22 minute read

da Tragédia de 2011", no Cantagalo Turismo Hotel. PÁGINA

Ex-comandante dos Bombeiros lança livro em Cantagalo

Roberto Robadey Júnior conta suas experiências e bastidores da tragédia de 2011 em Nova Friburgo

Advertisement

O ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e também ex-secretário de Estado da Defesa Civil, o cantagalense Roberto Robadey Júnior, conhecido como Coronel Robadey, realizou uma noite de autógrafos do livro "Coragem - Bastidores da Tragédia de 2011", no Cantagalo Turismo Hotel, de sua autoria. O livro do Coronel Robadey narra os fatos acontecidos na tragédia que ocorreu em 2011, em Nova Friburgo. Em 2007, Roberto assumiu o comando do Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo. Em 2009, assumiu a coordenação da Defesa Civil do município, onde atuou durante 31 meses, atuando ativamente no desastre que atingiu a região Serrana, em 2011, que o levou a ser condecorado com a Medalha Força e Coragem do Corpo de Bombeiros. Roberto entrou na corporação dos Bombeiros em 1988. Em 2014, foi comandante do Comando de Bombeiros de Área Serra e, em 2015, foi nomeado subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e chefe do Estado-Maior. Em setembro de 2017, assumiu o comando da corporação e a Secretaria de Estado de Defesa Civil, mantido nas funções durante a intervenção Federal na Segurança Pública, em 2018.

O livro tem o prefácio do general do Exército Walter Souza Braga Netto, que foi ministro e deve ser o candidato à vice-presidência da República na eleição deste ano.

O advogado Elias Barbas, com seu filho, no lançamento do livro "Coragem"

O empresário Paulo Vidal, da Telefrio, fez questão de prestigiar o lançamento do livro do cantagalense Coronel Robadey em Cantagalo

O livro tem o prefácio do general do Exército Walter Souza Braga Netto, que foi ministro e deve ser o candidato à vice-presidência da República

Prefeitura de Carmo esclarece situação de escola

A Prefeitura de Carmo publicou, no dia 11/07, um vídeo nas redes sociais esclarecendo a situação estrutural da Escola Municipal Antônio de Faria Salgado, na Ilha dos Pombos. A publicação retratou a visita de alunos da Escola de Influência. Na ocasião, a Secretária de Educação, Tharcilia Britto, recebeu os estudantes e apresentou o espaço da unidade escolar. Durante a visita, a Secretária de Educação, alunos e familiares visitaram as dependências da escola. De acordo com a prefeitura, os estudantes puderam comprovar que as unidades eram amplas e estavam bem conservadas. Ainda durante a visitação, os alunos realizaram uma dinâmica interativa e também participaram de um lanche, servido na escola. A Escola de Ilha dos Pombos é a unidade municipal escolhida para receber os alunos do 6º ao 9º ano de Córrego da Prata e Influência. De acordo com a prefeitura, a medida busca seguir as determinações do Plano Nacional de Educação. Poucos dias antes da visita dos alunos à escola de Ilha dos Pombos, circularam nas redes sociais fotos da Escola Municipal Antônio de Faria Salgado em “suposta situação de abandono”. Moradores, pais e alunos do distrito de Córrego da Prata se mostraram preocupados com a suposta realidade do local. A fim de fiscalizar a situação

DIVULGAÇÃO

Alunos e professores em frente ao Colégio Municipal Antonio de Faria Salgado, localizado na Ilha dos Pombos

