1010 Jornal da Golpilheira Outubro 2010

Page 1

Pág. 2 | Este

é o nosso 14.º aniversário. Parabéns a nós! PUB

Caixa da Batalha

Nº DE27042006MPC

ECONOMY DE00752009SNC|GSCCS

Preço 0,70 € (IVA inc.)

Jornal da Golpilheira Estrada do Baçairo, 856 2440-234 GOLPILHEIRA

O Banco da (nossa) terra.

Tel. 965 022 333 Fax 244 766 396 geral@jornaldagolpilheira.com

CA Seguros | CA Consult | CA Gest Director: Luís Miguel Ferraz | Mensal | Ano XV | Edição 161 | Outubro de 2010

R. Inf. D. Fernando, 2 • 2440-901 BATALHA Tel. 244 769 270 • Fax 244 769 279

Pág. 3 e última | 17.ª Semana Cultural da Golpilheira

LMF

Um programa de luxo com convidados a condizer Pág. 4 | Golpilheira goleou a Caranguejeira por 12-0

CB

Super-Taça Distrital de Futsal Feminino é nossa! Pág. 5 | Rotinas de antigamente e tratamentos modernos

MCR

Agricultores agradecem a visita da máquina do milho

PetroFM

PUB

nto Desco TRO!

/LI stíveis T N E C bu 10 s com dos o

o em t

--------------------HORÁRIO

de Novidataalha! na B

> PIZZAS > PASTAS > TAKE AWAY

Tel. 244 766 106

R. António Cândido da Encarnação, 4

07h30 às 22h00 --------------------Combustíveis --------------------Lubrificantes --------------------Produtos Auto ---------------------Gás (BP/REPSOL/GALP) Também com venda de --------------------Rações para animais Lavagem/Aspiração ---------------------Rua Forno da Telha, 1385 • Quinta do Retiro • Barreira • 2410-251 LEIRIA Tlf. 244 834 445 • Tlm. 919 701 359 • Fax 244 892 250 • petro.fm@hotmail.com


2

Jornal da Golpilheira

. abertura .

.editorial.

Luís Miguel Ferraz Director

Este é o nosso 14.º aniversário. Parabéns a nós!

Faz este mês 14 anos que publicámos o número 1 do Jornal da Golpilheira, na altura com o nome de “Das Duasuama” (era uma publicação para duas freguesias, a nossa e a da Barreira... ainda se lembram?). O que na altura era quase uma brincadeira, veio a tornar-se um caso sério. Pelo menos, é levado muito a sério, mesmo quando se faz a brincar. Mantemos o optimismo, a irreverência, uma ou outra tropelia, não gostamos de zaragatas, adoramos a festa e a alegria, mas sabemos assumir a vida com responsabilidade nos momentos sérios. No fundo, a personalidade típica de um adolescente de 14 anos. Na hora de cantar os parabéns, devemos dizer “parabéns a nós”! Não a nós que fazemos o jornal, mas a nós todos que contribuímos para que ele exista. Nós os colaboradores, que estamos sempre presentes ou que aparecemos de vez em quando, mas que gostamos de dar uma ajudinha, como se provou agora neste regresso do Clube de Jornalismo. Nós os anunciantes, que todos os meses ou quando podemos colocamos um anúncio que ajuda a financiar o projecto (muitas vezes, mais para apoiar do que para fazer publicidade). Nós os assinantes e leitores em geral, que manifestamos interesse e incentivamos a sua existência. Portanto, por estes 14 anos de existência do Jornal, parabéns a nós golpilheirenses e a nós amigos de outros lados!

Nascidos em 1971 Jantar de Convívio Se nasceste em 1971 e és natural ou residente na Golpilheira, estás convidado para um jantar de convívio a realizar no sábado 20 de Novembro de 2010. Inscreve-te já: Miguel – 965 022 333 Célia – 964 947 972 Paula – 918 698 472

Vamos recordar “velhos tempos”

Com a presença confirmada das nossas professoras primárias Maria dos Anjos e Madalena! E outras surpresas…

Clube de Jornalismo da Golpilheira

Regresso ao fim de 10 anos!

. voz de vós . Orçamento do Estado O Orçamento do Estado é, em Portugal, um instrumento de gestão que contém a previsão das receitas e despesas públicas, apresentado pelo Governo à Assembleia da República. É um indicador económico que evidencia as prioridades do Governo. É muito mais do que um plano financeiro, porque influencia o comportamento dos agentes económicos, sendo de carácter imperativo para o sector público e indicativo para o sector privado. O orçamento dá ainda a indicações da situação da dívida pública, mostra a utilidade pública de cada despesa e permite aferir a justeza das colectas. Fomos à rua, saber o que pensam as pessoas: 1 - Sabe o que é o OE? 2 - Sabe o que contém este OE? 3 - Tem opinião sobre o assunto? 4 - O que gostaria de incluir/retirar do OE? D. Laura de Paula Vieira 79 anos, Reformada 1 - Sei. 2 - Corte nas comparticipações dos medicamentos, que vão ficar mais caros, e nós vamos receber o mesmo. Assim não dá. 3 - O que tenho visto nos telejornais leva-me a concluir que vou ficar com menos dinheiro. 4 - Os ministros e deputados deviam passar a ganhar o ordenado mínimo e os reformados com pensões baixas, como eu, deveriam ter reformas mais elevadas. Rui Pedro Vieira Lucas 20 anos, Electricista 1 - Sei. 2 - Este orçamento prevê aumentos nos impostos, tudo vai ficar mais caro. 3 - Eu não sei onde é que isto vai parar, temo o futuro. 4 - Redução do IVA para 17% e aumento das deduções fiscais no IRS. Manuel Ribeiro, 59 anos, Empresário 1 - Sim, já ouvi falar. 2 - Tem associado à crise económica muita confusão político-partidária. 3 - Todos os anos tem de ser feito para dar a conhecer, a nós portugueses que pagamos a factura, o que se faz em Portugal em termos de despesas e receitas do Estado. 4 - Incluía mais apoio na educação e na saúde, retirando nos salários e reformas mais elevadas da função pública. Garantia que o aumento do IVA não subisse acima de 1%.

Ana Margarida Rito Bióloga Embora para muitos as redes sociais sejam a causa do afastamento entre as pessoas nos tempos modernos, certo é que há excepções. Por vezes, funcionam mesmo como uma aproximação. Foi o que aconteceu na rede social Facebook, em que os comentários gerados pela fotografia do Rui Veloso a ser entrevistado pelo Jornal da Golpilheira levaram alguns a comentar que tinham vontade de participar mais activamente no Jornal e a retomar um trabalho que já havia sido iniciado em 2001. O primeiro encontro, no dia 16 de Outubro, não reuniu todos os elementos iniciais do Clube, mas alguns lá estavam, bem como outros novos. Éramos meia dúzia, o que já foi um bom começo, como se pode ver pelos textos que aparecem nesta edição.

Por Cristina Agostinho e Joana Valério

Outubro de 2010

Tudo começou com esta foto...

Sendo o Jornal da Golpilheira um património de todos nós, fica desde já aqui um convite sincero a todos os que queiram integrar este projecto e contribuir para uma imprensa regional mais dinâmica e diversa. A próxima reunião vai ser já no dia 31 de Outubro, sábado, pelas

14h30, no Centro Recreativo. Entretanto, os que o desejarem, podem fazer-se "fãs" da página do Clube de Jornalismo da Golpilheira no Facebook (basta pesquisar por este nome) e passam a receber na hora as novidades do clube.

Célia Sousa e Georgina Monteiro 38 anos, Assistentes Operacionais 1 - Sim, sabemos. 2 - É sobre o aumento do IVA e o aumento das despesas dos portugueses. 3 - É tudo o que sai do bolso dos portugueses. 4 - Retirávamos a compra dos submarinos, a construção do novo aeroporto, o TGV, reduzíamos na iluminação pública de Natal. Incluiríamos reduções nos salários dos membros do Governo e da Assembleia e incluiríamos mais ajudas na protecção social.


Jornal da Golpilheira

. actualidade .

Outubro de 2010

3

17.ª Semana Cultural da Golpilheira (ver cartaz na última página)

Um programa de luxo com convidados a condizer Vai decorrer nos próximos dias 6 a 14 de Novembro a 17.ª edição da Semana Cultural da Golpilheira, organizada pelo Centro Recreativo (CRG). O evento parecia estar em risco por falta de participação de agentes organizadores – como sabemos, estas coisas dão muito trabalho e são "sempre os mesmos" a fazê-lo, pelo que a direcção não se sentia com capacidade anímica para avançar sozinha com um programa. Mas eis que surgiram algumas conversas, alguns contactos, algumas ideias à mesa do bar... e juntou-se rapidamente uma dezena de pessoas com vontade de não deixar morrer a iniciativa. A prova de que a união faz a força e, às vezes, uma situação de crise acaba por gerar uma onda de vitalidade é que o programa deste ano surge como um dos mais recheados, amplos e ambiciosos dos últimos anos. Foram criadas várias equipas, responsáveis por cada um dos dias do certame, esperando-se que, com a colaboração de todos a aposta seja bem sucedida. Claro que para o sucesso falta o principal: a participação numerosa da população. Mas, com as propostas que são apresentadas em cartaz, esperamos que essa resposta seja também muito positiva. E as propostas são:

Dia 6, sábado Festa dos Anos 80 Para abrir em grande, uma festa para a qual todos

são convidados, desde os mais jovens, que continuam a apreciar os sucessos musicais dos "loucos" anos 80, até aos casais "maduros" e aos mais velhos, que terão uma oportunidade de reviver o ambiente das pistas de dança noutros tempos.

Dia 7, domingo Almoço M60, com Artur Agostinho O tradicional almoço oferecido aos reformados e maiores de 60 anos, naturais ou residentes na freguesia, terá este ano animação reforçada. Em primeiro lugar, vai estar presente o rancho folclórico "As Lavadeiras do Vale do Lena", e não apenas a sua tocata. Segundo Manuel Rito, director desta secção do CRG, a decisão prende-se com o facto de "muitas pessoas de mais idade terem feito esse pedido, já que algumas delas, por motivos de saúde ou outros, não têm muitas oportunidades para ver as actuações do nosso rancho". Em segundo lugar, vamos ter um convidado muito especial: Artur Agostinho. À beira dos seus 90 anos de vida, vem mostrar como é possível continuar activo e dinâmico. Famoso apresentador da rádio e da televisão, comentador desportivo, actor, jornalista, etc., tem nos últimos tempos apostado mais na sua faceta de escritor, com vários livros editados e um romance de

sucesso para nos apresentar. Uma conversa depois do almoço, que vai ser com certeza muito interessante, aberta a todas as pessoas que queiram participar.

Dia 8, segunda-feira Pela sua Saúde Num dia especialmente dedicado à saúde, vai estar uma equipa médica a fazer rastreios gratuitos à população, a partir das 17h00, quanto aos níveis de glicemia, colesterol, diabetes e outros. À noite, pelas 21h00, o colóquio versará sobre "Hábitos de vida saudável" e "Diabetes", com a participação de dois médicos e duas enfermeiras, dos corpos clínicos do Hospital de Santo André, de Leiria, e do Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição, da Misericórdia da Batalha.

Dia 9, terça-feira Fórum Golpilheira A partir das 21h00, a noite será dedicada ao debate sobre o futuro da Freguesia. Precisamente um ano depois do debate "Golpilheira 25 anos", organizado pelo Jornal da Golpilheira a propósito das eleições autárquicas, é tempo de fazer algum balanço e voltar a pensar sobre o futuro. A Junta de Freguesia irá apresentar alguns dos projectos em curso.

população local irá organizar o evento e convida toda a gente para os petiscos, a castanhada e a boa água-pé, com a animação pelo nosso rancho folclórico "As Lavadeiras do Vale do Lena".

Dia 10, quarta-feira Música & Livros com António Manuel Ribeiro (vocalista dos UHF) Mais um grande convidado nesta semana cultural: António Manuel Ribeiro, vocalista do famoso grupo UHF, tem-se destacado também como autor de alguns livros de sucesso. Nesta tertúlia musical vem falar-nos da sua produção literária e discográfica, sobretudo do último álbum, "Porquê?". E é claro que já nos prometeu tocar e cantar algumas das suas músicas ao vivo! Vamos ter ainda a oportunidade de falar com alguns autores da nossa região, como Joaquim Santos e Adélio Amaro, e com a golpilgeirense Maria da Purificação Bagagem, que recentemente publicou uma excelente obra sobre "A Família e a Saúde Mental".

Dia 11, quinta-feira Arraial Popular de S. Martinho A festa está de volta no dia de S. Martinho, em que o convite é para sair à rua, para comer castanhas e provar o vinho. O arraial será no Poço do Povo, no Carvalhal, onde já é tradicional celebrar esta data. A

Dia 12, sexta-feira Golpilheira Fashion’10 O desfile de moda é um dos eventos com mais tradição de sucesso nas nossas semanas culturais. Este ano mais uma vez, teremos oportunidade de conhecer as propostas das criações Fátima Cruz e das marcas Street Fashion e Mix...In. Desde as roupas mais práticas para o diaa-dia até às ideias mais sofisticadas para momentos especiais, não faltarão argumentos para uma noite de beleza e glamour na nossa colectividade.

Dia 13, sábado TT Nocturno Um passeio de veículos de todo-o-terreno é o convite para a última noite desta semana. Concentração marcada à mesa do jantar no Restaurante Etnográfico, às 19h00, seguindo-se o passeio pela região e nova concentração ao final da noite na zona da Canoeira, onde decorrerá a habitual exibição de habilidade dos pilotos e capacidade das viaturas no "trial".

"Cinema Infantil" Na mesma noite, surge uma oferta para os mais pequenos, com a projecção de um filme de animação no salão da colectividade. Haverá, como costume, algumas surpresas...

Dia 14, domingo "Dia de Convívio" O mote do convívio entre a população marcará o dia de encerramento da 17.ª Semana Cultural da Golpilheira. A manhã começa cedo, com a missa pelas intenções dos sócios do CRG às 09h30, seguindo-se a concentração para um passeio pedestre pelas paisagens locais, a terminar na sede da associação com um almoço volante de "Sopa de Pedra e Frango Assado". Mesmo os que não participarem no passeio, estão convidados para vir almoçar ao Centro, bem como para participar na tarde recreativa que se seguirá, com torneio de sueca e muitos jogos tradicionais (pião, andolas, salto à corda, rodeiros, etc.), para fechar de forma bem animada este certame. Todos convidados! Como se vê, são muitas e variadas as propostas para uma semana rica de cultura, diversão e convívio na nossa comunidade. Escusado será dizer que todas as pessoas de fora da freguesia que queiram marcar presença serão muito bem vindas. Como dizíamos no início do texto, o sucesso depende de si: Venha participar! Luís Miguel Ferraz pub

Telf. 244767337 Tlm. 914116511 Palmeiros 2440 BATALHA

IC2 - Santo Antão 2440-053 BATALHA Tel. 244 765 523 / 244 767 754 Fax. 244 767 754 E-mail. cruzarte@gmail.com Comércio Grossista de Flores e Artigos de Decoração Fabrico de Artigos em Vime


4

Jornal da Golpilheira

. desporto .

