CLICK FESTA DE FLORES E MORANGOS DE ATIBAIA

Page 1


pรกgina 2



Jornal CLICK...

ssed with

PDF proce

CutePDF

evaluation

Editorial

edition

PDF.com

www.Cute

O Jornal CLICK é agora a publicação oficial da Festa de Flores e Morangos de Atibaia. Reafirmando o compromisso de inovar, fechamos essa parceria para tornar o CLICK uma das mais importantes ferramentas de turismo da região e de comunicação da colônia japonesa. A Festa de Flores e Morangos de Atibaia atrai todos os anos um grande público, contribui para o desenvolvimento econômico local e gera um rico

conteúdo que merece ser compartilhado. Nessa edição você vai ter a oportunidade de conhecer os 50 anos de história do evento, vai ficar com agua na boca com a nossa matéria de gastronomia da festa, ficar por dentro do mercado e da produção de Flores e Morangos de Atibaia, conhecer o projeto do parque ecológico, entre outras matérias preparadas com muito carinho pra você.

Desejo a todos uma boa leitura e boa festa!

TIRAGEM: 40.000 EXEMPLARES

Thiago Henrique Relações Públicas

Anuncie: (11) 9 7288-6078

EXPEDIENTE Editor & Publisher Thiago Henrique

Tiragem 40 mil exemplares

Diagramação Daniel Coradini www.acertedesign.com.br

Impressão OESP O Jornal CLICK é uma publicação da empresa :

Revisão Equipe CLICK

THIAGO H S DE ALMEIDA ME – C.N.P.J 19.721.274/0001-06



Em sua 35ª edição, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia é o 4º evento cultural paulista que mais atrai público de fora do Estado de São Paulo. São milhares de visitantes, de todas as regiões do Brasil e de fora do país, que visitam a festa para contemplar a beleza das flores, o encanto da decoração do pavilhão, a rica cultura, os saborosos morangos e a deliciosa gastronomia do evento. Nesta edição, a festa compõe o calendário oficial de comemorações alusivas aos 120 anos do Tratado de Amizade Japão Brasil e preparou uma programação que aproxima os visitantes ainda mais da cultura oriental.

página 6


O evento também é a celebração da união do trabalho do homem e das dádivas da natureza, que permite fartura e abundância quando há o sentimento de gratidão. No espaço de comercialização, são mais de 2 mil itens diferentes, e pode-se encontrar belos exemplares das mais delicadas flores, como orquídeas, azaleias, mini orquídeas, mini rosas, mudas de roseiras, morangos, até as mais imponentes plantas verdes, como bonsais, cactus, mudas de árvore da felicidade, frutíferas, entre tantas outras. A venda dos morangos movimenta milhares de quilos do produto, com intensa reposição, para a fruta chegar fresca ao consumidor que busca qualidade e sabor. E tudo, direto do produtor! As apresentações culturais e artísticas trazem para o público grupos de arte japonesa, como Bon Odori, Taikô, Awa Odori e Yosakoi Soran. O Bon Odori é uma dança acompanhada por tambores e canto. É um agradecimento à colheita, e às dádivas que a terra oferece. Ao primeiro ressoar do tambor japonês, anuncia-se apresentação de Taikô. Esta belíssima e milenar arte japonesa tem o dom de encantar, com a cadência impetuosa dos tambores numa mescla de sons vibrantes e grande desempenho cênico e corporal, para uma perfeita relação de energia e harmonia com o público. Incrementando o processo cultural e lúdico, o evento também

proporciona apresentações itinerantes voltadas ao público infantil. A Festa acontece nas instalações do Parque Municipal Edmundo Zanoni, numa área com cerca de 36 mil m², que abriga além de toda a estrutura do evento, espaço verde, lago, parque infantil, salão do artesão e Museu de História Natural. Reserve na sua agenda. Setembro é o mês de Festa de Flores e Morangos de Atibaia.


