Edição 851

Page 3

PÁGINA 3

cidades] >Itapevi

11 de outubro de 2018

Prefeitura inicia Piscinão do Sapiantã Intervenção integra pacote de três piscinões iniciados pelo prefeito Igor Soares Felipe Barros Ex Libris/PMI

Itapevi ganhará mais um investimento no combate às enchentes Para combater as enchentes em Itapevi, a Prefeitura está tocando três grandes obras que vão transformar a cidade: além dos piscinões do Suburbano e do Vitápolis, a Prefeitura deu início, em 1º de outubro, às intervenções do piscinão do Sapiantã. Ao todo, as obras somam aproximadamente R$ 112 milhões em investimentos.

O piscinão do Sapiantã está localizado ao lado direito da estrada Yoshihiro Iwahashi, no bairro do Sapiantã. O equipamento terá área de 22.402,09 m² e capacidade para receber 81.830,00 m³, ou seja, 81.830.000 litros. O dispositivo terá 3,34 metros de profundidade. Os primeiros trabalhos serão de escavação do reservatório. Na sequência,

serão executadas a regularização do platô (parte elevada e plana de um terreno) lateral, instalação e enchimento de geoformas têxteis (sistema construtivo), plantio de gramas nos taludes (inclinação na superfície lateral de um aterro) e instalação de gradil metálico. O piscinão receberá águas do Rio Sapiantã, que é afluente direto da

margem direita do Barueri-Mirim, que, por sua vez, desemboca sob a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274), próximo ao Itapevi Center. O objetivo é reduzir a incidência de enchentes e alagamentos na região. O Rio Sapiantã nasce em Vargem Grande Paulista, se estende por aproximadamente 10,4 quilômetros até a sua foz, cruzando os bairros do Sapiantã, Vila Nova Esperança e Vila Santa Rita, dentre outros. As obras do Sapiantã devem ser finalizadas em 2019. Já os piscinões do Suburbano e do Vitápolis devem ser concluídos até o final deste ano. As três intervenções são realizadas pelo Consórcio Barueri-Mirim, que é composto pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda. Ele atua em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).

Piscinão do Suburbano

O equipamento receberá as águas do córrego Paim para diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro. Ele fica entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira. Os trabalhos no local foram retomados em abril deste ano e, hoje, 93,14% das intervenções já foram concluídas, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. O equipamento terá área de 16.500 m² e capacidade para receber 79.663 m³, ou seja, 79.633.000 litros.

Piscinão do Vitápolis

O equipamento está localizado na divisa dos bairros Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde e está com 98,69% das obras executadas. O piscinão receberá águas do rio Barueri-Mirim, combatendo enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi. As obras do piscinão

do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro de 2017 passado, com previsão de término até o final deste ano. O equipamento, que terá três metros de profundidade, é paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. Ele terá capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.

Córrego Barueri-Mirim atinge 98% de obras concluídas

De acordo ainda com estudo realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, a canalização do córrego Barueri-Mirim encontra-se com cerca de 98% dos trabalhos executados. A obra está ligada diretamente ao Piscinão do Vitápolis, que está localizado ao longo de seu curso. A canalização do Rio Barueri Mirim inicia-se na Rua Orlando Higino de Moraes, prossegue pela Avenida Presidente Vargas e se estende até o final das Ruas Lafaiete Rodrigues e Boulevard Paulistana, já na divisa com o município de Jandira.

[investimento]

[outubro rosa]

Obras em Escolas de Tempo Integral seguem em ritmo acelerado

Itapevi tem exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos

Felipe Nunes – Ex Libris PMI

Escolas de Tempo Integral configuram um novo sistema na educação de Itapevi Com o objetivo de ampliar a oferta em duas mil vagas para estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano, a Prefeitura constrói unidades escolares em Tempo Integral no Parque Suburbano e no Jardim Santa Rita. De acordo com levantamento realizado, nesta quarta-feira (3), pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, a primeira escola atingiu 59% de obras concluídas, enquanto a segunda 12%.

“A construção dessas escolas inicia um novo sistema na educação, que têm como objetivo, a longo prazo, fazer com que todas as unidades tenham ensino de tempo integral. A nossa proposta é concluir as duas e dar início a outras duas em Amador Bueno e Vila Dr. Cardoso, garantindo assim uma aprendizagem de melhor qualidade e o avanço nos índices de educação, como no IDEB, explica o prefeito Igor Soares.

Felipe Barros /Ex-Libris/PMI

Para combater o câncer de mama em Itapevi, a Prefeitura está disponibilizando 1.900 exames de mamografia para mulheres acima dos 40 anos de idade. As solicitações devem ser feitas até o dia 9 de novembro. Mulheres de 35 a 39 anos, que tenham histórico de câncer de mama ou de ovário na família, também podem fazer o exame. Realizada em parceria com o Governo do Estado, a iniciativa faz parte do Outubro Rosa, uma campanha nacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. O agendamento dos exames deve ser realizado em qualquer uma das unidades de saúde do município, ou no Centro de Referência da Mulher (Av. José Michelotti, 194, Cidade Saúde). Após solicitar o proce-

A detecção precoce aumenta as chances de cura dimento, uma enfermeira encaminhará o pedido à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo agendamento - que será informado à paciente em até 48 horas.

Outras Ações

Além das mamografias, a Prefeitura de Itapevi preparou uma série de atividades para o Outubro Rosa. No dia 20 será realizada uma caminhada de

conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate ao câncer de mama. A concentração acontece, às 8h30, na rua Agostinho Ferreira Campos, Vila Nova Itapevi, em frente ao prédio novo da Prefeitura, seguindo para a Praça 18 de Fevereiro, onde a população poderá participar de um Aulão de Zumba e Ritmos, ginástica e do Festival IT.

Palestras sobre o tema também serão realizadas durante todo o mês de outubro nas unidades de saúde e nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município. Já no dia 25, a Câmara Municipal recebe uma palestra da doutora Renata Cruppi com o tema “Violência contra a Mulher, Desafios da Rede. O que Fazer?”. O encontro acontece às 8h30.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.