A Sirene 3 anos - Ed. 32 (Novembro/2018)

Page 3

Novembro de 2018 Mariana - MG

APARASIRENE NÃO ESQUECER

3

foto: Wandeir Campos

Papo de cumadres: três anos de lama e enrolação Consebida e Clemilda estão muito desiludidas com a demora para reconhecer os direitos dos(as) atingidos(as), mas não perdem a coragem de lutar. por sérgio papagaio

- Cumadre, eu fechu u oio e veju direitim a hora que a lama chegô, e eu abru u oio e veju: quase nada mudô. Treis anu parece treis dia pra quem ainda sente tanta agunia. - São treis anu de enrolação e quase niuma decisão. - As casa que tava rachanu, mesmu ês argumas cunsertanu, ainda continuam rachanu. - E os terrenu cheio de lama tão tudu do mesmo jeitu: por cima, tem uns matu; por baxu, é tudu rejeitu. - A saúde, nossu bem mais preciosu, a Renova tira de dentru du povu de quarquer jeitu, e a Vale e a BHP tampam u buracu com rejeitu. - E as pessoa que renda perderu, muitas nem cartão receberu. - U reassentamentu é um sufrimentu: as pessoa fora de suas casa esperandu confirmamentu de quandu a Renova vai fazer as casa pamode abrigar seus rebentu. - Eu veju as baixada pela lama tomada de onde saía u sustento do roceiro. Olhandu pra dentru du riu… Cheio da mesma lama que desempregô us garimpeiru. - Me dá uma tristeza danada de sabê que a mesma lama que 19 vida levô i uma num dexô nascer trouxe contrariedade e paxão que pode mais umas tanta matá. E a contaminação por metá ainda pode atrapaiá outras vida chegá.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.