Festa de Flores e Morangos de Atibaia 50 anos de história A colônia japonesa, que desde meados da década de 30, se faz presente em Atibaia, organizou em 1965, um evento para homenagear os 300 anos do município e demonstrar o seu potencial produtivo, com a exposição de flores e hortifrutigranjeiros. Em 1976, O Sindicato Rural, a Associação Cultural de Atibaia e a Associação de Jovens, apoiados pelo Ministério da Agricultura, assumiram a realização do evento que foi nomeado de Feira Agrícola e chamou a atenção pela sua exuberante beleza na decoração. Na década de 80, com o fortalecimento da produção de morangos, o evento foi então batizado como: FESTA DE FLORES E MORANGOS DE ATIBAIA. Nesse mesmo período, passou a ser realizado de forma consecutiva e o mês de setembro foi o escolhido para a realização anual da festa, por ser o mês que marca o inicio da primavera. O local também mudou e passou dos pavilhões do Elefantão e Elefantinho, para o Parque Edmundo Zanoni e a entrada de visitantes começou a ser cobrada, para custear as belíssimas decorações.

No entanto, a grande inovação da época, foi à criação de temas. As decorações começaram a transmitir as mensagens relacionadas ao tema escolhido e a partir desse momento a festa começou a bater recordes de público. Os temas sempre destacaram a cultura brasileira e oriental, a cidade de Atibaia e a natureza e suas diversidades. Vale lembrar alguns temas como, por exemplo: 80 anos da imigração japonesa - A Natureza e Nós - Atibaia, o paraíso quase possível na terra - O mundo encantado das flores, Japão, a terra do sol nascente- Pedra Grande – Nossa terra – O Japão mais perto de você - Agua, a fonte da vida, sempre.

ATIBAIA conta com a exposição de flores, frutas e artesanatos, atrações culturais e praça de alimentação com culinária brasileira e oriental. O evento recebe todos os anos mais de 120 mil visitantes de todas as partes do Brasil e automaticamente contribui para economia regional, movimentando os diversos setores, gerando empregos diretos e indiretos, superlotando hotéis, pousadas e restaurantes, e colocando ATIBAIA no centro dos holofotes. Os fundadores da Festa de Flores e Morangos de Atibaia.

Em 1991, surge a Associação Hortolândia de Atibaia, que desde então é a responsável pela organização do evento. O solo fértil para a plantação, a dedicação, o amor ao trabalho, persistência, união e a responsabilidade da colônia japonesa, transformou a cidade de Atibaia na maior produtora de flores do país, responsável por cerca de 23% da produção nacional e a maior na produção de morangos do Estado de São Paulo. Cenário construído por um povo vitorioso. Hoje, a FESTA DE FLORES E MORANGOS DE

Flavio Callegari

Nobuyuki Hiranaka

Armando Tricoli

SINDICATO RURAL DE ATIBAIA Telefone: 11 4411-0575 R. Treze de Maio, 429 - Atibaia - SP - Cep: 12940-720


Atibaia 11 4414 7410 reservas.atibaia@farohotel.com.br

São José dos Campos 12 3512-9600 reservas@farohotel.com.br

Taubaté 12 3609-1600 reservas.taubate@farohotel.com.br

página 9


O maior polo produtor de flores do Brasil. Cidade é responsável por cerca de 23% da produção nacional. Na contra mão da crise econômica que afeta o país, o setor de flores movimentou 5,7 bilhões de reais no ano de 2014 e prevê crescimento na casa de 8% para 2015, segundo dados do Ibraflor Instituto Brasileiro de Floricultura. Esse faturamento engloba o varejo, atacado e os produtores. O campo fica com 25 % dessa fatia. O setor é uma importante engrenagem na economia brasileira, responsável por mais de 215 mil empregos diretos e indiretos. O Brasil conta atualmente com cerca de 3600 produtores de flores. E nesse cenário, o município de Atibaia, que fica no interior do Estado de São Paulo, se destaca por ser o maior polo produtor do país. Cerca de 23% de toda produção nacional sai da cidade. Entre os destaques da produção local, estão as flores de corte, vaso e caixarias, como por exemplo: rosas, crisântemos, lisianthus, áster, orquídeas, cyclamen, kalanchoes, gérberas, impatiens, petúnia, begônias, amor perfeito entre outras. A maioria da produção é comercializada na CEAGESP, em São Paulo, e no CEASA, em Campinas. Atualmente, o município conta com uma área de aproximadamente 500 hectares de plantação. Levando-se em conta que no

