Região de Leiria de 5 de Março de 2010

Page 37

DIA INTERNACIONAL DA MULHER | EFEMÉRIDE 37

Região de Leiria 5 | Março | 2010

Da greve das trabalhadoras 272.451 aos jantares entre amigas 112 NÚMEROS

Mulheres residentes no distrito de Leiria e concelho de Ourém.

Corria o ano de 1857, quando um grupo de operárias de uma fábrica têxtil, nos Estados Unidos da América, resolveram fazer greve, protestando contra os baixos salários e as más condições de trabalho. O dia 8 de Março foi adoptado em 1975, pelas Nações Unidas, como o Dia Inter-

nacional da Mulher e a data é aproveitada, desde então, para defender a igualdade de género e lutar pela melhoria das condições económicas e sociais entre sexos. As iniciativas são muitas e as sugestões vão desde um jantar fora, tertúlias, exposições, espectáculos, até uma ida ao Spa,

Roteiro de sugestões

uma escapadela de fim-de-semana ou um simples serão entre amigas, para colocar a conversa em dia. E porque se luta pela igualdade de género, fique a saber que também existe um Dia Internacional do Homem. Celebra-se a 19 de Novembro.

Registaram-se no distrito de Leiria, em 2009, mais de cem casos de violência doméstica. Destes, cerca de 90 por cento são infligidos a mulheres.

12.106

Igualdade de Género e da Justiça Social, reunindo  dahomens e mulheres num ambiente de confraternização. Segunda-feira, às 20h30, na Quinta dos Lagos, em Vale do Horto, Leiria.

de Leiria da Liga dos Combatentes convi OdaNúcleo todas as mulheres a participar num lanche, servi-

Batalha

restaurante “Vinhos em Qualquer Circunstância”  Oorganiza um jantar, dia 8, com um menu recheado e apetitoso. Carpaccio de novilho com rúcula e Lombo de tamboril são algumas sugestões.

Grutas de Moeda oferecem 50% do bilhete de  As entrada a todas as mulheres que se deslocarem àquela “maravilha” e uma flor no final da visita.

do pelos homens, na sede do núcleo.

Marinha Grande

sábado, o auditório do Museu do Vidro rece Amanhã, be a palestra sobre a origem do Dia Internacional da

Na região de Leiria, mais de 50% dos desempregados são mulheres. Em 21.712 inscritos em Janeiro de 2010, no IEFP, 12.106 são do sexo feminino. O 1º ciclo do ensino básico e mais de 25 anos são algumas das características deste grupo.

Mulher apresentada por Marina Domingues, às 16h30.

263

noite, o Parque Mártires do Colonialismo recebe o  Àconcerto com Staccatus & convidados especiais Bia

Figueiró dos Vinhos

e Gonçalo.

data assinala-se segunda-feira, dia 8, com a apre Asentação do livro “O Januário e a Menina dos Caracóis” e a inauguração da exposição de Pintura “Raízes”, de Irene Borges. No Clube Figueiroense.

Leiria

União de Sindicatos de Leiria em colaboração com  Ao Movimento Democrático de Mulheres apresenta

hoje, sexta-feira, na Biblioteca Municipal, o livro “40 anos – Uma história com futuro” seguido de debate. Às 17h30.

dança e poesia subirão ao palco do auditório  Música, do Orfeão de Leiria, segunda-feira, às 15 horas, numa parceria da Junta de Freguesia de Leiria e da Academia de Cultura e Cooperação da Santa Casa da Misericórdia. A entrada é gratuita.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda promove uma Sessão Pública de Cultura, às 18horas, no Ateneu, com a deputada Catarina Martins.

Século XXI- Associação de Desenvolvimen AtoMulher e Apoio às Mulheres organiza um jantar em prol

Na segunda-feira, acontece um passeio interpretativo pelo Pinhal de Leiria. “Plantas e usos tradicionais” é o tema da actividade, com início previsto para as 9h15, no Parque da Cerca.

As notícias de desemprego não são as melhores nos últimos meses. W263 mulheres conseguiram colocações de emprego no mês de Janeiro, em Leiria.

Nazaré

4.864

Museu Dr. Joaquim Manso organiza, na próxima  Osegunda-feira, a tertúlia “Nazaré no Feminino”, com

o intuito de reflectir sobre o papel da mulher na comunidade piscatória da Nazaré. A iniciativa começa às 15h30, na Biblioteca Municipal, numa parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e a Universidade Sénior da Nazaré.

Pombal

Estudantes do Instituto Politécnico de Leiria são do sexo feminino, num universo de 9.069 alunos. As licenciaturas em saúde e ensino são as mais procuradas.

4

APEPI organiza um espectáculo, às 21 horas, no  AAuditório do Teatro – Cine, com a história do Dia

Internacional, leitura de poemas e um espectáculo de dança pelo grupo Dance Spirit da Filarmónica Artística Pombalense. Entrada gratuita.

Os primeiros quatro bebés a nascer no Hospital de Santo André, em Leiria, no dia 1 de Janeiro, foram meninas.

REACÇÕES

Isabel Gonçalves responsável da Mulher Século XXI- Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres

Enquanto persistirem as desigualdades de Género faz todo o sentido manter e até reforçar a comemoração do Dia internacional da Mulher. É imprescindível que cada vez mais os homens se envolvam nesta militância que constrói o caminho da justiça e da Igualdade que a todos e a todas beneficia.

Faz todo o sentido comemorar o Dia Internacional da Mulher. É um dia em que se assinalam batalhas e vitórias, pois na verdade a história das Mulheres é de combates quotidianos, muitas vezes de sofrimento, de resistência mas também de êxitos. Os avanços verificados são notáveis, Ana Elisa Santos mas ainda existe um longo caminho a percorrer Federação Distrital das como a necessidade de aumentar a representaMulheres Socialistas ção das mulheres na tomada de decisão pública, política, económica e social; o combate à discriminação no mercado de trabalho e garantir uma efectiva conciliação da vida profissional com a vida privada, para que a Mulher possa ocupar o lugar de protagonismo social e político a que tem direito.

Isabel Polido responsável do Núcleo da Marinha Grande doMovimento Democrático das Mulheres

Este é um dia importante e não devem ser esquecidas as conquistas que as mulheres já alcançaram em toda a sua plenitude. Vamos ter que continuar a falar da Mulher, das suas reivindicações e anseios. Temos tantas coisas para lutar e para ver os direitos cumpridos que estes dias até dão uma certa alegria. Não vai ser fácil mas a Mulher tem que se mobilizar e ter consciência que somos uma força mobilizadora na sociedade: na política, na faculdade…


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.