Outubro de 2010

Equipas do CRG Veteranos de futebol 11 A equipa de veteranos de futebol 11 do CRG já iniciou a sua actividade, estando definido o calendário de jogos para esta época. Todos os jogos em casa, no campo sintético da Batalha, serão às 18h00. O calendário é o seguinte: 30/10 - C.R.G / Fátima 13/11/2010 C.R.G / U.Tomar 27/11/2010 Ansião / C.R.G 15/01/2011 C.R.G. / P.Novo 05/02/2011 U.Tomar / C.R.G 05/03/2011 C.R.G / Tavira 19/03/2011 Fátima / C.R.G 02/04/2011 Taveiro / C.R.G 07/05/2011 C.R.G / Ansião 04/06/2011 P.Novo /C.R.G 11/06/2011 Tavira / C.R.G

Ciclismo uniu Batalha a Santarém Pelo 6.º ano consecutivo, a Fullsport com o apoio da Liberty Seguros organizou a Maratona Festival Bike Órbita, uma das maiores festas do BTT Nacional, que decorreu no passado dia 23 de Outubro. No âmbito deste evento, a Federação Portuguesa de Ciclismo organizou no dia seguinte o "6º Encontro Nacional de Ciclismo para Todos", iniciativa que levou os cicloturistas desde o pavilhão multiusos da Batalha até à feira de bicicletas, em Santarém, por um percurso de 76 quilómetros.

MCR

6º Encontro Nacional

Golpilheira goleou a Caranguejeira por 12-0

Super-Taça Distrital de Futsal Feminino é nossa! A equipa de futsal feminino sénior do Centro Recreativo da Golpilheira conquistou o seu primeiro troféu, no passado dia 16 de Outubro, no pavilhão dos Pousos, ao vencer a edição 2010/11 da Super-Taça da modalidade, com uma goleada por 12-0 frente à equipa da União Desportiva da Caranguejeira. Com 6 golos em cada parte, a história do jogo é evidente. A Golpilheira entrou forte e determinada e levou a equipa adversária no arrastão, nunca deixando em causa a sua supremacia nesta partida. Em abono

da verdade, devemos dizer que para este resultado tão dilatado também contribuiu muito o facto de a equipa da Caranguejeira ter registado uma reformulação profunda em relação à época passada, com a saída de várias das suas melhores atletas e a entrada de jogadoras ainda não muito experientes no conjunto. De qualquer modo, nesta conquista da 3.ª Super-Taça do seu palmarés, a formação orientada por Teresa Jordão mostrou que continua com uma superioridade indiscutível no seu escalão competitivo,

entrando na nova época com a promessa de mais um excelente campeonato. E por falar em palmarés, nunca é demais recordar: - Campeãs distritais em 2006/07, 2007/08 , 08/09 e 2009/10. - Vencedoras da Taça Distrito de Leiria em 2007, 2008, 2009 e 2010 - Vencedoras da SuperTaça do distrito em 2008, 2009 e 2010 No Campeonato/Taça Nacional, apesar de não terem ainda conquistado o título de campeãs nacionais, conseguiram já ser vice-campeãs, com um 2.º

lugar em 2006/07. Daí para cá, participaram sempre neste escalão superior, conseguindo um 3.º lugar em 2007/08, o 2.º lugar na Série C em 2008/09 e a disputa das meias-finais em 2009/10. No total dos 14 jogos já efectuados na Taça Nacional, as "Golpilhas" tem o impressionante registo de 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Resta-nos formular votos de que continuem com esta garra e dedicação, que tantas alegrias têm dado aos adeptos do nosso clube e aos golpilheirenses em geral. Manuel Carreira Rito

pub

R. Leiria, 73 - Cividade 2440-231 GOLPILHEIRA Tel/Fax 244767839 Tlm. 919640326 reciklena@iol.pt

Joaquim Vieira Reciclagem e comercialização de consumíveis informáticos

Lúcio Letra

PEIXE FRESCO

Venda ao Domicílio Quartas-feiras e sábados de manhã na Golpilheira Telm. 966 570 470 Rua do Barqueiro, 32 • 2430-606 Vieira de Leiria

Comércio de Mobiliário e Carpintaria Tel./Fax: 244 768 353 Telm.: 918 700 998

Estrada dos Forneiros, 4 • Rebolaria • 2440-075 BATALHA

de Franclim Sousa

Aberto das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h30 Telefone 244 768 256 | Telemóvel 917 861 577


Jornal da Golpilheira

. reportagem .

Outubro de 2010

5

Rotinas de antigamente e tratamentos modernos

Agricultores agradecem a visita da máquina do milho As vindimas já passaram e seguiram-se os milheirais. No passado dia 2 de Outubro, foi grande o alvoroço que se viveu na Golpilheira. Tudo porque veio uma grande máquina cortar todos os milheirais da freguesia, principalmente nos cultivos da Areeira e do Paul. Helder, responsável por este debulhador, veio das Cortes e passou todo o dia de milheiral em milheiral, onde cada proprietário pagava dez euros pelo serviço.

dias. É caso para afirmar que a tecnologia substituiu a mão humana. Mas a verdade, como nos diz Filomena Branco, "se fosse tudo feito à mão eu não semeava!". Diamantino Grosso da Silva acrescenta que "cinquenta por cento dos terrenos já não são cultivados, assim com a máquina incentiva mais as pessoas... e este ano temos mais milho".

Helder, o maquinista

Diamantino, um cliente

Os milheirais eram cortados numa média de 10 a 15 minutos cada um, com o milho a ser arrancado, "esgravelhado" e os carolos deitados novamente à terra. No final, cada proprietário só tinha de aproximar o seu tractor, para a máquina descarregar o milho que estava no seu reservatório, com capacidade para quatro toneladas. Para os agricultores, depois deste processo, só lhes resta colocar a secar e limpá-lo. Ao contrário de antigamente, onde se demorava semanas a fazer todo este trabalho, com esta máquina o trabalho resume-se a dois

O destino do milho depende da finalidade que cada um lhe pretende dar, mas a maioria dos proprietários diz que é para britar e fazer ração para a criação que têm lá por casa. Outra parte "para a farinha, mas isso é o milho branco", acrescenta Fernando Bagagem. Os carolos, ou são deixados no terreno, ou apanhados e aproveitados para queimar. O "pasteiro" (planta) é igualmente deixado no terreno, ou apanhado para servir de alimento aos animais. Tudo é diferente de antigamente. Contam os mais velhos que, depois

de semeado e após uns quatro ou cinco meses, o milho era apanhado à mão e levado para as eiras. Depois, juntavam-se ranchos de pessoas, que de eira em eira iam à descamisada do milho, entre canções, danças e muito convívio. Depois, era malhado com moais por um rancho de homens. Ainda nas eiras, o milho, agora em grão, era estendido para secar e diariamente era mexido com os pés. Quando seco, era limpo com pás de madeira: atirava-se ao ar com as pás e depois o vento tratava de levar o lixo, isto nas eiradas grandes. Caso fosse pouca quantidade, era joeirado com um crivo. Finalmente, o milho branco era para fazer farinha para a broa ou papas de esparregado e o milho amarelo era para britar para as galinhas. Os carolos eram para queimar e ajudar a aquecer as casas. As camisas eram para animais e também bem desfiadinhas para encher os

Até chegar à eira

A máquina em acção

colchões. Conta a Júlia da Cruz que "quando havia um casamento, as mulheres juntavam-se e desfiavam as camisas do milho para fazer um colchão, como forma de ajudar os noivos". E ainda havia quem com as barbas do milho fizesse cabeleiras para as bonecas de trapos. Os tempos foram evoluindo e começou a não ser necessário malhar o milho com paus, que foram

substituídos por "esgravelhadeiras" manuais e, mais tarde, mecânicas. O milho deixou de ser limpo com pás e começaram a aparecer as "tararas". Os colchões de camisas de milho foram substituídos por colchões em esponja. Ou seja, antes tudo era muito bem aproveitado, e actualmente a maioria das pessoas já não aproveita quase nada. Hoje em dia, tudo está

muito mais mecanizado ainda, como prova esta máquina, que realizou um trabalho fisicamente duro com uma simplicidade imensa e num tempo muito reduzido. Mas também é verdade que, se não houvesse este tipo de tecnologias, provavelmente já não teríamos agricultura. Texto e fotos: Catarina Bagagem

Tarara antiga pub

Faça hoje os melhores Planos para amanhã! Subscreva ou transfira o seu PPR com taxa de juro mínima garantida de 3%

O PPR-GENERALI ofereceu nos últimos 3 anos a melhor taxa de rendibilidade do mercado: 4,34%!

Chegou o momento de POUPAR no seu Seguro Vida-Crédito e Seguro da Habitação! Solicite simulação ao seu seguro de vida e descubra o valor da poupança mensal RUA DO OUTERINHO Nº 20 GOLPILHEIRA (JUNTO AO CAFÉ FIDALGO) Telef./Fax 244 767 863 Telm. 914 961 543 / 918 757 536 E-mail: jcferraz.seguros@gmail.com

O GENERALI CASA cobre todos os riscos capazes de afectar a sua casa e os seus bens. Valor em novo garantido e sem Franquias.

Comprove quanto pode poupar!

AGENTE PRINCIPAL


6

Jornal da Golpilheira

. sociedade .

Outubro de 2010

Município da Batalha agradece aos Bombeiros Seguindo uma sugestão da Associação Nacional de Municípios, a Câmara expressou aos Bombeiros Voluntários da Batalha o seu agradecimento público pelo empenho e abnegação com que vigiaram a floresta e todo o território concelhio, assumindo uma postura de alerta e de total entrega no combate aos incêndios florestais. Num Verão particularmente complexo, com milhares de hectares de área ardida no nosso país, de que resultam enormes danos pessoais e patrimoniais para inúmeros cidadãos, a Associação Nacional de Municípios Portugueses entendeu proceder ao reconhecimento do trabalho dos bombeiros de Portugal pelo empenhamento que assumiram na primeira linha de combate efectivo ao fogo florestal. Corroborando essa posição, a autarquia batalhense enalteceu o excelente trabalho efectuado no nosso concelho, onde a prevenção eficaz evitou problemas de maior, e remeteu à direcção e ao comando dos Bombeiros Voluntários do Concelho um ofício em que atesta este reconhecimento.

Câmara renovou imagem

Batalha com novo portal na internet Já está visível na internet o novo portal do Município da Batalha, que aposta num modelo gráfico mais amigável para os utilizadores, ao mesmo tempo que apresenta novas e facilitadas funcionalidades para os munícipes e visitantes. Segundo nota do Gabinete de Imprensa, "a acessibilidade é uma preocupação fulcral deste site, razão pela qual os internautas com capacidades diminuídas dispõem de uma ferramenta de alto contraste que facilita a leitura dos textos e das imagens". Pode conferir em www.cmbatalha.pt, onde encontrará informação sobre toda a actividade autárquica, designadamente eventos realizados, áreas de actuação, programas turísticos, serviços online e ainda o Portal Geográfico.

Assembleia Municipal da Batalha aprova moção por unanimidade

“Pela Preservação e Valorização do Mosteiro” Foi aprovada por unanimidade, na última Assembleia Municipal da Batalha, a moção “Pela Preservação e Valorização do Mosteiro da Batalha”, apresentada pela bancada do PSD. O documento começa por referir a importância deste monumento como "o mais significativo edifício do gótico português e um dos mais belos conjuntos monacais da Europa", classificado como Monumento Nacional em 1907 e inscrito pela UNESCO na Lista de Património Mundial em 1983. Depois, lembra os muitos alertas já emitidos sobre o impacto negativo dos gases e da trepidação dos milhares de veículos que passam diariamente na sua proximidade, e considera que a prevista existência de portagens na futura variante ao IC 2 "compromete largamente o objectivo de redução do tráfego rodoviário no actual corredor". Nesse sentido, a moção recomenda que sejam consideradas como prioritárias "as acções de valorização, salvaguarda e preservação do monumento" nas candidaturas aprovadas no âmbito

LMF

Pela excelência do serviço

do QREN, pede que "o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) finalize, com carácter de urgência, os estudos necessários de avaliação dos impactos gerados pelos gases poluentes libertados e a trepidação causada pelos milhares de veículos que diariamente passam junto ao monumento" e que "a empresa Estradas de Portugal (EP) concretize em definitivo soluções alternativas ao tráfego rodoviário no actual corredor do IC 2". Finalmente,

os deputados municipais concordaram por unanimidade que "no imediato sejam tomadas medidas preventivas, em articulação com o Município da Batalha, procurando soluções de protecção ao monumento, eventualmente mais económicas, mas que minimizem os impactos estruturais e valorizem a área envolvente do Mosteiro que hoje apresenta sinais de uma preocupante degradação". Foi ainda deliberado dar conhecimento do documento

ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e aos ministros da Cultura e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, aos grupos parlamentares, ao Governador Civil de Leiria, aos presidentes das autarquias de Alcobaça e Tomar e a entidades públicas como o IGESPAR, a EP, a UNESCO, e o CEPAE, para além da comunicação social. Para que os leitores possam conhecer em pormenor o texto, publicamos abaixo o documento.

