora maioria das cidades brasileiras. Mas neste caso, afirma ele, o parecer do TCE foi anabolizado por interesses eleitorais do PMDB em Duque de Caxias. A desmoralização dos vereadores anula a credibilidade do poder Legislativo em julgar as contas do ex-prefeito Washington Reis. O ex-prefeito teve suas

contas rejeitadas e está enquadrado na Lei da Ficha Limpa ficando inelegível por oito anos. Conseguiu uma liminar que deverá ter seu mérito julgado com expectativa de ter novo julgamento por parte do poder Legislativo.

Tratamento Notícias dão conta que um vereador da cidade estava em São Paulo para tratamento de dependência química. Rezemos para que dê tudo certo. Gandalf colunadogandalf@gmail.com

Experiência social Na entrevista coletiva com Alexandre Cardoso e Eduardo Lopes ao final do encontro, o discurso era o mesmo. Ambos defenderam o mesmo projeto político e

afirmaram que a aliança não é apenas eleitoral, mas sim política e administrativa. - O PRB tem experiências vitoriosas na área social e vai estar presente em todas as etapas da campanha, desde a formulação do nosso plano de governo – enfatizou Alexandre Cardoso.

Experiência social Com o apoio de Lopes e, por consequência, de Marcelo Crivella e da Igreja Universal, a candidatura de Alexandre Cardoso ganha fôlego e votos em um importante segmento do eleitorado que são os evangélicos. De

acordo com o Novo Mapa das Religiões, finalizado no ano passado pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, cerca de 20% da população é evangélica.

Presença do PRB garante participação do Ministro da Pesca Marcelo Crivella na campanha de Alexandre Cardoso para a prefeitura.

Em Duque de Caxias, outros pré-candidatos com o deputado Federal Washington Reis (PMDB) e o prefeito Zito (PP) também tentam atrair o apoio e o voto de igrejas e grupos religiosos para as suas candidaturas. Ou seja, o discurso de campanha e as ações políticas dos candidatos serão pautas pelo posicionamento religioso e social dessa importante parte do eleitorado.

Acordo PRB/PSB reduz a infuência do deputado Washington Reis (PMDB) e prefeito Zito (PP) entre eleitorado evangélico

Divulgação

Já para aqueles que desejam apenas requerer a segunda via do título eleitoral, sem qualquer alteração dos dados no documento, o prazo vai até o dia 27 de setembro (10 dias antes do pleito).

Eduardo Lopes é uma importante liderança da Igreja Universal. Assumiu o cargo de senador quando Marcelo Crivella, senador eleito, teve de licenciar-se do cargo para assumir o Ministério da Pesca.

Vereadora Leide e senador Eduardo Lopes (PRB) selam acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso (PSB)

Divulgação

O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso e não regularizar a situação não terá o nome na folha de votação de sua seção eleitoral. Além disso, a pessoa com situação pendente na Justiça Eleitoral pode sofrer sanções importantes, como ficar impedida de tomar posse em cargos públicos, pegar empréstimo em uma instituição financeira pública e até de estudar em faculdades.

N

Divulgação

M

parada. Há três meses conseguimos aprovar a instauração de uma CPI para analisar as dívidas e contratos da Prefeitura, mas que não foi encaminhada até agora. Tendo uma ou outra, o importante é que se investigue e que possamos exercer nosso papel de vereador e parlamentar, fiscalizando o Executivo, ressaltou o parlamentar Orlando Silva.


04

9 a 23 de maio de 2012

EDITORIAL

O Jornal de Caxias traz uma matéria sobre a movimentação do comércio para o Dia das Mães. Mas além dos fatores comerciais, a data serve como uma reflexão para o papel da mulher na sociedade. Além da gestação dos filhos, as mulheres estão chefiando as famílias. Ou seja, se no passado cabia a elas cuidar e o homem prover o lar, agora as mulheres estão fazendo cumprindo as duas tarefas. Essa mudança no perfil da sociedade exige investimentos no setor público para o bem-estar da mulher.

CIDADE

LEITOR

Mais do que presentes melhoria na saúde pública para exames de prevenção e detecção de doenças como o câncer de mama, avanço na aplicação da Lei Maria da Penha para a segurança da mulher, são alguns pontos urgentes para a melhoria da qualidade de vida de toda a população feminina.

Dia 8 de Abril, nosso abandonado “mergulhão” de Duque de Caxias fez aniversário. São três aninhos, uma data que passaria esquecida, se não fosse o próprio estado de agonia do mergulhão, afogado sem que nenhum salva-vidas pudesse lhe socorrer.

Estou sempre lendo o jornal e gosto muito. Além de ficar por dentro das notícias da nossa cidade, também acho o conteúdo excelente, pois publica o que nós não temos acesso. A matéria falando sobre o fim do aterro no Jardim Gramacho está bem explicativa. Gostei muito.

Emerson Torres

O Dia das Mães é uma data maior do que dar e receber presente. Que esse dia sirva como uma data de ponderação sobre como estamos tratando às nossas mães. Boa leitura!

Claudia Helena

www.jornalcaxias.net contato@jornalcaxias.com.br comercial@jornalcaxias.com.br End: Rua General Dionísio, 21-A, 25 de Agosto CEP 25075-095 - Duque de Caxias - RJ - Brasil Tel: (21) 2653-4826 NAS REDES SOCIAIS:

Mais creches e escolas públicas de qualidade públicas,

JORNAL DE CAXIAS ONTEM O Jornal de Caxias de 1997 trouxe uma matéria onde o então vereador Zumba exigia informações sobre às licitações realizadas pela prefeitura. Passados 15 anos, o tema volta à tona. Agora, o vereador Orlando Silva busca encaminhar as duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) que, de acordo com o parlamentar, já deveriam ter sido instaladas.

