Jornal Informe Caçador - Edição 3.174

Page 1

Evento organizado pela Facisc e realizado nesta semana no auditório da Acic, em Caçador, serviu para candidatos da região do Meio-oeste conhecessem prioridades. O que o Meio Oeste precisa para crescer? A resposta está na cartilha Voz Única entregue aos candidatos da região nesta terça-feira, 20/9, em Caçador em evento realizado na sede da Acic, que reuniu os presidentes das associações de Arroio Trinta, Bru nópolis, Caçador, Campos Novos, Capinzal, Curitibanos, Fraiburgo, Jo açaba, Salto Veloso, Tangará, Treze Tilias e Videira.

Foram realizadas, nesta sexta-feira (23), apre sentações culturais no local e solenidade oficial de entrega com a presen ça do prefeito Alencar Mendes (União Brasil)

PÁGINA 14 PÁGINA 03 MutiParque, juntamente com a UBS Ulysses Guimarães é entregue “Setor madeireiro deve aprofundar debates sobre seus desafios”, afirma Gilberto Seleme QUALIFICA TECH INDÚSTRIA ELEIÇÕES 2022 PÁGINA 5 Voz Única foi entregue aos candidatos em Caçador
R$ 3,80 BANCA/AVULSO www.jornalinforme.com.br@jornalinforme /RedeInforme (49) 3960-0600 INFORME SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022 . ANO 22 . NO 3.174 EDITOR: ADRIANO RIBEIRO CNPJ jornal: 18.590.823/0001-80 CNPJ Candidato: 47.405.698/00 01-99 V alor anúncio 2.500,00 COLIGAÇÃO SC EM PRIMEIRO LUGAR: A V ANTE/ PSC/MDB/PROS/REPUBLICANOS/PODEMOS/DC O fato ocorreu na rua Alcides Sabino, bairro Martello; após o salvamento, o recém-nascido foi voltando ao seu estado normal e respirava com mais tranquilidade PÁGINA 13 Agente da PM ajuda a salvar recém-nascido engasgado com leite, no bairro Martello DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

A Regional Centro-Norte da FIESC conta com um Comitê de diversidade e in clusão, que tem por objetivo incluir, ou seja, acolher cada pessoa por aquilo que a ca racteriza, sua singularidade, suas experiências profissio nais, sua história de vida.

No 5º encontro do Comi tê, realizado dia 06 de setem bro no SESI, as convidadas foram as acadêmicas do cur so de Psicologia da UNIARP, Luize Rossi de Abreu e Mari na Alves de Quadras Vitória e ainda a professora Madaline Ficagna Roveda, coordena

dora do curso.

Na ocasião, elas apre sentaram a cartilha “Um olhar sobre o autismo”. O material foi elaborado pela Associação dos Amigos dos Autistas de Caçador (AMA) em parceria com a UNIARP, por meio do cur so de Psicologia.

A professora Madaline falou sobre a inclusão no mercado de trabalho. Falou também sobre o curso de Psi cologia e a importância dos estagiários e de profissionais capacitados para orientar as equipes de trabalho.

CRIATIVIDADE

Concurso da Mascote do TEM com inscrições abertas até dia 30 de setembro

UNIMED

Unimed Caçador recebe novo cooperado

A Unimed Caçador recepcionou na manhã de sexta-feira, dia 16 de setembro, o médico Dr. Arthur Lichs Marçal Santos para ingresso na Operadora. O registro de cooperação se deu na presença do presiden te Nelson Dallagnol de Souza e vice-presiden te Airton José Aguiar. Graduado pela Univer sidade do Oeste de San ta Catarina-UNOESC, Dr. Arthur fez residên cia médica no Hospi tal Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba, e é especialista em Clí nica Médica, optando por atuar em sua cida de natal. “Retornei há alguns meses a Caça dor e me sinto feliz em

saber que irei contri buir com a condição de saúde e qualidade de vida das pessoas que aqui vivem”, declarou. Para o presidente da Unimed Caçador, é uma satisfação cooperar um profissional caçadoren se. “Nos sentimos felizes com o prestígio do cole ga, em retornar para a sua cidade e confiar em nos sa cooperativa para ini ciar um novo ciclo. Certa mente é muito bem vindo e fará a diferença na vida de muitos beneficiários da Unimed”, comenta.

Dr. Arthur já está aten dendo junto à Clínica de Anestesiologia, localiza da no Edifício Caragua tá, salas 44 e 45, centro de Caçador.

ARegional Centro -Norte da FIESC e o Sindicato da Madei ra (SIMCA), com apoio da Rede de Bibliotecas SESI SENAI Centro Norte lança ram o Concurso Cultural da Mascote do Tratado para Excelência da Indústria Ma deireira (TEM). As inscrições são gratuitas e devem ser re alizadas até 30 de setembro.

O objetivo é aproximar a comunidade do setor madei reiro. Alunos podem partici par produzindo um desenho da mascote que deve seguir o tema do TEM: “Onde TEM Madeira, TEM Futuro”.

Estarão participando do concurso alunos das escolas municipais, esta duais e privadas, além das turmas de SESI e SENAI. Não há limites para ins critos por escola. O dese nho da Mascote escolhi da fará parte de materiais multiversos permitindo a sua utilização em diversos meios de comunicação.

A premiação será rea lizada por categoria e tem como prêmios: 1 kit de es tudos (escrivaninha e ca

deira) + 1 kindle.

