Região de Leiria 10 de fevereiro 2012

Page 38

Saúde Consultório Dicas para ter sucesso no fitness

Essenciais

Banco Farmacêutico com ação em Leiria

uantas vezes é confrontado com objetivos que lhe parecem impossíveis? Aqui ficam algumas estratégias para ajudá-lo a ultrapassar barreiras físicas e mentais e alcançar um bom desempenho físico, nos seus desafios relacionados com o exercício físico. 1. Concentre-se no processo. Cada programa de treino tem um plano. É importante colocar a sua energia mental no que precisa fazer para realizar a tarefa e não só no objetivo final (ex: perder 10 quilos). Concentre-se no que controla – que é o seu desempenho! – e não no resultado final. 2. Faça-o! Comece por se imaginar a realizar a atividade e a ter sucesso. De seguida analise os pontos fracos do plano estabelecido. Depois de os identificar, elimine-os, um a um. Se os horários são um problema, mude-os. Se precisa de companhia, encontre um profissional que o ajude. Se tem muitas tarefas que se sobrepõe ao treino, delegueas ou organize melhor a sua agenda. 3. Dê a si mesmo razões para acreditar. Identifique os seus pontos fortes, as razões pelas quais vai ter sucesso e use-as para combater as dúvidas remanescentes. Inspire-se em sucessos do passado, em experiências positivas ou até em comentários de amigos e foque-se na otimização do seu treino e nos hábitos de vida saudáveis. 4. Defina bem quais são as suas intenções. Escrevaas e partilhe-as. Assim vai estabelecer não só um compromisso consigo mesmo mas também com os amigos. O grau de compromisso é maior, a probabilidade de sucesso é proporcional.

Q

José Albino Licenciado em EF e Desporto

38

O Banco Farmacêutico realiza amanhã, sábado, mais uma jornada de recolha de medicamentos com a colaboração de 112 farmácias e 300 voluntários a nível nacional. Em Leiria, a Farmácia Higiene aderiu à iniciativa que visa sensibilizar os portugueses a doar medicamentos, produtos de saúde e higiene a diversas instituições particulares de solidariedade social. Os interessados podem obter informações ao balcão sobre os fármacos de maior necessidade, entre as 9 e as 19 horas. Depois da compra, o utente deposita os produtos que pretende doar numa caixa junto ao voluntário. Só se aceitam medicamentos novos, comprados na farmácia no dia da jornada. A entrega decorre na próxima semana.

Suplementação desportiva em debate “A suplementação Desportiva no BTT/Ciclismo” é o tema de uma conferência, dia 15, às 21h30, no Sport Operário Marinhense. Participam Miguel Casimiro, mestre em nutrição clínica, e, Victor Gamito, vencedor da Volta a Portugal/2000. As inscrições são gratuitas pelo telefone 244 502 678.

Aulas de yoga arrancam em Óbidos

A Kundalini Centro de Yoga e Terapias promove aulas de Hatha Yoga na Escola de Dança e Artes, instalada na antiga escola primária de Óbidos. Há aulas para crianças às terças e sextas-feiras (18 horas) e para maiores de 12 anos (19 horas). Os interessados podem experimentar uma aula gratuitamente.

Região de Leiria — 10 fevereiro, 2012

Dia Mundial do Doente comemorado com música em Leiria

Farmácia Sanches promove estilos de vida saudáveis

Procuram-se potenciais dadores de medula óssea

Uma tarde de música é a proposta da unidade de Leiria do Centro Hospitalar Leiria-Pombal para assinalar amanhã, sábado, o Dia Mundial do Doente. A iniciativa, dinamizada por vários músicos da SAMP, irá decorrer em diversos espaços comuns e enfermarias do hospital.

Testes de glicemia e medição da tensão arterial, aconselhamento dermoscosmético, rastreios auditivos, consultas de nutrição e de podologia decorrer este mês nas farmácias do grupo Sanches no âmbito do Dia Mundial do Doente. Mais informações pelos telefones 244 892 500/ 249 534 611.

A clínica dentária Vital 3m pretende organizar uma campanha de angariação de potenciais dadores de medula óssea. Para o efeito precisa de 150 inscrições para poder levar a efeito ações em Leiria e Caldas da Rainha. Os interessados podem inscrever-se pelo email geral@vital3m.com.

Pombal vai dar “um dia pela vida” dos doentes com cancro Sandra Mesquita Ferreira Um trabalho da comunidade, para a comunidade. É assim que o coordenador do Núcleo da Região Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Miguel Pina, define a iniciativa que vai mobilizar os pombalenses nos próximos meses. O projeto “Um dia pela Vida” deverá envolver centenas de munícipes na luta contra as doenças oncológicas. A LPCC desafiou o concelho a constituir equipas de trabalho (cada uma com oito a 12 elementos) e a colocar no terreno ações de educação e sensibilização sobre o cancro. Os grupos estarão na rua durante aproximadamente três meses, numa “competição saudável” pela divulgação da doença. Ao mesmo tempo, os voluntários vão sinalizar casos de doentes oncológicos a precisar de apoio e trabalhar na angariação de fun-

dos para o financiamento das atividades da LPCC. A iniciativa nasceu em 2005, no âmbito do programa internacional Relay for Life da American Cancer Society, e já percorreu três dezenas de cidades portuguesas. Sempre com centenas de voluntários envolvidos. “Em Castelo Branco, por exemplo, participaram no projeto mais de 800 pessoas”, revela Miguel Pina.

Evento arranca dia 25 de fevereiro O arranque oficial do “Um dia pela vida” faz-se a 25 de fevereiro. A partir daí, e até ao final de maio, as equipas vão mostrar-se na rua. Mas a atividade mais marcante do projeto acontece a 9 de junho, com a festa de encerramento dos trabalhos. O fim do projeto celebrase com uma iniciativa com início às 9 horas e encerramento às 2 horas da manhã, que envolverá, ainda mais,

a comunidade. “Teremos feiras com quermesse, barraquinhas de artigos tradicionais e as coletividades e artistas locais são convidados a atuar em palco”, descreve o coordenador da LPCC. Durante o encontro, serão ainda partilhados testemunhos de portugueses que venceram o cancro. Uma das atividades mais marcantes da iniciativa é uma caminhada contra a doença, que se faz durante todo o dia. No recinto da festa, será montada uma pista onde haverá sempre gente a caminhar – um gesto que simboliza a “luta constante contra o cancro”, explica Miguel Pina. “Celebrar [vida], recordar [os que partiram], lutar [pelos que estão doentes]” é o lema daqueles que participam na iniciativa. sandra.ferreira @regiaodeleiria.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.