Jornal Cultural

Page 1

30 mil exemplares (Comprovados)

0

Edição n . 37 - 30 de junho de - 2017

Perus - Caieiras

Mauro Drone 95155 7054

Governador promete iniciar Ferroanel Norte em 2018 A promessa de Alckmin foi feita durante a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (Eia Rima) da obra, acontecida no Palácio dos Bandeirantes nessa semana. Pág. 11

Nova Prefeita Regional

Traçado seguirá paralelelo ao Rodoanel e deverá absorver o transporte de carga e aliviar a Linha 7 - Rubi da CPTM

#CâmaraNoBairro tem grande aceitação popular em Caieiras Pág 5

A engenheira civil Luciana Torrales, formada pela FAU-USP, é a nova prefeita regional de Perus. Luciana, que tem curso de especialização e gerenciamento de pessoas e de Obras pela mesma instituição, vai ocupar o mais alto posto da administração municipal no bairro.

Papo de Boleiro

Um Camisa 9 Na foto ao lado, Carlito Pivoto e Roberto Gabiru defendendo o União Bandeirantes do Paraná. Pág 9


2

Como contribuir com a segurança de quem coleta nossas casas?

Alguns materiais parecem inofensivos, mas causam acidentes graves nos coletores, confira como contribuir com uma coleta mais segura.

No dia a dia, podemos contribuir com a coleta de 1 - Embale todo o material perfurante usando papelão ou várias resíduos de diversas formas. Mas, além de fazer camadas de folha de jornal. Se preferir, coloque-os dentro de a separação correta dos resíduos, colocar o saco uma garrafa pet com tampa. na calçada ou no contêiner no horário e dia corretos, é importante lembrar dos coletores que, todos os dias, passam nas casas coletando os resíduos dos moradores. E como podemos ajudar no trabalho deles? Por exemplo, você sabia que uma agulha, vidro ou espeto de madeira para churrasco mal embalados na hora do descarte podem causar graves acidentes e problemas de saúde no coletor? Apesar da luva e do uniforme, dependendo do caso, o coletor pode estar sujeito a este tipo de aciden2 - Após embalar esse material, coloque um aviso de perigo te, já que não sabe o que tem dentro do saco! Outros materiais que podem causar ferimentos e contaminações são os pregos, parafusos enferrujados ou não e louças, entre outros materiais cortantes. Por isso fique atento à forma correta de descartar esses resíduos. Siga nosso passo a passo (quadro ao lado)!

para o coletor não se ferir.


3

Obra da Sabesp elimina vazamento de esgotos na Fiorelli Peccicacco Avaria na rede fez com que esgoto doméstico vazasse durante vários meses na avenida Fiorelli Peccicacco

Depois de vários meses de denúncias, o Jornal Cultural conseguiu chamar atenção do Ademilson Nunes, que estava respondendo pelo cargo de prefeito regional, sobre um vazamento de esgoto na altura do 1420 da avenida Fiorelli Peccicacco. Ademilson esteve no local e, através de um vídeo nas redes sociais, se comprometendo a buscar uma solução. Em reunião com a Sabesp, a CET e nossa reportagem, foi decidida a realização da obra de reforço de uma tubulação de esgoto no local. As obras foram realizadas em duas fases – a primeira, do nº 1612 até o n º 1882, ocorreu na quarta e quinta feira da semana passada.

Auzelina: “Era mau cheiro dia e noite.”

Segunda etapa A segunda etapa – entre os nºs 1420 1612 – ocorreu no sábado e domingo, em virtude de da necessária de interrupção do transito na região. A maior parte da população aprovou a medida. Dona Auzelina que mora em frente ao antigo vazamento, comemora: “Era mau cheiro dia e noite, era difícil até dormir”, diz ela. Reinaldo Brito, antigo morador do bairro, questiona a Sabesp, por continuar a despejar o esgoto no Ribeirão Perus diz: “absurdo, tirar o esgoto da rua e continua despejando no Ribeirão Perus”.