Vereador quer acesso às licitações Desde o primeiro dia na Câmara Municipal, o vereador José Zumba (PT) vem buscando informações que antes, como simples cidadão, sempre quis mas nunca teve. Uma delas se refere às licitações da Prefeitura. Cansado de esperar, jogou o assunto à opinião pública através do plenário da Câmara. “Acreditamos que a Prefeitura vá cumprir a sua obrigação de publicar os compromissos assumidos e as novas licitações, mas está demorando muito”. Se a publicação não for feita em abril, correligionários prevêem que a atitude de Zumba será mais enérgica e insistente. Manter as licitações quase sigilosas é um hábito de todos os governos que passaram pela Prefeitura, desde o período em que município era “área de segurança nacional”. Naqueles anos, porém as obras saíam mais baratas para o contribuinte.

MV3 - Mídia e Comunicação LTDA. CNPJ: 14.467.152/0001-03 / Inscr. Estadual: 79.515.787 O Jornal de Caxias é uma publicação semanal vendida apenas no município de Duque de Caxias pelo valor de R$ 1,00 Gráfica: Jornal do Comércio - 5.000 cópias

Duque de Caxias comemora Dia da Baixada Data representa um importante resgate histórico para a região marcada pelo preconceito

B

aixadenses uni-vos! No último dia 30 de abril foi comemorado o dia da Baixada Fluminense, que desde 2000 conclama os moradores a resgatar o orgulho e autoestima da região. Após anos sofrendo preconceito e discriminação, a área finalmente deixa para trás o estigma de prima pobre para apontar como um dos locais mais promissores do estado. Seja por conta de seu potencial industrial ou capital humano, a Baixada possui todos os pré-requisitos para liderar um novo momento em direção ao desenvolvimento.

Programação Especial

http://www.jornalcaxias.com.br contato@jornalcaxias.com.br End: Rua General Dionísio, 21-A, 25 de Agosto - CEP 25075-095 - Duque de Caxias - RJ - Brasil Tel: (21) 2653-4826

05

9 a 23 de maio de 2012

Leonardo Vieira

diretor administrativo

Prestor

projeto gráfico

João Carpalhau

ilustração e diagramação

Fernando Rocha

editor-chefe

Alyne Costa

repórter

Rafael Barreto

repórter fotográfico

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opnião do jornal.

A segunda edição da Semana Baixada é Arte levou música, teatro, cinema, oficinas, dança e palestras, entre os dias 24 e 27 de abril, para Duque de Caxias. O evento foi criado para comemorar o aniversário da região. A idéia foi valorizar o lado cultural da Baixada

Depois de seis anos, Revista Arrulho de poesia volta a ser editada

Banda Blake Rimbaud durante apresentação na Lira de Ouro

com artistas locais.

curuna.

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), campus Caxias, também promoveu uma programação especial na sexta-feira, dia 27.

No sábado, dia 28, quem subiu ao palco do Sesc para comemorar o aniversário da Baixada, foi a Banda da Lira de Ouro. Já no dia 30 de abril, a sede da Lira de Ouro recebeu música, exposições e poesia com o lançamento da mais uma edição da revista Arrulho de poesia.

Além de mesas de debate, que tiveram como tema o documentário “O Vento Forte do Levante”, sobre Solano Trindade, também foi organizado um passeio cultural, onde os participantes conheceram a Biblioteca e o Banco Comunitário de Sara-

Artistas plásticos Damião e Helena Correia apresentam seus trabalhos

buição de amigos e dos que acreditam na ideia, observa o idealizador da revista, Eduardo Ribeiro.

Cultural da Baixada, realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da UERJ, FEBF/UERJ.

Dia da Baixada: por que 30 de abril?

A data de 30 de abril refere-se à inauguração da primeira Estrada de Ferro construída no Brasil, em 1854, que ligava o Porto de Mauá (Estação Guia de Pacobaíba) à região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis.

- A revista é feita na raça, com todos os custos arcados do nosso bolso. Depois de seis anos sem circular, a Arrulho volta com a contri-

A ideia de se instituir o Dia da Baixada Fluminense, surgiu e foi aprovada no dia 09 de dezembro de 2000 em encontro da Comunidade

como “coisas normais da atividade”. É triste, mas é a verdade.

É O RALO? ONDE É O DRENO DO DINHEIRO PÚBLICO DE CAXIAS?

A partir disso é simples perceber que ninguém quer largar o osso tão facilmente e no caso de “dar ruim” generalizado, o sistema tende a queimar alguém para satisfazer a opinião pública e tudo ficar como sempre foi/é.

Mas não dá para fazer com que esse clima das denúncias desvie o foco de que a cidade é uma das mais ricas da América Latina há décadas; e descobrir para onde foi e para onde vai toda essa dinheirama faz parte da tarefa vital para se pensar uma cidade mais humana e com qualidade de vida para sua população.

Pitacolândia A recente cachoeira de escândalos de corrupção que assolam o país não chega a ser exatamente uma novidade, mas têm trazido um elemento novo e explosivo que é a difusão bombástica das notícias via redes sociais. O nível grande de pressão que isso tem desencadeado está para ser posto à prova e a sociedade espera que dê resultados diferentes do que os habituais... Mas quando se olha esse furacão levando Duque de Caxias aos principais noticiários do país é preciso deixar

pontuada uma coisa muito importante e que pode representar uma oportunidade histórica perdida. Quem é próximo das esferas do poder e quem luta o combate árduo por transparência e cidadania sabe que o bagulho é doido nas atividades da politicalha. A despeito dos discursos vazios, dos puxa-sacos de sempre e das maquiagens publicitárias, na verdade todo mundo sabe que as práticas de corrupção têm um generoso passado histórico e são tidas pelos políticos profissionais

A oportunidade referida é que esse é o momento histórico ideal para popularizar ao extremo as perguntas básicas nunca respondidas pelas autoridades locais nas últimas décadas: ONDE