da unidade escolar, os vereadores Vilmar Carvalho e Willians Candido visitaram o local no último dia 11/07. Na ocasião, os vereadores afirmaram que o colégio está apto para receber os alunos e que todas as salas de aula estão bem equipadas. Além disso, a escola está bem estruturada. Em nota exclusiva enviada ao Jornal da Região, a Associação de Produtores Rurais e Moradores de Córrego da Prata (Aprumcop) afirmou que a população local continua discordando da medida tomada pelo Executivo Municipal em encerrar o 2º segmento do ensino Fundamental na Escola Luiza de Araújo Braz. Em relação à estrutura da escola de Ilha dos Pombos, a Aprumcop afirmou que as fotos que estão circulando nas redes sociais “são verídicas e atuais e demonstram o estado de abandono em que o local estava até então”. Ainda segundo a associação, é necessário que seja realizada uma inspeção de um profissional especializado na escola para verificar a estrutura física do local. A Associação de Moradores também comentou sobre a presença dos vereadores ao fiscalizar a unidade escolar. De acordo com a nota, “pais e a população em geral questionam a demora para tal inspeção, pois a Câmara Legislativa estava ciente da situação desde o início do mês de junho e nada fizeram”. “A Associação reitera que continua a disposição para ajudar a aumentar a estrutura da Escola da Prata, a fim de que os alunos sejam aqui mantidos. Todos os envolvidos apenas querem uma solução para o problema que seja menos danosa às crianças, suas famílias e professores, pois a mudança requer muito planejamento, organização e razoabilidade para ser efetiva”.

Comte Bittencourt lança sua pré-candidatura a deputado estadual

Ao lançar, no dia 16 de julho, sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Cidadania, em São Gonçalo, Comte reafirmou seu compromisso com a democracia e que crimes por divergências ideológicas são inadmissíveis. Comte fez questão de destacar que jamais havia realizado um encontro de tamanha dimensão em São Gonçalo. E que acreditava muito na repercussão positiva deste evento para a sua pré-campanha e como forma de chamar a atenção da sociedade sobre os enormes desafios de São Gonçalo. "Lembrando que a cada 200 brasileiros, um é gonçalense. Aqui está a décima quarta população do país. São mais de um milhão de habitantes. Não é possível uma cidade dessas não ter

DIVULGAÇÃO

Comte Bittencourt lança pré-candidatura com defesa da democracia

água, sistema de tratamento de esgoto tratado. São Gonçalo deve ser encarada como uma pauta nacional que passa pelo estado e pelo governo federal". Em seu discurso, Comte disse que outro motivo para este encontro ser tão importante é que estava sendo uma oportunidade para apresentar aos militantes os pré-candidatos do partido a deputados federais Fabiano Gonçalves, Antônia Leite Barbosa, Dr. Flávio Antunes , Ricardo Rangel , Renata Costa, Nilton Salomão e Cleide, que por sua vez reafirmaram o compromisso em defender as pautas de São Gonçalo. Como vice-presidente nacional do Cidadania, Comte enfatizou a necessidade do partido de formar uma bancada forte que terá condições para debater pautas polêmicas como o estatuto do desarmamento. "Queremos uma bancada com condições morais e força para discutir o estatuto do desarmamento e a redução da violência. É preciso ter uma penalidade mais dura para uma pessoa que portar um fuzil na mão. Não podemos continuar a aceitar e a conviver com tanta violência", concluiu.

LafargeHolcim Brasil amplia treinamento de colaboradores

A LafargeHolcim Brasil, indústria de material de construção, segue investindo em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Em 2021, a companhia aumentou em 472% as horas de treinamento das lideranças, em comparação a 2020. Para 2022, a meta é aumentar o tempo de capacitação para os colaboradores, atingindo 20 horas por colaborador, 33% a mais que as 15 horas atingidas no ano anterior. Especificamente na área industrial, a empresa vai ampliar em 25% as horas de treinamento dos seus colaboradores este ano, por meio da Academia Industrial, programa de capacitação contínuo que está completando um ano. A iniciativa oferece cursos voltados para o desenvolvimento técnico e comportamental das equipes do negócio cimento. Estão previstas mais de 5 mil horas de treinamento, com foco em dois pilares: Pessoas e Performance. A iniciativa está planejada para envolver diferentes níveis na organização, desde equipes das operações até níveis de lideranças. A Academia Industrial surgiu a partir de uma demanda da companhia, que vê como prioridade o investimento no desenvolvimento e valorização dos colaboradores. A Diretoria Industrial concentra 44% dos empregados da empresa e o projeto é mais uma iniciativa voltada para apoiar o crescimento dos funcionários na organização. “Temos inúmeras estratégias para desenvolver e reter talentos. Todas as nossas vagas são abertas também aos funcionários, temos metas para promoção interna e diversos programas de treinamento. O objetivo é oferecer aos profissionais ferramentas para aprimorar suas habilidades e ocupar cargos de maior responsabilidade na empresa”, explica Juliana Andrigueto, Diretora de RH e Comunicação. A definição dos temas é feita em conjunto pela Diretoria Industrial, que informa o tipo de conhecimento necessário para aprimorar as competências de suas equipes e pelo RH, que estabelece as estratégias de acordo com as agendas da companhia. Os treinamentos são oferecidos às unidades e os gerentes indicam quais funcionários devem participar, de acordo com as necessidades da equipe.