O resultado final do con curso será divulgado no dia 28 de outubro de 2022, cele

brando a Semana do Livro e da Biblioteca e Dia Nacional do Livro que é comemorado no dia 29 de outubro.

O vice-presidente re gional da FIESC, Leonir Tesser agradece o trabalho de toda a equipe e o apoio das escolas neste concur so. Segundo ele é preciso envolver os alunos na mu dança de cultura e de co nhecimento sobre a indús tria madeireira, que hoje é moderna e com grande potencial de desenvolvi mento profissional.

O presidente do SIMCA, Aurélio de Bortolo convida os alunos de todas as esco las a participarem do con curso. “A indústria madei reira mudou, está moderna e atualizada, caminhando para a indústria 4.0, onde o conhecimento é funda mental. Hoje, atuar na área é altamente recompensador. Nosso objetivo é aproximar o setor da comunidade, onde todos ganham”, comenta.

O CONCURSO DA MASCOTE TEM CINCO CATEGORIAS:

CATEGORIA 1 - Ensino Fundamental (5º ao 6º ano)

CATEGORIA 2 – Ensino Fundamental (7º, 8º 9º ano)

CATEGORIA 3 – Ensino

Médio (1º a 3º ano)

CATEGORIA 4 – Educação de Jovens e Adultos (Ensino Fundamental e Ensino Médio)

CATEGORIA 5 – Ensino

Curso Técnico. O edital do concurso está neste link: http://gg.gg/ editalmascotetem

Alunos da EJA do SESI de Caçador são premiados

Dia 08 de setembro, na Escola S do SESI Caçador, foi realizada a divulgação dos resultados da Olimpí ada Canguru de Matemá tica. O SESI Santa Catarina teve a participação efetiva de 3.871 estudantes (17% a mais que em 2021).

Nesta etapa foram pre miados 422 alunos com medalhas de ouro (17 alu nos), prata (47 alunos), bronze (93 alunos) e honra ao mérito (265 alunos).

A Olimpíada Cangu

ru de Matemática é uma competição anual interna cional destinada aos alu nos do 3º ano do Ensino Fundamental até os o En sino Médio.

A competição teve ori gem na França e é admi nistrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras.

A Olimpíada Canguru de Matemática é a maior competição de Matemáti ca do mundo, com mais de 6 milhões de participantes

por ano nos mais de 80 pa íses. No Brasil, é realizada desde 2009 e a cada ano a Comunidade Canguru cresce ainda mais.

As professoras Jakeline Danielli Schuler e Rejane Cristina Cordeiro, levaram a Olimpíada Canguru de Matemática para a sala de aula, convidando os estu dantes para esse desafio.

A Escola S SESI Caça dor com a Educação de Jovens e Adultos teve 100 estudantes participando.

SERVIÇO

Os contemplados foram: Ouro para MAXSUEL

GODOY DE OLIVEIRA

Prata para ANTONIO CRISTIAN SIMÕES

Bronze para ANTONINHA ALVES RIBEIRO

Honra ao Mérito para: FABIANO SOARES JOCH

RODRIGO MATHEUS

CARDOZO XAVIER

GUSTAVO TOCZEK

GABRIEL BASQUEIRA DOS SANTOS

EXPEDIENTE

DEPARTAMENTO COMERCIAL

ANÚNCIOS: Entre em contato com nossa equipe comercial: E-mail: comercial@jornalinforme.com.br fone: (49) 3567-5699

sábados, em Caçador e municípios da região do Meio-oeste. Parte da edição tem circulação gratuita em pontos estratégicos (que podem mudar de tempos em tempos), porém, quem desejar receber seu jornal com comodidade em sua residência ou empresa, pode fazer uma assinatura.

ATENDIMENTO

Horário de Atendimento: De segunda a sexta: das 9 h às 12 h e das 13h30min às 18h30minAos sábados: das 9 h às 12h

Telefone: (49) 3567-5699

E-mail: comercial@jornalinforme.com.br Avenida Santa Catarina, nº 228, centro, Caçador (SC) CEP 89500.000 1

ASSINATURAS

O jornal Informe circula semanalmente, sempre nos

Anual: R$180,00 Formas de pagamento: à vista ou em duas vezes

Cartilha “Um olhar sobre o autismo” é apresentada
Estarão participando do concurso alunos das escolas municipais, estaduais e privadas, além das turmas de SESI e SENAI
02 CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022 | EDITOR: Adriano Ribeiro 0002902SC (48) 9800-5836 PROJETO GRÁFICO: Dóda Design REPORTAGEM Adriano Ribeiro Rio Sul
TIRAGEM
mil RedeInforme wwwjornalinforme.com.br/cacador redacao@jornalinforme.com.br IMPRESSÃO
INFORMA

“Setor madeireiro deve aprofundar debates sobre seus desafios”, afirma Gilberto Seleme

UNIARP comemora elevação da nota dos Mestrados

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pes soal de Nível Superior (Capes) liberou a divulga ção do resultado da Ava liação Quadrienal (20172020) dos programas que compõem o Sistema Na cional de Pós-Graduação. Os resultados da UNIARP mostram o aumento da nota dos dois progra mas, que atingiram nota 4: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade e Mestrado Profissional em Educação Básica. Com a nota 4 esses programas cumprem o úl timo requisito para solici tar o Doutorado.

O reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Geraldo Ba lestrin parabeniza toda a equipe da Universidade pelo resultado alcança do. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho grandioso. A cada ano a Universidade está fortale cendo o desenvolvimento da pesquisa. E isso é moti vo de muito orgulho”, cita.

Acadeia produtiva da indústria flo restal precisa apro fundar a discussão sobre seus desafios, entre eles o de ampliar a oferta de matéria-prima e melho rar sua competividade. A opinião é do presidente em exercício da Fede ração das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Gilberto Seleme, que, na terça (13) participou da quarta edição do Woo dTrade Brazil, em Curiti ba. O evento reuniu mais de 600 empresários e pro fissionais da indústria ma deireira e de base florestal.

Entre os palestran tes, o CEO da Malino vski, Ricardo Malinovski, abordou o déficit da base florestal na maioria das regiões brasileiras. Se gundo ele, há escassez de madeira nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e uma das cau

sas está na falta de incen tivos para os produtores rurais para o cultivo de florestas de eucalipto ou pinus. Com o mercado aquecido do agronegó cio, os produtores optam pelo plantio de soja, mi lho ou pastagens.

Seleme destaca que a necessidade de ampliar a oferta de matéria-prima para o setor tem sido am plamente discutida na FIESC, o que levou à cria ção de um programa do governo catarinense para incentivar o refloresta mento. O empresário ob serva ainda que a FIESC e o Sindicato da Indústria da Madeira de Caçador (SIM CA) desenvolvem, desde o início deste ano, o Tratado para Excelência da Indús tria Madeireira (TEM). Se gundo o empresário, o foco é mostrar a força do seg mento, além de promover ações no âmbito da educa

ção e da melhoria dos pro cessos produtivos.

Semana Internacional da Madeira Promovido em par ceria pela Federação das Indústrias do Para ná (Fiep), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abim ci) e a Malinovski, o 4º WoodTrade Brazil abriu a programação da Semana Internacional da Madeira (SIM), que será realizada até sexta-feira (16), em Curitiba. A Semana con grega a feira Lignum Latin America, o 5º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), a Wood Protection – Conferência Sul-Americana de Tec nologias para Proteção de Madeira e a ProWood – Conferência Internacio nal de Tecnologias para a Indústria da Madeira.

O vice-reitor da UNIARP, Dr. Anderson An tonio Mattos Martins des taca a evolução acadêmica bem como a sustentabili dade financeira alcançada nos últimos anos que cul minaram com o conceito recebido pelos programas stricto sensu da Univer sidade. "Mais importante que o conceito 4 é a men ção da grande evolução qualitativa apresentada no relatório da Capes. Essa evolução nos permite pla nejar e sonhar com novas conquistas”, comenta.

O coordenador do Mestrado em Desen volvimento e Sociedade Dr. Levi Hülse ressalta o trabalho que a equipe de professores realizou neste quadriênio. “Os professores do mestra do além de lecionarem e orientarem, publicaram artigos em revistas qua lificadas elevando assim nosso programa”, diz.

A coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica, Dra. Mar lene Zwierewicz salienta que o resultado é fruto de um trabalho colaborativo e articulado. Segundo ela, ou tro fator determinante para o resultado das avaliações foi a interface dos cursos com programas de pós -graduação stricto sensu de outras universidades bra sileiras, com cursos de gra duação da própria UNIARP, especialmente de municí pios catarinenses e parana

enses. “Com destaque para os convênios com as prefei turas e o apoio de agências de fomento. Da mesma for ma, foram fundamentais as atividades de internaciona lização, incluindo pesquisas e publicações com autores internacionais, realização de eventos com apoio de universidades do exterior e mobilidade de estudantes, sendo esta última iniciada justamente no final do qua driênio avaliado”, explica.

SAIBA MAIS

De acordo com a Capes, o processo atribui notas, de acordo com: o reconheci mento e a confiabilidade assegurada pela análise de pares; os critérios da comu nidade acadêmico-científi ca; e a transparência para divulgação de decisões, ações e resultados. A ava liação final dos cursos deve ser divulgada até 23 de de zembro deste ano.

Seleme com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Valter Martins Pedro
03| CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022
DIVULGAÇÃO Presidente em exercício da FIESC participou, em Curitiba, da Semana Internacional da Madeira INDÚSTRIA
DIVULGAÇÃO

A importâncias das emendas dos vereadores

Acompanhei a última cerimô nia realizada na Câmara Municipal de Caçador, onde o prefeito Alen car Mendes (União Brasil) esteve presente liberando emendas im positivas indicadas pelos vereado res. Foram liberados pouco mais de R$ 200 mil para várias entidades que atuam no município.

Mais importante que o valor, é o resultado social que a ação sig nifica. A implantação de emendas individuais e coletivas no legislati vo caçadorense é recente. Come çou ano passado mas já mostra

seu valor social e comunitário.

Os vereadores estão entre laçados no emaranhado tecido social que compõe uma cidade.

Eles têm a capilaridade da teia social e falam com as lideranças comunitárias e sabem as neces

Candidatos

sidades. Só que antes da implan tação das emendas, ficavam de mãos atadas. Muitas vezes leva vam pequenos pleitos dessas en tidades sociais para o Executivo.