Ou seja: vamos combinar que os (supostos?) superfaturamentos de hoje são uma

grana bem grandinha, mas que são apenas merreca se pensarmos que há muuuuitos anos o dinheiro da cidade vai parar em algum lugar misterioso e que, provavelmente, tenha se transmutado em muita vida de nababo por aí. Duque de Caxias: o momento é agora. Ou então manda fechar logo tudo e chama-se algum popstar tipo Fernandinho Beira-Mar para assumir de vez essa joça. Heraldo HB www.lurdinha.org


06

9 a 23 de maio de 2012

POLICIAL

CIDADE

Ameaças de traficantes antecipa a implantação de posto avançado da PM na Mangueirinha

Jogar meia dúzia de policiais dentro de uma favela já provou em várias experiências serem ações equivocadas na área da Segurança Pública no Rio de Janeiro. Os antigos Postos de Policiamento comunitário (PPCs), onde se colocava uma pequena fração de policiais a mercê de dezenas de bandidos dentro de uma favela era um bom exemplo de como não se fazer o policiamento. A Companhia avançada do 15º BPM, no bairro Corte Oito, em Duque de Caxias já começou totalmente equivocada, com a inoperância em primeiro momento, dando a impressão de ineficiência ou conivência. Joe Franco

Natália Lemos dos Santos. Desaparecida desde maio de 2010 (na época com 6 anos de idade). Residia no bairro Parque Paulista. Estudava no CIEP Henfil, Parque Paulista. Vista pela última vez em Xerém. Pai: Elivelto dos Santos Telefones de Contato: 6850-7189 7237-9565 2675-1724

Secretário estadual participa de debate Júlio Lopes faz rápida apresentação nos investimentos para o transporte da Baixada

P

ara a frustração de diversos caxienses, o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, não permaneceu muito tempo na última reunião do Conselho Comunitário de Segurança, realizada em 26 de abril, na Universidade Estácio de Sá. Convidado aguardado ansiosamente, Lopes foi apenas didático e apresentou os investimentos do governo do estado no setor de transportes, mas não permaneceu para ouvir todas as dúvidas da sociedade. Sobrou para os representantes das empresas de ônibus e para o subsecretário Municipal de Transportes e Serviços Públicos, Abraão Lincon de Melo, que foram sabatinados pela população, insatisfeita com os altos custos das passagens, com o não cumprimento da gratuidade de tarifas e com a falta de estrutura no transporte público. Lopes abordou os investimentos feitos pelo governo do estado em diversos seto-

milícias das kombis e vans.

Rodrigo Rodrigues

CARTUM

tos diariamente no bairro Corte Oito, um dos acessos ao Complexo da Mangueirinha. Ao que tudo indica, a tão sonhada implantação da UPP da Mangueirinha, que pelo visto está muito longe de sair do papel.

Rodrigo Rodrigues

O Comandante do 15ºBPM (Duque de Caxias) resolveu antecipar a ocupação do Posto, que ainda estava para ser cedido pela prefeitura para o Estado. A antecipação, contudo, não esta surtindo efeito com relação à presença do tráfico de drogas na localidade, que continua a todo vapor nas ruas próximas à provisória companhia de polícia. Mesmo com a presença de policiais militares, 24h, deslocados para impedir a depredação e demolição do antigo posto bandidos fortemente armados são vis-

DESAPARECIDA Arquivo pessoal

Fechado a cerca de dois anos o posto de saúde, que funcionava na Rua João Ribeiro, no bairro Corte Oito, num dos acessos do Complexo de Favelas da Mangueirinha foi mais uma vez alvo de ameaças de traficantes. Citado como um lugar para a possível implantação de uma companhia policial, como uma solução para o avanço do tráfico naquele local, o lugar estava na iminência de ser incendiado na última semana pelos traficantes do bairro Corte Oito.

07

9 a 23 de maio de 2012

- É o resultado do combate à pirataria, combate à desconformidade, combate às máfias e às milícias do transporte. Obviamente muito ainda precisa ser feito, mas viemos de um milhão e 400 mil viagens irregulares para em torno de 300, 400 mil viagens irregulares, disse.

Próxima parada: Corte Oito Representantes da sociedade e das empresas de ônibus durante debate

res do transporte público e ressaltou as mudanças promovidas no trem, metrô, barcas e ônibus, mas não se deteve em nenhum assunto por mais de cinco minutos.

cisamos recuperar o tempo perdido com muito investimento e isso tem sido feito, principalmente com os programas de integração, disse Lopes.

A palestra, iniciada por volta das 10h, durou menos de uma hora.

Segundo o secretário, um dos principais desafios a serem enfrentados no setor é o crescimento do número de usuários dos transportes de massa e ônibus. O aumento de passageiros se deve também às ações de repressão aos veículos “piratas” e às

- O estado está avançando na questão do transporte. Obviamente é um avanço lento e gradual porque são décadas de abandono e pre-

O secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, também aproveitou para anunciar que a conclusão da estação ferroviária Corte Oito está prevista para este ano. A centésima estação sob a responsabilidade da Supervia ficará entre as paradas de Gramacho e Duque de Caxias, a uma distância de dois quilômetros de cada. Com investimento de 10 milhões de reais, a expectativa é que cerca de 70 mil passageiros sejam beneficiados.

Júlio Lopes durante palestra

Polêmica Ex-secretário Municipal de Transporte, Abdul Haikal, declarou-se cerceado de participar da reunião. Assim como outros espectadores, ele disse que solicitou um tempo para fazer considerações sobre o assunto, mas a mesa não permitiu. - Meu objetivo era contribuir com o debate. Lamento o cerceamento da palavra, contestou Abdul.