página 10

Brasil a área total é de 4.500 hectares e no Estado de São Paulo a área é de 1.183 hectares, Atibaia é responsável por cerca de 11% da área total do país e 42% da área total do Estado de São Paulo. Ao todo, são 400 produtores que geram cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos. O solo fértil e clima subtropical da cidade favorece o cultivo. A localização do município também contribui, já que sua posição geográfica, ao lado de grandes rodovias como a Fernão Dias e a Dom Pedro, favorece o escoamento de toda a produção direto aos grandes centros como: Campinas, São José dos Campos e a própria capital, São Paulo. Por fim, outro fator importante é a tradição relacionada à cultura nipônica. A cidade possui forte influência da imigração oriental em sua colonização. Os japoneses são conhecidos, tradicionalmente pelo trabalho na agricultura e acabaram promovendo e estimulando a atividade. Hoje a produção de flores acontece em propriedades cujos donos são de diversas nacionalidades e descendências, mas quando o cultivo foi iniciado as famílias japonesas predominavam. Foram essas famílias que trouxeram técnicas que permitiram o avanço da produção no município.



CLICK

Morangos de Atibaia Além de principal polo produtor de flores do Brasil, cidade também é a maior produtora de morangos do Estado de São Paulo. Com mais de 4 milhões de pés produzidos por temporada, Atibaia foi a primeira cidade brasileira a receber a certificação com o selo PIMO (Produção Integrada de Morangos), que garante a qualidade da fruta, ao identificar os produtores que seguem os rígidos procedimentos para o cultivo de forma natural.

E por falar em receitas, a cidade conta ainda anualmente com o Festival Gastronômico Sabores de Atibaia, promovido pela Revista Estilo VIP, que reúne chef’s de cozinha com o objetivo de criar pratos que levem em sua essência, o morango como principal ingrediente.

O morango é uma fruta saborosa que pertence à família das rosáceas, a mesma das rosas e maças. Rico em vitamina C tem ação antioxidante e contribui para a formação de colágeno, que fortifica os ossos, dentes, pele e artérias.

O sucesso é tão grande, que existe o projeto de lei (nº 895/2015), de autoria do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), que visa tornar Atibaia a “Capital Nacional do Morango”. Se aprovado, o projeto vem agregar a já consolidada fama do município.

Comparado a outras frutas, o morango concentra boas quantidades de vitaminas e minerais, como: silício, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina K. Esses nutrientes são essenciais para o funcionamento do organismo, pois controlam desde a produção de hormônios até o funcionamento do coração e do cérebro. Além de tudo isso, é possível consumir a fruta sem nenhum peso na consciência, afinal o morango tem baixíssimo índice calórico. 10 morangos médios (100gr) correspondem a apenas 30 calorias. Reconhecidos por sua qualidade e sabor, os morangos de Atibaia são encontrados tanto na forma “in natura” como em suas variedades: Oso Grande, Alleluia, Camino Real, Festival, Albion e Camarosa. Milhares de kilos da fruta são comercializados todos os anos na FESTA DE FLORES E MORANGOS DE ATIBAIA. Quem visita o evento também pode encontrar a fruta, nas suas mais variadas formas de receitas. A gastronomia da festa é criativa e deliciosa. página 12


Tel: 11 4416-7621 / 11 4416-8594 e-mail: arccol@arccol.com.br site: www.arccol.com.br Tel: 11 4416-7621 / 11 4416-8594

QUALIDADE, COMPROMISSO E PONTUALIDADE e-mail: arccol@arccol.com.br site: www.arccol.com.br Garante o sucesso de obra

QUALIDADE, COMPROMISSO E PONTUALIDADE A Arccol oferece soluções de alto nível para você garantir uma segurade e de acordo com os mais Garante o obra sucesso obra rigorosos padrões de qualidade. São tubos e A Arccol oferece soluções de alto nível para você canaletas de concreto, anéis, mourões, pisos garantir uma obra segura e de acordo com os mais intertravado e vários artefatos de concreto. Confira! rigorosos padrões de qualidade. São tubos e canaletas de concreto, anéis, mourões, pisos PRODUTOS ARCCOL intertravado e vários artefatos de concreto. Confira!