Texto integral da Moção

"PELA PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MOSTEIRO DA BATALHA" Considerando que: - O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, erguido por voto de D. João I, como agradecimento pela vitória dos Portugueses em Aljubarrota no ano de 1385, é o mais significativo edifício do gótico português, onde também nasceu o estilo manuelino, e um dos mais belos conjuntos monacais da Europa do fim da Idade Média. - Pelo seu significado histórico e importância artística, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória foi classificado como Monumento Nacional em 1907 e, em 1983, inscrito pela UNESCO na Lista de Património Mundial. - Mais recentemente, no âmbito de um concurso nacional para a escolha das Sete Maravilhas de Portugal, numa iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura de Portugal e que visou eleger os sete monumentos mais relevantes do património português, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória foi um dos sete monumentos eleitos, numa escolha foi baseada em 793 monumentos nacionais classificados pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. - Vários especialistas têm alertado para impacto dos gases e da trepidação dos milhares de veículos que passam diariamente junto do monumento, factor de degradação já identificado em estudo técnico, elaborado na década de 80 e que já alertava para o "cancro" da pedra exterior do mosteiro, sem que tenha originado

qualquer intervenção de fundo. - A construção da designada variante ao Itinerário Complementar (IC) 2, vulgo Variante da Batalha, sempre foi justificada como um projecto que iria minimizar os impactos negativos no monumento, por via da forte redução do tráfego rodoviário no actual corredor do IC 2, situado a escassos metros do Mosteiro da Batalha. - A opção de concessão e exploração a privados da referida Variante, com a introdução de portagens pagas pelo utilizador, compromete largamente o objectivo de redução do tráfego rodoviário no actual corredor do IC 2, designadamente dos veículos pesados de mercadorias geradores de maior impacto no monumento. A Assembleia Municipal da Batalha, reunida em sessão ordinária aos 30 dias do mês de Setembro de 2010, delibera recomendar: - Que as candidaturas aprovadas no âmbito do QREN, ao Programa Operacional Regional do Centro, Eixo 2, na área de intervenção designada por "Política das Cidades – redes urbanas para a competitividade e inovação", e Eixo 3, com o projecto "Rota dos Mosteiros Portugueses Património da Humanidade da Região Centro", abrangendo os 3 grandes conjuntos monásticos – Mosteiro de Alcobaça, Convento de Cristo e Mosteiro da Batalha – considerem prioritariamente acções

de valorização, salvaguarda e preservação do monumento. - Que o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) finalize, com carácter de urgência, os estudos necessários de avaliação dos impactos gerados pelos gases poluentes libertados e a trepidação causada pelos milhares de veículos que diariamente passam junto ao monumento, classificado Património Mundial pela UNESCO, e motivo de inúmeras recomendações de especialistas que realçam as fragilidades do Mosteiro. - Que a empresa Estradas de Portugal (EP) concretize em definitivo soluções alternativas ao tráfego rodoviário no actual corredor do IC 2, na linha do preconizado ainda recentemente pelo senhor Presidente IGESPAR e pelo senhor Presidente da Câmara, que evidenciaram a urgência em desviar o maior fluxo de trânsito da frente do monumento. - Que no imediato sejam tomadas medidas preventivas, em articulação com o Município da Batalha, procurando soluções de protecção ao monumento, eventualmente mais económicas, mas que minimizem os impactos estruturais e valorizem a área envolvente do Mosteiro que hoje apresenta sinais de uma preocupante degradação. 30 de Setembro de 2010 Assembleia Municipal da Batalha


Jornal da Golpilheira

. cultura .

Outubro de 2010

Teatro em Outubro e Novembro

Espectáculo musical para bebés e famílias

Festival Acaso passa pela Batalha O auditório municipal da Batalha acolhe três espectáculos, em Outubro e Novembro, inseridos na XV edição do "Festival Acaso", um projecto da companhia leiriense "O Nariz", que visa chegar a públicos e regiões diversas. Apostando na qualidade dos espectáculos, são várias as propostas para um público heterogéneo, que se tem manifestado de forma significativa e positiva em audiências coloridas de idades e proveniências, resultando em molduras humanas calorosas. Com apoio da autarquia, serão os seguintes os espectáculos a decorrer no Auditório Municipal da Batalha, sempre às 21h30: • No dia 27 Outubro, a peça "7:AM" (M/16), pela Palmilha Dentada. Num espectáculo em que o público é co-produtor, a companhia promete "algo de muito íntimo nessa relação com

o público". A peça reflecte sobre um dos momentos mais privados da vida diária de cada um: o despertar. Trata-se de uma longa série de despertares, que vão narrando as histórias de diversas personagens que "de manhã acordarão para o que não lhes apetece". • No dia 10 de No-

7

vembro, às 21h30, a peça "Tulius Claunus" (M/6), pela companhi ESTE. A partir da técnica de Clown e na perspectiva de criação de um espectáculo de representação total, tem como ponto de partida o universo de uma feira, onde um comerciante não consegue, no tumulto do comércio

numa praça, vender os seus produtos. Instintivamente, sobe a uma caixa para ver melhor e, com esse gesto, nasce o teatro… • No dia 24 de Novembro, às 21h30, a peça "Vítima da Crise" (M/12), pela Terra na Boca / Art’Imagem. José é um homem que acabou de perder o emprego. A perplexidade perante a situação vai-se transformando em comodismo e inactividade, ao mesmo tempo que a revolta cada vez maior tem como escape uma verborreia cada vez mais incontrolável e cada vez mais enraivecida e inconsequente. Só que essa revolta e violência são manifestamente impotentes e geram apenas o desprezo cada vez maior de todos os que o rodeiam. Um olhar sobre a tragédia da inércia e sobre as pessoas que mascaram a impotência que sentem, cobrindo-a com palavras de revolta.

“Ishizuca, o Afinador de Sonhos” Numa iniciativa da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), estão a decorrer nas quatro freguesias do concelho da Batalha espectáculos musicais destinados a crianças dos 0 aos 5 anos, acompanhados familiares. "Ishizuca, o Afinado de Sonhos" tem a música como elemento central, sendo os mais novos convidados a ouvir e a participar na sessão de forma activa e respondendo aos estímulos sonoros. As três últimas sessões decorrem nos seguintes dias e locais: 30 de Outubro, às 17h00 - Junta F. da Golpilheira 20 de Novembro às 17h00 - C. Par. do Reguengo 4 de Dezembro às 17h00 - Junta F. de São Mamede Inscrições gratuitas: cultura@cm-batalha.pt

Teatro infantil em estreia

“O Príncipe com Orelhas de Burro” O auditório municipal da Batalha vai receber, no dia 13 de Novembro pelas 17h00, o recém-criado Grupo de Teatro da Associação Recreativa Batalhense – "GOOD-stage", que conta com o apoio do Município. Será apresentada em estreia a peça infantil "O Príncipe com Orelhas de Burro", baseada num texto de António Manuel Couto Viana. Um misterioso reino, um ministro de segunda categoria, três fadas tresloucadas, um chapeleiro excêntrico, um barbeiro medricas, um bobo matreiro, um rei impulsivo, uma rainha emproada e um príncipe com orelhas de burro são as personagens deste espectáculo. pub

Felicitamos o Jornal da Golpilheira pelo seu 14.º Aniversário!


8

Jornal da Golpilheira

. sociedade . cultura .

Outubro de 2010

Festeiros do Senhor dos Aflitos Como é tradicional, os organizadores da festa do Senhor dos Aflitos organizaram um convívio com todos os ajudaram na preparação e organização da festa e que contribuíram para o seu sucesso. Também o convívio decorreu com muito sucesso, no passado dia 17 de Ou-

tubro, à volta do porco no espeto e outros petiscos. A animação foi uma constante e tudo correu bem, apesar de algumas tentativas de envenenamento à base de filhós com pimenta, piripiri e alho, a que nem o repórter do Jornal da Golpilheira escapou. Os festeiros declaram-se

inocentes deste incidente e aproveitaram para mandar o recado da sua gratidão a todos os que ajudaram a que as festas de Agosto fossem tão bem sucedidas. Quanto às contas, deverão ser apresentadas em breve a toda a comunidade. Fica o recado dado. Luís Miguel Ferraz

William Beckford “voltou” à Batalha

LMF

“É maravilhoso! Magnífico!”

pub

LMF

Convívio animado

Chegou a cavalo, acompanhado por uma pequena comitiva. À entrada do Mosteiro de Santa Maria da Vitória apeou-se e, ainda antes de receber os cumprimentos do superior do Convento e outros frades que o esperavam, já os braços se abriam em admiração: "É maravilhoso! Fantástico!". A mesma reacção foi sendo repetida a cada passo, ao contemplar os vitrais da igreja, os túmulos da capela do fundador, os claustros, a sala do capítulo, os jardins. Apesar da pressa de alguns pelo jantar, o excêntrico e milionário lorde inglês seguia lentamente com o olhar cada pormenor do monumento e nunca se cansava de ouvir as histórias que os frades lhe iam contando.

Um monumento que não se cansa de dizer ser o mais belo que tinha visto em toda a sua vida. Esta foi a representação feita pelo Grupo de Teatro "O Nariz", nos passados dias 16 e 17 de Outubro, uma de noite, outra de dia, a que assistiram várias dezenas de pessoas. A verdadeira visita ocorreu há 216 anos, quando William Beckford foi recebido no Mosteiro da Batalha. A impressão que lhe causou o monumento foi tão forte, que a descreveu com pormenor no seu livro "Recollections of an Excursion to the Monasteries of Alcobaça and Batalha" (1835), a partir do qual foi agora possível reconstruir o sucedido. LMF


Jornal da Golpilheira

. sociedade . cultura . desporto .

Outubro de 2010

9

Pelos 550 anos sobre a morte do Infante D. Henrique

Comemorações Henriquinas na Batalha Para celebrar os 550 anos da morte do Infante D. Henrique, as Câmaras Municipais de Alzejur, Batalha, Lagos e Vila do Bispo uniram-se na organização conjunta das "Comemorações Henriquinas". Nesse âmbito, o Município da Batalha realiza a 14 de Novembro, as seguintes actividades: 10h00 – Missa de sufrágio em memória do Infante D. Henrique, na igreja do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, presidida pelo

Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.

11h30 – Apresentação de cumprimentos às enti-

dades oficiais, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo do Infante. 12h00 – Sessão solene no auditório do Mosteiro da Batalha, com alocução histórica do professor doutor Saul António Gomes, sobre o tema "O Infante, a Batalha e os destinos de Portugal". 13h15 – Descerramento da estátua do Infante D. Henrique, no “seu” largo, junto ao Mosteiro.

FOTOREPORTAGEM POR RUI GOUVEIA Peniche recebeu Mundial de Surf | Rip Curl Pro Portugal 2010 No regresso do circuito mundial de surf a Portugal, o Rip Curl Pro – a 5ª das 9 etapas do circuito feminino, e o 8.º de um total de 10 eventos masculinos – aconteceu, pelo segundo ano consecutivo, no lendário pico de surf português: Supertubos. A competição rolou de 7 a 18 de Outubro. No circuito feminino, para surpresa de muitos, a havaiana Carissa Moore, de 18 anos, surpreendeu a australiana Stephanie Gilmore numa bela e disputada final. "C-Moore" ou

"Riss", como é conhecida a 8.ª classificada no ano de estreia no circuito, contabilizou 17,44 pontos na final, batendo a tri-campeã do mundo e líder do "ranking", com apenas 8,6.

Nos masculinos, o grande vencedor foi o norte-americano Kelly Slater, nove vezes campeão mundial, derrotando o actual n.º 2 mundial, Jordy Smith, na final do evento. Com este resultado reforçou a liderança do World Tour, aumentando a vantagem pontual sobre o sul-africano e está cada vez mais próximo de um histórico 10.º título mundial. Na entrega de prémios, Kelly mostrou-se impressionado com o troféu do evento, que simboliza

um astrolábio português, e agradeceu o apoio do muito público. O World Tour segue para Porto Rico, de 30 de Outubro a 10 de Novembro.

Exposição fotográfica na Batalha

Jorge Ricardo mostra "Infinitos" Estará patente na Galeria Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, de 13 a 28 de Novembro, a exposição fotográfica "Infinitos", de Jorge Humberto Ricardo. Fotógrafo autodidata desde a adolescência, frequentou o 1º Curso de Fotografia Industrial, Publicidade e Moda na "Oficina da Imagem" e centrou a sua actividade nesta área, angariando clientes entre as maiores empresas da região, como a Exposalão. Mas também deu provas na fotografia editorial e no fotojornalismo, como no livro "A Loiça de Alcobaça", de João da Bernarda, e em colaborações com a revista Ceramicexport, o jornal Região de Cister e a Rádio Batalha. Nesta mostra, reuniu um conjunto de imagens de grande beleza e recorte estético, onde se registam "momentos, paisagens ou pedaços de paisagem sem tempo, nem lugar; fotos amadurecidas, reflectidas, cuidadas, que retratam um determinado tempo que se prolonga" Segundo o autor, a ideia surgiu da constatação de alguns conceitos comuns, ao observar o seu espólio fotográfico dos últimos anos. Conceitos como "ilimitado, imenso, indefinido, eterno", que resumiu no tema "infinitos". Depois de passar por Alcobaça (terra do autor), S. Pedro de Moel, S. Martinho do Porto e Lisboa, é agora a vez do público da Batalha poder desfrutar desta exposição.

No Centro Recreativo da Rebolaria

V Fórum do Associativismo No âmbito do seu 50.º aniversário, o Centro Recreativo da Rebolaria vai receber no dia 27 de Novembro, entre as 14h00 e as 18h00, o V Fórum do Associativismo do Batalha. A iniciativa visa a promoção e o desenvolvimento da malha associativa do concelho, recorrendo à partilha de experiências motivadoras e de reconhecido sucesso de algumas associações. O evento é destinado, sobretudo, aos membros das direcções das várias colectividades e respectivas secções culturais, recreativas e sociais. pub

CLÍNICA VETERINÁRIA DA BATALHA

DR. EUSÉBIO

• consultas • vacinações • análises • Raios X • ecografias • • tosquias • internamentos • identificação electrónica • • consultas de refrência • todos os artigos para o seu animal • Est. de Fátima, 11 r/c A • 2440-100 Batalha Tel. 244 767 721 • Tlm. 917 521 116 (atend. permanente)


10

Jornal da Golpilheira

. sociedade .

Outubro de 2010

Hora da Conto na Biblioteca da Batalha

Leitura num “Barco Pirata” A iniciativa "Hora do Conto" promete continuar a encantar os mais novos na Biblioteca da Batalha, com a dramatização de uma história infantil, dirigida a pais e filhos. As sessões decorrem aos sábados e pretendem promover os hábitos de leitura, apostando nas capacidades de interacção do texto e do cenário, que desta vez recria um Barco Pirata. As sessões decorrem nos dias 6 e 27 de Novembro e 4 e 11 de Dezembro. As inscrições devem ser efectuadas para biblioteca@cm-batalha.pt ou 244769871.

Acção de Formação

“Não se nasce leitor” A Biblioteca Municipal da Batalha irá promover uma acção de formação no âmbito do livro e da leitura, intitulada "Não se nasce leitor", coordenada pelo professor Rui Marques Veloso. A sessão decorrerá nos dias 5 e 6 de Novembro, com a duração de 15 horas, dirigida ao público em geral, mas especialmente a animadores sócioculturais, bibliotecários, educadores, professores e outros técnicos. Inscrições: biblioteca@cm-batalha.pt divulgação

Conferência na Batalha

Redes sociais e as bibliotecas "As redes sociais e as bibliotecas: novos paradigmas, novos leitores?" foi o tema da jornada de trabalho que decorreu no dia 22 de Outubro, no auditório municipal da Batalha. Um tema de grande actualidade, que tem motivado da parte de inúmeros especialistas diferentes pareceres, com distintos argumentos e múltiplas sustentações. As redes sociais, que podem operar em dife rentes níveis, permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.

Em que medida beneficiarão as redes sociais as bibliotecas? Alcançar-se-á com maior facilidade recorrendo a estas redes os diferentes públicos? Como construir a mensagem em canais como o Facebook,

o Hi5 ou o Flickr? Estas e outras questões foram abordadas nesta conferência que contou com um painel de especialistas com investigação produzida nestas matérias Importante foi também

conhecer a realidade espanhola trazida por Roberto Soto Arranz, presidente da ACLEBIM – Associação de Profissionais das Bibliotecas Móveis de Espanha.