Recursos para a Banda de Cordeiro. A Prefeitura de Cordeiro assinou um termo de fomento nº 01/2022 com a Sociedade Musical Cordeirense com o objetivo de promover e desenvolver cultura, visando parceria para o exercício de 2022, visando fomentar a cultura na área musical, por meio da promoção e difusão, estimular o acesso à produção e ao empreendimento cultural, a circulação e o intercâmbio de bens, serviços e conteúdos culturais, e o contato e a fruição do público com a arte e a cultura. O total de recursos foi de R$ 60.000,00. O termo foi assinado no dia 08 de julho de 2022 com vigência de seis meses.

Rua de acesso ao Parque das Árvores será pavimentada. A firma Novacap Engenharia Indústria e Comércio, de Nova Friburgo, foi a vencedora do edital da Tomada de Preços nº 48/2022, referente à contratação de empresa especializada para a execução dos serviços de pavimentação asfáltica da rua de acesso ao Loteamento Novo Parque, bairro Parque das Árvores, no primeiro distrito de Cantagalo. O valor total da obra foi de R$ 824.000,29.

Obras da Policlínica. A complementação das obras da Policlínica Municipal e a Unidade de Saúde de Família (USF) João Nicolau Guzzo, em Cantagalo, custará aos cofres públicos a importância de R$ 614.020,58. A empresa responsável pela obra é a A. Monteiro Tavares Construção Civil, e está sendo realizada com recursos próprios do município. O prazo da obra é de 120 dias. Jovem brilhante. O jovem friburguense Pedro Lack é conhecido pela inteligência e o brilhantismo ao participar de diversas Olimpíadas de Matemática, tendo ganhado quatro medalhas na Olímpiada Brasileira de Matemática, um ouro na Olimpíada dos países falantes de língua portuguesa e também uma menção honrosa na Olimpíada Internacional de Matemática.

Casos de Covid . No da 15 de julho, em Cordeiro, haviam 21 casos ativos da Covid em isolamento, e dois munícipes internados. A cidade teve 7.477 casos confirmados, com 76 óbitos, segundo informativo da Covid da Secretaria Municipal de Saúde. Em Cantagalo, no dia 15 de julho, haviam 50 casos da Covid, com uma pessoa internada no CTI. Já houveram 69 casos de óbitos da doença.

Novo assessor de cultura. A portaria Nº 9.349/2022, de 30 de junho, assinada pelo prefeito Joaquim Augusto Carvalho de Paula, exonerou o servidor Vinícius Stael Guedes Oliveira do cargo de provimento em comissão de Assessor de Cultura. Já a portaria Nº 9.350/2022, de 4 de julho, assinada por Joaquim Augusto Carvalho de Paula, nomeou Rogério Goulart Patrinieri para o exercício do cargo de provimento em comissão de Assessor de Cultura.

Encontro Sanglard. No próximo dia 30 de julho, vai ser realizado o 24º Encontro da Família Sanglard em Nova Friburgo. Haverá homenagens aos ex-presidentes da Associação, sorteios dos prêmios da rifa, eleição e posse da nova Diretoria. A Associação Mathieu Sanglard é presidida atualmente por Pedro Elias Erthal Sanglard. Dois supermercados "novos". A região de Cantagalo e Cordeiro ganharam dois "novos" mercados. A reforma e ampliação do Supermercado Machadinho no bairro Dois Vales em Cordeiro; e a quarta filial do Supermercado Atacado e Varejo, no bairro Santo Antônio, em Cantagalo. Este último, com novos donos, foi adquirida pela família do empresário Glauber, que já possui três lojas em Cordeiro.