Tubos de Concreto PRODUTOS Canaletas de Concreto Tubos dede Concreto Mourões Concreto Canaletas de Concreto Anéis de Concreto Mourões de Concreto Anéis de Concreto

Conjuntos Anaeróbicos Guias de Concreto Conjuntos Anaeróbicos Pisos de Concreto Guias dede Concreto Tampas Concreto Pisos de Concreto Tampas de Concreto

ARCCOL

ARCCOL TUBOS DE CONCRETO - RUA DO SAPATEIRO, 296 - BAIRRO DO PORTÃO - ATIBAIA - SP ARCCOL TUBOS DE CONCRETO - RUA DO SAPATEIRO, 296 - BAIRRO DO PORTÃO - ATIBAIA - SP

página 13


CLICK

A deliciosa gastronomia da Festa Visitantes tem a oportunidade de apreciar um mundo de sabores. Com três restaurantes de comida oriental e um self service com refeição brasileira, a área gastronômica possui ainda mini cozinhas com os mais variados tipos de alimentação. O visitante tem a oportunidade de se deliciar com empanados, espetinhos, sanduíche de pernil, crepes, massas e panquecas, pizzas, entre outros salgados. Os doces e sobremesas vão desde balas de coco e cocadas assadas, doces portugueses, sorvetes, doces de confeitaria, bolos e sobremesas dietéticas, até as mais variadas receitas com a estrela da festa, o morango. Tem merengue de morango com chocolate, espetinhos e o famoso pastel de morango. A culinária japonesa presente no evento surpreende aos apaladares mais exigentes. As receitas passadas de geração para geração garantiram tradição e prestígio, deixando de ser considerada apenas exótica, para ser considerada uma gostosa e saudável opção alimentícia. Os pratos e a maneira como são apresentados chamam a atenção pela beleza e variedade de cores e sabores, além do equilíbrio e o perfil saudável dos ingredientes que os compõem. Os pratos tradicionais japoneses são preparados à base de arroz, sopa de missô (pasta de soja), peixe ou carne, acompanhados de tsukemono (legumes em conserva). Os temperos mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), o wasabi (raiz forte), o missô (pasta de soja) e o karashi (mostarda). No cardápio da Festa é possível saborear as delícias da culinária página 14

nipônica como: sushi, yakissoba, sashimi, tempurá, udon, guiozá, entre outros. Visite a Festa de Flores e Morangos de Atibaia e aprecie um mundo de sabores irresistíveis.


nto e v E o d a p a OM 11

13

16

14

Saida

Entrada

17 12 15

10

15 9

13

8 3

7

5 4

2 1

6

CASA DOS

1 - BILHETERIA PATOS 2 - ENTRADA VIVEIRO 3 - SAÍDA TESÃO 4 - SALÃO DO AR STORIA NATURAL 5 - MUSEU DA HI 6 - PLAY GROUND CENTRO MÉDICO NTIL 7 - ESPAÇO ESTUDA NO LI CU AS INO E M 8 - MINI SHOPPING SANITÁRIO FEMIN ÃO 9 - ADMINISTRAÇ ININO M FE TE EN M SO O SANITÁRI

ORES 10 - VENDA DE FL O ÇÃ SI 11 - EXPO ES JAPONESES 12 - RESTAURANT ES BRASILEIROS 13 - RESTAURANT S 14 - EXPOSITORE S TE NE 15 - LANCHO 16 - FRUTAS 17 - PALCO

página 15


06 DOMINGO 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

CONGADA ROSA DE ATIBAIA REGIONAL BON ODORI ATIBAIA JAPÃO FUJINKAI DE NAZARÉ - ANBIN - MIX DANCE JAPÃO KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO FANFARRA MUNICIPAL DE ATIBAIA BRASIL BON ODORI ATIBAIA JAPÃO

07SEGUNDA (Feriado) 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

BON ODORI ATIBAIA JAPÃO GRUPO FILHA DE ISIS ÁRABE GRUPO DE CHORO BRASIL KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO INSTITUTO DE ARTE E CULTURA GARATUJA REGIONAL BON ODORI ATIBAIA JAPÃO

12 SÁBADO 05 SÁBADO 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

BON ODORI ATIBAIA JAPÃO GRUPO RAMBYNAS LITUANIA OVBA - ORQUESTRA DE VIOLA BRASILEIRA DE ATIBAIA BRASIL KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO PANDORA CIA. DANÇAS ÁRABE BON ODORI ATIBAIA JAPÃO

12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

13 DOMINGO 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

página 16

BON ODORI ATIBAIA JAPÃO GRUPO FILHA DE ISIS ÁRABE GRUPO DE CHORO BRASIL KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO INSTITUTO DE ARTE E CULTURA GARATUJA REGIONAL BON ODORI ATIBAIA JAPÃO

GRUPO JADRAN - SOC.AMIGOS DA DALMÁCIA CROÁCIA ISHIN YOSAKOI SORAN JAPÃO BON ODORI ATIBAIA KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO GRUPO AWA ODORI (REPRESA) JAPÃO BIG BAND BRASIL BON ODORI ATIBAIA JAPÃO


19 SÁBADO 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

BON ODORI ATIBAIA JAPÃO GRUPO TIROL ÁUSTRIA ORQUESTRA COC ATIBAIA BRASIL KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO SHINSEI ACAL JAPÃO BON ODORI ATIBAIA JAPÃO

20 DOMINGO 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

BON ODORI ATIBAIA JAPÃO BANDA SINFÔNICA BRASIL KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO RANCHO FOL.STA.MARTA DOS NAVEGANTES PORTUGAL KAGURA DO BRASIL JAPÃO BON ODORI ATIBAIA JAPÃO

26 SÁBADO 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

BON ODORI ATIBAIA JAPÃO GRUPO GOLD UND SILBER - SOC. FILARMÔNICA LYRA ALEMANHA KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA - YOSAKOI SORAN JAPÃO KAWASUJI TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO COPPÉLIA BALLET BRASIL BON ODORI ATIBAIA JAPÃO

27 DOMINGO 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00

BON ODORI ATIBAIA JAPÃO CALIMA ESPANHA GRUPO KAWASUJI SEIRYU TAIKÔ DE ATIBAIA JAPÃO CIA. BALALAYKA RUSSO RYUKYU KOKU MATSURI DAIKO BRASIL - OKINAWA JAPÃO BON ODORI ATIBAIA JAPÃO

página 17


CLICK Ana Clara Gonçalves

Henryco Guillermo

X Concurso de Desenho Infantil

Marco Antonio de Oliveira

Desenvolvendo o caráter social e cultural da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, o X Concurso de Desenho Infantil desta 35ª edição premiou seis alunos do ensino Fundamental da cidade, que produziram desenhos criativos e muito bem elaborados, usando a temática proposta: Atibaia 350 anos.

Os vencedores das categorias foram os seguintes estudantes: • Ana Clara Gonçalves, 5º ano, da EMEIF Prof. Francisco Silveira Bueno

Lucas de Jesus Vieira Brandão

• Henryco Guillermo da S. Castelhano, 4º ano, da EMEIF Prof.ª Rosiris Maria Andreucci Stopa • Marco Antonio de Oliveira, 3º ano, da EMEF Estudante Nelson José Pedroso • Lucas de Jesus Vieira Brandão, 2º ano, da EMEF Prof.ª Serafina de Luca Cherfen • Feliphe Franca Martins, 1º ano, da EMEF Prof.ª Maria José Cintra Santos • e o vencedor da categoria geral, Luan Costa Lima de Araújo da EMEF Profª Serafina de Luca Cherfen.

A premiação, entregue durante a cerimônia de abertura da Festa, teve a participação de dois importantes apoiadores, que por acreditarem em iniciativas como esta contribuíram para a valorização dos prêmios entregues às crianças. A 35ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia, agradece à SICREDI e à GLOBAL MAGAZINE por esta parceria de sucesso. página 18

Feliphe Franca Martins

Luan Costa Lima de Araújo


pรกgina 19


CLICK

A Linha do Tempo da Festa das Flores

2002

2003

2004

2008

2009

2010

pรกgina 20


2005

2006

2007

2011

2012

2014


CLICK

?

Você Sabia?

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia gera em torno de 2 mil empregos diretos e indiretos.