08

9 a 23 de maio de 2012

CIDADE

09

9 a 23 de maio de 2012

CIDADE

Projeto Ecobarreiras gera renda e contribui para a melhoria do meio ambiente no Estado do Rio Iniciativa trabalha com o conceito da sustentabilidade social e econômica, a proposta foi desenvolvida para despoluir rios da capital, Baixada e interior para diminuir estragos a natureza

A

lguns vilões na luta contra o meio ambiente mudaram de lado. Garrafas pet e outros detritos considerados altamente poluidores ganharam novas utilidades. As Ecobarreiras são redes formadas por estruturas flutuantes que detém o lixo das águas. A ideia é que estes detritos sejam recolhidos e quando possível, reaproveitados para reciclagem, garantindo o sustento de muitos trabalhadores que atuam nesta área. As Ecobarreiras são iniciativas que consistem em instalar dentro dos rios, em trechos próximos à foz, estruturas flutuantes que são feitas a partir de materiais reciclados, como, por exemplo, garrafas pet ou outro material reciclado. A ideia é conter os resíduos que são despejados nas águas dos rios e encaminhá-los para centros de reciclagem. Para isso, o projeto - que visa, também, gerar emprego e renda para a população que vive no entorno dos rios – oferece treinamento especializado para moradores que queiram se tornar “Ecogaris”, ou seja, atuar na coleta e separação do lixo que fica preso nas ecobarreiras. Os equipamentos e materiais necessários para a atividade – como balança e equipamento de segurança individual – são doados por Cooperativas de Reciclagem. Todo o processo de recepção, separação, pesagem e prensagem dos resíduos coletados é feito pelos ecogaris nos “Ecopontos”, que também compram material reciclável dos moradores da região, a fim de incentivar a

população a não jogar o lixo em locais inadequados.

Sobrevivendo das Ecobarreiras Um exemplo de determinação e de consciência ecológica é o catador cooperado Paulo Ramos. Antes de trabalhar na ecobarreira, Paulo era copeiro de uma casa noturna e nas horas vagas usava o seu barco para passear pelo rio recolhendo material reciclado.

Ecobarreira em Caxias O projeto, coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), possui uma frente em Caxias, no rio Pavuna-Meriti, próximo à Rodovia Washington Luiz. De acordo com o supervisor da Federação das Cooperativas de Catadores de Material Reciclável do Estado do Rio de Janeiro (FEBRACON), Sebastião Góes, a Ecobarreiras é uma parceria entre o Inea e a FEBRACON. - O Inea autoriza e monta a estrutura, já a FEBRACON trabalha coordenando parceiros locais no desenvolvimento do projeto – explica Sebastião Góes. A cada 15 dias são retiradas cerca de uma tonelada de material reciclado da Ecobarreiras do rio Pavuna-Meriti. O material é coleta-

O horário de trabalho é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O catador percorre cerca de 4 km diários em um pequeno barco, passando pela gigoga (vegetação de mangue que cresce nas margens), além de sofás, entulho e mesmo cadáveres que aparecem boiando no rio. - Para trabalhar aqui tem de ter disposição, aqui você vê de tudo. Um dia encontrei o corpo de um feto que mexeu muito comigo – lembra Paulo. Mas apesar das dificuldades, o catador destaca os grandes benefícios como o de minimizar os impactos ambientais e o bom rendimento que a atividade gera.

Paulo Ramos, que retira o seu sustento do trabalho realizado na Ecobarreira: “Para trabalhar aqui tem de ter disposição, aqui você vê de tiudo. Um dia encontrei um corpo de um feto que mexeu muito comigo”

do, separado e vendido por cinco pessoas que trabalham no local. Todo o processo de recepção, separação, pesagem e prensagem dos resíduos coletados é feito pelos Ecogaris nos “Ecopontos”, que também compram lixo

reciclável dos moradores da região, a fim de incentivar a população a não jogar o lixo em locais inadequados.

Histórico Em todo o estado existem 18 Ecobarreiras, de

acordo com o supervisor da FEBRACON, Sebastião Góes. A iniciativa trabalha com o conceito da sustentabilidade social e econômica e foi desenvolvida para despoluir rios de todo o estado e a Baía da Guanabara.

Com o dinheiro que recebe do projeto, mas os ganhos da venda do material os rendimentos de Paulo foram decisivos para que ele construísse a sua casa própria e pagar todas as dívidas que tinha quando entrou no projeto.

Rio Pavuna-Meriti, às margens da Washington Luís, que recebe lixoi e esgoto do Rio e de Duque de Caxias

1º de junho: data para Aterro do Gramacho chegar ao fim Mais uma vez o Aterro do Gramacho tem data para encerrar suas atividades, depois de 36 anos recebendo lixo de todo o Rio. Desta vez, a promessa é que as atividades sejam encerradas no próximo dia 1º de junho. Com o encerramento das atividades do depósito, a prefeitura do Rio vai pagar em parcela única os recursos do Fundo dos Catadores um milhão e meio de reais que, originalmente seriam pagos em parcelas anuais, ao longo de 14 anos. Além da indenização que será paga aos catadores, outras iniciativas estão sendo negociadas para a inserção dos catadores no mercado de trabalho.

O processo de recepção, separação, pesagem e prensagem é feito pelos ecogaris nos “Ecopontos”, que também compram material reciclável dos moradores da região, a fim de incentivar a população a não jogar o lixo em locais inadequados. Garrafas pet são fonte certa de renda

A cada 15 dias uma tonolade de material reciclado é retirado do rio

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) e Secretaria de Meio Ambiente devem anunciar ainda neste mês uma série de cursos de qualificação profissional nas áreas de informática e construção civil para os catadores.


10

9 a 23 de maio de 2012

CULTURA

Shows

O Espaço Cultural Mussarela, no bairro Vila Rosário, em Duque de Caxias, inaugura no dia 12 de maio o projeto “Samba das Palmeiras” com a participação do cantor e compositor Bira da Vila que terá como convidado especial o mestre Monarco, da Portela, que vai apresentar seus grandes sucessos, acompanhado pelo grupo Só Raiz, a partir das 14h. Local:Espaço Mussarela, Avenida Presidente Kennedy,8512. Sábado (12), às 14h. ingressos a R$ 10.