Mas, na feroz disputa da divi são um Orçamento Municipal es sas solicitações ficavam no esque cimento. Agora não. Sua inclusão como emenda é a certeza da li beração dos recursos. Agora resta aos responsáveis pelas entidades a correta aplicação dos recursos e devida prestação de contas. Afinal de contas, são recursos públicos.

O evento da Facisc com os candidatos também teve alguns momentos curiosos. Exemplo de um candidato a deputado estadu

Teve também um candidato a deputado estadual do Novo que fez o discurso fácil de que tudo está errado, falou que é contra a cobrança de impostos (só faltou dizer que é a favor da

Importante a iniciativa da Facisc em compilar as principais demandas do Estado em um do cumento, o Voz Única, que serve como uma bússola para ajudar a guiar as ações dos futuros man datários. Nesta semana 16 candi datos a deputado estadual e fede ral estiveram presentes na Acic, no evento relativo ao meio-oeste. Lá eles receberam o documento e puderam usar a palavra para falar de suas ações.

Apesar de Caçador ter 5 can

didatos a deputado estadual, ape nas dois compareceram. O pre feito Saulo Sperotto (PSDB) que falou de suas propostas e se com prometeu com os anseios escritos no documento da Facisc e a jovem

Isadora Piana (Novo) que disse que muitas das prioridades já es tavam no seu plano de trabalho.

Para deputado federal, entre outros da região, esteve presente o caçadorense Valdir Cobalchini (MDB) que falou de suas bandeiras, envolvendo a necessidade urgente de dupli cação de rodovias federais em SC e regionalização dos servi ços de saúde, trazendo atendi mentos de alta-complexidade para as macrorregiões.

E também teve o caso curio so do ex-vereador, ex-prefeito e candidato a deputado estadual pelo MDB que fez o mais violento discurso da noite contra o siste ma político brasileiro. Será que

al bolsonarista de Joaçaba que ao invés de usar o tempo para falar de suas propostas usou para atacar o PT, sendo que sequer tinha algum

sonegação, que é mesma coisa). Isso que o partido Novo tem como candidato a governador o Promotor de Justiça Odair Tramontini, que, obviamente tem seu salário que não é baixo

candidato do PT no recinto e até extrapolou o tempo e teve que ter o microfone desligado para parar de falar. Totalmente sem noção.

bancado com o suado dinhei ro do que mesmo... seriam dos impostos né. Ou seja, está rece bendo do erário para fazer cam panha política. É hipocrisia que vemos por aqui.

ele esqueceu que está filiado no MDB, logo o partido pai do atu al sistema político democrático? Deveria ele se filiar a um desses partidos malucos de extrema esquerda que é contra tudo ou

O sem noção Discurso hipócrita Contra tudo Candidata Paraquedista

Mas a cereja do bolo foi a de putada federal Caroline De Toni (PL) que compareceu ao evento e pretendia falar. Impossível que ela, como deputada federal ou ao menos sua assessoria, não sabiam que a Facisc está fazen do esses eventos regionalizados

e abrindo espaço apenas para os deputados da região falar? Quando ouviu o apresentador informando que ela não falaria, levantou e foi embora. De duas uma: ou não sabia e mostrou-se despreparada ou pior, sabia e mostrou-se espertalhona.

mesmo se perfilar ao Bolsonaro que também seduziu muitos alo prados com o discurso de que é antipolítico. Ambos com carreira de décadas na política e antipolí ticos... sei.

Só pior que a atitude da de putada, foi a de um empresário de Caçador que a recebeu em um jantar após o evento. Faz isso mesmo com a cidade fechada para eleger um deputado federal, coisa que Caçador nunca teve. Vergonha alheia.

04 CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022 | Adriano Ribeiro PINIÃO/Adriano Ribeiro | @JORNALINFORME01 (whatsapp) 48 99800-5836E-mail: redacao@jornalinforme.com.br

Voz Única foi entregue aos candidatos em Caçador

Evento organizado pela Facisc e realizado nesta semana no auditório da Acic, em Caçador, serviu para candidatos da região do Meio-oeste conhecessem prioridades

Oque

o Meio Oeste precisa para cres cer? A resposta está na cartilha Voz Única entregue aos candidatos da região nesta terça-fei ra, 20/9, em Caçador em evento realizado na sede da Acic, que reuniu os pre sidentes das associações de Arroio Trinta, Brunópo lis, Caçador, Campos No vos, Capinzal, Curitibanos, Fraiburgo, Joaçaba, Salto Veloso, Tangará, Treze Ti lias e Videira.

O presidente da ACIC, Jovelci Gomes, destacou o papel das entidades em presariais no levantamen to dessas informações. “Quando detalhamos o que a região precisa e colo camos em um material que serve para que os eleitos possam trabalhar em prol dessas necessidades, te mos um grande avanço na

questão do alinhamento, e isso resulta num trabalho realizado melhor, porque é realizado em conjunto”.