PELAREGIÃO Prémio Literário Rodrigues Cordeiro / Grupo AGM

História do Distrito de Leiria e concelho de Ourém

Concurso literário sobre a República

Prémio Villa Portela

A Cartes - Associação de Autores das Cortes, em parceria com a Casa Museu - Centro Cultural João Soares, está a organizar o III Prémio Rodrigues Cordeiro / Grupo AGM. O patrocínio deste prémio é feito pelo Grupo AGM - grupo de empresas direccionadas para a actividade da construção civil, imobiliária, compra e venda de antiguidades. Este prémio, de periodicidade bienal, destina-se a homenagear o grande vulto das letras portuguesas, Xavier Rodrigues Cordeiro, natural da freguesia das Cortes, em Leiria. Por ser o ano do centenário da República Portuguesa, é este o tema obrigatório. O concurso premiará a melhor composição em prosa (conto), a apresentar até 10 de Novembro. Info: www.fmsoares.pt /casa_museu

Com o objectivo de homenagear os seus antepassados que viveram na Villa Portela, em Leiria, Ricardo Charters d’Azevedo instituiu, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento de Leiria (ADLEI), o Prémio Villa Portela, destinado a galardoar trabalhos de investigação no âmbito da História Local, relativos ao distrito de Leiria e ao concelho de Ourém. Com o valor de 2.000 euros e periodicidade bienal, o prémio será atribuído pela primeira vez em 2011, podendo candidatar-se os autores, cidadãos nacionais ou estrangeiros, que nunca tenham publicado trabalhos neste domínio da História. Os estudos deverão ter, no mínimo, 100 páginas, e deverão ser apresentados até 31 de Julho de 2011. Info: ADLEI

I Raid Fotográfico

Nas brumas da Serra O I Raid Fotográfico organizado pela Associação Cultural e Recreativa Pedras Soltas, decorre no próximo dia 1 de Novembro, pelas 12h00, com a concentração junto ao salão paroquial de São Bento, Porto de Mós. Sem carácter competitivo, o objectivo é "promover um encontro e convívio entre amantes da fotografia e lançar um olhar exterior aos recantos da freguesia de São Bento". O raid decorre durante a tarde, percorrendo um percurso fornecido pela organização, com indicação dos vários pontos a fotografar. No final, pede-se a partilha de uma fotografia, legendada, de cada um dos dez pontos indicados. As fotografias poderão vir a constituir uma galeria a exibir localmente.

pub

CANALIZAÇÕES • AQUECIMENTOS BOMBAS • SISTEMAS SOLARES ASPIRAÇÃO CENTRAL


Jornal da Golpilheira

. sociedade .

Outubro de 2010

11

Semana de Sensibilização de luta contra a Pobreza em Leiria

Contra a pobreza, tu podes ser a diferença

Exposição fotográfica também na Batalha

“O que é para si a pobreza?"

DR

Leiria foi palco de uma Semana de Sensibilização de Luta contra a Pobreza, de 17 a 24 de Outubro, com o lema "Contra a pobreza, tu podes ser a diferença". Organizada pelo Grupo Missionário Ondjoyetu, da diocese de Leiria-Fátima, a semana foi planeada pelo padre Vítor Mira, para sensibilização da comunidade local para esta temática. "Temos tido o apoio, tanto das pessoas que compõe o grupo, como das entidades locais, a Câmara Municipal de Leiria principalmente", disse-nos Clara Neves, membro do grupo missionário Ondjoyetu. Foi no contexto do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, celebrado no dia 17 de Outubro, que surgiu esta iniciativa. Este dia é normalmente utilizado como forma de protesto pela defesa dos direitos humanos e pelo combate à pobreza do mundo. Para tal, foi montada uma tenda no Largo do Papa, onde funcionou um barómetro de perguntas para interagir com os leirienses, de forma a "chegar-lhes ao coração". Com uma versão para adultos e outra para crianças, as questões eram, respectivamente: "Quais as causas da pobreza?" e "O que podes fazer pelos meninos mais pobres?". Quanto aos adultos, os resultados foram os seguintes: má distribuição da riqueza e corrupção, 278 (43,32%); desemprego, 115 (17,85%); falta de acesso a cuidados de saúde e educação básica, 74 (11,49%); consumismo e má gestão

familiar, 65 (10,09%); individualismo e exclusão social, 55 (8,54%); degradação ambiental, 26 (4,03%); outros, 30 (4,65%). Quanto às crianças, as respostas foram as seguintes: poupar dinheiro para ajudar os outros, 135 (28,18%); não estragar comida, 134 (27,97%); cuidar e poupar material e brinquedos, 89 (18,58%); aproveitar o que aprendo para ajudar os outros, 79 (16,49%); outros, 42 (8,77%). Na mesma tenda funcionou uma mostra de artesanato de Angola e duas exposições fotográficas "Ser Jovem no Gungo" e "Crianças do Gungo", que deram a conhecer um pouco a missão que a nossa diocese mantém no Sumbe. Um dos momentos mais altos teve lugar no dia 19, com o espectáculo "Por um Mundo Melhor", interpretado gratuitamente pela "Academia de Ballet e Dança Annarella" no Teatro Miguel Franco, cujos lucros reverteram a favor

da ADAV. No sábado, teve lugar o XI Encontro Nacional do Voluntário Missionário que contou com a presença de cerca de 80 pessoas em representação de 17 entidades que trabalham com voluntariado missionário em diversos países, principalmente em Portugal e nos PALOP. Um encontro que terminou com a celebração da missa na igreja do Espírito Santo, presidida por D. Serafim Ferreira e Silva. Dados da pobreza Apesar de esforços como este, ao longo das décadas a desigualdade entre ricos e pobres continua a aumentar. Mais de 3 mil milhões de pessoas não têm uma vida digna por causa da pobreza, agravada pela fome, doenças, analfabetismo e discriminação. Segundo os dados da Comissão Europeia, o desemprego elevado ocupa grande parte da responsabilidade nas razões que levam à pobreza em Portugal,

seguido dos baixos salários, falta de educação e formação, pobreza "herdada" e toxicodependência. Analisando dados mais recentes, 17,9% da população portuguesa vive em risco de pobreza, sendo que 1,8 milhões de pessoas não têm rendimentos necessários para uma vida sem privações. As crianças e os desempregados são os grupos mais vulneráveis à pobreza. "Com o aumento do desemprego é de esperar que haja um agravamento do risco de pobreza neste grupo", refere Isabel Baptista, investigadora do Centro de Estudos para a Intervenção Social. Aqueles que tinham salários precários e se viram em situação de desemprego vão receber subsídios muito baixos e são estes os casos mais graves. Toda a sociedade é responsável por mudar este cenário, é indispensável mais ajuda. Não custa contribuir e fazer a diferença. Ângela Susano

A questão foi lançada pela Rede Europeia AntiPobreza/Portugal a vários cidadãos do distrito de Leria e serviu de mote a uma campanha de sensibilização contra a pobreza e a exclusão social. O projecto "O que é para si a pobreza?" contou com a parceria de várias autarquias e outras entidades, com o desafio de receber respostas através de imagens fotográficas que abordassem as várias necessidades da sociedade actual e sensibilizassem a população para a luta por esta causa. A iniciativa teve início a 11 de Maio e termina agora com a recolha das fotografias numa exposição itinerante que chegará aos concelhos envolvidos, inaugurada no castelo de Porto de Mós a 25 Outubro. A próxima exibição desta mostra será na Batalha, na Galeria Mouzinho de Albuquerque, de 3 a 7 de Novembro, a visitar entre as 14h00 e as 18h00. Depois seguirá para a Biblioteca da Marinha Grande (9 a 13 de Novembro), Câmara Municipal de Pombal (16 a 21 de Novembro) e Teatro José Lúcio da Silva (23 a 28 de Novembro).

Caritas associa-se à campanha

"Acabar Com a Pobreza Já!" A Caritas Portuguesa e o conjunto das suas organizações diocesanas estão a associar-se a uma campanha de recolha de assinaturas para a campanha "Acabar Com a Pobreza Já!", que está a decorrer na Internet. "O tempo presente reclama a nossa incondicional participação em tudo o que seja para defender a dignidade dos pobres; esperamos por isso vir a recolher muitas folhas com assinaturas, até ao fim deste mês", refere o presidente da Caritas nacional, Eugénio Fonseca. No sítio www.caritas.pt está disponível o link para a votação online e o modelo que pode ser impresso ou fotocopiado em papel. Qualquer pessoa pode assinar, desde que não o tenha feito anteriormente pela via electrónica. O mesmo pode ser feito no site a campanha, onde se encontram todos os materiais sobre a mesma, em www.acabarcomapobrezaja.org.pt. A recolha de assinaturas decorre até ao final do mês de Novembro. pub

Filipa Silva Solicitadora

Telf./Fax. 244 765 466 | Telm. 910 865 979 E-mail: 4830@solicitador.net Estrada de Fá�ma, n.º 16 - B, R/C Esq., 2440-100 Batalha (Junto à escola de condução Espírito Santo e Reis, Lda)

CONSTRUÇÕES Edifício Arcadas - Piso 0 - Loja 1 Av. Marquês de Pombal - 2440 Leiria

Telefone 244 815 818


12

Jornal da Golpilheira

. pub .

Outubro de 2010

Hélio Videira

Representante das marcas

Rua D. Filipa de Lencastre, N.º 7 A • 2440 BATALHA • Tel. e Fax 244766569

Rua da Freiria - Lt 7 - r/c • 2440-046 BATALHA • Telm. 919 327 418

• Electricidade • Sistema de Alarmes • Telecomunicações • Canalização Água • Aspiração Central • Climatização • Ar Condicionado • Painéis Solares • Aquecimento Central

Quinta da Fonte Velha 2440-234 GOLPILHEIRA Tel. 244767375 • Tlm. 919854478

Adelino Bastos

Licença de Exploração Industrial N.º 50/2010 SEDE: TRV. DO AREEIRO, 225 • ZONA IND. JARDOEIRA • 2440-373BATALHA FILIAL: CASAL DE MIL HOMENS • 2440-231 GOLPILHEIRA TELS: 244 768 766 • 917 504 646

• Oficina de reparações gerais • Testes computorizados a motores • Serviços de ar condicionado

SOCIEDADE DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA, LDA. Licença AMI n.º 7416

Urbanização Aldeia de Santa Marta Zona calma na Calvaria de Cima Vivendas individuais • 140.000 euros

! o id t n a r a g o t n e m ia Financ Pç. Município, Lt.5-r/c D. 2440-107 BATALHA Telf. 244 766 202 Tlm. 912 230 888

A Solução na Habitação... Procura a casa dos seus sonhos? Quer trocar de casa? Quer reduzir a prestação do empréstimo? Fale connosco... ...nós temos a solução!

(Ref. 361) Moradia T3 em Golfeiros, Batalha, com excelentes acabamentos. Tem piscina privada. Óptimas Vistas. Localiza-se em local calmo e fica a 2 minutos do Centro da Vila Histórica da Batalha e a 5 minutos da Vila de Porto de Mós. • 180.000 euros.

Pesquise na Internet as nossas promoções a nível nacional:

www.leninveste.pt

(Ref. 375) Apartamento T3 na Rua dos Bombeiros, Batalha, com garagem e arrecadação individual. Boas áreas, a 1 minuto do Mosteiro. • 79.500 euros

(Ref. 321) Vivenda tipo T5, com terreno anexo, individual, toda remodelada. Zona de excelência. Disposição solar nascente - poente. Preço em promoção pela localização e construção. Situada a 6 Kms de Leiria e 6 Kms da Batalha, a 1Km do IC2 na Freguesia de Golpilheira. ÓPTIMO NEGÓCIO. Possibilidades de permuta. • Preço BAIXOU! para 128.500 euros

(Ref.371) Apartamento T3, situado a 2 min. do centro da Batalha, perto do Centro de Saúde e escolas. Vista para o rio e campo de Golf. Boas áreas. • 120.000 euros


Jornal da Golpilheira

. pub .

Outubro de 2010

13

PRONTO-A-VESTIR 0 AOS 20 ANOS E PRÉ-MAMÃ

BRINQUEDOS

MATERIAIS DIDÁCTICOS

PUERICULTURA

Telas • Esculturas • Azulejos Móveis • Peças Decorativas Sempre exclusivo e original!

ACESSÓRIOS PARA BEBÉS

BATALHA R. D. Filipa de Lencastre, 4 D CÉLULA B • Tel. 244 766 560

os! VisG OitLeP I-LnH E I RA

LEIRIA Av. Comb. Grande Guerra, 32 Tel. 244 837 317

na

Um toque de arte na decoração da sua casa...

Rua do Choupico, 129 Casal de Mil Homens 244765498 / 965170426 nelson.c.gomes@hotmail.com

Caixa da Batalha Fornecedor de Materiais de Construção Aterros e Desaterros Jardinagem - Embelezamento de Espaços

Felicitamos o Jornal da Golpilheira pelo seu 14.º aniversário.

CA Seguros CA Vida CA Consult CA Gest

CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO DA BATALHA


14

Jornal da Golpilheira

. eclesial .

Outubro de 2010

Festa no Mosteiro da Visitação da Batalha

Votos da Irmã Rita Maria O dia 5 de Outubro foi de festa para a comunidade do Convento da Visitação na Batalha. Tendo terminado o prazo dos seus Votos Temporários, a Irmã Rita Maria, de 38 anos, foi admitida pelo Capítulo da Comunidade aos Votos Perpétuos Solenes. Escolheu o dia 5 de Outubro, simplesmente por ser o dia mais próximo da data que marcava a sua primeira Profissão. E foi também por ser dia feriado, havendo mais possibilidade de assistência dos fiéis, como a Santa Igreja o recomenda e também para os seus familiares e amigos poderem assistir. A Eucaristia, às 15h00, foi presidida por Monsenhor Luciano Guerra e concelebrada por quatro sacerdotes. No momento dos votos, a Noviça saiu da clausura para o Presbitério, onde fez a sua Profissão de Votos Solenes. E no final os convidados participaram num "copo de água " que a néo-professa ofereceu.

