Edição 90

Page 6

06

CIDADES

DOMINGO, 24/07/2011

www.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

ALEGRE

Prefeitura investe na ampliação da frota

Dioener Pires

»» Os veículos foram adquiridos com ajuda de recursos do governo federal, com contrapartidas do município

A prefeitura de Alegre está investindo continuamente na ampliação e modernização de sua frota para atender melhor a população. Neste âmbito, só neste mês, foram adquiridos um ônibus escolar, uma máquina retroescavadeira e um veículo Celta - todos 0km - que serão destinados às Secretaria de Educação, Obras e Saúde, respectivamente.

ços de drenagens realizados na sede e nos distritos de Alegre. “Esta máquina é a primeira de uma frota de cinco veículos que já estão adquiridos ou em processo de compra pela prefeitura. Além dela, três caminhões caçamba e um caminhão compactador estão para chegar”, lembra o secretário. Todas estas ações agora terão reforço com o maquinário, que chegou ao município neste mês.

Ônibus Escolar

Os veículos foram adquiridos com ajuda de recursos do governo federal, com contrapartidas do município. Os

convênios firmados com bases políticas ajudaram a prefeitura concluir as compras dos veículos que serão utilizadas para

trabalhos na zona rural e urbana. A retroescavadeira JCB modelo 3C, 4X2, cabine aberta, ano 2011, foi por meio de emenda do senador Magno Malta, ainda de 2009. Segundo o secretário de Obras, Marcos de Souza, a máquina atenderá a demanda da Secretaria de Obras e será utilizada para limpeza pública, bem como os servi-

Outro veículo que chegou para incrementar a frota da prefeitura foi o ônibus escolar, adquirido em julho deste ano e que será destinado a atender a demanda da Secretaria Municipal de Educação. O ônibus foi adquirido com recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do Programa Caminhos da Escola, do MEC, no valor de RS 121 mil. O veículo tem 29 lugares, e, é adaptado para circular em estrada de chão, bem como para transportar alunos cadeirantes. De acordo com a secretaria de Educação, Lúcia Rubini, o ônibus já está sendo utili-

zado para atender a escola EMEF “Ziolita Maria da Silveira”, da comunidade de Assentamento Floresta. “Esta escola até o início deste mês era atendida por uma Kombi que não dava conta da demanda. O ônibus trouxe conforto e qualidade para os alunos da comunidade, já que é adequado para trafegar na zona rural”, destaca Lúcia Rubini. Nos próximos meses a Educação receberá mais um ônibus, de 45 lugares, também com recursos do FNDE. Este veículo atenderá a demanda da EMEF “Luciano Alves Duarte”, visto que o micro ônibus – que atualmente realiza o transporte – não é suficiente para comportar a demanda da escola. Outro veículo adquirido foi um carro do tipo Celta, que atenderá algumas demandas da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito municipal, José Guilherme, destaca que os veículos vão permitir melhorar o atendimento à população, nos serviços básicos. “Estamos também aguardando a chegada de mais carros, principalmente para apoio nas ações da Secretaria de Obras em nossa cidade”, conclui Guilherme.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Novo conselho do Fundeb toma posse amanhã O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) está ganhando composição nova. Amanhã, às 16h30, na Secretaria Municipal de Educação (Seme), outros representantes tomam posse. A renovação do quadro de membros ocorre de 2 em 2 anos, por meio de eleições realizadas dentro das categorias diretamente envolvidas com a educação, como professores, pais

de alunos, servidores, conselho tutelar e prefeitura. Juntos, eles têm um papel importante: o de fiscalizar os recursos do Fundeb. Os representantes da prefeitura são indicados. “O conselho é uma importante ferramenta de controle social. Ele fiscaliza e acompanha o investimento dos recursos da educação e por isso o governo Casteglione tem a preocupação de fortalecer seu papel, que possibilita dar mais clareza e transparência às nossas ações”, disse a secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Maria Deuceny Lopes Bravo.

Transparência

Não só os conselheiros do Fundeb, mas toda a população de Cachoeiro de Itapemirim pode ajudar a fiscalizar os recursos da educação. Tudo o que a prefeitura gasta nessa e em outras áreas está disponível no Portal da Transparência, no endereço www.cachoeiro. es.gov.br/transparencia. Do total dos recursos, 60% são destinados ao pagamento de professores e os outros 40% são usados para a manutenção da rede de ensino municipal.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.