5 minute read

Lar Batista de Crianças em São Paulo completa 82 anos

Trabalho foi fundado durante a Segunda Guerra Mundial.

Marcelo Gomes Longo pastor, presidente do Lar Batista de Crianças

Advertisement

“…a fé por si só, se não for acompa nhada de obras, está morta”.

No dia 18 de março, “nosso coração se encheu de alegria e nossa língua de júbilo”. Foi na Primeira Igreja Batista do Brás, sob a presidência interina do pastor Irland Pereira de Azevedo, com a participação do Coral, regido pelo maestro Prado Benfica, com 120 crianças, que comemoramos os 82 anos do Lar Batista de Crianças.

Fundado em 14 de janeiro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, Arethusa Borges Botelho, presidente da Sociedade de Senhoras Batistas do Campo Paulistano, fez um apelo emocionado aos líderes, pedindo que não fossem indiferentes às crianças órfãs e carentes. Um grupo de trabalho formado por: Arethusa Borges Botelho, o casal missionário Paul e Margarida Porter, Francis Bagby (esposa de TeCê Bagby), Carmem Borges Meyer (esposa do pastor Juvenal Ricardo Meyer), a missionária Essie Fuller, Maria Augusta e seu esposo Luiz Botelho de Camargo, entre outros líderes, deram início à estrutura jurídica e à formação de Sócios na tentativa de criar assim um orfanato Batista.

Após o insucesso de se formar o Lar Batista na antiga residência do casal Porter, na cidade de Campinas - SP, sob presidência do pastor Manoel Tertuliano Cerqueira, que convidou o pastor Antônio Lopes e sua esposa Olinda para iniciar o trabalho em um casarão no município de Mogi das Cruzes em 1944. Em 1957, com a doação de um terreno no bairro de Campo Limpo, o então presidente, diácono Américo Mancinelli dá início à construção e a inauguração ocorreu em 1964.

O pastor José Vieira Rocha, na década de 80 recebeu, como parte integrante da nossa estrutura, o Lar Evangélico de Proteção à Infância de Apiaí, fundado pelo pastor Onofre Cisterna e o Orfanato Divina Providência, fundado e mantido pelo doutor Antônio Reis e sua esposa Ilga, em Inúbia Paulista. Também recebeu apoio das Juntas missionárias dos EUA, conseguindo realizar reformas e ampliações nas quatro Unidades: Mogi, Campo Limpo, Apiaí e Inúbia.

Como parte das comemorações dos 82 anos homenageamos nossa fundadora, Arethusa Borges Botelho (in memorian), tendo como representante sua filha, Junia Borges Botelho. Também homenageamos o pastor José Vieira Rocha, elegendo como presidente Emérito do Lar Batista de Crianças. Seguindo com as homenagens, o pastor Salovi Bernardo e Cenyra Pinel Bernardo (in memorian), foram escolhidos para darem seus nomes a futura Unidade da Instituição de Longa Permanência de Idosos, na cidade de Mogi das Cruzes - SP. E por fim a esse momento de homenagens, os funcionários com mais tempo de serviço também foram homenageados: o casal, pastor Hermano e Roze, gestores da Unidade de Inúbia Paulista; pastor Neidimar e Maura, gestores das Unidades Campo Limpo, abrigo e SCFV; o irmão Jenivaldo Alves Torres, financeiro do escritório central, além do nosso diretor-geral, pastor Elias Valentim do Vale. Exerce a presidência do Lar Batista de Crianças desde 2016, o pastor Marcelo Gomes Longo, que também foi um dos homenageados da noite. No período da sua presidência e do diretor Geral, pastor Elias Valentim do Vale, a instituição experimentou o maior desenvolvimento e crescimento, durante toda a sua história.

Atualmente, o Lar Batista tem 24 Unidades, atendendo quase 1.500 crianças diariamente e quase 400 funcionários. A Deus, apresentamos nossa gratidão e o nosso reconhecimento de que sem Ele nada seria possível. Olhamos para o passado com gratidão, para o presente com responsabilidade e para o futuro reiterando nossa fé em Deus. n

PIB de Bonsucesso - RJ celebra seus 107 anos

Evento teve participação da família de Manoel Avelino de Souza, primeiro pastor da Igreja.