A nova Professa, natural de Lisboa, fez 39 anos no dia seguinte aos votos. Foi uma jovem como tantas outras. A sua família era católica, mas nunca assumida e muito menos praticante. Por isso, nunca teve uma educação católica. Na sua juventude, enfrentou uma doença no coração que a fez ouvir o chamamento d´Ele. Começou por frequentar a catequese, assistir às missas dominicais, fez a Primeira Comunhão, a Comunhão Solene e o Crisma. Quando já namorava, conheceu esta Congregação das Irmãs da Visitação e nela se integrou, onde realizou uma grande caminhada de oração. Sentiu-se sempre cada vez mais feliz e realizada no caminho que escolheu. Hoje afirma-se "muito feliz", consciente de que este "é o culminar de um caminho e o início de outro. Inicio de uma vida de oração, obediência e missão em clausura". Está feliz por Deus a ter chamado e por

se encontrar junto d´Ele. Segundo um familiar, "era aquilo que ela queria, desde muito nova. Está feliz porque sentiu o chamamento da fé. Ela adorava a vida e depois veio enclausurar-se. É complicado perceber... mas é a sua vontade". Para entendermos melhor qual o verdadeiro significado desta escolha de vida, colhemos alguns testemunhos que publicamos nesta página. Texto e fotos Catarina Bagagem

A Madre Superiora acompanha a nova Professa

Mon. Luciano Guerra presidiu

Momento da prostração

TESTEMUNHOS... Apostolado pela oração

Sinal de Deus para o mundo

Uma nova Primavera

Nós somos poucas, há muito tempo que fizemos esta "festa maior" e há uns 15 anos que não temos Profissão Solene, a última foi a Maria Nadire, agora já com 97 anos, pois já veio com bastante idade. Mas no dia 31 de Outubro vamos ter outra, se Deus quiser, portanto a comunidade fica enriquecida com mais duas profissões de Votos Perpétuos Solenes. Temos agora uma postulante e vamos ver se Nosso Senhor nos manda mais. Porque a comunidade já está um bocadinho idosa, tem muitas irmãs com muita idade, doentes, e precisamos de gente nova para continuar a Ordem. Eu estou felicíssima, a Irmã Rita também, e Deus também. É mais um membro da Igreja que se consagra inteiramente. Embora não tenhamos apostolados exteriores, mas temos pela oração. Santa Teresinha nunca saiu do convento e foi proclamada a Padroeira das Missões, portanto nós aqui procuramos fazer o mesmo: conquistar almas, salvar almas, somos missionárias pela Oração. A Irmã Rita é muito dedicada, pode-se contar com ela para qualquer serviço, com muita disponibilidade. Qualquer coisa que se peça ela oferece-se. Tens defeitos como qualquer pessoa, mas na obediência, na submissão, na caridade, tem um grau bastante elevado, o que é muito bom para nós e para o mundo inteiro, que ela se eleve como as almas se elevam do mundo, como bandeira santificante. Este é o nosso apostolado, o nosso modo de ajudar os outros. Outras ordens têm grandes austeridades e podem ajudar a Igreja dessa forma, mas nós não temos austeridade, por vontade do Santo Padre expressa aos fundadores, de modo a podermos ter uma audiência mais vasta. É uma entrega ao Senhor de outra maneira, mesmo bem calçadas e não descalças como outras comunidades andam, mas numa fidelidade grande às nossas Constituições. Irmã Maria de Lurdes, Superiora da Comunidade

Eu senti que esta celebração de Profissão de Votos Perpétuos é mais um sinal da riqueza do Espírito Santo que adorna a Igreja com inúmeros carismas e vocações, que contribuem para o bem de todo o corpo que é a Igreja. Nomeadamente, este tipo de vocação específica que é a clausura das Irmãs Contemplativas, que seguem o carisma dos fundadores São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal, procurando viver num espírito de grande humildade e de bondade, amabilidade para com os outros. Esta vocação e esta Ordem são um sinal para o nosso mundo, de que Deus realmente está vivo e operante. Porque ninguém abraçará uma vocação de consagração como esta sem uma grande fé e sem um grande amor a Deus e também, ao fim e ao cabo, aos outros e à Igreja. Pe. Manuel Pina Pedro, capelão

Este dia significa que Cristo vive em nós de várias formas e que a realidade da vida religiosa, uma das formas mais difíceis e radicais, continua a ter vocações. Temos a ideia de que este mosteiro está muito envelhecido, mas vamos ver o que Deus quer para o futuro, se realmente se irá conseguindo renovar-se…eu espero que sim! Mesmo com raparigas ou mulheres que de facto já não são muito novas, como o caso da Irmã Rita, mas é muito possível que este Mosteiro se venha a sustentar e era muito bom, não só pelo sítio que é muito bom, recolhido, mas também para a Diocese! Graças a Deus que a Igreja já não pode viver de aparências e, por isso, a Igreja hoje vai ficando cada vez mais daquilo que realmente é! E a meu ver está a passar por tempos de uma aparência de pobreza muito grande de vocações, missa dominical, jovens que se afastam, não chegam a aproximar-se. Mas eu penso que isto é uma fase necessária, é uma fase de Inverno que acabará, espero eu, numa nova Primavera. Porque assim, como no Inverno as coisas parecem todas mortas, as árvores, as cepas... e depois vem a Primavera e começa a rebentar por todos os lados e afinal o Inverno serviu para a planta se alimentar. E às vezes na Igreja acontece a mesma coisa. Desejo que a Irmã Rita seja fiel à intenção e ao coração que usou hoje, ao fazer esta Profissão de Votos! Monsenhor Luciano Guerra, presidente da celebração

pub

No nosso 12º ANIVERSÁRIO, agradecemos a preferência de todos os clientes e amigos! Um espaço ampliado e renovado, para o servir com mais variedade e qualidade!

Tel. 244 766 105 Tintas Telem. 919 194 756 Drogaria Casal da Ponte Nova Ferragens 2440 BATALHA Ferramentas Materiais de Construção


Jornal da Golpilheira

. eclesial .

Outubro de 2010

15

Assembleia Diocesana marcou início do novo ano pastoral 2010-2011

Igreja de Leiria-Fátima chamada à caridade

ritas Diocesana, a Comissão Justiça e Paz, o Serviço de Apoio à Mobilidade, o Serviço de Pastoral da Saúde e o Serviço da Comunicação Social.

LMF

Uma assembleia muito participada

com evidente diversidade de ritmos e carismas, mas com alguma capacidade de se organizar em torno de um projecto comum. Neste contexto, sublinharam-se alguns “grande momentos” de celebração e vivência da comunhão eclesial, como foi o caso da “Festa da Fé – Rosto(s) da Igreja Diocesana”, da Peregrinação Anual a Fátima, da Festa do Corpo e Sangue de Cristo em Leiria e da visita do Papa a Portugal, ocasiões em que os diversos grupos e comunidades participaram activamente na preparação e realização de um programa pastoral comum. Sob o signo da Caridade Esta sessão comemorativa do Dia da Diocese tem como principal objectivo a apresentação do tema para o ano pastoral que se inicia. Neste caso, um tema tão claro como o da carta pastoral que o desenvolve: “Chamados à Caridade”. “Somos chamados à caridade, tomando esta palavra no seu mais profundo significado, não apenas como simples ajuda pontual a alguém, mas como

modo de viver que brota do próprio mistério de Deus, que é Amor”, começou por sublinhar o Bispo diocesano na apresentação que fez do documento. Nesse sentido, os cristãos devem ter em conta os cenários concretos do mundo em que vivem para agirem “de modo criativo face às interpelações”. Essa acção deve ser “fundada numa espiritualidade que a sustente”, lembrou D. António Marto, apontando como “ícones” as cenas bíblicas do Lava-Pés (Jo 13, 1-17) – Deus que se ajoelha aos pés do Homem e se entrega por amor, do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37) – que revela o estilo daquele que vê o outro com o coração, e do Juízo Final

LMF

Como é tradição no primeiro domingo de Outubro, a Diocese de Leiria-Fátima reuniu-se em Assembleia, presidida pelo seu Bispo, para marcar o arranque solene de mais um ano pastoral. Foi no passado dia 3, no Seminário de Leiria, com a participação de cerca de 400 pessoas – leigos, padres e religiosos – sobretudo as mais envolvidas na acção das várias comunidades, paróquias, serviços e movimentos eclesiais. A sessão começou ao início da tarde, com o acolhimento musical do coro litúrgico da Paróquia da Marinha Grande, dirigido por Fernando Brites, grupo que animou a tarde com a execução de algumas peças. Depois, D. António Marto saudou todos os presentes e presidiu a um breve momento de oração, com que foi dado o mote para os trabalhos: “Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno” (Rom 12, 10-13). Seguiu-se uma apresentação multimédia da caminhada diocesana durante o último ano pastoral, em que o tema central era definido na carta pastoral “Ir ao Coração da Igreja”. Este foi o documento central nas acções de formação, reflexão e outras iniciativas, a nível paroquial, vicarial e diocesano, bem como em comunidades religiosas, movimentos e associações eclesiais. Vários desses exemplos foram apontados, com imagens que ajudaram a ilustrar o dinamismo de uma Diocese multifacetada,

(Mt 25, 31-46) – o amor é o único critério pelo qual seremos julgados. “A Igreja nasce da caridade, vive da caridade e orienta-se para a caridade, no testemunho de amor aos irmãos”, afirmou o prelado. Referindo-se, depois, à terceira parte da sua carta pastoral, onde entra nos aspectos mais práticos de orientação pastoral, o Bispo diocesano salientou algumas das frentes em que somos chamados a agir, “a nível local, com acções concretas”, já que “a caridade deveria tornar-se o estilo habitual de viver da comunidade cristã”. Nesse sentido, D. António apelou ao “entusiasmo dos agentes pastorais, padres e leigos”, para realizarem as várias

D. António falou da sua Carta Pastoral

propostas apresentadas. Em resumo, uma acção que passará por cultivar a espiritualidade (com incidência no retiro popular quaresmal), pelo testemunho fraterno dentro da Igreja, pela proximidade para com os mais pobres, pela catequese para o amor, pela celebração mais cuidada da Eucaristia, pela cooperação missionária, pela melhor organização dos serviços diocesanos e paroquiais de acção sócio-caritativo, pela promoção do voluntariado, pela formação, pela vivência do amor em família, pela pastoral vocacional e pelo acompanhamento da pastoral de Fátima, na preparação do centenário das Aparições. Depois da intervenção do Bispo, o vigário-geral, padre Jorge Guarda, apresentou de forma esquemática o tema e os objectivos do ano e o director do Departamento de Pastoral Social, padre Luís Inácio João, falou dos serviços e principais projectos deste departamento, que será um dos mais directamente implicados na acção deste ano. Aqui se incluem a Ca-

Uma fé de “qualidade” A Assembleia terminou com a celebração eucarística, na igreja do Seminário. Na homilia, D. António Marto sublinhou que a nossa acção será tanto mais frutuosa quanto maior for a nossa fé. “Não se trata de quantidade, mas de vitalidade e de força da fé, do grau de confiança que depositamos em Deus”, afirmou o prelado, dando como exemplo a vida de Madre Teresa de Calcutá, “mulher franzina e sem poder, mas cuja fé, como um grão de mostarda, moveu montanhas”. Tal como no caso daquela religiosa, “uma fé que se manifesta no amor gratuito e desinteressado, de quem se coloca ao serviço de Deus e dos outros, como servo inútil”. No final da celebração, decorreu o envio missionário de um leigo diocesano para o Sumbe, “para partilhar os seus dons com os que mais precisam, que vai em nosso nome e com o qual ficamos unidos espiritualmente”, frisou D. António. A esse propósito, o Pastor lembrou que “Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de caridade”. E terminou dirigindo a todos a interpelação do salmo desse dia: “Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis o vosso coração!”. Luís Miguel Ferraz pub

Cafetaria espaço mais Agora num . acolhedor.. moderno e visite-nos!

Tel. 244 769 720 EMISSÃO ONLINE

www.radiobatalha.com


16

Jornal da Golpilheira

. economia .

Outubro de 2010

. economia .

. finanças .

Anabela Lopes TOC

A dimensão individual da responsabilidade social

Na actualidade económica, qualquer empresa que seja considerada apenas como um instrumento de geração de riquezas materiais, os seus objectivos maiores estarão a ser esquecidos. Na realidade, hoje, muitas empresas reconhecem que o desenvolvimento sustentável a longo prazo depende de um bom desempenho ambiental e social. As empresas que tomaram a decisão de adicionar valor à sociedade e preservar o meio ambiente, ou seja, que levaram em consideração a sua responsabilidade social, rapidamente descobriram o sucesso do negócio. Todavia, para além da Responsabilidade Social Empresarial, deveremos considerar também a procura da Responsabilidade Social Individual, isto é, a forma como nós, cidadãos, percebemos e entendemos o nosso "papel", ou em bom rigor, a nossa responsabilidade no mundo em que vivemos. De facto, muito pouco se fala sobre a responsabilidade que cada um de nós como indivíduo deve prestar à sociedade, ao ambiente, ao próximo e porque não a nós mesmos. A realidade quotidiana dá-nos exemplos reais e profundos de comportamentos e práticas que reflectem um egocentrismo preocupante. Consigo formular um conjunto de questões, que reflectem naturalmente a actual crise económica: O que posso eu fazer para minimizar os efeitos desta situação que a todos nos aflige? Que compromisso posso tomar em relação às gerações futuras no que se refere à sua educação e para com o ambiente? Em resposta, dificilmente formulamos a hipótese da nossa responsabilidade na retoma e facilmente colocamos os outros na posição de réu: o Estado, o Mercado Financeiro e as empresas… Acho, pois, que é chegada a hora de cada um de nós, independentemente da sua realidade socioeconómica, definir e implementar na medida do possível uma Estratégia Pessoal. Implicando uma conduta ética e responsável, incluir elementos como: a tolerância, paz, aceitação da diferença, ser livre mas respeitando a liberdade de outros, ser um consumidor consciente, buscar o auto conhecimento, o equilíbrio interior e a valorização pessoal. Acredito que, revertida esta falta de responsabilidade, e consequentemente agindo de forma social e moralmente aceitável, estaremos a facilitar a nossa própria vida e a reforçar a acção do Estado nas suas obrigações sociais. Não alimentemos pretensões de salvar o mundo, mas se melhorarmos uma ou duas vidas, poderá ser um bom começo.

