JORNAL CORREIO DO MUNICÍPIO

Page 9

E dição 150 - 22 de novembro de 2013 |

CORREIO DO MUNICÍPIO

9

#FOBIAS...QUAL É A SUA? Por JULIANA CARVALHO | jornalismo@correiodomunicipio.com

Ofidiofobia

Aracnofobia

Mais do que um simples medo

S

entir medo faz parte da vida de todo ser humano, pois funciona como um alerta diante de algo que possa gerar um problema. Algumas situações, um animal ou outro, insetos, lugares desconhecidos, entre outras coisas, podem amedrontar, mas quando uma pessoa passa a alterar seu dia-a-dia, por medo de algo, organizando sua rotina de modo a não enfrentar o objeto temido, pode ser uma fobia. Segundo definição do site Brasil Escola: “Quando esse medo é excessivo e irracional, em relação à ameaça, apresentando fortes sinais de perigo e acompanhado de comportamento de evitação, quanto às situações causadoras do medo, é chamado de fobia, crise de pânico provocada em situações específicas”. Entre as fobias mais comuns, listadas por especialistas, estão a agorafobia (locais cheios), aracnofobia (aranhas), aviofobia (medo de andar de avião), catsaridafobia (baratas), claustrofobia (lugares fechados), glossofobia (falar em público), hematofobia (sangue), hidrofobia (água), nictofobia (noite ou escuro). Além das fobias mais conhecidas, existem muitas outras. Entre elas, algumas estranhas como a bromidrofobia (odores do corpo), deipnofobia (jantar em família ou com amigos), hipopotomonstrosesquipedaliofobia

(palavras grandes), lachanofobia (vegetais), caligenefobia (mulheres bonitas). Comuns ou esquisitas, existem centenas de fobias. Confira algumas e veja se você se identifica ou conhece alguém que sofra de uma delas: abissofobia (medo de abismos, precipícios), acrofobia (medo de altura), ablutofobia (medo de tomar banho), afobia (medo da falta de fobias), agliofobia (medo de sentir dor), brontofobia (medo de trovões e relâmpagos), cacorrafiofobia (medo do fracasso ou falhar), catoptrofobia (medo de espelho), isolofobia (medo da solidão), corofobia (medo de dançar), dipsofobia (medo de beber), cleptofobia (medo de ser roubado), enoclofobia (medo de multidão), entomofobia (medo de insetos), ergofobia (medo do trabalho), falacrofobia (medo de ficar careca), gamofobia (medo de casar), iatrofobia (medo de ir ao médico), mageirocofobia (medo de cozinhar), oneirofobia (medo de sonhos), parturifobia (medo de parto), rupofobia (medo de sujeira), ritifobia (medo de ficar enrugado), talassofobia (medo do mar), xenofobia (medo de estrangeiros ou estranhos). Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento, os sintomas de fobia são: manifestações de ansiedade restritas ao objeto ou situação específica e evitar situações que geram a fobia. Na dúvida, é sempre bom consultar um especialista para que esses medos, que geram angústias e podem trazer desconforto no dia-a-dia, sejam tratados e não atrapalhem a rotina.

Aicmofobia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.