Alcione (16 anos) (12/5) às 23h Dona de uma das vozes mais marcantes do cenário musical brasileiro e com mais de 30 anos de carreira, a cantora Alcione segue firme, levando seu canto maduro e repleto de emoção e beleza. Apresentação única dia 12. Local: Quadra Acadêmicos da Grande Rio, Rua Wallace Soares, 5 e 6, Centro.

Noite Dançante (14 anos) (19/5) às 22h Uma grande noite dançante. Venha se divertir com a banda Brasil Show em um

CONECTA CAXIAS memórável evento beneficente. Ingressos: R$10,00. Local: Clupe Itaperuna. Rua Itabira, 469 - Itatiaia.

Grupo Nossa Identidade (12 anos) (18/5) às 19h30 No show, o Grupo Nossa Identidade apresenta seu novo repertório e recebe convidados, como Nego do Império Serrano, o Grupo Amigos do Samba e a cantora Márcia Guedes, parceira de Caetano Veloso por muitos anos. Local: Teatro Raul Cortez, Praça do Pacificador, Centro. Sexta-feira (18) às 19h30. Ingressos a R$ 20. Classificação 12 anos. Informações: 2771-3062.

Teatro Comedia sem acento (14 anos) (12/5) às 20h

Primeiro e único grupo de stand up comedy da Baixada, os humoristas do “Comedia sem acento” comemoram um ano de sucesso no palco do Teatro Raul Cortez contando fatos engraçados da vida cotidiana

com muita irreverência. Local: Teatro Raul Cortez, Praça do Pacificador, Centro. Sábado (12) às 20h. Ingressos a R$ 14. Informações: 2771-3062.

mingo (13) às 17h. Ingresso R$ 10. Informações: 36728341

Fora do Normal (14 anos) (19/5) e (20/5) às 20h

O espetáculo inspirado num conto de fadas conta a história de um moleiro que deixa de herança seu gato para um de seus três filhos. A frustração “pelo presente” é transformada quando o gato consegue trazer riqueza e até mesmo uma linda princesa para o seu “amo”. Local: Teatro Raul Cortez, Praça do Pacificador, Centro. Sábado (19) e domingo (20) às 16h. Ingressos a R$ 14. Informações: 2771-3062.

Uma tarde de dança e muita diversão promete animar os clientes do Caxias Shopping no próximo dia 14. O baile é um presente para quem não perde o ritmo e contará com a presença de bailarinos profissionais. Local: Praça de Alimentação do Caxias Shopping, Rodovia Washington Luiz, 2895. Segunda-feira (14) às 17h. Informações: 2430-5110.

Antes que o galo cante (20/5) às 16h

Museu Ciência e Vida: Visitas ao Planetário (Livre )

O stand up solo do humorista Fábio Porchat traz ao palco observações bem humoradas sobre situações do nosso dia-a-dia. Uma comédia que aborda temas do cotidiano como; telemarketing, avião, tecnologia em banheiros e situações de todo tipo. Local: Teatro Raul Cortez, Praça do Pacificador, Centro. Sábado (19) e domingo (20) às 20h. Ingressos a R$ 40. Classificação 14 anos. Informações: 2771-3062.

Infantil Levitador Interplanetário Xereta Orbital (13/5) às 17h Julia é uma menina que se sente rejeitada e diferente das outras crianças. Porém, ao encontrar um palhaço extraterrestre, ela viaja por vários planetas onde todos são iguais, descobrindo o quanto é bom ter seu próprio jeito de ser. Local: Sesi Duque de Caxias, Rua Arthur Neiva, nº 100, 25 de Agosto. Do-

O Gato de Botas (19/5) e (20/5) às 16h

Entre árvores seculares e prados floridos, animais de patas não se misturam com os de asas, até que o Sabiá Laranjeira Junior apaixona-se pela Gata Malhada do Mato, criando divergência com os bichos que não aprovam o romance. Local: Sesi Duque de Caxias, Rua Arthur Neiva, nº 100, 25 de Agosto. Domingo (20) às 16h. Ingresso R$ 10. Informações: 3672-8341

Dança Baile do Caxias Shopping (Livre) (14/5) às 17h

Museus

O planetário é um projetor que permite a observação simulada do céu, sobretudo o noturno. As sessões são conduzidas por mediadores capacitados para dar o suporte necessário. A apresentação tem duração média de 50 minutos. Local: Museu Ciência e Vida, Rua Aílton da Costa, s/n, 25 de Agosto. Entrada Franca. Informações: 2671-7797

Envie seu evento para nossa equipe: divulgacao@jornalcaxias.com.br

ATENÇÃO: Os 15 primeiros que ligarem para o Jornal de Caxias ganharão um par de convites. Telefone: 2653-4826

Teste de conexão do Baixada Digital

Internautas testam acesso à internet em praça pública da cidade

Internet rápida, gratuita, mas pouco aproveitada No sábado, 21 de abril, eu e mais cinco blogueiros e ativistas da cultura digital testamos o Baixada Digital, projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro que leva internet gratuita para algumas cidades da Baixada Fluminense.

reclamações, sugestões e se comprometeu a marcar uma reunião para organizar as propostas.

Velocidade: de 300 kbps a 4 Mbps

Não compre a antena Conexão pelo celular e antes de um teste Em alguns locais, a anteem casa

O Baixada Digital possibilita a recepção da internet em computadores fixos em casa e também em smartphones, celulares e notebooks. Só que as antenas são diferentes. Por isso, antes de tentar conectar, informe-se pelo email estadodogital@ faetec.rj.gov.br ou pelo telefone 2332-4085.