Joana Valério TOC

Os bens essenciais e o Orçamento de Estado

Certamente, todos nós já ouvimos falar do tão "badalado" Orçamento de Estado (OE) e das consequências que daí possam resultar ao nível do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA). Assim, para além das alterações de taxas deste imposto, que irão ser agravadas em 1% ou 2%, diversos bens considerados essenciais podem deixar de ter IVA à taxa reduzida (6%) e passar a ser taxados a uma taxa normal, ou seja 23%, caso se aprove. Igualmente, outros bens que tinham taxas intermédias (13%) podem passar a registar esta taxa máxima. Desta forma, caso o OE venha a ser aprovado, teremos certamente todos de fazer um "esforçozinho" adicional, para adquirir bens, tais como: manteigas, sobremesas lácteas, conservas, refrigerantes, óleos alimentares, entre outros, a um preço bastante superior. Também a actividade física e desportiva vai deixar de registar IVA à taxa reduzida, para passar a ser tributada em 23%. Bem, se calhar este até faz sentido, afinal passamos a comer menos e talvez vamos menos ao ginásio. De qualquer forma, dá para questionarmos… será que ainda há espaços no cinto para fazermos mais um buraco? E pior, quem já não usa cinto… como fará? Ora vamos lá a contas (preços meramente indicativos e com valor do IVA incluído): Refrigerantes Conservas Antes: 2,80 euros Antes: 1,00 euros Agora: 3,28 euros Agora: 1,17 euros Óleos Alimentares Antes: 1,46 euros Agora: 1,65 euros

Leite achocolatado Antes: 1,50 euros Agora: 1,78 euros

Plantas Ornamentais Antes: 30,00 euros Agora: 32,95 euros

Golpilheira presente em conferência internacional

Realizou-se nos passados dias 14 e 15 de Outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, a 4.ª edição da GECAMB, uma versão portuguesa da conferência CSEAR (Centre for Social and Environmental Accounting Research). Esta pretende ser uma reunião informal de investigadores, docentes, alunos, entidades governamentais e não governamentais, enfim, todos aqueles que se interessem por questões ligadas à gestão e contabilidade social, ambiental, desenvolvimento sustentável, quer em termos teóricos quer em termos práticos. A partilha de conhecimentos nos domínios dos instrumentos, políticas e estratégias emergentes com vista ao desenvolvimento sustentável, com um forte pendor de interdisciplinaridade nas áreas da contabilidade, economia, planeamento e gestão ambiental, é um dos objectivos principais. Fomentar a discussão e reflexão crítica sobre todas estas temáticas, num ambiente construtivo e relaxado, é outro dos objectivos. Nesta GECAMB 2010 estiveram presentes 56 participantes e oradores oriundos de vários países: Alemanha, Brasil, Canada, Espanha, Escócia, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino unido e Suécia. A presença portuguesa esteve representada por várias escolas de ensino superior do país: Minho, Lisboa, Porto Coimbra e Leiria. A Golpilheira também marcou a sua presença, com duas oradoras que apresentaram os seus trabalhos de investigação: a Inês Vieira, com o seu trabalho "Corporate governance, ethics and social responsibility: comparing continental european and anglo-saxon firms", e a Cristina Agostinho, com o seu trabalho "The free cash flow, corporate governance and corporate social responsibility: an analysis for Euronext firms".

Novos serviços de diagnóstico

Autojordão inaugura espaço ampliado A oficina Autojordão, situada na estrada de Porto de Mós, na Ribeira de Baixo, inaugurou no passado dia 23 de Outubro uma nova ampliação dos seus serviços, direccionados sobretudo para a pré-inspecção das viaturas. Assim a zona de recepção é agora totalmente nova, com equipamentos da mais recente tecnologia de diagnóstico computorizado e verificação de suspensões, travões e alinhamento de direcção. O cliente fica assim com a possibilidade de saber em que estado geral se encontra a sua viatura, ainda antes de

LMF

Cristina Agostinho Docente Ens. Superior

. gestão .

avançar para os serviços de reparação mecânica, eléctrica e electrónica disponibilizados neste agente credenciado pelo Bosch Car Service. Na mesma zona foi ainda

instalado um posto de troca de pneus e alinhamento de direcção, para uma resposta mais rápida e eficaz deste serviço. Segundo Fernando Jordão,

sócio gerente da empresa, "é um investimento que se justifica pela cada vez maior exigência de qualidade por parte dos clientes e para podermos acompanhar os mais modernos meios de diagnóstico e reparação dos veículos". E foi na linha de uma relação que pretende "cada vez mais personalizada e direccionada para as necessidades dos clientes" que a empresa marcou esta inauguração com um beberete, onde marcaram presença várias dezenas de pessoas que ali procuram regularmente assistência automóvel.


Jornal da Golpilheira

. saúde .

Outubro de 2010

. saúde .

Salão Paroquial da Azóia 31 de Outubro de 2010 09h00-13h00 Centro Recreativo da Golpilheira 7 de Novembro de 2010 09h00-13h00

Ana Maria Henriques Enfermeira

Vícios

Os vícios são considerados como geradores de prazer, alegria e desejo. Mas, esta propaganda televisiva de homens e mulheres bonitas divertindo-se e sorrindo esconde uma realidade de comportamentos compulsivos com menos motivos de alegria. Neste artigo serão abordados os vícios da comida, do álcool, do café e do tabaco. O início é semelhante em todos os vícios: um copo bebido socialmente apoio / pub interna

ou um cigarro fumado para acompanhar os amigos. Tudo situações comuns, se de atitudes pontuais não passarem a comportamentos compulsivos. O pior acontece quando a vertigem do consumo amplia e a situação tem de ser repetida até à exaustão. E isto pode acontecer com qualquer tipo de comportamento ou substância. Para um comportamento se tornar compulsivo é preciso haver uma interacção entre o cérebro e uma substância ou uma situação. Os circuitos de prazer do cérebro são activados e, em resultado de uma aprendizagem natural, há uma resposta neuroquímica repetitiva que faz manter esse comportamento compulsivo. O vício da comida é um distúrbio alimentar que consiste na ingestão compulsiva, rápida e abusiva de comida sem que a pessoa esteja, realmente, com necessidade de comida. Os sinais mais evidentes são: comer muito mais rápido do que o normal, comer até se sentir desagradavelmente cheio e sentir-se culpabilizado depois de comer. O consumo do álcool

causa, numa primeira fase, euforia, desinibição e sociabilidade. Conforme aumenta a quantidade de álcool, os efeitos passam a ser mais depressivos, chegando a causar falta de coordenação motora, diminuição de sensações, perda de controlo, sono e, numa fase mais avançada, chega-se a entrar em coma alcoólico. O álcool está intimamente ligado ao aparecimento de certas doenças, como a cirrose, gastrite, anemia e úlceras cutâneas, além de afectar também a parte do cérebro que controla o sistema respiratório e cardíaco. A cafeína é o estimulante legal mais usado no mundo, estando associada ao café e às "colas". Esta não produz uma verdadeira euforia, mas causa dependência psicológica, aumenta a actividade, a performance mental e motora, especialmente nas pessoas mais cansadas. Também aumenta o ritmo e a potência do coração, aumenta o volume de urina e dilata as vias respiratórias. Um consumo muito elevado deste estimulante pode levar à ansiedade, irritabilidade, stress e depressão. A nicotina é uma das

17

drogas mais consumidas no mundo, tendo como principal efeito uma "elevação leve do humor". Ao longo dos anos de consumo de tabaco, a pessoa pode ter a necessidade de consumir cada vez mais, para sentir os mesmos efeitos. O simples acto de fumar aumenta a probabilidade de ocorrência de doenças como cancros variados, pneumonia, enfarte do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame cerebral, doença pulmonar obstrutiva crónica, úlceras gástricas, etc. A cessação abrupta de fumar causa o síndrome de abstinência (desejo incontrolável por cigarros, irritabilidade, agitação, prisão de ventre, dificuldade de concentração, tonturas, insónias e dores de cabeça), desaparecendo dentro de uma ou duas semanas. Os vícios aqui apresentados são comportamentos que devem ser reduzidos e eliminados. Para isto, é necessário que sejam reconhecidos e seja demonstrada vontade de os findar. Será fundamental ajuda e aconselhamento, pelo que uma ida ao médico de família pode ser um salutar fim para estes comportamentos compulsivos.

Município da Batalha investe 80 mil euros

Postos de tratamento para vias respiratórias O Município da Batalha vai adquirir dois postos de tratamento das vias respiratórias, a instalar no Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição, nas Brancas. O investimento, que

ultrapassa os 80 mil euros, será de futuro instalado no edifício das Termas das Salgadas e vai permitir realizar tratamentos de inalações quentes, duche nasal e aerossol termal.

Os equipamentos vão permitir, no imediato, assegurar alguns tratamentos da especialidade de otorrinolaringologia no Hospital Nossa Senhora da Conceição. pub

Golpilheira Rua da Escola Velha (ao lado da Farmácia) Horário: 5ª feira, 08h00-10h00

LABETO, SA

Batalha Célula B, 11 // T: 244 768 686 Horário: 2ª a 6ª feira, 08h00-12h00 e 14h00-17h30 Sábado, 08h00-10h30

ANA FREITAS Médica Dentista

Lic. p/ Fac. Medicina Dentária de Lisboa

BATALHA

Policlínica D. Nuno Tel. 244 765 700

- Medicina Dentária Geral -

Higiene Oral Implantologia Ortodontia Próteses

Marcação de consultas 911 089 187

Todos os dias!

Acordos com: SAMS, Multicare, SSCGD, Associados do Montepio, Advance Care, WDA (Axa, BES-seg., Tranquilidade, Allianz, Lusitânea e Future Healthcare)


18

Jornal da Golpilheira

. página da escola .

Outubro de 2010

Área de projecto - Ano Lectivo de 2009-2010 • 4 º Ano de Escolaridade

O Sono e a Aprendizagem Escolar Dormir é algo que se pode ensinar, defendem os especialistas. Dá trabalho aos pais, desespera qualquer um, mas o resultado compensa. Os miúdos que dormem bem crescem mais saudáveis. São alunos mais atentos e, segundo estudos científicos recentes, mais bem-comportados e até menos obesos. Os problemas de sono mostram-se muitas vezes logo nas primeiras semanas de vida. A maioria dos bebés apresenta maiores tempos de vigília e de movimento no final do dia e início da noite, segundo os especialistas. Mas é possível contrariar essa tendência. Estimulando o bebé durante o dia, quando está acordado (com luz, fala, sons, mexendo-lhe, etc.) de forma a dormir o mínimo de horas possível – e, pelo contrário, promovendo o silêncio absoluto e a escuridão completa durante a noite. Rotinas e rituais Criar rotinas é indispensável para estabelecer padrões de sono saudáveis. É importante manter a hora de deitar e levantar e os especialistas aconselham rituais a anunciar o descanso da noite. Banho, vestir o pijama, lavar os dentes, contar uma história... a ordem deve manter-se e a última actividade deve acontecer já no quarto da criança. O que sugiro aos pais é que incluam na rotina, após o jantar e da higiene, uns vinte ou 30 minutos com os filhos no quarto,

fazerem uma brincadeira calma, cantarem uma música, contarem uma história, etc... », diz a especialista. Mas os rituais nunca devem ser suspensos como punição, diz Armando Fernandes. «Mesmo que tenha posto o seu filho de castigo, não o deixe adormecer com a noção que está zangado com ele», lembra aos pais. Ter uma fralda ou um boneco por companhia também é uma boa estratégia: o objecto está lá ao adormecer e ao acordar, e isso dá segurança aos mais novos. E para conseguir dormir bem, segundo o especialista, é preciso aprender a adormecer sozinho, o que implica alguma disciplina da parte dos pais e nervos de aço para conseguir cumprir os tempos de choro aconselhados antes de voltar a entrar no quarto do filho. O medo do escuro a exigir uma luz de presença surge entre os dois e os cinco anos, idade em que podem

QUANTAS HORAS PRECISAMOS DE DORMIR RECÉM-NASCIDO - 13 a 17 horas DOIS ANOS - 9 a 13 horas TRÊS ANOS - 12 horas CINCO ANOS - 11 horas DEZ ANOS - 10 a 11 horas 16 A 54 ANOS - 6 a 9 horas MAIS DE 65 ANOS - 6 a 8 horas

ocorrer terrores nocturnos ou pesadelos. Os primeiros acontecem uma a quatro horas depois de adormecer. A criança nunca chega a acordar, mesmo quando se senta na cama, fala ou gesticula, e abraçá-la e sossegá-la é a melhor forma de lidar com o pânico – ela não se vai recordar de nada no dia seguinte. Os pesadelos, que acontecem já na segunda metade da noite (sono REM), colocam aos pais um desafio maior. A criança acorda e relata um sonho mau – lembra-se do pesadelo – e não raras vezes procura a cama dos pais. É possível, alterando pequenas coisas, fazendo pequenos ajustes na rotina da família, tornar o momento de deitar mais calmante e relaxante para todos», diz a psicóloga O que diz a Ciência Crianças que dormem mal correm maior risco de obesidade. Em 2006, investigadores de Bristol (Reino Unido) relacionaram a privação do sono com alterações de metabolismo que fazem aumentar o risco diabetes, doenças cardiovasculares e também a obesidade. Mais recentemente, um estudo da escola de Medicina de Harvard mostrou que os bebés que dormem menos de 12 horas são mais gordos na idade do pré-escolar. O pediatra Armando Fernandes constata essa realidade na prática

clínica. Diz que o cansaço leva à falta de exercício e aponta responsabilidades a alguns factores hormonais. «É na fase NREM que ocorre o pico de produção da hormona do crescimento, aproximadamente meia hora pós uma pessoa dormir. Esta hormona ajuda a manter o tónus muscular, evita a acumulação de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Quando dormimos pouco ou mal, a produção da hormona do crescimento é interrompida, sendo que a proporção de gordura no corpo aumenta face à proporção de músculo», explica. Além disso, acrescenta: «um sono inadequado também conduz à diminuição da leptina, hormona que regula o metabolismo dos hidratos de carbono». Baixos níveis de leptina levam o corpo a «pedir» continuamente hidratos de carbono. «Ao risco de obesidade junta-se então o risco de diabetes». Dormir bem melhora o desempenho escolar As crianças que dormem menos de dez horas por noite na primeira infância têm mais probabilidade de terem problemas cognitivos e de comportamento quando entram para a escola, mesmo que normalizem os seus padrões de sono, concluiu um estudo canadiano. Na adolescência, segundo investigadores da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, os miúdos que

Esta página contém o resumo do trabalho da área de projecto efectuado no passado ano lectivo pelos alunos do 4.º ano da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Golpilheira. Os gráficos e os textos foram elaborados pelos alunos, com a ajuda do professor, de pesquisas, de entrevistas de rua e trabalho de campo.

dormem um sono profundo e sem interrupções tiram melhores notas nos testes, em áreas exactas como a Matemática. A Perturbação da Hiperactividade ou Défice de Atenção (PHDA) é mais comum entre os miúdos que dormem mal A média foi calculada por cientistas da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, em Abril de 2008. Os miúdos em idade escolar que dormem menos de 7,7 horas têm

maiores níveis de PHDA, maior impulsividade e pior comportamento. A agitação resultante da falta de sono é muitas vezes confundida com os sintomas de hiperactividade, alertam os especialistas. Conclusão A carência do sono pode provocar fortes impactos na aprendizagem, na memória, no raciocínio, na atenção e até nas emoções.


Jornal da Golpilheira

. página infantil .

Outubro de 2010

Jardim-de-Infância da Golpilheira

Olá a todos! Mais um ano lectivo! Mais um ano de convívio, experiências, aprendizagens e partilhas! Dando continuidade ao projecto do ano anterior, "A Terra é a Nossa Casa", este ano vamo-nos debruçar sobre os alimentos que a Terra nos dá, em particular aqueles que são produzidos na nossa região em cada estação do ano. Falamos, como é claro, dos legumes, frutas e cereais, as três maiores fatias da importante Roda da Alimentação. Este projecto visa contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares da população em geral, perspectivando uma alimentação equilibrada e saudável. Iniciámos com a observação e recolha dos alimentos próprios desta estação, tendo assumido particular destaque nestas duas últimas semanas que mediaram o Dia Mundial da Alimentação e vai ser trabalhado ao longo de todo o ano lectivo. Objectivando a interacção com a comunidade, contamos, como é habitual, com a colaboração de todos. Por agora, aqui ficam alguns registos do trabalho que temos vindo a desenvolver, do qual, mensalmente, vos iremos dando conta. Em nome das nossas crianças, um grande "bem-haja" a todos e o nosso muito obrigada! As educadoras Dora Felizardo e Sandra Jesus

Comemos pão com marmelada

Construímos a roda dos alimentos Fizemos doce de tomate

Fizemos pão

« A roda ficou assim « « «

Trouxemos alimentos variados

Pesámos os marmelos

Fomos apanhar milho

19


20

Jornal da Golpilheira

. sugestões de leitura .