Sérgio Rodrigues Al ves, presidente da Facisc, explicou que a Federação faz o levantamento já há 16 anos e que essa edição con templa pleitos históricos e pleitos novos levantados recentemente. “Não temos

a pretensão de esgotar os pleitos, porque novas de mandas sempre vão surgir. O voz única é uma raio-x do que é importante do que o estado precisa neste mo mento e fica atual até o pró ximo pleito, quando refaze mos o levantamento”. Alves destacou que o Voz Única quer ser um instrumento norteador para os candida

CONHEÇA AS NECESSIDADES APRESENTADAS:

1. Privatização das rodovias federais BR 470 / BR 282 / BR

153; Revitalizar todas as ro dovias SC da regional do Meio Oeste (SC 350 / SC 120 / SC 452 / SC 355 / SC 464 / SC 465)

2. Disponibilização de novo

traçado de rede básica de energia elétrica de Videi ra a Caçador para atender a demanda crescente de consumo e a garantia de fornecimento com redun dância em caso de falhas;

3. Conclusão do projeto dos aeroportos de Caça dor / Videira e Joaçaba;

4. Investir nas redes de Hos pitais do Meio Oeste priori zando a oferta de novos leitos de UTI neonatal e pediátrico,

Cobalchini defende duplicação de rodovias

O deputado estadual e candidato a deputado fede ral Valdir Cobalchini (MDB) participou do evento "Vóz Única", promovido pela Fe deração das Associações Co merciais e Empresariais de Santa Catarina (Facisc), ter ça-feira, em Caçador, e vol tou a defender a duplicação das BRs 282 (de Florianópo lis a São Miguel do Oeste) e 470 até Campos Novos. “A minha primeira pauta coin cide com a da Facisc, que é infraestrutura. SC só tem uma rodovia duplicada que é a 101. Precisamos come çar a duplicação da BR-282 e concluir a 470, que são rodo vias federais que vão atender o Oeste Catarinense e a nos sa região”, afirmou.

Cobalchini também fa lou que pretende ir à Brasília, como deputado federal, para buscar recursos que serão investidos na regionalização do atendimento de saúde no Estado. “Defendo também

a regionalização do atendi mento da saúde. Precisamos habilitar a alta complexidade em todas as especialidades nas regiões, como forma de cessar o que chamamos de ambulancioterapia”, argu

tos. “Queremos que Santa Catarina passe a se desta car no âmbito de gestão e de qualidade de vida”.

Henrique Basso, vice -presidente para a Regional Meio Oeste da Facisc, apre sentou os pleitos. Ele des tacou as cinco prioridades elencadas pelas associa ções empresariais. “É pas so a passo se conquista a montanha”. Segundo Basso a região tem muitas neces sidades, e uma das maiores é a infraestrutura. “A cerca de oito anos os caminhões andavam a uma velocida de média 58km/h e hoje andam a 43km/h. Daqui q pouco estaremos mais de vagar do que as carroças”.

Os candidatos presentes tiveram a oportunidade de usar a palavra e colocar suas proposições e seu compro metimento com as demandas levantadas pelo Voz Única.

Em evento promovido pela Federação das Asso ciações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), o candidato a deputado Es tadual, Saulo Sperotto, de fendeu que o Governo do Estado precisa ter planeja mento para a mobilidade e não apenas ações palia tivas diante de problemas.

Em seus dois minutos de apresentação, Saulo destacou a necessidade de melhorar as rodovias, fer rovias, portos e aeroportos de Santa Catarina, visando facilitar o acesso das pes soas às mais diversas re giões, principalmente no Meio Oeste e Oeste. “Sabe mos que existem algumas obras em andamento, mas não vemos planejamen to a médio e longo prazo.

Vamos atuar, junto ao Go verno do Estado, para que sejam criados projetos para a mobilidade de SC”, completou.

Além disso, Saulo des tacou a importância de se diminuir as viagens de pacientes para tratamen to de Saúde. “Fui prefeito por 4 vezes e sei o quanto as pessoas sofrem tendo que se deslocar para gran des centros. Por isso, peço a oportunidade para estar em Florianópolis e poder atuar, junto do Governo do Estado, para que seja possível revertermos esse quadro e mantermos aten dimentos regionalizados, utilizando os hospitais fi lantrópicos, que atendem de forma exemplar a nossa população”, finalizou.

bem como a regionalização da oferta de serviços de saúde; 5. Simplificação tributária e equiparação do limite estadual do ICMS com o Simples Nacional.

mentou o candidato.

Para o candidato, a bancada federal, da qual pretende fazer parte, deve trabalhar para estreitar as relações do Estado com a Capital Federal para que os impostos dos catarinenses retornem em maior volu me. “Quero ajudar a me lhorar essa relação de Santa Catarina com Brasília. Pre cisamos de menos Brasília e mais Brasil. Apenas 10% do que enviamos para Brasília em forma de impostos volta em forma de investimentos. Acho que esse é um grande desafio”, garantiu Cobalchi ni, cumprimento a Facisc pelo trabalho. "Vai ser mi nha bússola sem dúvida al guma”, finalizou.

Isadora detalha demandas alinhadas

Também esteve presen te no evento a candidata a deputada estadual Isadora Piana (Novo) que é de Ca çador. Quando teve opor tunidade de falar ela leu propostas que constam em seu plano de trabalho que se mostram igualmente contempladas no manifes to da Facisc e ressaltou as demais bandeiras que de fende. “Fiquei muito feliz por saber que o meu Plano

de Mandato está 100% ali nhado com as demandas.

Agradeço a Acic pela opor tunidade”, disse através das redes sociais.

Ela ainda defendeu o corte de custos na Assem bleia Legislativa, utilizadas por deputado estaduais, bem como criticou o uso do fundo eleitoral, valores que, segundo ela, podem ser usados para benefício direto da população.