Ainda está no começo o Baixada Digital. Mas sua ampliação e consolidação abre a possibilidade de tornar Duque de Caxias uma cidade digital, ao integrar a política pública de internet gratuita com outras, o chamado governo eletrônico (e-gov). Esperamos que o Baixada Digital corrija seus problemas, seja ampliado e se torne referência internacional, entendendo a internet como algo essencial ao progresso de um povo.

disse que está reformulando o site e que voltará ao ar em breve.

na ainda está em fase de testes e não conecta. Já em outros, tem gente que cria um sinal com o mesmo nome para confundir as pessoas. Por isso, não compre uma antena sem antes ter certeza de que a internet está funcionando onde mora.Mande um email para estadodogital@faetec.rj.gov.br ou ligue 2332-4085.

Baixada Digital tem objetivo educativo O Baixada Digital é um serviço com fins educativos, ou seja, a prioridade é para acesso de educação à distân-

Desinformação sobre o Baixada Digital

Os testes mostraram uma ótima velocidade (entre 300 kbps e 4 Mbps), mas muita desinformação sobre o serviço. Fomos acompanhados pelo coordenador do programa, Emerson Lacerda Alencar. Durante a visita, conversamos com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que ouviu elogios,

dora de telefonia. Nos bairros mais afastados do Centro, a velocidade era maior.

cia e serviços públicos em geral, mas também permite ver vídeos, fotos e ouvir áudios. Algumas funções, como programas P2P (tipo Emule), são bloqueadas para a maioria não ser prejudicada.

André de Oliveira

Monarco e Bira da Vila (Livre) (12/5) às 14h

11

9 a 23 de maio de 2012

Visitamos oito locais nos três primeiros distritos de Duque de Caxias e a velocidade variou entre 300 kbps e 4 Mbps, ou seja, uma conexão maior do que a que tenho em casa, pagando uma fortuna para minha opera-

Durante a visita verificamos que pouca gente sabia que havia internet nos locais percorridos. Outros achavam que as antenas foram instaladas próximas de suas casas, o que não aconteceu. Além disto, o fato do site do projeto estar fora do ar causa muita confusão, pois ninguém sabe direito onde estão as antenas. A coordenação do Baixada Digital

Arthur William www.arturoilha.com.br

Ampliação da internet gratuita e integração com outros projetos


12

9 a 23 de maio de 2012

MAIS CAXIAS

SEU DINHEIRO

Comércio movimentado para o Dia das Mães

A Petrobras em Duque de Caxias

Segundo o biólogo Sebastião Paulino ela foi projetada antes do surgimento da Petrobras e foi a primeira a ser construída no país. Em 1954 a Foster Wheeler Corportion venceu a concorrência para a construção aberta pelo governo Vargas. Em 1957, durante o governo JK, foi iniciada sua construção. No início era chamada de REFRIO, Refinaria Rio de Janeiro e, simbolicamente, sua inauguração foi marcada para o dia 20 de janeiro de 1961. Dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Depois passou a denominar-se Reduc.

de 1972 quando uma esfera explodiu e, juntamente com ela, várias janelas de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro. Muita gente pensou que era o fim do mundo. Outros, mais politizados, achavam que era um ataque comunista, pois vivíamos tempos de Guerra Fria.

Bando de Imagens Petrobras

Quem trafega pela Rodovia Washington Luiz do Rio de Janeiro em direção a Região Serrana ou Magé percebe a imponência da Refinaria Duque de Caxias. O seminário “50 anos de Reduc: ganhos, perdas e danos” organizado em 2011, por vários pesquisadores da cidade, lembrou a história desta empresa na cidade e os malefícios por ela causados.

Foto das obras da ampliação e modernização da REDUC nos anos 60

Sua função estratégica de distribuir derivados de petróleo nos grandes centros urbanos do Sudeste, a movimentação dos operários organizados em sindicatos ligados ao Partido Comunista, as constantes mobilizações por melhores salários, as denúncias sobre as condições de trabalho e sobre os constantes acidentes na linha de produção foram os principais motivos para que Duque de Caxias se tornasse, entre 1971 e 1982, Área de Segurança Nacional e fosse governada por prefeitos militares interventores. A construção da refinaria atraiu milhares de migrantes de várias regiões do país que,

após a conclusão das obras, se instalaram em seus arredores constituindo o atual bairro de Campos Elíseos, hoje com uma população espantosa de aproximadamente 243.767 habitantes. Um bairro com uma população maior do que a de muitas cidades do Brasil. Um local de muitos rostos, hábitos e cultura diversificada e totalmente exposto aos dejetos químicos desta empresa. Esta população, juntamente com a da restante da cidade e a dos municípios vizinhos está exposta aos poluentes lançadas no ar e as constantes ameaças de acidentes. Destes acidentes os mais lembrados são os

Os vazamentos ocorridos em 1998 e 2000 ficaram marcados não só pela poluição provocada nas águas da Baía de Guanabara, mas pelas imagens dos pássaros que, cobertos de óleo não conseguiam voar e da grande mortandade de peixes que eram vistas por todo o mundo através da televisão. Outra marca foi a ação inibidora da Petrobras sobre as Associações de Pescadores e sobre os catadores de caranguejo das cidades que circundam a Baía de Guanabara. Muitos ainda se lembram do dia que “nevou” na cidade. Em 2001 parte da cidade foi surpreendida ao amanhecer. Um pó branco caía do céu e as crianças, in-

genuamente, achavam que estava nevando. Muitas delas chegaram a brincar com o pó. Apesar da Reduc afirmar que ele não era maléfico à saúde, seus funcionários apareceram nos bairros portando modernos equipamentos de proteção. Numa típica operação de guerra, só vista em filmes, tiveram a preocupação de lavar todas as casas e ruas e, em centenas de carros alugados, conduzir os afetados aos melhores hospitais particulares do Rio de Janeiro. O seminário foi o único momento em que se discutiu a atuação da REDUC na Baixada Fluminense. Outros aspectos merecem se analisados. Em junho deste ano a cidade do Rio de Janeiro sediará a “Rio+20” que será grande encontro internacional para discutir as questões ambientais e o futuro sustentável da humanidade. Seria muito bom discutirmos o mundo a partir de nosso quintal. Alexandre Marques alxmarques@ig.com.br

