Jornal da ABM ano 1 no. 3

Page 8

Meio Ambiente

Projeto de recuperação ambiental do

Novembro 2011

Sistema Lagunar

www.portalabm.com.br

8

A Diretoria da ABM esteve presente à reunião, no dia 25 de outubro, no Clube Marina (Barra da Tijuca), onde o subsecretário de Meio Ambiente, Antônio da Hora, falou sobre o projeto de despoluição e desassoreamento do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e do Prolongamento do Quebra-Mar, que tem como objetivo a dragagem das assoreadas lagoas, com sua revitalização ambiental.

O complexo lagunar da Barra e de Jacarepaguá ganhará uma ilha-parque ecológica, formada com sedimentos que serão retirados do fundo das próprias lagoas locais. A iniciativa faz parte do Projeto de Recuperação Ambiental do Sistema Lagunar dos bairros da Zona Oeste do Rio, que faz parte do Caderno de Encargos das Olimpíadas de 2016.

Orçado em R$ 550 milhões, o projeto de recuperação ambiental do sistema lagunar da região inclui a dragagem de aproximadamente 5,7 milhões de m³ de sedimentos poluídos, da entrada do canal da Joatinga até as lagoas de Marapendi, Tijuca, Camorim e Jacarepaguá. O projeto prevê ainda o prolongamento do Quebra-Mar em 180m de extensão, na desembocadura do canal da Joatinga, onde será construído um restaurante panorâmico. Parte dos sedimentos dragados do fundo das lagoas da região será acondicionada em geobags, mesmo material utilizado para acondicionar o lodo poluído que vem sendo retirado do Canal do Fundão, outra importante obra da Secretaria de Estado do Ambiente. Essas geobags serão dispostas em uma área já assoreada, entre as lagoas do Camorim e da Tijuca, formando uma ilha de 444.660 metros quadrados. As geobags serão então cobertas por camadas de terra e argila, formando uma ilha-parque, com árvores, trilhas, um centro de visitação, áreas de lazer e atividades de educação ambiental e de ecoturismo. Experiência já adotada em países como Canadá e Alemanha, a ilha ecológica é uma novidade no Brasil. Essa programação é vista como uma das principais metas do governo estadual e tem grande repercussão na qualidade de vida da região. O saneamento da Barra, Jacarepaguá e do Recreio dos Bandeirantes incluiu a construção de 13 elevatórias, Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), emissário submarino e implantação de redes de esgotamento sanitário, intervenções executadas pela Cedae.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.