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO Candidatos que participaram do evento receberam cartilha
Saulo defende planejamento para mobilidade e saúde regionalizada
Cobalchini usando a palavra Ex-prefeito Saulo Sperotto Isadora ressaltou suas bandeiras e corte de custos no meio político DIVULGAÇÃO
05| CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022
ELEIÇÕES 2022
DIVULGAÇÃO

Caçador atinge 93% de ruas pavimentadas

As obras seguem no Tarumã, Vila Kurtz, onde a Secretaria de Infraestrutura está fazendo toda a base para receber o asfalto

Caçador

atinge 93% de ruas pavimentadas no perímetro urbano, através do Programa Barro Zero. As obras seguem no Tarumã, Vila Kurtz, onde a Secretaria de Infraestrutu ra está fazendo toda a base para receber o asfalto.

“Agradecemos o com prometimento da equipe da Infraestrutura, que vem realizando um excelente trabalho em nosso muni cípio. E assim vamos pro gredindo, asfaltando toda a cidade e proporcionando melhor qualidade de vida aos cidadãos”, afirma o prefeito, Alencar Mendes.

Em conjunto com o Barro Zero, também estão

sendo realizadas as pa vimentações no interior.

Nesta semana, as máqui nas estão trabalhando na linha Caixa D’Água, onde será asfaltado 2,6 km.

“As obras do interior re

presentam a filosofia que estamos implantado, melho rando as condições de escoa mento de produção em todas as áreas de nosso interior, que tem mais de 1.600 km de es tradas”, finaliza Alencar. Todas as ruas de Caçador serão asfaltadas

Livro sobre obesidade em crianças e adolescentes será lançado em Simpósio

A UNIARP realiza de 22 a 24 de setembro, o II Sim pósio Internacional Inter disciplinar dos cursos da área da saúde. O evento terá como tema: “Obesidade e seus desdobramentos para outras patologias”. No sába do, dia 24 de setembro, será realizado o lançamento do livro “Prevalência e fatores associados ao sobrepeso e

a obesidade em adolescen tes escolares brasileiros”, de autoria do médico Fábio Herget Pitanga.

O sobrepeso e a obesi dade em crianças e adoles centes vêm aumentando progressivamente em todo o mundo, principalmente em países em desenvolvi mento como o Brasil que é considerado um dos maio

res em extensão.

O autor comenta que o problema do sobrepeso e da obesidade na infância e na adolescência, está relacio nado ao aumento do risco de complicações cardio metabólicas na vida adulta, pois o excesso de adiposi dade adquirido nesta fase, tende a se manter durante a vida inteira, impactando

negativamente na qualida de de vida e como consequ ência, a morte ou invalidez prematura. “Este livro bus cou abordar o problema do sobrepeso e da obesidade através de uma revisão sis temática da literatura com a população de adolescentes escolares brasileiros, pois passam boa parte do seu tempo em atividades edu

cacionais e a escola é um dos ambientes mais propí cios para o monitoramen to e acompanhamento do estado nutricional. Além disso, apresentamos os re sultados sobre a prevalência e dos possíveis fatores rela cionados ao problema nas diferentes regiões brasilei ras, demonstrando um pa norama nacional”, explica.

Professor da UNIARP ministra curso na 6° Jornada Catarinense de Educação Física

O professor Mestre Joel Caetano do curso de Educa ção Física da UNIARP, foi um dos palestrantes da 6ª Jorna da Catarinense de Educação Física. O evento foi realizado de 02 a 03 de setembro na ci dade de Palhoça/SC.

O Professor ministrou a palestra: “BNCC e o en sino de lutas na Educação

Física Escolar”

O evento, foi organiza do pelo Conselho Regio nal de Educação Física do estado de Santa Catarina (CREF3/SC). “Tivemos como público alvo docen tes de Educação Física. O evento contou também com vários 20 palestrantes da área de Educação Físi

ca, com temáticas extre mamente relevantes para profissionais de educação física da área de licencia tura e bacharel”, destacou Joel. “Quero agradecer em especial ao CREF3/ SC, Coordenação do Cur so de Educação Física da UNIARP e a imprensa lo cal pelo apoio”, finalizou.

Mapa mostra a percentagem de ruas que falta por bairro UNIARP Médico Fábio Herget Pitanga DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO O evento, foi organizado pelo Conselho Regional de Educação Física do estado de SC (CREF3/SC)
06 CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022 |
BARRO ZERO
DIVULGAÇÃO

Projetos aprovados no mês de Setembro

Projeto de Lei Complementar nº 14/2022: que dispõe sobre normas para a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações.

Projeto de Lei CMC nº 16/2022: que dispõe sobre a aplicação de medidas administrativas de prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no Município de Caçador.

Projeto de Lei CMC nº 19/2022: que denomina via pública - Rua Osmar Mario Casagrande.

Projeto de Lei CMC nº 22/2022: que denomina via pública Rua Alfredo Guilherme Tartarotti.

Projeto de Lei CMC nº 25/2022: que altera o § 1º do art. 1º e o parágrafo único do art. 2º da Lei nº 2.912, de 20 de junho de 2012, que institui a Medalha de Mérito “Destaque Caçadorense”.

Projeto de Decreto Legislativo n° 02/2022: que concede o Título de Cidadão Honorário de Caçador ao senhor Diorgenes Bertolin.

Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2022: que concede a homenagem de Mérito “Legado Caçadorense” ao Senhor Davi Pulkow.

Projeto de Lei Complementar nº 16/2022: que altera o art. 14 da Lei Complementar nº 422, de 28 de março de 2022, que institui o Regime de Previdên cia Complementar - RPC no âmbito do Município de Caçador, fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40 da Constituição Federal, autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar e dá outras providências.

Projeto de Lei CMC nº 36/2022: que altera dispositivos da Lei nº 2.534, de 27 de maio de 2008, que cria o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social - FMHIS e institui o Conselho Gestor do FMHIS. SETEMBRO/2022

Edição no 03 -

MOÇÃO: nº 005/2022, de repúdio à violência política de gênero sofrida pela vereadora Dandara Pereira Gissoni, perpetrada pelo vereador Wellington Felipe, ambos da Câmara Municipal de Caçapava (SP).

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA: nº 012/2022, para que providenciada a regularização do fornecimento de água na parte alta da Rua Florianó polis, Bairro dos Municípios e na Rua Onofre Pereira, Bairro Martello e que seja informado aos moradores o motivo da constante falta de água.

INDICAÇÕES

nº 387/2022: que determine ao setor competente, que providencie a reforma na CMEI Pierina Adami, Bairro Martello tais como a instalação de ar condicionado em ambientes que ainda não possuem, bem como a troca das janelas existentes por outras mais seguras.

nº 388/2022: que determine ao setor competente, estudo de viabilidade para a construção de um Centro de Eventos Multiuso em nosso Mu nicípio, sugerindo-se que seja utilizado para ações tais como: a) Local para realização de festas comemorativas das famílias (aniversários, casamentos e afins); b) Grupos sociais; c) Convenções; d) Congressos de todas as denominações religiosas de nosso município, entre outras. Que seja elaborado, em conjunto com a comunidade, um Regimento Interno para normatizar a utilização do referido Centro de Eventos.

nº 389/2022:, que determine ao setor competente, que analise a possibilidade de incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município, o dia 25 de julho como o dia do colono e do motorista.

nºs 390 e 391/2022: que determine ao setor competente, respectivamente: a) que estude a viabilidade da construção de um centro comuni tário nos moldes do Projeto “Quintal Social”, no Bairro Nossa Senhora Salete, preferencialmente em terreno pertencente a municipalidade, no espaço do antigo CMEI Sininho; b) que providencie a instalação de um guard-rail de proteção na Rua Antonio Ranzani – Bairro Nossa Senhora Salete, mais precisamente em frente à residência nº 26.

nºs 392, 393, 394 e 395/2022, que: a) determine ao IPPUC, que faça um estudo de viabilidade para a implementação de “vaga para idoso” na Av. Santa Catarina, Centro, mais especificamente próximo ao Residencial Geriátrico Vô Nenê; b) que determine ao setor competente, que providencie o conserto da grade de proteção em boca de lobo localizada na Rua Dinarte José Rodrigues, mais especificamente em frente ao CEU - Bairro Martello; c) que determine ao setor competente, que faça estudo de viabilidade para incluir no Aplicativo “Caçador Digital” uma lista dos medicamentos que estão disponíveis na Farmácia Municipal; d) que determine ao IPPUC, que providencie a instalação de placa indicativa de “PARE” no trevo da Transrodace, na Rodovia Municipal Lourenço Faoro.

nºs 396, 397 e 398/2022, que: a) que determine ao órgão competente, que providencie os devidos reparos e a manutenção dos brinquedos da Praça Sérgio D´Agostini, Bairro Berger; b) que através do órgão competente, intervenha junto à Empresa BRK Ambiental, para que verifique a origem do vazamento de água na Rua Onofre Pereira, próximo ao nº 46, Bairro Martello; c) que determine ao setor competente, que providencie a substituição dos postes de energia elétrica de madeira por postes de concreto na Servidão Palmito, Bairro Kurtz, conforme foto anexa.

nº 399/2022:, que determine aos setores competentes, que providenciem o alargamento e a iluminação pública na Rua João Corrêa de Mello, Bairro Bello.

INDICAÇÕES:

nº 400/2022: indicando ao setor competente que providencie a confecção de faixa de travessia de pedestres na Rua Santa Cecília, Bairro dos Municípios, mais precisamente em frente ao portão da Escola Municipal de Educação Básica Pierina Santin Perret.

nºs 401 e 402/2022: para que determine ao IPPUC, respectivamente: a) que faça estudo de viabilidade para a instalação de semáforo de três tempos no cruzamento das Ruas Silvio Gioppo e Alberto Zanatta, em frente à loja Móveis Santos, Bairro Martello. b) que estude a viabilidade para a instalação de lombadas ao longo da Rua Dinarte José Rodrigues, preferencialmente nas proximidades da Igreja do Evangelho Quadrangular, Bairro Martello.

nº 403/2022: que determine ao IPPUC, que providencie a confecção de duas vagas de estacionamento para Van Escolar junto à Escola Mu nicipal de Educação Básica Alcides Tombini, Bairro Sorgatto.