Culturando Nesse momento os olhos de boa parte da opinião mundial estarão voltados para o Brasil, em especial para o Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho a cidade recebe a Rio+ 20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. O prefeito Eduardo Paes e o secretário de estado de Meio Ambiente, Carlos Minc, correm contra o tempo para acelerar o processo da desativação definitiva do Aterro Sanitário do Jardim Gramacho. O local é um verdadeiro

13

9 a 23 de maio de 2012

desastre sócio-ambiental! Esquecido durante décadas por todos os governantes de todas as esferas públicas existentes.

ações darão conta do imenso deficit social, das milhares de pessoas que sobre-vivem da indústria do lixo e da miséria.

A promessa do prefeito do Rio de Janeiro é do fechamento total para o dia 1º de junho.Várias ações estão previstas para a população que trabalha no local e um plano de recuperação do bairro também está no projeto.

O plano de recuperação do local, ainda depende de um fundo que ainda não tem nenhuma fonte de captação dos recursos, por enquanto temos somente suposições.

Mas, sinceramente acho que tudo isso é por conta da Rio+20, não creio que essas

E, enquanto isso, a prefeitura de Duque de Caxias, ainda não tem uma posição oficial de onde serão despejados o lixo produzido por nós caxienses.

Além do fechamento “apressado” do Aterro Sanitário do Jardim Gramacho, outro ponto chama atenção para as ações públicas que antecedem a Rio + 20.

causa não é ambiental, mas sim o caos do trânsito na cidade.

Durante os dias da Conferência, o prefeito deve anunciar ponto facultativo para escolas e repartições públicas.

QR CODE do colunista

A razão de tamanha bondade é aliviar o trânsito nos dias do evento, evitando congestionamentos para as lideranças mundiais que estarão na cidade. Ou seja, a

E assim (des)caminha a nossa consciência ecológica.

Para ser escanneado por celular e levar direto para o link abaixo. André de Oliveira www.blogdoandredeoliveira.blogspot.com

Segundo lojistas, a data é a segunda melhor para vendas e só perde para o Natal

O

s lojistas caxienses já estão preparados para o Dia das Mães. A intenção é aproveitar a data para alavancar as vendas, aquecendo o Centro comercial da cidade. Entre os comerciantes, o sentimento é de otimismo já que o período é o segundo melhor para vendas, ficando atrás somente do Natal. Segundo pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Dirigentes Lojistas do Rio (CDL-Rio), os empresários esperam faturar 12% a mais no Dia das Mães deste ano. O levantamento aponta ainda que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 110 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cheque parcelado, crediário, dinheiro e cartão de débito. Ainda de acordo com a pesquisa, os lojistas acreditam que vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumes e produtos de beleza deverão ser os presentes mais vendidos. Os filhos (49,3%), os maridos

Glória da Conceição: “Minha mãe pediu um eletrodoméstico e como este ano as coisas estão melhores, vou poder atender o desejo dela”

(25,3%), as próprias mães (18,4%) e os netos (7%) são os que costumam escolher os presentes nas lojas. O levantamento da CDL-Rio mostra que 60% dos lojistas vão optar por promoção e 40% investirão em propaganda para atrair os consumidores. Os empresários dos setores de vestuário e calçado também acreditam que as novas coleções poderão alavancar as vendas. Todos os setores aumentaram

seus estoques.

Consumidores No que depender da disposição do consumidor caxiense as boas expectativas serão confirmadas. A feirante Glória da Conceição, por exemplo, pretende ultrapassar os gastos estimados e investir R$ 150 em um presente para sua mãe. -Ela pediu um eletrodoméstico e como este ano as coisas estão melhores, poderei atender o desejo. Ela me-

Mário Fernandes, motorista, ainda não decidiu o que comprar, mas garante que a data não passará sem presentes

rece, ressaltou. Outro que investirá no presente para aquecer o coração da esposa é o motorista Mário Fernandes. Ele

ainda não decidiu o que vai comprar, mas já separou o dinheiro. -Na hora a gente decide, finalizou.


14

9 a 23 de maio de 2012

SEU BAIRRO

15

9 a 23 de maio de 2012

CIDADE

Parque Fluminense sofre com alagamentos

Emílio Santiago movimenta Clube dos 500

Enchentes e inundações são frequentes no bairro. Lixo piora a situação em toda região

Políticos e autoridades estaduais marcaram presença em evento para Alexandre Cardoso

A

lagamentos são problemas recorrentes do bairro Parque Fluminense. Entre a população não é difícil encontrar quem perdeu tudo com as chuvas. O transtorno ainda é agravado pela falta da coleta de lixo adequada já que o caminhão só percorre a principal via da região. Os detritos depositados nas ruas acabam encontrando o caminho do córrego Santo Elias, dificultando o escoamento da água, provocando enchentes, e invadindo as casas dos moradores. Basta chegar o período das chuvas para os moradores dos arredores da Estrada do China, principalmente da Rua Fernando Portugal, ficarem apreensivos. O problema é que o córrego Santo Elias, que corta a região, transborda sempre que chove um pouco mais forte, inundando as ruas e as casas do entorno. O empresário Luiz Stampini Neto mora e trabalha no bairro desde 1969 e foram poucas as vezes que presenciou a atuação do poder público na área.

de lixo. - A coleta passa, mas não entra nas ruas menores. As pessoas acabam trazendo seus lixos e deixando na Estrada e isso só piora o problema dos alagamentos.A chuva acaba levando o lixo para dentro do rio, atrapalhando o escoamento da água, esclareceu o padeiro Luiz Pedro Silva.