Teve impasse na venda de ingressos para o parque. A Prefeitura de Cordeiro informou "que não compactua com qualquer descumprimento das cláusulas estabelecidas no Contrato 121/2022 e repudia atitudes que ferem as regras estabelecidas no instrumento pactuado entre as partes". A Administração Pública municipal garante que "adotará todas as medidas jurídicas cabíveis em face da empresa responsável pela prestação de serviços do Parque de Diversões na Expo Cordeiro 2022", não ter colocados à venda os ingressos antecipados, que a princípio seriam comercializados para os servidores municipais.

Inauguração da exposição. Na primeira Exposição de Cordeiro em 1921, tivemos a presença do presidente da República, Epitácio Pessoa e o presidente do Estado, Raul Veiga. Em 1943, na realização da segunda exposição, compareceu o presidente do Brasil, Getúlio Vargas e o governador do Estado, Amaral Peixoto. Neste ano, quando se comemora os 100 anos da primeira exposição, não tivemos presença do governador e nenhuma autoridade federal na abertura do evento.

Contratação de laboratórios para exames pelo SUS. A Prefeitura de Cantagalo classificou as empresas Laboratório Cordeirense de Análises Clínicas, com o valor de R$ 322.368,10; Exatus Laboratório de Análises Clínicas, com o valor de R$ 286.041,78; e Clinova Clínica Médica Ltda., com o valor de R$ 202.811,95, como vencedoras do Chamamento Público nº 04/2022, referente à realização de exames laboratoriais para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Passagens de ônibus. As passagens de ônibus no território de Cantagalo vão sofrer reajustes a partir de agosto. A passagem de Cantagalo x Boa Sorte que antes custava R$ 5,30 e passará para R$ 8,30, e também Cantagalo x Mangueira. A linha Santa Rita da Floresta custava R$ 5,50 e passará para R$ 8,30. Na linha São José, o novo valor será de R$ 3,35 – antes R$ 2,15.

Médico, ex-vereador e ex-provedor do Hospital de Cantagalo, e atualmente é auditor da Unimed de Nova Friburgo