Outubro de 2010

. livros .

Gru, o Maldisposto Arteplural O Meu Pai, o Supervilão

Gru quer ser o maior vilão de sempre, por isso decide roubar a Lua! Para que o seu plano resulte, vê-se obrigado a adoptar três meninas – Margo, Edite e Agnes –, e é então que começam os seus problemas... Entre parques de diversão, aulas de dança e contar histórias à noite, não tem tempo para dominar o mundo! Será que Gru está prestes a tornar-se um super-pai?

O Maior Vilão do Mundo

Qualquer vilão que se preze precisa de um laboratório secreto, muitas engenhocas e um cientista maluco. Gru tem tudo isto, e também uma ideia para se tornar o maior vilão do mundo: roubar a Lua! Mal sabe ele que outro vilão, Vector, tenciona estragar-lhe os planos. O que Vector pretende é roubar o raio de encolher a Lua! No final, qual deles irá merecer o estatuto de maior vilão do mundo?

Entrevista com a República António Simões do Paço Guerra & Paz Através de títulos como o Diário de Notícias, A Capital ou O Século, mas também de debates parlamentares, editoriais e depoimentos, o jornalista António Simões do Paço dá voz aos protagonistas que há 100 anos mudaram o rumo de Portugal. Um livro único na área inclui também um dicionário de figuras da República – como João Chagas, Afonso Costa, Brito Camacho ou Amélia Santos –, a composição de todos os seus Governos, os Presidentes entre 1910 e 1926 e uma cuidada cronologia.

Tollins Histórias Explosivas para Crianças Conn Iggulden

Enfrente os seus gigantes Max Lucado

Ioga - Guia Prático Tara Fraser

Os Doze William Glastone

Ninguém viu Mari Jungstedt

A Lei do Contacto Michael Losier

Arte Plural

Pergaminho

Contraponto

Editora Pergaminho

Guerra & Paz

Pergaminho Um só homem – frente a um gigante. Um soldado desarmado – frente a um monumento de força. Mas o inacreditável aconteceu: David derrotou o gigante Golias. Hoje, cada um de nós tem os seus gigantes para enfrentar: o medo, a insegurança, a fraqueza. E os nossos gigantes tomam muitas pequenas formas: contas que não podemos pagar, pessoas a quem não conseguimos agradar, maus hábitos que não conseguimos deixar, fracassos que não conseguimos esquecer e um futuro com o qual não conseguimos lidar. Tal como David, podemos enfrentar e derrotar os nossos gigantes – mesmo que, como David, não sejamos os mais fortes, os mais bem preparados ou os favoritos. Mesmo que, tal como David, sejamos apenas humanos. Porque só o ser humano tem fé.

Este é um livro ilustrado com uma abordagem tradicional e holística que combina as posturas de ioga com um estilo de vida saudável, sobretudo no que diz respeito à dieta e à meditação. Mostra como estes ensinamentos são tão apropriados para os dias de hoje como o eram no passado – ajudando a lidar com o stress e as limitações da vida moderna. Apresenta instruções passo a passo para os asanas (posições) essenciais e sequências ilustradas com mais de 200 fotografias, é acessível e inspirador para os praticantes de todos os níveis e descreve de forma simples e concisa a sabedoria tradicional por detrás do ioga. O livro ideal para os principiantes e um incentivo para os praticantes mais experientes.

Este romance extraordinário e inesquecível conta a história de Max, herói invulgar que é lançado pelo destino numa viagem à descoberta do segredo da antiga profecia Maia sobre o final dos tempos – previsto para 21 de Dezembro de 2012. Em criança, Max vivia isolado num mundo feito de padrões numéricos e cromáticos, e só começou a falar aos seis anos de idade. Aos 15 sofre uma experiência de quase-morte durante a qual tem uma visão que lhe revela os nomes de doze pessoas. Embora não consiga compreender o sentido desta revelação, Max sente que tem um significado profundo: todos Os Doze parecem estar ligados entre si e todos eles têm um papel a desempenhar no momento em que o mundo chegar ao fim...

A temporada turística da aparentemente tranquila ilha de Gotland está no auge quando uma jovem e o seu cão aparecem brutalmente assassinados. Uma discussão motivada por ciúmes entre a jovem Helena e o marido, na noite anterior, faz dele o principal suspeito. Mas passados dias aparece Frida – antiga companheira de escola de Helena – assassinada nas mesmas circunstâncias. Daqui em diante o pânico toma conta dos turistas e da pacífica ilha. Sob a pressão dos políticos locais, que temem os efeitos de um assassino em série a assombrar os turistas, o Inspector Knutas (com a nem sempre desejada ajuda do jornalista Johan Berg) descobre a trágica história que une as duas vítimas e que só pode significar novas mortes.

Há uma solução simples para melhorar a sua comunicação e construir relações mais felizes e saudáveis com qualquer pessoa na sua vida. Essa solução é a Lei do Contacto – e ela pode funcionar para si! Com base nos princípios da Lei da Atracção e nas mais recentes descobertas científicas da Programação Neurolinguística, Michael Losier revela, ao longo destas páginas, como criar uma ligação profunda, uma comunicação eficaz e uma relação sólida com as pessoas mais relevantes na sua vida. Conselhos e exercícios que o ajudarão a criar relações positivas podem ser aplicados com a família, no trabalho ou com os amigos. Verá como a comunicação se torna mais clara e as suas relações mais enriquecedoras e harmoniosas.

História Política do Diabo Daniel Defoe

História do Pecado Oliver Thomson

A Rapariga dos Pés de Vidro Ali Shaw

Guerra & Paz

Guerra & Paz

Teenagers – Uma História Natural David Bainbridge

Este livro de Oliver Thomson é um ensaio sobre a moral e os valores da sociedade, a forma como esta se comporta e, sobretudo, como encara o «pecado» e aquilo que o origina. Alimentada por inveja, idolatria, ganância, racismo, megalomania ou luxúria, a criatividade dos pecadores não tem fim, e não há maior desafio do que compreender o que entendemos por «pecado». Acessível e repleto de pormenores que permitem uma contextualização histórica, esta obra abrange um espantoso leque de informação, recolhendo exemplos em praticamente todas as culturas e ao longo de todas as eras da História. Um livro ideal para curiosos sobre História, mas também para estudiosos.

Guerra & Paz

Guerra & Paz

Este livro apresenta as respostas a todas as perguntas que pais e professores sempre fizeram sobre o adolescente. O professor universitário David Bainbridge explica de onde é que eles vieram e para que servem. Com uma escrita simples e cativante, explica a ciência subjacente às mudanças súbitas que ocorrem à superfície do corpo adolescente: do chulé dos pés e dos novos tufos de pêlos aos membros escanzelados e à pele de mutante. Em termos evolucionários, mostra como este período de crescimento e desenvolvimento é o que faz de nós genuinamente humanos e também como se traduz na chave para o sucesso único da nossa espécie.

O romance de estreia de Ali Shaw, A Rapariga dos Pés de Vidro, vencedor do Desmond Elliott Prize 2010, é um livro sobre dois jovens que se apaixonam, mas também sobre o próprio amor: o seu poder, limites e consequências. Ida Maclaird sofre de um mal misterioso e assustador – o seu corpo está, lentamente, a transformar-se em vidro, começando pelos pés. Ida regressa à Terra de Santo Hauda, onde acredita que tudo teve início, na esperança de encontrar o homem que será capaz de curá-la. Esse homem é Midas Crook, jovem solitário que viveu toda a vida naquelas ilhas. Poderá o amor impedir que Ida se transforme totalmente em vidro?

O autor do bestseller mundial “Livro Perigoso para Rapazes”, apresenta-nos os Tollins, pequenas e fortes criaturas que têm asas mas não são fadas, que os humanos só conseguem ver usando uns óculos azuis especiais. A instalação de uma fábrica de fogo-de-artifício na aldeia vai tornar a sua vida muito complicada: os humanos começam a usálos para fazer foguetes, o que, apesar de recuperarem da explosão, não é uma sensação nada agradável. O Tollin Faísca terá de salvar o seu povo deste terrível destino. Todos juntos irão defender a sua aldeia com unhas e dentes. Ou só com dentes, se roerem as unhas. A próxima aventura dos Tollins será editada daqui por um ano... saiba mais em www.savethetollins.com.

O Caminho do Futuro - Treino na Área Comportamental Jorge Araújo

Escritos Pornográficos Boris Vian

Guerra & Paz

Guerra & Paz

Tendo em vista contribuir para “uma melhor liderança e um trabalho em equipa eficaz”, este livro mostra que “para quem forma e treina, não basta saber. É fundamental saber transmitir. Ensinar, formar, aconselhar, informar. A mensagem que este livro pretende transmitir é a de que o treino na área comportamental é um caminho essencial a seguir. As empresas, as escolas, as universidades, os pais e as famílias devem compreender a importância deste tipo de abordagem na mudança de atitudes e comportamentos dos jovens e da generalidade dos colaboradores de empresas.

Esta é a primeira tradução portuguesa de “Escritos Pornográficos”. Com ilustrações de Pedro Vieira, esta obra expõe a «Liberdade» – título de um dos textos – de amar sob todas as formas, da dimensão carnal do amor, que revela as suas luzes e sombras. Aqui se reúnem diversos textos, irreverentes e com um apurado sentido de humor, em prosa e poesia, precedidos de um ensaio sobre a «Utilidade de Uma Literatura Pornográfica». Cinquenta anos depois da morte de Boris Vian, a Guerra & Paz reinventou um dos livros mais originais do provocador autor que, ainda hoje, inspira e cria polémica.

Publicado em 1726, e agora pela primeira vez traduzido em Portugal, este é um texto que combina a visão bíblica e o senso comum, oferecendo uma panorâmica abrangente do papel do Diabo na sociedade ao longo dos tempos. O feroz crítico de Milton e do seu Paraíso Perdido apresenta o Diabo como um Robinson Crusoe na sua ilha deserta, condenado ao destino de se ver rodeado de hipocrisia e cupidez por todos os lados humanos. Satã – como anjo caído ou cavalheiro de levantada condição – revela-se-nos nas duas partes bastante diferentes que compõem o livro e que fascinam pela sua irreverência mordaz, cuidado histórico e... actualidade.


Jornal da Golpilheira

. sugestões de leitura e música .

Outubro de 2010

21

. DVD .

. CD .

. CD .

. CD .

Night Work Scissor Sisters

Tantas Lisboas Marco Rodrigues

Mafalda Arnauth

Universal Music Portugal

Universal Music Portugal

Os Scissor Sisters estão de regresso com o seu terceiro álbum, “Night Work”, um álbum dinâmico com um coração enorme e algumas faixas assassinas de dança. Mas, sendo um disco de dança, não é totalmente electrónico. Nele pode ainda ouvir-se o som de uma banda a desbundar junta numa sala de ensaios. «“Night Work” levou-nos de volta àquilo que nós somos. Sente-se que é a nossa quintessência», diz Jake Shears. Esta foi a primeira vez que os Scissor Sisters trabalharam com outro produtor: recrutaram Stuart Price (The Killers, Madonna) para co-produzir. Esta colaboração fecha um círculo de amizade com Stuart, depois dos Scissor Sisters terem feito as primeiras partes da sua banda Zoot Woman, em 2004, naquela que foi a primeira digressão no Reino Unido dos nova-iorquinos. Tocar ao vivo será uma parte importante da vida da banda em 2010. Basta lembrar que, durante a digressão do álbum anterior, “Ta-Dah”, o grupo actuou para mais de cem mil pessoas apenas em Londres, incluindo espectáculos na Trafalgar Square e no O2.

“Tantas Lisboa” é o título do novo disco de Marco Rodrigues, que conta com as colaborações de Carlos do Carmo, Mafalda Arnauth, Boss AC e Inês Pedrosa. Marco Rodrigues despertou para o fado aos 16 anos, ao vencer a Grande Noite do Fado, no Coliseu de Lisboa, e depois como profissional no Café Luso – onde ainda é fadista e violista. Neste trabalho apresenta “não só fado nem só instrumentos de fado” e tem alguns clássicos – como o lendário “Fado do Estudante” (interpretado por Vasco Santana no filme “A Canção de Lisboa”) – e muitos originais, incluindo dois temas com música composta pelo próprio Marco Rodrigues. A cidade de Lisboa está presente, naturalmente, em muitas canções do álbum. De todas elas, destaca-se “O Homem do Saldanha”, um dueto com Carlos do Carmo, com letra de Boss AC e música de Tiago Machado. Com Mafalda Arnauth, Marco Rodrigues canta “Valsa das Paixões”, que tem letra de Tiago Torres da Silva e, igualmente, música de Tiago Machado. Este foi o primeiro tema retirado do álbum e já marcou presença na novela da TVI, «Mar de Paixão», e que roda na Antena 1 e Rádio Amália, bem como a canção «A Rima Mais Bonita».

O novo álbum de Mafalda Arnauth é uma homenagem às cantoras que mais a influenciaram e que melhor a inspiraram na sua arte – Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Fernanda Baptista, Celeste Rodrigues ou Beatriz da Conceição – e ainda a alguns cantores, como Max. Foi a estes que pediu emprestados os temas que aqui interpreta, clássicos como “Saudades da Júlia Mendes”, “Tendinha”, “Madragoa” ou “Hortelã Mourisca”. A sua revisitação destes e de outros fados, assim como uma surpreendente versão de “Invierno Porteño”, de Ástor Piazzolla, com letra de Eládia Blasquez, fazem deste trabalho um dos mais ansiosamente aguardados para 2010. A somar a tudo isto, neste disco Mafalda Arnauth é acompanhada por um autêntico elenco de luxo: Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Luís Pontes e Ramón Maschio nas guitarras clássicas, Fernando Júdice no baixo acústico, Pedro Santos no acordeão, Daniel Salomé em instrumentos de sopro e Davide Zaccaria no violoncelo. Uma obra que é uma verdadeira colecção de talentos.