Segurança Empresário Luiz Neto Stampini mostra situação de obra não acabada

- Em uma parte do terreno do bairro a canalização afunila e não suporta a quantidade de águas, causando inundações. Quem teve condições levantou o nível de sua residência, mas quem não teve sofre com as enchentes. Tem gente que perdeu tudo, disse. O comerciante Geraldo Almeida foi uma das vítimas das chuvas. Ele e a família perderam móveis e eletrodomésticos e decidiram se mudar. -Perdemos a casa com tudo dentro. Muitas pessoas desistiram de viver aqui e abandonaram suas casas por

conta das enchentes, contou. Segundo Stampini, os moradores até tentam amenizar a situação realizando a limpeza das margens do córrego frequentemente, mas a medida não é suficiente.

Mas apesar dos problemas, os moradores defendem que viver no Parque Fluminense ainda vale a pena. E um dos principais

motivos é a tranquilidade do bairro. -O melhor daqui é a segurança. As pessoas respeitam umas às outras, revelou o mestre de obras, José do Carmo. Outro ponto alto é o entretenimento. Na Praça do Galo, as pessoas se reúnem aos fins de semana para participar de uma programação variada, que vai do gospel ao futebol. - É nesta praça que temos nossa diversão e cultivamos a amizade entre os vizinhos, concluiu o empresário Luiz Neto Stampini.

Falta coleta de lixo adequada Os moradores também reclamam da falta de uma coleta de lixo adequada. Eles afirmam que o caminhão percorre as vias principais, mas não entra nas ruas transversais. O resultado é que diversos pontos ao longo da Estrada do China se transformaram em depósitos

Luiz Pedro Silva e Geraldo Almeida reclamam das enchentes no bairro

N

o sábado, 5 de maio, o Clube dos 500 recebeu um dos grandes nomes da música popular brasileira. Emílio Santiago deu um show de ritmo e voz, na quadra lotada do clube em homenagem ao aniversário do secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso. Durante a apresentação, além de grandes sucessos do seu repertório como Só danço Samba e Saigon, Emílio também mostrou todo o seu talento ao interpretar músicas que foram sucesso na voz de outros cantores.

Participações especiais

Público que dançou, cantou e curtiu o show na manhã de festa

O aniversariante Alexandre Cardoso com o deputado estadual Dica

que é o Alexandre Cardoso, afirmou a chefe da Polícia Civil Martha Rocha.

Mas a música de Emílio Santiago não foi a única atração do show. Algumas presenças ilustres na plateia também tiveram participações especiais na apresentação do cantor.

Além de Martha Rocha, os vereadores Josemar Padilha (PPS), Chico Borracheiro (PSB) e Juliana do Táxi (PSB), os deputados estaduais Dica (PSD) e Geraldo Moreira (PTN) marcaram presença no evento.

- Venho trazer o meu abraço a essa figura competente e comprometida, que está revolucionando a Secretaria de Ciência e Tecnologia

A apresentação de Emílio de Santiago durou cerca de uma hora e terminou aos gritos do público por “mais um, mais um”.

Cantor Emílo Santiago e a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, na manhã de domingo no Clube dos 500


16

9 a 23 de maio de 2012

ESPORTE

Roeral é o novo campeão da Fundrep 2012 Time bate o Bitenca por um a zero e fatura o título torneio pela primeira vez

O

s torcedores caxienses que acompanharam a final do Campeonato da Fundrep (Fundação Desportiva e Recreativa do bairro Engenho do Porto), no último domingo, 6 de maio, presenciaram um momento histórico na trajetória do torneio. Quem esteve no campo do bairro Engenho do Porto assistiu a duas emocionantes partidas. Na primeira, o Só Cachaça venceu por 6 a 3 o time do Nacional.Na segunda, o

Roeral enfrentou o Bitenca pelo título e conseguiu levar a taça com o resultado de 1 a 0. Oito equipes disputaram o torneio, mas quem acabou levando o título foi o Roeral, time já tradicional na competição, mas que nunca havia conquistado o primeiro lugar. - Muita gente já estava na expectativa deste resultado. O Roeral participa há bastante tempo da competição,

mas não tinha vencido nenhum campeonato exceto o torneio realizado em comemoração ao dia 1º de maio, disse o coordenador geral, o professor Oberdan dos Santos. Ainda segundo Oberdan, o campeonato deste ano profissionalizou a competição, que desde o início teve a participação constante dos moradores do entorno que fizeram questão de torcer.

Jogador do Roeral em lance da grande final no Engenho do Porto

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro – PSB – Duque de Caxias, na forma eleitoral vigente e de acordo com seu Estatuto, convoca os eleitores filiados, para o CONGRESSO MUNICIPAL a realizar-se no dia 27 de maio de 2012, Clube dos Quinhentos à rua Marechal Deodoro, 477, bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias-RJ, das 9:00 às 13:00 horas, encerramento da votação impreterivelmente às 12:30 horas, nesta Cidade, para deliberação da

Jogador do Bitenca (camisa branca) bate falta na partida decisiva durante o campeonato da Fundrep

Campeonato Master Uma nova leva de jogadores já começou a se preparar para entrar em campo. No próximo dia 13 de maio, terá início o torneio Master para atletas com, no mínimo, 45 anos. A competição acontecerá no Campo da

Fundação, no bairro Engenho do Porto. Serão nove times em campo. No primeiro jogo, a equipe do Roeral enfrentará o time da Família, às 8h. A expectativa para abertura é grande e contará com fogos de artifício e cerimônia so-

ORDEM DO DIA:

lene. -Os times estão bem organizados. A expectativa é a melhor possível. Vamos aproveitar para comemorar o início do torneio e o dia das Mães, concluiu o coordenador geral Oberdan dos Santos.

1. Eleição dos membros e suplentes do Diretório Municipal; 2. Eleição da Comissão de Ética e Conselho Fiscal; 3. Outros Assuntos. Duque de Caxias, 02 de maio de 2012.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.