2 minute read

Produtos antiestresse asseguram produtividade

As linhas Protect Agro e Revita Agro são as únicas com tecnologia antiestresse já patenteadas

Os produtos antiestresse despontam como im− portantes aliados dos produtores na resolução da di− fícil equação de manter a produtividade, mesmo diante das imprevisíveis adversidades climáticas.

Segundo a engenheira agrônoma e CEO da Za− non Agro, Natalia Zanon Carvalho, que atuou em posições estratégicas de grandes empresas do setor sucroenergético durante 12 anos, o mais desafiador era garantir uma boa aderência ao planejamento mesmo com tantos riscos potenciais muitas vezes não previstos, sendo eles: seca, geada, incêndios, en− tre outros. Com isso, embora muito investimento e esforços eram feitos para o aumento de produtivi− dade do canavial, esse aumento acontecia de forma pouco expressiva ano a ano, já que outros fatores contribuíam negativamente para a produtividade.

A tecnologia antiestresse foi desenvolvida ao longo de mais de 15 anos de estudos e pesquisas, com uma formulação exclusiva, baseada em com− postos organo−mineral que ativam os hormônios de defesa e crescimento da planta, promovendo prote− ção e revitalização das lavouras aos danos climáticos (temperaturas elevadas, estresse hídrico, baixa lumi− nosidade, geadas, chuvas de granizo) e químicos (efeitos fitotóxicos de herbicidas), maximizando desta forma a produtividade.

De acordo com Natália, os produtos Protect Agro e Revita Agro, que atuam com a tecnologia Antiestresse já tem sua eficiência validada e comprovada por órgãos públicos, usinas sucroenergéticas e centenas de agri− cultores, promovendo junto ao setor sucroalcooleiro produtividade e rentabilidade.

Segundo avaliação de Natália, "estamos vindo de dois anos consecutivos de condições climá− ticas adversas, com secas, geadas, altas temperaturas, entre outros, o que tem prejudicado o desenvolvi− mento das lavouras. A instabilidade climática, seguirá durante este final de 2022, e existem previsões de institutos de meteo− rologia que apontam que devemos sofrer com o fenômeno La Niña até o final do primeiro tri− mestre de 2023" .

Para a empresa "as adversidades climáticas cons− tituem hoje um dos maiores desafios dos agentes envolvidos no planejamento e na comercialização de produtos agroindustriais, pois precisam se adequar a uma demanda estável com uma oferta sazonal, sen− do assim a necessidade de buscar tecnologias que mitiguem esses problemas de forma eficiente e rá− pida é essencial" .

Criados pela Dana Agro e comercializados pela Zanon Agro, o Revita Agro e Protect Agro, vem al− cançando resultados significativos. "Com a única Tecnologia Antiestresse paten− teada, nós trazemos para o mercado, a tecnologia certa para horas incertas. E garantimos produtivi− dade mesmo sob adversidades" , afirma a direção da Zanon Agro, que as− segura além de uma matéria prima com melhor qualidade e produtividade, um incre− mento de receita líquida es− timado em R$1.615 por hectare no tratamento pre− ventivo com Protect Agro e R$2.097 por hectare com o tratamento pós estresse sofri− do pela cultura com Revita Agro nos tratamentos em cana de açúcar.

This article is from: