
11 minute read
Dia do Trabalho: Pessoas com deficiência encontram dificuldade no mercado
from Edição 256
by Jornal Atual
Conseguir um emprego não é uma tarefa fácil, e para pessoas com deficiência (PcD), pode se tornar uma tarefa ainda mais difícil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2019 revelam que apenas 28,3% da população PcD se encontra empregada. Para aqueles que conseguem, muitas vezes não é possível fugir de micro agressões expostas através da falta de acessibilidade e até mesmo da diferença salarial. A média salarial para PcDs é de R$1.639, equivalente a dois terços da média de uma pessoa sem deficiência — R$2.619.
Felizmente, esse não é o caso de Vinicius Mendonça, de 23 anos. Ele atua desde janeiro como Diretor de Programas e Projetos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Santa Cruz do Rio Pardo. Em novembro de 2021, ele sofreu um acidente e acabou lesionando a sua coluna, onde acabou se tornando paraplégico.
Para ele, a volta ao trabalho foi um marco muito importante. “Eu voltei a ter minha liberdade e consegui voltar a ganhar o meu dinheiro, foi uma coisa que eu nunca pensei que conseguiria”, explica. “Acredito que a importância da garantia do trabalho é a reintegração da sociedade, ou até mesmo a integração na sociedade, e também por pertencer e fazer parte de alguma coisa, além dessa rotina do serviço”. No começo, ele conta que a adaptação foi um momento um pouco complicado, principalmente pela rotina de ficar muito tempo sentado. “O pessoal do meu trabalho sempre foi muito receptivo, sempre me ajudando em tudo o que eu precisasse, e me explicando. Nessa parte foi tudo ótimo”, afirma.
Na cidade, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência trabalha na elaboração, desenvolvimento e orientação de planos e projetos voltados à inclusão da pessoa com deficiência. Lá são promovidas políticas públicas de inclusão e acessibilidade, estabelecendo parcerias com diferentes esferas de governo, sociedade civil e setor privado, e também coordena políticas públicas para garantir o pleno exercício da cidadania da pessoa com deficiência, realizando visitas técnicas em locais públicos e privados e promovendo atendimento específico para a pessoa com deficiência e sua família.
A Secretaria desenvolve também projetos de práticas desportivas para pessoas com deficiência em parceria com organizações da sociedade civil, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, emo - cional e cognitivo, além de habilidades motoras, funcionais e socialização. O serviço social também é executado para acolhimento e inclusão da pessoa com deficiência e sua família, intermediando ações conjuntas entre órgãos públicos, organizações da sociedade civil e instituições voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência.


Segundo a Secretária Ana Laura Camparini Pimentel Trevizan, dentre os serviços prestados pela Secretaria às pessoas com deficiência, é possível encontrar a realização de cadastro para emissão da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, o diagnóstico socioterritorial para identificação e levantamento de pessoas com deficiência no município, através da realização de cadastro geral, visitas domiciliares para identificação e levantamento de pessoa com deficiência no município, visitas domiciliares para averiguar casos de denúncias envolvendo pessoa com deficiência, dentre muito outros.
Sobre algumas das políticas públicas, ela também explica que a Prefeitura Municipal, através do setor de Cursos Profissionalizantes, oferece diversos cursos voltados a capacitação para o mercado de trabalho, enquanto a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência auxilia as empresas na indicação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.
Uma das formas de garantia dos direitos da população PcD, é através da política de cotas, presentes no concurso da prefeitura. “Aos candidatos habilitados será reservado o percentual de 5% das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do concurso. Essas vagas são pre - enchidas da seguinte forma: na quinta contratação será contratado o candidato da lista especial, de candidato PCD. Depois vai aplicando o porcentual de 5% sobre as vagas que forem surgindo no decorrer da vigência do concurso”, explica a Assessora de Gestão de Pessoas, Suzana Moreira. Atualmente, na Prefeitura, sete funcionários foram contratados como PCD.
Geral
Biblioteca on-line oferece livros gratuitos pelo celular


A BibliON é uma biblioteca digital gratuita criada pelo Governo do Estado de São Paulo. Qualquer cidadão do estado pode se cadastrar na plataforma e ter acesso ao seu acervo de livros e audiobooks - o processo de empréstimo de livros é simples e semelhante ao das bibliotecas físicas. Depois de realizar o cadastro, o usuário pode emprestar qualquer livro disponível pelo período de 15 dias. Ao todo, são mais de 16 mil e-book e 300 audiobooks em seu catálogo. Após esse prazo, o livro retorna automaticamente para o acervo da BibliON. O catálogo da biblioteca virtual é bem variado e inclui autores e gêneros para todos os gostos, incluindo opções para as crianças. Além de livros clássicos da literatura nacional e estrangeira, como "Triste Fim de Policarpo Quaresma" e "Os Três Mosqueteiros", a plataforma também disponibiliza obras de sucesso lançadas nos últimos anos, como "Gente Ansiosa" e "Filhos de Sangue e Osso". A experiência de leitura no aplicativo é otimizada por uma série de recursos disponíveis no leitor digital. Ao abrir um livro, o usuário pode personalizar o tamanho da fonte, o espaçamento entre linhas, a distância das margens e até mesmo o número de páginas visua- lizadas na tela. Além disso, é possível ajustar o brilho e a cor de fundo das páginas, acessar um índice automatizado e usar marcadores digitais para encontrar páginas com mais facilidade. Outro recurso interessante é a possibilidade de fazer anotações em trechos do livro que o leitor achar necessário. Além disso, a BibliON oferece suporte para leitura automática do texto, permitindo que o usuário ouça o livro como se fosse um audiobook. Isso é especialmente útil para pessoas com deficiências visuais ou dislexia.




A BibliON está disponível tanto na web quanto por meio de um aplicativo para Android e iOS. É uma excelente opção para quem quer ter acesso a uma biblioteca digital de qualidade sem pagar nada por isso. Com um catálogo variado e recursos interessantes para facilitar a leitura, a BibliON é uma ótima escolha para todos os tipos de leitores, desde os mais experientes até os iniciantes.

Com o frio se aproximando, além de tirar os casacos do armário, o brasileiro já se prepara para defender seu lado naquela velha discussão de que "sopa é janta?”. Para resolver essa questão, ao menos em fins nutricionais, a nutricionista Karina Nunes tira algumas dúvidas.
Quando se fala da parte nutricional, ela diz que sopa é sim janta. Muitas sopas possuem o aporte necessário tanto de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, quanto dos micronutrientes, vi- taminas e minerais, além de ser uma refeição leve, que não pesa na digestão, ideal para finalizar o dia.

Mas então todas as sopas são saudáveis? A resposta é não. “Existe muita diferença das sopas caseiras para a grande maioria das sopas prontas possuem uma grande quantidade de sódio, conservantes e realçador de sabor, um composto que pode afetar nosso sistema nervoso. Porém algumas marcas já têm se preocupado com esse fator e tem apresentado opções mais saudáveis, mesmo assim nada melhor que

DEDICAMOS ESTA
SEGUNDA A TODOS OS
HERÓIS DA VIDA REAL: uma sopa feita na hora com ingredientes frescos”, Explica Karina Além de ser uma refeição leve e quente, perfeita para os dias frios, seus benefícios são diversos. “Você pode acrescentar uma grande diversidade de verduras, legumes e temperos frescos que podem dar um grande aporte de vitaminas e minerais, além de propriedades antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce e anti-inflamatório”, complementa. Para preparar uma boa sopa, Karina também compartilha algumas dicas: “Acrescente verduras, legumes e temperos frescos e variados para abranger um maior grupo de vitaminas e minerais. Evite bater a sopa em creme para manter a maior parte das fibras existentes nesses ingredientes. Acrescente uma fonte de proteína magra, frango desfiado, por exemplo, e de gorduras boas para finalizar”.
TRABALHADORES!

Hoje é o dia de quem acorda cedo ou passa a noite acordado, de quem fica na frente do computador ou no sol da rua, de quem luta diariamente para viver e sobreviver. Os heróis também merecem um dia de folga. Parabéns, trabalhador brasileiro, celebre suas conquistas! Faça um churras, chame os amigos e conte com a Santa Massa. Ela vai dar um sabor a mais a suas vitórias!

Geral
Barbeiro sírio escolhe Santa Cruz como novo lar e recomeça profissão no Brasil
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Em março, os santa-cruzenses ganharam um novo profissional no ramo da barbearia - Hanna Belouny chegou à cidade, vindo da Síria, há cerca de um mês e meio. Em entrevista, ele conta que escolheu o município por conta de sua família, que mora no Brasil há cerca de oito anos. Sua mãe é dona do restaurante Siriana, conhecido na cidade pela tradicional comida árabe, e sua irmã atua como professora de inglês.


Hanna explica que chegou a trabalhar no Líbano e na Síria, onde morava na capital do país, Damasco, conhecida como uma das cidades mais antigas do mun- do, antes de embarcar para as terras brasileiras. Além de estar mais perto dos parentes, as condições que o país se encontra foi um fator decisivo para escolher partir.

“O povo Sírio e Libanês se tornaram os povos famintos. Há desabrigados e não há segurança naquele país que foi destruído durante todos esses anos. Enfrentamos muitos perigos e até a morte”, explica.
O país vive um conflito de quase 12 anos, se iniciando em meio a uma onda de manifestações e protestos contra governos autoritários em todo o mundo árabe. As manifestações pacíficas inicialmente exigiam reformas
Sobrepeso em pets deve ser motivo de alerta para donos
políticas e econômicas, mas logo evoluíram para uma guerra civil violenta que dividiu o país - em março de 2011, o governo sírio respondeu a protestos pacíficos com repressão violenta, o que provocou a indignação da população que exigiu a renúncia do presidente Bashar al-Assad, que está a frente do país de forma ditatorial desde 2000. A família al-Assad comanda a Síria desde a década de 1970. Neste ano, o país foi atingido por um terremoto de magnitude 7,8. Considerado como um dos piores do século XXI, ele deixou pelo menos 50 mil mortos e 214 mil prédios desabados.
No município santa-cruzense, ele decidiu continuar trabalhando como barbeiro, profissão que exercia em seu país natal. Ele relata estar gostando e se adaptando muito bem aos novos ares: “Santa Cruz é uma cidade maravilhosa e seu povo, maravilhoso. Respeito todo o Brasil pela recepção maravilhosa. Obrigado Brasil, obrigado Santa Cruz”, finaliza.



Cada vez é mais comum animais acima do peso. Por mais que um pet mais gordinho se balançando para ganhar um carinho possa ser uma cena fofa e engraçada, a obesidade dos animais é um problema que precisa ser levado a sério. Guilherme Zaia é veterinário, e explica que o sobrepeso dos animais se trata da má alimentação dos animais. “Muita gente ainda tem costume de dar resto de comida para o animal ou ração de baixa qualidade, e isso ajuda bastante para o ganho de peso do animal”, explica. Ele conta que os tutores para os tutores conseguirem identificar em casa, eles virão notar que o animal vai ganhar peso principal- mente na região abdominal e no torso. “Costumamos dizer que não é possível ver a costela do animal, de tão gordinho que ele está. Outra dica para identificar é se você apalpar os membros dos animais, como pernas e pescoço, e não conseguir sentir os ossos dele. Em animais mais idosos o sobrepeso pode acarretar problemas no coração, articulares, como colunas e joelhos, gordura acumulada no fígado, alto colesterol e problemas renais”, relata.
Sobre as principais formas de tratamento da obesidade animal, ele explica que a princípio se averigua o peso inicial do animal. “Fazemos um acompanhamento durante o tratamento para ver se ele vai perdendo peso. Isso vai depender da altura, porte e raça do animal, mas temos alguns recursos como o balanceamento alimentar para o animal. O passeio também ajuda muito, mas é claro que você precisa ter uma orientação médica veterinária porque tem animal que junto com a obesidade tem problemas cardiopatas, e pode trazer algum problema se começar ir em caminhadas muito longas”, conclui. Ele conta que hoje já existem até mesmo rações de baixa caloria para os animais obesos.
Por fim, ele explica que a melhor forma de manter o animal saudável na parte alimentar é conversar com o veterinário e escolher uma boa ração. Caso opte por dar alimentos humanos ao animal, é preciso que o cardápio seja formulado por um nutrólogo ou um veterinário especializado no assunto. Os passeios com o pet e cuidados na hora dos petiscos também são fundamentais para que seu animalzinho mantenha uma vida saudável.
Cidade
Comércio aposta em aumento de vendas para o Dia das Mães
Considerado como um “segundo Natal” em quesito de vendas, o Dia das Mães sempre traz muitas expectativas aos lojistas quando o assunto é o aumento das vendas - e em Santa Cruz não poderia ser diferente.
Solange Gonçalves é proprietária da Prosperità Presentes, e se diz animada para a data. Ela explica que a procura pelos presentes para o Dia das Mães começa a aquecer na virada do mês de Abril para Maio. “A loja Prosperità se prepara sempre para datas comemorativas procurando tendências e produtos que sejam um diferencial para nossos clientes. Nossa aposta sempre são os arranjos de flores permanentes, o presente ideal e que tem uma maior durabilidade”, explica. Quanto às vendas, Solange conta que no ano anterior elas já foram excelentes, e espera que este ano supere suas expectativas. Esse é o primeiro Dia das Mães da nova gestão da Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo. O presidente, Renan Alves, conta que diversas ações foram realizadas para ajudar os comerciantes locais a impulsionarem suas vendas. “A primeira delas foi desenvolver uma ação promocional diferente das anteriores, com cupons impressos em urnas nos estabelecimentos comerciais para os consumidores preencherem e concorrerem a



Santa Cruz terá seu 1º Festival Gastronômico em Junho

diversos prêmios. Apostamos em premiações criativas e tecnológicas como dispositivos Alexa, Fritadeiras a Ar, AirFryer e muito mais”, explica. “O Dia das Mães é muito importante porque todo mundo ama e faz questão de apresentar a sua mãe, seja biológica, de criação, a avó, madrinha ou a tia por exemplo. Nossa expectativa é que pelo menos um terço da população da cidade compre um presente de pelo menos 50 reais, movimentando aproximadamente 800 mil reais no comércio local”.
Por esse motivo, o comércio santa-cruzense vai ficar aberto na última sexta-feira antes do Dia das Mães, dia 12, até às 20 horas, e no dia 13, véspera da data comemorativa que seria feriado municipal, excepcionalmente este ano foi transferido pela ACE junto com a Prefeitura Municipal para o dia 20 de maio, para que o comércio fique aberto até às 17 horas. “Teremos um sábado recheado de atividades, dinâmicas e muita surpresa para a população”, finaliza Renan.
Santa Cruz do Rio Pardo receberá seu primeiro Festival Gastronômico, o "Santa Gastronomia", promovido pelo Município de Santa Cruz do Rio Pardo através da Secretaria Municipal de Cultura. O objetivo geral do evento é promover, valorizar e divulgar a gastronomia da cidade, representando uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos especiais que representassem e evidenciam a especialidade do estabelecimento e do profissional da área gastronômica do município.

No seu edital, o Festival se descreve não como uma competição, mas sim uma oportunidade para criar interatividade, sinergia e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico, oportunizando mais uma forma de desenvolvimento sustentável para a cidade. Além disso, o evento tem como objetivos específicos incentivar o desenvolvimento cultural e turístico regional pela promoção da gastronomia, fomentar a atividade gastronômica no município, estimular o fortalecimento organizacional do setor gastronômico e projetar Santa Cruz do Rio Pardo no cenário gastronômico regional, estadual e nacional.
O Festival acontecerá nos dias 10 e 11 de junho de 2023, no Recinto de Exposições José Rosso. Cada estabelecimento ou profissional da área gastronômica poderá participar com apenas um prato, desde que inédito. O prato poderá, posteriormente, integrar o cardápio do estabelecimento físico.
As inscrições do evento continuam abertas e serão realizadas por meio de formulário eletrônico, também poderão ser realizadas no prédio da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Cruz do Rio Pardo, situado na Rua Farmacêutico Alziro de Souza Santos, 325, Centro – ao lado Icaiçara Clube (antiga Câmara Municipal), no período informado acima, de segunda à sexta-feira das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Serão selecionados, ao todo, até 15 (quinze) receitas, entre pratos salgados e doces. Após, selecionados todos os pratos, as demais inscrições recebidas ficarão como cadastro de reserva para a eventualidade.