Nossas Florestas

Em 1948, ao iniciar o primeiro ano ginasial no extinto Colégio Euclides da Cunha, fazia parte de uma turma de cerca de trinta ou trinta e cinco alunos. Era uma turma mista, com os meninos ainda franzinos. Havia, todavia, um mais desenvolvido, quatro anos mais velho, com o corpo bem desenvolvido, lembrando um adulto, que permanecia calado e não se misturava com os meninos na hora do recreio ou quando as aulas terminavam. Tinha até um porte nobre e nas aulas de educação física gostava de se exibir nos exercícios na barra. Seu nome Edmo Rodrigues Lutterbach, gostava de estudar e sempre se colocava no grupo dos melhores alunos da turma. Fomos colegas até o término do curso científico. Depois, nossos destinos seguiram caminhos diferentes, eu fui para o Rio de Janeiro, estudei como um louco dia e noite e ingressei na Faculdade de Ciências Médicas, enquanto Edmo foi para Niterói e estudou direito na Faculdade Fluminense. Nesse período, não mantivemos nenhum contato. Em 1965, ao retornar para Cantagalo, certo dia encontrei-me com o Edmo, conversamos um certo tempo e o colega era membro do Ministério Público do Rio de Janeiro, ingressando por concurso público. Continuava cerimonioso no modo de falar, mantendo o porte atlético da época do ginasial. A partir dessa data, passou a enviar-me pelo correio todas as suas publicações literárias. Era um verdadeiro campeão em escrever, eram opúsculos, livros e artigos, parece que só vivia para as letras. Outra vez que me encontrei com o Edmo, em Cantagalo, durante o regime militar, ele me contou com entusiasmo que havia presidido três inquéritos contra políticos da nossa região. Como esses três políticos tinham vencidos as eleições com expressiva votação, eu lhe disse: vou pedir para você presidir um inquérito contra mim pois quero também ser bem votado. Notei que ele não gostou da brincadeira, parando de me enviar seus trabalhos literários. Alguns anos depois, nos reencontramos em Cantagalo. Edmo já com os cabelos um pouco grisalhos, mas sempre ereto como um atleta, convidou-me para festa de aniversário na sua propriedade rural. Compareci a uma bela festa em que estavam presentes seus amigos de Niterói, todos ligados às letras e às artes. Edmo, havendo nascido na mesma fazenda que Euclides da Cunha nascera, era um Euclidianista fervoroso, participando de todos os encontros em memória do escritor de Os Sertões e de outras obras importantes para nossa nacionalidade. Na época em que a Casa de Euclides da Cunha funcionou em Cantagalo, Edmo realizou algumas palestras, sempre imponente e com um português perfeito. Em outra ocasião, criou a Academia Cantagalense de Letras, em solenidade noturna memorável, na sede do Fraterno Auxílio Cristão, onde fez questão de colocar como patrono, das 25 cadeiras, cantagalenses que se destacaram em diversos ramos da atividade humana. Estava emocionado e, no seu discurso, declarou que escolheu todos os patronos nascidos em Cantagalo porque queria uma academia autenticamente cantagalense. Na noite, em que a Profa. Carmem Marques Freire da Silva ingressou na Academia, ocupando a cadeira cujo patrono era o Dr. Júlio Santos, seu avô, Dr. Edmo estava presente, presidindo belíssima solenidade no salão nobre do nosso fórum. Ontem, revirando meu arquivo de jornais, encontrei o nº 07 – ano II, do Literato – Jornal das Letras de Niterói. Dezembro de 2011. Na capa, o retrato colorido do meu querido amigo e colega de sete anos no Colégio Euclides da Cunha. Cabelos brancos mas o porte nobre e ereto que mantinha desde a juventude. Infelizmente, o jornal comunicava o seu falecimento no dia 27 de setembro de 2011. No mesmo jornal, na página 03, notícia do falecimento e inauguração da biblioteca da Academia Fluminense de Letras, que recebeu o nome do nosso conterrâneo, em uma justa homenagem àquele que a presidiu durante um decênio (1979-1989). Nessa solenidade, foi inaugurado um busto do Dr. Edmo Rodrigues Lutterbach. Na página 07, outra homenagem, dessa vez da Academia de Letras da Região Oceânica de Niterói (ALRON). Finalmente, na página 10, outra notícia do Dr. Edmo, dessa vez em relação à Academia Niteroiense de Escritores, em agradecimento ao nosso extinto amigo. Certa vez tive a oportunidade de analisar um currículo vida do Dr. Edmo, anotando alguns dados: membro de 12 academias de letras; membro de seis institutos históricos; membro de mais seis instituições ligadas à cultura. Livros publicados quatro e dezesseis opúsculos; vinte e quatro conferências; dezoitos artigos; oito teses sustentadas; sete ciclos de extensão; três preleções; prefaciou dois livros e fez a apresentação de mais dois. Recebeu sete condecorações de diversas instituições culturais. Provavelmente o currículo é muito maior, pois o que analisei já era um pouco antigo. Certa vez, fui visitá-lo em sua propriedade rural, ele fez questão de mostrar a restauração da sede antiga, a sede nova e me levou à sua enorme biblioteca, em prédio separado. Mostrou o passado e o presente. Era um grande amigo! Dr. Edmo gostava de dizer que era da idade do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, ambos do dia 12 de outubro de 1931, que fariam 80 anos em 2011, mas que o Cristo estava com a saúde melhor do que a dele. Estava programada uma grande festa para comemorar os 80 anos, todavia, quinze dias antes, ele viajou para eternidade. Um AVC o vitimou em Niterói, permaneceu em coma profundo alguns dias e faleceu. O corpo passou por Cantagalo, onde recebeu as últimas homenagens dos parentes e amigos, seguindo para Macuco, onde foi sepultado junto de seus antepassados. Dr. Edmo foi um celibatário, acredito ter amado alguma mulher, mas sua grande paixão foram as letras, pelas quais sempre se empenhou com enorme brilhantismo.