Guilherme Toledo Machado membro e historiador da Primeira Igreja Batista de Bonsucesso - RJ

No dia 19 de março, a Primeira Igreja de Bonsucesso - RJ vivenciou e realizou o culto de ação de graças em comemoração ao 107º aniversário da Igreja. Foi um momento de muita alegria e gratidão a Deus por esta data tão especial. Há mais de um século proclamando a palavra de Deus para aqueles que ainda não tem Jesus.

O trabalho de evangelização tem sido desenvolvido desde o início da organização com funcionamento dos departamentos ativos na comunidade, na cidade e até fora do país, apoiando e sustentando missionários no Brasil e fora dele. A Igreja sempre teve um compromisso com missões. Temos um departamento infantil atuante, todo esse trabalho com um único objetivo, proclamar a salvação para todos.

Esta é uma história escrita e feita com amor e compromisso com nosso Deus. Muitas lutas tivemos, mas incontáveis vitórias temos alcançado pela misericórdia de Deus. Repletos de gratidão, louvamos a Deus por to dos os irmãos e pastores que direta ou indiretamente foram instrumentos usados por Deus nestes 107 anos, le vando a luz do evangelho de Jesus. Neste aniversário fomos presenteados com a presença da família de nosso primeiro pastor, Manoel Avelino de Souza, que se fizeram representar, pela sua filha Irmã Nicéa de Souza, as netas do pastor Avelino, Irmãs Denise de Carvalho Souza F. da Silva, Celeste de Carvalho Souza Vasconcellos e Nancy Torres Rosina e irmão Aderbal Soares amigo da família, que cantou dois lindos hinos de composição do pastor Avelino. Irmã Denise e irmã Nicéa, nos trouxeram em um momento histórico as grandes realizações do pastor Manoel Avelino. Pastor prestou relevantes serviços para denominação. Ele deixou um grande legado de servo fiel e um enorme testemunho de vida para família e para todos que com ele conviveu. Ficou caracterizado como um ícone. Pastor Manoel Avelino de Souza, chegou em nossa Igreja, ainda seminarista, foi consagrado ao ministério pastoral em nossa Igreja e nós fomos para ele o início de uma caminhada na vida pastoral. Ficou em nossa Igreja de maio de 1916 a abril de 1918. Nesse dia, foi entregue a irmã Nicéa de Souza, sua filha, uma placa em homenagem pelos serviços prestados por ele a nossa Igreja. É preciso honrar a memória daqueles que nos antecederam e que plantaram lá no início a preciosa semente da palavra de Deus. À família, o nosso muito obrigado!

Após o momento histórico, nos trouxe uma mensagem pela manhã o pastor e amigo de nossa Igreja, Ilson

Ferreira e à noite o pastor Gerson Antônio dos Santos, que trouxeram uma palavra de encorajamento, edificação e ensinamentos valiosos para nossos corações. Foi um domingo de louvor e adoração ao nosso Deus e bênçãos derramadas sobre a Igreja. Atualmente, somos pastoreados pelo amado pastor Wellington Ferreira Leal; junto dele, sua querida esposa, irmã Antônia Regina e sua linda filha Amabili; família pastoral que muito tem feito em prol do Reino de Deus. Somos gratos a Deus pelo sustento nesses mais de 100 anos de história, todo cuidado, misericórdia e grande amor que Ele tem tido para com sua Igreja.

Por isso, louvamos a Deus pelas maravilhas obtidas e pela expansão do Evangelho de Cristo. Contamos com as orações dos irmãos para que cada dia nos dê condições e sabedoria para continuar nossa caminhada. A Deus toda honra e glória. Vamos cultivar esse amor para com as gerações futuras, até a volta de Jesus. Ebenézer, até aqui no ajudou o Senhor!

Parabéns, PIB de Bonsucesso, los 107 anos.