O evento atrai todos os anos mais de 100 mil visitantes.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao evento, crianças até dez anos acompanhadas por pais ou responsáveis tem entrada franca. Para 2015, os pais ou responsáveis por alunos da rede municipal que possuem cadastro na Secretaria de Educação também terão entrada liberada as sextas e sábados, para acompanhar as crianças. Isto soma cerca de 26 mil responsáveis com acesso à festa. Às sextas-feiras também são agendadas escolas públicas e privadas de Atibaia.

Outra ação de cunho social se estende as entidades assistenciais de terceira idade da região, que possuem entrada livre pré-agendada, mediante ofício, também nas sextas-feiras.

Os funcionários públicos municipais tem sua entrada liberada nas sextas e sábados.

Moradores das imediações do Parque Edmundo Zanoni, com comprovação de endereço, também possuem entrada franca.

Representando os mais variados países e as manifestações culturais regionais, mais de 30 grupos artísticos e folclóricos se apresentam na festa. Esta interação possui o propósito de valorizar, disseminar e integrar as diferentes culturas e proporcionar ao grande público o sentimento de união e amizade entre os povos.

página 22

O comprometimento da Associação Hortolândia de Atibaia (responsável pela organização da festa) se fortalece mediante contribuição para o Fundo Social da Solidariedade do município, o que demonstra uma relevante preocupação com o desenvolvimento e bem estar social da cidade.


pรกgina 23


CLICK

Relação

é

marcada por amizade, e respeito mútuo.

“Haverá paz perpétua e amizade constante entre os Estados Unidos do Brasil e o Império do Japão”. Esse foi o compromisso firmado em Paris, em 05 de novembro de 1895, pelos ilustres embaixadores Sr. Soné Arasake e Sr.Toledo Piza e Almeida, celebrando o “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação”, que iniciou as relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Em 1908, teve início o processo imigratório dos japoneses ao Brasil, com a chegada dos primeiros 781 imigrantes, a bordo do navio Kasato Maru, com destino às fazendas de café no interior de São Paulo. No total, cerca de 250 mil japoneses emigraram ao Brasil, e atualmente, entre imigrantes e seus descendentes, são mais de 1,5 milhão de cidadãos – a maior comunidade fora do Japão. O respeito e a disciplina dos japoneses, combinados à alegria e generosidade dos brasileiros, criaram no Brasil uma mistura única e insubstituível, de culturas que se complementam e se admiram, na qual cada país contribuiu com as suas melhores características para a formação de uma cultura integrada e miscigenada, um verdadeiro exemplo para o mundo. página 24

admiração

Graças aos grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, e de 2020 em Tóquio, cada vez mais, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil e o Japão. Neste ano, os dois países comemoram 120 anos de relações profícuas de amizade, comércio, cooperação econômica e tecnológica, além de integração sócio-cultural e esportiva. Para se ter uma ideia, o Brasil possui hoje 455 empresas com capital japonês, as exportações Brasil-Japão movimentam cerca de 16 bilhões de dólares anuais e o Japão é o 6º país no ranking de investidores no Brasil. Os brasileiros são apaixonados pelo Japão, e o carinho e a admiração dos japoneses pelo Brasil são recíprocos. Neste cenário de oportunidades extremamente favoráveis, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia 2015, compõe o calendário oficial de comemorações alusivas aos 120 anos do Tratado de Amizade Japão-Brasil , e traz em sua programação um encontro ainda maior da cultura oriental e brasileira que será espetacular e inesquecível para os visitantes.



pรกgina 26


CLICK

Parque Ecológico – Inovador, arrojado e multifuncional. Projeto idealizado há mais de três décadas pelo saudoso Sr Nobuyuki Hiranaka é hoje dirigido pela Associação Hortolândia de Atibaia. Um Parque Ecológico projetado para ser referência na integração e no desenvolvimento ecológico, cultural, educacional, agrícola, de eventos e turístico. O projeto foi idealizado há mais de três décadas pelo saudoso Sr. Nobuyuki Hiranaka. Falecido em novembro de 2012, Hiranaka foi um dos principais produtores de Flores no Brasil, com destaque para o cultivo de Orquídeas desde a década de 80, foi fundamental para o crescimento e sucesso da Festa de Flores e Morangos do município. A obra assinada pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, atende a todas as inspirações da Associação Hortolândia de Atibaia, responsável pelo projeto. Numa área verde de 560 mil m2, localizada no bairro dos Pires, o Parque Ecológi-