CELSO DA COSTA FRAUCHES

Professor, escritor, ex-secretário municipal de Cantagalo e consultor Especialista em Legislação

Henrique Frauches: o político, o empreendedor

Henrique Luiz Frauches, em 1947, foi convidado pelo coronel Manoel Marcelino de Paula, líder e dirigente do então Partido Social Democrata (PSD), por indicação do vereador Joaquim Ferreira da Costa, para assumir o cargo de Secretário da Prefeitura de Cantagalo. Tomou posse em outubro do mesmo ano. Iniciou o exercício do cargo dias antes da posse do novo prefeito, Costa Sobrinho. O ser político estava investido no papel de um político com perfil bem diferenciado da liderança da época, saindo da Era Vargas. Atuou como Secretário da Prefeitura nas administrações de Costa Sobrinho, Manoel Marcelino de Paula, Walter Vieitas e Lacordaire Figueiredo Vilella, todos do antigo PSD. Em 1954, último ano do governo Lacordaire, a diretoria do PSD, sob o comando do Cel. Marcelino de Paula, iniciou as tratativas para escolher o candidato à eleição de Prefeito. Após sondagens sobre diversos políticos com potencial para a eleição, a escolha de Henrique foi unânime. Candidato, foi eleito em 3 de outubro de 1954, quando era presidente da República Café Filho, em substituição a Getúlio Vargas, que se suicidou no exercício do cargo, em 24 de agosto. Henrique obteve a maioria absoluta dos votos (58%), com 2.773 votos, entre 4.742 votos válidos. Tomou posse em 1º de fevereiro de 1955. O dr. Felisberto Monteiro Ribeiro Neto era o juiz da Comarca de Cantagalo. A primeira administração de Henrique - 1955/1959 - foi marcada pelas comemorações do Centenário da Cidade de Cantagalo, em 2 de outubro de 1957, com a efetiva participação do Grêmio dos Amigos de Cantagalo, de Niterói, sob a presidência do cantagalense Lizt Sá Vieira, secretário Chefe de Gabinete Civil do governador Miguel Couto Filho, também do PSD. A receita do município era gerada pelo Imposto Territorial Rural, Territorial Urbano, taxas e serviços. Ao Estado do Rio de Janeiro, capital Niterói, cabia suprir a Prefeitura de tributos pertencentes a esta, mas arrecadado pelo governo estadual. Uma via crucis para receber. O município de Cantagalo era essencialmente agrícola. A pecuária era destaque, mas sem retorno tributário ao nível de sua importância. Nos seus quatro anos de governo, a Prefeitura arrecadou Cr$ 11.605.334,70. Pela conversão adotada pelo Banco Central, corresponderia hoje a R$ 0,0000042201! A Prefeitura tinha apenas três veículos: uma patrol, um caminhão e um jipe, este, o carro do prefeito, por ele mesmo dirigido, na maioria das vezes. Henrique fez uma administração simples, correta, mais voltada para o calçamento de vias públicas por paralelepípedos, manutenção em condições de tráfego das estradas vicinais, bueiros, pontes. Era um prefeito servidor público, afável, calmo, gentil, sempre à disposição dos munícipes. O perfil empreendedor surge com a fundação, em 1955, do Ginásio Cenecista de Cantagalo, com o apoio do juiz Felisberto Monteiro Ribeiro Neto, o advogado e cartorário César de Azevedo Goulart, a profª Maria de Lourdes Dietrich Gonçalves, a profª Maria Odete Braz Jardim, o deputado Walter Vieitas, o prof. Ewandro do Valle Moreira, além de outros anônimos colaboradores da primeira hora. Concluiu o seu primeiro mandato com discrição, como nele ingressou, em 31 de janeiro de 1959. O seu patrimônio não cresceu. Era a Fazenda da Serra quando entrou e quando saiu. Morando em Niterói e exercendo as funções de técnico em contabilidade da Legião Brasileira de Assistência (LBA), extinta no desgoverno Collor, acatou os insistentes convites para voltar à política cantagalense. Em 1962, Henrique voltou a ser candidato a prefeito de Cantagalo, agora por uma coligação liderada pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), sendo registrado pelo Partido de Representação