Universal Music Portugal Panda vai à escola 3 Universal Music Portugal O 3.º DVD da colecção do “Panda vai à Escola” inclui 11 novos vídeos lúdicos e didácticos, repletos de alegria, dança e música. Este volume responde aos pedidos de muitos pequenos fãs, que queriam ver em vídeo as suas músicas favoritas dos primeiros CD da colecção, como “Vamos dizer Olá” (dançado por pequenas, mas grandes patinadoras) ou o “Alfabeto em Inglês” (interpretado por três lindas bailarinas). Tem ainda 2 músicas novas, o musical “Panda Vai à Escola” (já com passagens de vídeo no Canal Panda) e “Os Meus Dentes da Frente”, uma canção de Natal bem divertida. O espectáculo “Panda Vai à escola – o Musical” será apresentado em várias cidades, de Norte a Sul do País, começando a 30 e 31 de Outubro, no Europaque, em Santa Maria da Feira. Para além dos 11 novos vídeos em imagem real e animação, que já passam no canal Panda, este DVD tem ainda pelo meio muitas adivinhas que fazem as delícias dos mais novos. Porque afinal, a brincar também se aprende!

>>>>>>>>>>>>>>>>>>> www.universalmusic.pt <<<

A Família e a Saúde Mental de Purificação Bagagem

“Resultado de mais de cinquenta anos de uma vida de trabalho, de estudo, análise e reflexão, visa contribuir para ajudar os pais, em especial os jovens pais, a prepararem-se para encarar com responsabilidade e empenho a educação dos filhos”. O livro desta autora golpilheirense aborda temas como “a importância da família na vida humana”, “a família e a saúde mental”, “o papel dos pais na criação e formação dos filhos” e “a caracterização da família onde nasci e cresci”.

no ATIVO! À vendaRO RECREH EIRA CENT A GOLPIL D

VENDE-SE NO

CENTRO RECREATIVO E NA

JUNTA DE FREGUESIA ENCOMENDAS PELO E-MAIL

geral@jornaldagolpilheira.com

PREÇO ESPECIAL para assinantes do Jornal da Golpilheira ou sócios do Centro Recreativo

(com assinaturas e/ou quotas em dia)


22

Jornal da Golpilheira

. diversas .

Outubro de 2010

Bolinhos de Batata Custo total: 16 euros Quantidade total: 90 bolinhos

O padre João Monteiro da Felícia, um missionário da Consolata natural da Golpilheira, paróquia da Batalha, está há já alguns anos no Brasil, onde oferece o seu amor a Jesus Cristo, no serviço aos mais desfavorecidos. Daqueles que, ainda antes da fé, precisam de pão para a boca. O Jornal da Golpilheira tem em curso uma campanha para a oferta de uma “cesta de alimentos”, no valor de 10 euros, que é a ajuda que o padre João tenta entregar todos os meses às famílias que têm crianças a morrer à fome. Desde Janeiro de 2006, enviámos um total de 3000 euros, o que deu para 300 cestas... Este mês recebemos: - Vítor Martins - 100 euros (10 cestas)

Colabore! Seja solidário... Contacte:

• CRG - R. Baçairo, 856 - 2440-234 GOLPILHEIRA • Pe. José Gonçalves (Pároco da Batalha) • António Monteiro Rosa (Casal de Mil Homens)

...e poupe nos impostos!

Os Missionários passam recibo da sua oferta, que poderá deduzir no IRS. Basta que junte ao donativo o seu nome, morada completa e o n.º de contribuinte.

. poesia . Educador Educador, por favor, vença, confirma o que você diz, e não permita que alguém saia da sua presença, sem estar melhor e mais feliz. Educador, oferece a flor da sua vida ao que sofre na despedida, chorando por fracassar. Tenta de novo, ajude a levantar o cansado, dá sua mão ao oprimido, adota este povo abandonado que só encontra você na direção do olhar. Ivone Boechat (Brasil) http://ivoneboechat.blogspot.com

pub

Casta de Uva Borraçal

É uma casta de uva tinta, cultivada na região dos vinhos verdes, excepto na zona de Monção. Tem um grande interesse regional, pois é antiga e tradicional. As gentes do campo apreciam muito o seu vinho, pois tem muita qualidade, mas também o viajante já pede vinhos com casta Borraçal. Além da sua rusticidade, os seus vinhos são de cor rubi, com uma elevada acidez fixa, com bagos pequenos a médios, e os cachos são pequenos de forma cónica. É uma casta rústica, recomendada em toda a região vinícola dos vinhos verdes. Também lhe chamam, Esfarrapa e Morraça, em Viana do Castelo, Cainho Grande, Cainho Grosso ou Espadeiro Redondo, em Monção, e na zona de Basto é conhecida por Azevedo, Bogalhal ou Olho de Sapo.

Árvores despidas Eu fui-te visitar Vi folhas verdes e amareladas, As árvores vão ficando despidas Pobres, tristes coitadas. O sol esperta pela madrugada Assim começamos o bom dia, Cantar faz bem ao stress E terminamos o dia com alegria. A natureza não é esquecida A terra tudo faz reviver, Entre montes e colinas São regatos de água a nascer. Água que corres Por árvores e floresta, Turva e vestida de folhas Faltou a tua mestra. A natureza ao ver-te na solidão É triste estares desamparada, Os ribeiros viram os rios A águia sorriu animadamente. Cremilde Monteiro

Lindo e Saudável Dia de Ascensão

Num momento de solidão, Reflectindo no que ia no coração Algo me passou pelo pensamento E logo organizei meu sentimento. Sozinho pensei ir lanchar, E de imediato a merenda fui comprar E ali junto à estrada num sítio com limpeza Encontrei uma bela mesa. Descansado ali comi e bebi, Quem passava se manifestava E eu satisfeito sorri O que era normal nem me admirava. Foi assim o meu feriado de Ascensão, Sozinho e sem qualquer confusão O comemorei com alegria Relembro quando saí de casa quem o diria. Foi este o meu pensamento, Sozinho aliviei o meu sentimento Recordarei a merenda de Ascensão Com pensamento elevado na própria ocasião. Quinta feira de Ascensão, Dia treze de Maio mês de Maria Visita papal ficará na recordação E dando ao povo português grane alegria. José António Carreira Santos

Ingredientes: 3 kg de farinha 2,250 kg de açúcar 1 pacote de natas 125 gr de manteiga 4 kg de batatas cozidas e sem pele 6 limões (raspa) 4 ovos 20 gr de fermento de padeiro Frutos secos: passas, nozes, pinhões (+/- 100 gr cada) Ovos, óleo, água e sal qb Preparação: Coza as batatas com pele e após cozidas pele-as e reduza-as a puré. Reserve. Coloque a farinha no fundo de uma bacia grande, abra um buraco ao meio onde coloca o fermento de padeiro, previamente dissolvido em água fria com uma pitada de sal. Volte a fechar o buraco. Por cima da farinha, coloque os restantes ingredientes, incluindo o puré e excepto os frutos secos. Entretanto, prepare um recipiente com água morna. É chegada a altura de meter as mãos na massa! Vá misturando todos os ingredientes e acrescentando água até formar uma massa homogénea. Por fim, coloque os frutos secos em quantidade e variedade desejada. Se pretender pode reservar a massa por 30 a 60 minutos. Com as mãos envolvidas em farinha, forme bolas que dispõe em cima da uma mesa ou tabuleiros previamente polvilhados com farinha. Numa tigela, bata com um garfo 1 a 2 ovos, com os quais vai pincelar os bolos apenas na parte superior. Leve os bolos ao forno em tabuleiros próprios ou no chão do próprio forno, até ficarem corados a gosto (o tempo de cozedura varia do tipo de forno – lenha ou convencional – e do seu aquecimento). Quando os bolos estiverem cozidos, retire-os do forno, limpe a farinha que está no lastro do bolo e com um pano com um pouco de óleo limpe a parte superior do bolo. DR

José Jordão Cruz Eng. Técnico Agrário

Campanha de solidariedade

. mãos na massa .

Bolinhos de Pão (receita tradicional) Custo total: 8 euros Quantidade total: 60 bolinhos

Ingredientes 3 kg de farinha 1,150 kg de açúcar 3 ovos 125 gr de manteiga 20 gr de fermento de padeiro 5 limões (raspa) Frutos secos: passas e nozes (+/- 100 gr de cada) Ovos, óleo, água e sal q.b. Preparação Efectuar da mesma forma que os bolinhos de batata. No entanto, a massa destes bolinhos deve levedar por completo. Finalmente, acompanhar com chá, café ou licor, mas sempre em boa companhia... Bom "Bolinho"! Sofia Ferraz DR

Pão para as crianças do padre João

. vinha .


Jornal da Golpilheira

23

. últi . lazer .

Outubro de 2010

Bombeiros Voluntários da Batalha G.N.R. Batalha Junta de Freguesia Golpilheira Câmara Municipal Batalha Extensão de Saúde da Golpilheira Centro de Saúde da Batalha Hospital de Santo André Farmácia Padrão – Golpilheira Farmácia Ferraz (Batalha) Farmácia Padrão (Batalha) Escola Primária da Golpilheira Jardim-de-Infância da Golpilheira Escola EB 1+2 Batalha Escola Secundária Batalha Escola Artes e Ofícios Tradicionais Segurança Social - Batalha Conservatória R. C. P. Batalha Tesouraria Faz. Pública da Batalha Misericórdia da Batalha Correios (CTT) - Batalha Posto de Turismo da Batalha Biblioteca Municipal Batalha Cinema/Auditório Municipal EDP -Informações (Grátis) Águas do Lena Rodoviária – Agência Batalha Táxis da Batalha Rádio Batalha Centro Recreativo da Golpilheira

244 768 500 244 769 120 244 767 018 244 769 110 244 766 836 244 769 920 244 817 000 244 767 856 244 765 124 244 765 449 244 766 744 244 767 178 244 769 290 244 769 180 244 767 595 244 765 269 244 765 264 244 764 120 244 766 366 244 769 100 244 765 180 244 769 871 244 769 870 800 232 425 244 764 080 244 765 505 244 765 410 244 769 720 244 768 568

Estou muito contente este mês! É a restauração do Clube de Jornalismo, com o jornal cheio de caras novas... é uma Semana Cultural toda catita com convidados famosos...

Só espero que o pessoal cá da terra apareça! Seria uma vergonha receber esses convidados com um salão às moscas. Era uma péssima imagem do nosso povo...

Pois... mas isso, cada um pode falar por si. Eu vou já andando marcar as datas todas na agenda. Não quero faltar uma!

Agenda

. fotos do mês .

LMFerraz .

Ficha Técnica Registo ICS . 120 146 / Depósito Legal . 104.295/96 Contribuinte . 501 101 829 Director . Luís Miguel Ferraz (CP 5023) <lmferraz@iol.pt> Director-adjunto . Manuel Carreira Rito (TE-395) <manuelcrito@gmail.com> Composição . Paginação . Luís Miguel Ferraz Clube de Jornalismo do CRG . Ana Rito, Anabela Lopes, Ângela Susano, Carlos Meneses, Catarina Bagagem, Cristina Agostinho, Joana Valério, Nuno Rosa. Outros colaboradores . Ana Vala, Ana Maria Henriques, António Ferraz (assinaturas), Carlos Santos, Carolina Carvalho (secretária), Célia Capitão, Cremilde Monteiro, Filomena Meneses (assinaturas), Joaquim Santos, José António Santos, José Jordão Cruz, José Travaços Santos, Marco Ferraz (publicidade), Pedro Jerónimo, Rui Gouveia. Propriedade/Editor . Centro Recreativo da Golpilheira (Instituição Utilidade Pública - D.R. 239/92 de 16/10) Presidente: Manuel Almeida Carreira Rito Sede . Estrada do Baçairo, 856 - 2440-234 Golpilheira Tel. 965022333 / 244 768 568 . Fax 244 766 710 Composição. Est. do Vale, 100 - 2440-232 Golpilheira Impressão . CIC - CORAZE . Ed. Rainha, 4º Piso . 3720-232 Oliveira de Azeméis . Tel: 256661460 Fax: 256673861 . E-mail: grafica@coraze.com Tiragem desta edição . 1700 exemplares

. curiosidade .

Joana Valério

O Escaravelho, um animal de sucesso … Os insectos mais numerosos são os escaravelhos. Há mais espécies destas criaturas, adoradas pelos antigos egípcios, do que de qualquer outro animal vivo ou extinto. Na actualidade, conhecem-se umas 27 mil espécies. Fonte: www.portaldascuriosidades.com

. a fechar .

Anuncie grátis ...

2

6 3

1

8

7

Nome _____________________________________________

Assinatura anual PT : 7 euros Europa: 10 euros Resto Mundo: 12 euros

8

Rua _______________________________________________ Nº ___________

9

3

Localidade _______________________________________________________________

4

5

5

6

Código Postal __ __ __ __ - __ __ __

2

4 9

7 1

4 5 9 2 6 1 7 8 3

9 8 2 6 4 3 1 5 7

7 4 3 1 5 2 9 6 8

5 6 1 9 7 8 2 3 4

1 2 6 3 8 9 4 7 5

8 9 4 5 2 7 3 1 6

3 7 5 4 1 6 8 9 2

Soluções do Sudoku 16

• Vende-se - Terreno urbanizável, na Golpilheira, 2ha ou parc. até 2000m2. 25 euros/m2. T. 962600945. • Limpeza - habitações ou escritórios, na zona da Batalha, Leiria e arredores. T. 917922856. • Explicações de Ing. Fra. Port. até 9º ano, via internet. T. 228320637. franciscolaranjeir@hotmail.com. • Passo a ferro, faço recolha e entrega ao domicílio, na Golpilheira e arredores. Tel. 938815586. • Insuflável infantil - vendo ou alugo. T. 918510127 ou www.insuflaveis.pt.vu • Casal urbano - Vende-se na Golpilheira, com casa de habitação, loja e terreno (1.260m2). T. 244767378 • Part/Full-time - Optimus/Euphony consultores telecom.. T. 936141012. joao.r.carreira@hotmail.com

________________________________________

Tel. _____________ Email: _________________________ Data Nasc. ___ / ___ / _____ Entregar ou enviar para: Centro Recreativo - Est. Baçairo, 856 - 2440-234 GOLPILHEIRA

Sudoku 16 (Dificuldade: média)

Blog: http://jgolpilheira.blogspot.com Twitter: http://twitter.com/jgolpilheira Email: geral@jornaldagolpilheira.com

. classificados .

Desde que abriu a caça ao cromo, isto tem sido um ver se te avias. E nem é preciso procurar... eles oferecem-se! Desta vez, foi o Ninim a fazer a pose, armado em Jet Set... com direito a “enfeites” e tudo! Mas como isto não pode ser só cromos, mostramos também um quadro bonito, na mesma ocasião do convívio dos festeiros do Senhor dos Aflitos: crianças e adultos a brincar juntos! É bonito ou não é?!

. passatempo .

www.jornaldagolpilheira.com

Há sempre mais um...

1

7

4

6

4

9

5

1 6 2

8

1 3 6 2

9

3

2 8 9 1

9 8 3

6 4

1

7 6

9

5

8


. divulgação .

. Jornal da Golpilheira . Outubro de 2010 .

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.