co terá uma infraestrutura sustentável com captação de água de chuva para reaproveitamento, centro de tratamento de esgoto, áreas específicas para lazer, convivência, comercialização e exposições, o que irá possibilitar receber eventos dos mais variados portes. Reforçando o caráter de desenvolvimento agrícola, o Parque contará com uma base experimental para pesquisa e aprimoramento biotecnológico. O cultivo de hortas comunitárias e orgânicas também fazem parte deste vultoso projeto. Na busca de uma relação harmoniosa do homem com a natureza, a abundância em flores, plantas e arborização será uma marca do espaço. “A Associação Hortolândia é uma associação muito importante, que realiza anualmente a grande Festa de Flores e Morangos, com um número muito expressivo de

público. Com uma sede própria, pode funcionar o ano inteiro com eventos e programações diferenciadas, e isso me entusiasmou muito no projeto” comenta o arquiteto Ruy Ohtake Ainda sobre a obra ele diz “Eu fazia uma ideia da área na planta. Depois de visitar o terreno, percebi que o local é muito melhor do que a planta topográfica, pois dá para identificar os pontos fortes da área, como o horizonte. A vista do horizonte, o patamar onde estão projetados os espaços para gastronomia é impressionante. Então já pude recomendar as árvores e vegetação para não perder esta vista deslumbrante.” Além de todos os benefícios descritos até aqui, o empreendimento inovador, arrojado e multifuncional, irá gerar novos empregos, contribuir para o desenvolvimento econômico local e fortalecer o turismo em Atibaia. página 27


CLICK

O projeto do Parque Ecol贸gico em imagens

p谩gina 28


pรกgina 29


CLICK

Curiosidades da cultura Japonesa Valiosa. Assim pode ser definida a cultura japonesa. As tradições milenares, sua culinária saudável, a educação e a inteligência de um povo que soube se reinventar por diversas vezes em sua história, são exemplos pra qualquer civilização. Listamos algumas informações interessantes pra você conhecer mais sobre o Japão e sua cultura. • O Japão é o maior fabricante mundial de navios. • O Xintoísmo e o Budismo são as religiões mais praticadas no país. • Outro costume bem interessante é que os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa. Dentro de casa, usam um chinelo especial chamado suripa. • Uma das bebidas mais tradicionais do Japão é o saquê. Originária no século III, ela é fabricada a partir da fermentação do arroz. • O povo japonês é o maior consumidor de carne de baleia do mundo. Este tipo de carne é muito apreciada na culinária oriental. • O Japão é o país que tem a população mais vidrada em tecnologia do mundo. • Ao contrário da cultura ocidental, os japoneses costumam fazer barulho de sucção ao tomarem sopa. É uma demonstração de polidez durante a refeição. • Limpar a residência no primeiro dia do ano é uma tradição muito comum entre as famílias japonesas. Outro costume muito comum nesta data é a entrega de dinheiro, dentro de envelopes, aos parentes. • Na véspera da chegada da Primavera, os japoneses costumam atirar grãos de feijão pela janela. É um costume para atrair sorte e energias positivas. • O Japão é o país onde se mais produz e consome quadrinhos e desenhos animados do mundo. Os mangás e animes fazem parte da cultura japonesa.

Licores Altafini Os legítimos de Atibaia Desde 1988

• O Japão é o país que mais sofre com a ocorrência de terremotos. Porém, o setor de engenharia desenvolveu técnicas de construção de edifícios que fazem com que estes não desabem com os abalos sísmicos. • Um aspecto muito tradicional da cultura japonesa é a cerimônia do chá.

Rua Calil Pedro Padis, 519, Jardim Shangrilá - Atibaia - SP 11) 4412-5968


Flor de corte

Rosa; Rosa Spray; Mini Rosa; Gerbera; Gypsofila CEAGESP.MLP.370/371/372 e-mail: floratida@uol.com.br

rodrigoceasa matsuda. campinas N21



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.