JC 280
4/24/2017
24
5:22 PM
Page 24
AGRÍCOLA
Maio 2017
Investir em biopotentes aumenta a produtividade e reduz custo Laboratório oferece soluções para controle biológico de pragas e doenças que podem elevar em até 32% a produtividade da cana Fontes de mercado afirmam que a utilização de soluções biológicas crescem cerca de 20% ao ano. Atento a esta fatia de mercado o Laboratório Farroupilha — unidade de negócio da divisão Plant Care, do grupo canadense Lallemand, fechou uma parceria com a BUG Agentes Biológicos para oferecer aos produtores de cana-de-açúcar um portfólio de soluções que garantem elevar a produtividade da planta através do manejo de pragas e doenças de forma sustentável. O gerente de pesquisa e desenvolvimento do Laboratório Farroupilha — Lallemand, doutor Alan Pomella, explica que para aumentar a produtividade é preciso estruturar o tripé de desenvolvimento da cana investindo em três pilares: saúde do solo, resistência a pragas e doenças, e performance da própria planta.
Ensaios feitos pela empresa, em parceria com pesquisadores de universidades e gestores agrícolas de usinas, confirmaram um aumento de perfilhamento de até 25% e na produtividade de até 32% por tonelada de cana através do uso de produtos definidos pela empresa como biopotentes. “A aplicação de nossos biopotentes reestabelece o equilíbrio microbiológico do solo, evitando o surgimento de pragas e doenças. Depois tem ação preventiva e aumenta a resistência da planta resultando em aumento da produtividade”, esclarece Pomella. Especializado em proteção de plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em manejo de pragas pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), Robson Luz Costa garante que além do ganho produtivo no campo, a aplicação dos biopotentes, também aumenta a qualidade do Açúcar Total Recuperável (ATR). “Há dez anos fazemos trabalhos direcionados em usinas obtendo resultados que nos dão a segurança de oferecer soluções biopotentes que melhoram a qualidade da cana aumentando o índice de sacarose”, afirma Costa.
Da esquerda para a direita: Robson Luz Costa, Fernando Lucas Urban, Diogo Rodrigues Carvalho, Alan Pomella e Stanis Bombonato: corpo diretivo anuncia parceria macro e micro biológicas