Reinaldo: “absurdo jogar esgoto no Ribeirão Perus”

Atividades culturais receberão incentivo púcbo il


4 Por Irinéia Martins

Padoca do Paraná vai aliar qualidade, preço e atendimento A segunda coisa mais solicitada, nas pesquisas que fiz na pagina do Perus Gourmet, sempre foi uma padaria gourmet. Para viabilizar esse desejo, os irmãos Paulo e Luciano se uniram ao casal Ivanete e Paraná e inauguram agora no mês de junho, uma padaria diferenciada, tanta pelo espaço quanto pelos produtos que primam pela qualidade. Com opções variadas de pães – do tradicional pãozinho francês, passando pelas baguetes e o pão italiano. A vitrine dos doces é pura tentação. O mesmo se aplica à seção dos bolos, tudo com acabamento primoroso, textura e, sobretudo, deliciosos. Outra novidade: também serve almoços, pratos à la carte e lanches com hambúrgueres artesanal. Para acompanhar aquela, cerveja estupidamente gelada , variadas porções e uma gama de caipirinhas e drinks. Serviço: Av. Comendador Fiorelli Peccicacco, 893. Tel.: 3915-6764 e 3915-5526. De segunda a domingo, das 6 às 22 horas.

Staff

Um ambiente agradável e acolhedor é uma grantia de qualidade do novo empreendimento, tratado com o máximo zelo pelos experientes empreendedores (acima).


5

#CâmaraNoBairro garante democracia e proximidade com a população de Caieiras O ambicioso projeto #CâmaraNoBairro, em vigor junto ao Poder Legislativo em Caieiras, encerrou o ciclo de sessões descentralizadas quarta-feira, 21. Na oportunidade, os bairros jardins Marcelino – Vitória receberam mais uma edição da plenária legislativa em suas dependências. Foi a quinta sessão realizada por conta da atual Mesa Diretora e os resultados superaram as expectativas traçadas. “O que desejávamos era compartilhar o mandato junto à comunidade, aos cidadãos e isso começou funcionar. Chegamos ao recesso parlamentar felizes com o elevado comparecimento de pessoas perante as sessões que realizamos”. Esta aná-

lise é do autor da proposta, Dr. Panelli, prontamente aceita por todos os demais vereadores. Presidentes de Cãmaras A realização das sessões #CâmaraNoBairro despertaram as atenções de líderes políticos, sobretudo presidentes de Câmaras em cidades estabelecidas no entorno de Caieiras. Franco da Rocha, Francisco Morato, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, por exemplo, sinalizaram interesse em realizar sessões aos mesmos moldes de Caieiras.

População tem demonstado grande interesse em participar


6

Ninho de Livros, mais uma parceria na Ocupação Canhoba Iniciativa consolidada mais uma ação aqui na Ocupação Artística Canhoba, onde uma primeira leva de livros doados pela Livraria Saraiva já está circulando e os moradores do entorno. Apresentação - O projeto Ninho de Livros, criado pela Satrapia, visa fortalecer a relação da sociedade com o espaço público, ocupando esses espaços com cultura. Por isso, propomos a instalação de bibliotecas colaborativas, que são em forma de casinhas de passarinhos, onde fomentaremos a troca de livros. Nesses Ninhos, a pessoa pode pode pegar e colocar o livro, proporcionando que o conhecimento crie asas e voe. Nos próximos 6 meses contamos com o apoio da Saraiva para colaborar com o crescimento do projeto. É com esse apoio que conseguimos trazer o projeto para a cidade de São Paulo, e conseguiremos, por esse período, cuidar da manutenção dos ninhos. Essa manutenção é feita quinzenalmente observando todo reparo necessário na estrutura do Ninho,

de forma a deixá-lo bonito e vivo no espaço, bem como organizar a doação de livros para fomentar e incentivar a troca. Nossa pretensão sempre é manter o legado na cidade, mesmo quando já não há mais apoio. Entendemos o apoio/patrocínio como um meio, bem como a autorização dos espaços onde instalamos os ninhos. Meios estes que possibilitam o objetivo final, que é a troca efetiva de livros, e com isso, saberes e experiências. Propomos à Ocupação Canhoba uma parceria, onde solicitamos a autorização para instalar um Ninho na frente da ocupação e levar a ideia de troca a este espaço tão importante na cidade de São Paulo. Na cidade do Rio de Janeiro o projeto está prestes a completar 4 anos e efetivou várias parcerias dentro do poder público e da iniciativa privada, sempre no entendimento que a publicidade pode ser pensada de forma a deixar uma marca no cotidiano e na vida da sociedade. Valorizamos assim, a ideia de entregar um legado social para a cidade. Informações em www.ninhodelivro.com.br, ou em www.satrapia.com.br. A Satrapia - A Satrápia é a primeira agência de benfeitorias direcionadas exclusivamente para cidades. Nosso trabalho consiste na união da iniciativa privada, poder público e sociedade, para juntos desenvolvermos projetos que criem legados em nossas cidades. Buscamos transformações de espaços através de ações, relacionamentos, sentimentos, modo de ser, de agir e de se manifestar.

Se a cidade fosse minha é o lema que nos move. O Ninho de Livro é uma casinha que ocupa uma área de aproximadamente 50 cm³, instalada em um poste a uma altura de 1,50 m. O projeto, com apoio da Saraiva, irá até o mês de outubro, mas como já foi dito acima, o Ninho de Livro visa deixar um legado para a cidade. Logo, o apoio é um meio e não fim para o projeto. Logo, mesmo com o encerramento do patrocínio, se for de interesse do coletivo, o Ninho, enquanto projeto para sociedade pode seguir na Ocupação Canhoba servindo como espaço de troca para o público. Dimensões do ninho: 50 cm³ Área de instalação pretendida: Na rua, em poste ou árvore em frente ou ao lado do espaço. Manutenção: Quinzenal, pela responsável em São Paulo, Graciane Pires. Tempo proposto: 01/06/2017 a 01/12/2017 Observação - Neste ciclo que vai de abril a dezembro de 2017, o projeto conta com o apoio da Editora Saraiva. Não haverá ações de comercialização de produtos pelo patrocinador. Toda a troca e doação será feita de maneira gratuita. O projeto visa incentivar a leitura nos diferentes espaços da cidade, de forma fluida e gratuita.


7

Pandora: “Nomes para furacões” Com dramaturgia e direção de Lucas Vitorino. 5 de julho, às 19 horas. O espetáculo propõe um olhar critico sobre as continente europeu. raízes do processo migratório e das questões dos Local: refugiados, da brutalidade da guerra e do despotismo da vida sem esperança e partindo do pensa- Cine Teatro Pandora mento de Zigmund Bauman em seu livro “Estra- Lotação 40 lugares - Ennhos á nossa porta”. A montagem traça uma refle- trada gratuita xão sobre a violação dos Direitos Humanos, as con- Rua Canhoba, ao lado sequências de conflitos bélicos de nosso século, o do nº 333. papel da cooperação humanitária internacional para Wattzapp 966765815 minimização de seus efeitos e a separação entre “nós” e” eles”, norteados pelo principio deque as migrações estão relacionadas á responsabilidade moral, que foi perdida e deve ser recuperada. Nos últimos anos, a crise humanitária na Síria voltou a ganhar projeção internacional, com milhares de refugiados abandonando o pais em “Nomes para furacões” e a questão dos refugiados direção principalmente ao


8


9

Roberto Gabiru, o senhor camisa 9

Em pé, da esquerda para direita: Roberto Gabiru, Valter, ? , Edgar, Ratão, Nelsinho. Agachados Jair, Ari Preto, Jurandir Pneu, Tuty Conejo e Albino. O Papo dessa edição é com Roberto Gabiru, 73 anos, e que hoje mora em Várzea Paulista. Gabiru iniciou sua carreira no juvenil do Portland. Depois jogou no Nacional da Água Branca, na Ferroviária de Araraquara e esteve no União Bandeirantes do Paraná, equipe que no inicio dos anos 70 tinha um timaço e competia com as grandes equipes paranaenses. Aos 24 anos, em 1971, e em férias em Perus, ele cedeu as pressões do sogro, casou-se e abandonou a carreira. Naquela época o atacante estava quase certo para se transferir para o elenco do São Paulo. Hoje ele diz: “fiz uma burrada!. O De Sordi, que foi lateral da seleção campeã de 1958 e da equipe do Morumbi, foi o responsável por indicálo para uma das maiores equipes brasileira. Do futebol ficaram apenas as lembranças e as amizades. Porém, todos os que todos que viram Gabiru jogar o classificam como craque. Mas, modestamente, ele diz que sempre esteve em times muito bons. No Portland ele destaca craques como o Rona (Benê), um “meio campo talentoso e clássico”, além de

