1 minute read

O chamado de Mateus

Em Mateus 9.9 lemos que Jesus viu Mateus e o convidou para segui-lo. Interessante que a resposta de Mateus foi imediata. Ele levantou-se e começou a segui-lo. Este episódio também está registrado em Marcos 2.13,14 e Lucas 5.27 e 28.

Quem era Mateus? Ele era um publicano, um cobrador de impostos ou coletor; estava encarregado de coletar os impostos aduaneiros. Eles eram indi- retamente representantes do governo romano. Eram considerados pelos judeus ritualmente impuros, pois lidavam com coisas impuras e eram acusados também de extorsões.

Advertisement

Os coletores de impostos eram desprezados pela sociedade da época (fariseus) e eram chamados de pecadores.

Jesus quebra paradigmas ao convidar Mateus para segui-lo e se sentar à mesa com os publicanos e pecadores. Essa atitude de Jesus recebe uma crítica severa dos fariseus. O que importa ressaltar é que Jesus não veio para os sãos, ele veio chamar os doentes, são essas pessoas que precisam dEle.

O chamado de Mateus me traz lições preciosas. A primeira delas é que Jesus chama quem Ele quer. Vivemos em uma sociedade que classifica as pessoas pelo nível intelectual, financeiro e faz separações. Jesus chama quem quer. Temos muitos exemplos, nos Evangelhos, das escolhas de Jesus.

Aprendo também que o chamado é urgente. Ele chama e o vocacionado precisa entender a urgência. Há muitas vidas vivendo longe de Deus, não há tempo a perder. Como Mateus, é preciso levantar-se e dizer sim ao chamado de Jesus.

A minha atitude e a sua é cumprir à ordem de Jesus; enquanto temos tempo façamos o bem a todos. Todos nós temos um chamado, para ser sal e luz no mundo, para sermos luzeiros em um mundo em trevas. Que cumpramos o chamado de Jesus, que façamos o nosso papel a tempo e fora de tempo. n