Jornalzen Junho 2019

Page 10

JORNALZEN

10

Sua localização atual Qual é a sua localização atual? O GPS do smartphone atualiza o tempo todo para poder funcionar o wifi e muitos outros aplicativos. Mas será que a gente sabe exatamente essa resposta? Não estou aqui me referindo somente à localização do corpo físico, mas a outras formas de se localizar. De fato, primeiro precisamos identificar onde nos encontramos, a menos que estejamos perdidos num deserto, floresta ou oceano sem um mapa ou bússola. Mas este não é o tema deste artigo. Refiro-me, aqui, sobre quantas vezes nos encontramos perdidos e desconectados do momento presente. A primeira coisa que falo para meus alunos nas aulas de yoga é para que eles se coloquem inteiros naquele momento, pois o fato de o corpo estar presente não significa que a mente esteja lá. Quantas vezes estamos em casa, preocupados com o trabalho, ou estamos no trabalho com a cabeça em casa? Este estado de desconexão gera muita perturbação, ansiedade e conflitos. É um esforço imenso o corpo realizar uma ação e a mente, outra. Existem vários tipos de desconexão. A mais comum é aquela em que se vive no mundo da lua, criando uma mente sonhadora que nunca consegue colocar os pés no chão. Esse estado foi agravado pela tecnologia de realidade virtual e das redes sociais. Quando a mente se encontra nele, o indivíduo prefere viver na fantasia, abstrai demais todas as coisas e tem dificuldade de realizar ações concretas na vida cotidiana. Outro estado de desconexão muito comum e que tem relação com o anterior é o indivíduo que vive cultivando a insatisfação. A pessoa encara o momento presente com frustração e decepção e sempre acha que a solução está no futuro. É to-

mado por uma grande ansiedade, pois não valoriza nada do que está aqui e agora. A pessoa que vive assim pas- MÁRCIO ASSUMPÇÃO sa a vida in- Professor de ioga e diretor do Instituto de Yogaterapia teira aguardando um futuro, sem se dar conta que a vida passa rápido demais. Por ter uma mente com baixo nível de frustração, qualquer conquista perde o valor assim que é conquistada. Existe outro estado mental que nasce de uma sensação de inadequação em relação ao momento presente. A pessoa acha que nasceu na família, no país e no planeta errado. Sente-se incompreendida e deseja estar em outro lugar. Se não se trabalhar, esse indivíduo nunca vai se sentir bem em nenhum lugar. São inúmeras maneiras de fugir do momento presente, mas no fundo é sempre o mesmo processo – o indivíduo tenta fugir do agora e projetar-se para outro lugar de escapismo. Através das respirações e meditações, o yoga pode ajudar a melhorar esses estados mentais. Quando acolhemos o momento presente, passamos a lidar com os fatos concretos e as soluções começam a surgir na medida em que a ansiedade é dominada. Para isso, é preciso maturidade emocional e enfrentamento dos próprios condicionamentos mentais. Ficar aguardando uma solução mágica para os problemas é viver numa ilusão sem fim. Para chegar a qualquer ponto ou alcançar qualquer objetivo, é preciso reconhecê-lo. Para ir para qualquer lugar, é preciso saber de onde se está partindo e dar o primeiro passo. Namastê.

JUNHO/2019


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.