Jairzinho que- segundo ele - ia na linha de fundo e cruzava na medida. Outro destaque dele era Jurandir Pneu, um craque “que não tinha juízo.” Gabiru conta algumas aventuras da época e que jogava com esses amigos. “Fomos eu, o Carlitos Pivoto e o Pneu para o União Bandeirantes. O Pneu abandonou a concentração e veio embora”. Nelson Franzin, outro destaque da época, diz que era um prazer jogar e assistir o Roberto Gabiru jogar: “ quando ele não jogava, tinha torcedor que ia embora”, diz ele. O Gabiru – continua - tinha intimidade com a bola, elegante, fazia milagre em meio metro, escapava com maestria dos marcadores, tem cara até hoje procurando ele...” os adversários ficavam de boca aberta”. Candê é outro que destaca as qualidade do Roberto, principalmente a disciplina e o profissionalismo. “Mesmo jogando na várzea, ele mantinha uma altivez de profissional, tinha postura. Era um goleador que não perdoava”.

Coluna patrocinada pela Mineradora Embu


10

Mostra de curtas metragens na Ocupação Pandora Muito embora a produção cinematrográfica tenha se tornado um mercado muito lucrativo nos últimos tempos, o cinema ainda é arte apaixonante. E, por esse motivo, muitas pessoas abnegadas e de talento produzem seus filmes por conta propria. Esses trabalhos estão fora da linha de produção cinematográfica comercial e acabam por não chegar ao conhecimento do grande público. Mas a produção cinematográfica se recria a cada tempo e está cada vez mais presente através de mostras e iniciativas de apaixonados por essa arte Mas no dia 8 de julho, o Cine Pandora, com o apoio da Ocupação Artistica Canhoba realizará uma mostra com nove filmes de curta metragem de produção totalmente independente. A mostra é aberta ao publico e além de assistir aos filmes, as pessoas poderão conversar com os responsáveis por eles e saber mais sobre a experiência de fazer um filme independente. Serviço:Local: Cine Teatro Pandora Lotação 40 lugares - Entrada gratuita Rua Canhoba, ao lado do nº 333.


11

Governo promete início do Ferroanel Norte para 2018 Obra, que seguirá percurso do Rodoanel, pode influenciar na melhora da qualidade da operação da Linha 7 – Rubi da CPTM nando o conflito entre carga e passageiros. Isso, em tese, possibilitará uma melhora significativa na operação da linha 7 Rubi usuários. Isso permitiria a redução do intervalo entre os trens, propiciando segurança e conforto aos passageiros. Espera se também a redução em até 15% no valor dos fretes de carga. A promessa é que o licenciamento ambiental esteja concluído no final deste ano e as obras possam ser iniciadas ano que vem.

Mauro Drone 95155 7054

A construção do Ferroanel Norte, ligando as estações de Perus à de Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, que teve seu Relatório de Impacto Ambiental apresentado pelo governo do Estado nessa semana, numa solenidade no Palácio dos Bandeirantes, é uma esperança de melhora para a operação dos trens da CPTM na Linha 7 Rubi, a pior de todo o sistema. O Ferranel Norte será a construção de um ramal ferroviário de 53 quilômetros de extensão, com traçado acompanhando o Rodoanel e nessa primeira parte do projeto serão interligadas as duas estações ferroviárias com uma linhas para trens de cargas. Essa obra também representa uma esperança de melhorar a qualidade dos trens da CPTM. Sua implantação fará com que os trens de carga que hoje compartilham os mesmos trilhos com os trens de passageiros da CPTM sejam desviados, elimi-

O Ferranel Norte terá 53 quilômetros de extensão


12


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.