Popular (PRP), tendo como vice Edmo Japor. Venceu novamente e tomou posse, em 3 de fevereiro de 1963, para o seu segundo mandato de prefeito de Cantagalo. Obteve 2.028 dos 4.487 votos válidos, ou seja, 45%. Foi diplomado pela Justiça Eleitoral em 24 de novembro de 1962, sob o comando do juiz Flávio Luiz Pinaud. O vice-prefeito eleito foi Nelson de Paula, da chapa do PSD, filho e herdeiro político do coronel Marcelino de Paula, com 2.098 votos. Ao assumir, pela segunda vez, o cargo de prefeito de Cantagalo, imediatamente, Henrique compôs a sua equipe e elaborou um Plano de Emergência, em colaboração com o Governo do Estado do Rio, então ocupado pelo governador Badger da Silveira, do PTB, irmão do líder trabalhista Roberto Silveira. Aqui surge o empreendedor público. O jipe foi substituído por uma caminhonete rural Willis em lamentável estado de conservação. Nesse documento, Henrique analisava a situação econômica e social do município de Cantagalo, além de um plano urbanístico para a cidade de Cantagalo, em busca do apoio do governo estadual para uma prefeitura de parcos recursos orçamentários e financeiros. Mas o apoio não veio. Antes da Constituição de 1988, as prefeituras de todo país tinham que implorar aos governos federal e estaduais os pagamentos das cotas constitucionais devidas. Não havia repasses automáticos. A reforma administrativa foi levada a efeito, após minucioso estudo das condições de sua implantação, aproveitando a experiência de órgãos técnicos no assunto, com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), e de várias municipalidades brasileiras. Com a reforma administrativa, foram criadas as administrações distritais e a reclassificação geral de cargos e funções do funcionalismo municipal. Henrique conseguiu implantar o Estatuto dos Funcionários, uma conquista inédita da classe. Foram aprovados, instalados e implementados: o Código Tributário, reforma do anterior, aprovado na primeira gestão Frauches; Código de Posturas, inexistente até aquela época; IBASMC, o Instituto de Benefícios e Assistência dos Servidores do Município de Cantagalo, inexistente à época; os Conselhos Municipais de Desportos, Contribuintes, Turismo, Educação, Serviço Social e de Geografia, História e Estatística. Na educação e cultura, Henrique obteve do governador Paulo Torres a criação e instalação do Colégio Zulmira Torres, tendo como anexa à Casa de Euclides da Cunha, o primeiro ato concreto da administração municipal para o início da realização das semanas euclidianas. A Lei Municipal nº 2, de 20 de julho de 1964, por iniciativa de Henrique, modificou o Brasão de Armas e criou a Bandeira do Município de Cantagalo (RJ), que permanece em vigor. Henrique criou o Pacto da Amizade para o Progresso, congregando municípios do Centro-norte e Norte fluminense, Sul do Espírito Santo e Leste de Minas Gerais, uma espécie de consórcio com o objetivo de congregar esforços e ações para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios dessas regiões. O espaço não dá para discorrer de forma mais ampla sobre a gestão Frauches. Estarei editando, neste segundo semestre de 2022, uma nova edição, revista e atualizada do meu livro “Henrique Frauches & Cantagalo - duas histórias que se cruzam”, pela Editora Mão de Luva. Em janeiro de 1967, quando passou o cargo para o prefeito eleito em 1966, João Carlos Burguês de Abreu, encerrava a sua vida na política partidária cantagalense. Continuou, porém, participando da política e da vida pública, agora como presidente do Setor Local da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), que fundou e dirigiu por cerca de vinte anos com a ajuda de denodados companheiros. Henrique Luiz Frauches faleceu em 1º de abril de 1985, em Niterói, deixando viúva a sua segunda esposa, Marialva Braga Frauches, que ali vive. Iria completar 75 anos em maio, dia 22.