nºs 404 e 405/2022: que determine, respectivamente: a) ao IPPUC, estudo de viabilidade para a instalação de “sinal luminoso” para pedes tres na Rua Carlos Sperança, esquina com a Rua Conselheiro Mafra, mais especificamente em frente a Empresa Via Laser e Euro 12; b) ao setor competente, que faça estudo de viabilidade para a instalação de câmeras de monitoramento no prolongamento da Av. Senador Salgado Filho, preferencialmente próximo ao Mercado Guzzi e Panificadora e Confeitaria Santelmo.

nºs 406 e 407/2022: indicando ao Senhor Prefeito Municipal, que determine, respectivamente: a) ao IPPUC, que faça estudo de viabilidade para instalação de redutores de velocidade ao longo da Rua Santa Rosa de Lima, Bairro Nossa Senhora Salete, preferencialmente próximo ao nº 123. b) ao setor competente, que providencie a manutenção, limpeza e desobstrução das bocas de lobo localizadas em toda extensão da Rua Alberto Zanatta, Bairro Martello, especialmente próximo ao nº 437.

43ª SESSÃO 05/09/2022 44ª SESSÃO 06/09/2022

REQUERIMENTOS: nº 255/2022- Comissão de Finanças - vem requerer a realização de Audiência Pública, para discutir com entidades da sociedade civil e comunidade em geral, o Projeto de nº 035/2022, que regulamenta o transporte remunerado privado individual de passageiro com o uso de aplicativos de tecnologia ou outras plataformas de comunicação em rede no Município de Caçador.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO: que se oficie ao Senhor Prefeito Municipal, para que encaminhe no prazo legal, informações pertinentes ao se tor ou secretaria responsável: a) existe algum médico veterinário para atender as demandas dos agricultores? b) No que se refere às inseminações artificiais, existe algum médico veterinário auxiliando em especial nos finais de semana?

INDICAÇÕES

nº 408/2022: que determine ao setor competente, que verifique a origem do esgoto que corre a céu aberto na Rodovia Osvaldo Olsen, mais precisamente nas proximidades do número 371, Bairro Gioppo.

nº 409/2022: que determine ao setor competente, que verifique a possibilidade da contratação de médico veterinário para atender as deman das dos agricultores do município.

nº 410/2022: que determine ao setor competente, que verifique a origem do esgoto que corre a céu aberto na Rua Otávio José Leite, nas proximidades do nº 46, Bairro Bom Sucesso.

nº 411/2022: que determine ao setor competente, que providencie a reforma no muro de contenção existente na Rua Paulo Luderinghausen, esquina com a Rua Guilherme Atilio Zardo no Bairro Martello, bem como o conserto da cerca de proteção na mesma localidade.

nº 412/2022: que determine ao IPPUC, que estude a viabilidade da confecção de faixa de travessia de pedestres na Rua Luiz Tortatto, próximo a igreja católica, Bairro Nossa Senhora Salete.

nº 413/2022: que determine ao setor competente, que estude a possibilidade de construir uma praça com playground, quadras de areia e gramado, e academia ao ar livre, no Loteamento Nossa Senhora Salete, Bairro Nossa Senhora Salete.

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO:

nºs 048 e 049/2022, solicitando que se oficie ao Senhor Prefeito Municipal, respectivamente: 1) para que através da Secretaria Saúde, en caminhe no prazo legal, as seguintes informações: a) Quais os médicos que atendem na UBS do antigo Hospital Jonas Ramos? b) Qual o horário de serviço desses médicos?; e, 2) para que através da Secretaria competente, encaminhe as informações relacionadas ao Credenciamento nº 03/2022, para a contratação de empresas habilitadas na prestação de serviços veterinários: Quais as clínicas que já estão credenciadas? Por que ainda não foi encaminhado nenhum animal para a castração? Qual a previsão para iniciar o serviço?

nº 050/2022: solicitando que se oficie ao Senhor Prefeito Municipal, para que encaminhe no prazo legal, informações pertinentes ao setor ou secretaria responsável: a) Quantos e quais fonoaudiólogos estão atuando na área da saúde no Município de Caçador? b) Em quais locais os fonoau diólogos da Secretaria de Saúde atendem os pacientes do Município e quantos pacientes são atendidos mensalmente nesta especialidade? c) Existe fila de espera no Sisreg? Se existe, quantos pacientes aguardam nesta fila e qual a média de tempo os pacientes ficam aguardando? d) O número de profissionais fonoaudiólogos é suficiente para atender a demanda do Município? Quais são as dificuldades enfrentadas nesta área da saúde?

INDICAÇÕES

nº 414/2022: que determine ao setor competente, que providencie a construção de bocas de lobo ao longo da Rua Osny Teodoro Cunha, de modo especial próximo ao nº 400, ao lado da Escola Municipal de Educação Básica Esperança, de preferência, nos dois lados da via, Bairro Martello.

nº 415/2022: que providencie a retirada de terra localizada às margens da Rua Luiz Tortato, Bairro Nossa Senhora Salete, mais especifica mente em frente ao nº 689. Indico ainda que providencie a retirada de um tronco de árvore e raízes na mesma localidade.

nº 416/2022: que providencie a confecção de sinalização de trânsito, horizontal e vertical, na Rua Professor Ladislau Liszkievich, esquina com a Rua Aurélio Costa, Bairro Gioppo, determinando a via preferencial.

nº 417/2022: que proceda à notificação e a fiscalização das agências bancárias que não estão cumprindo com o limite de tolerância para o tempo de espera nas filas de atendimento ao público, de acordo com a Lei nº 2354, de 27 de julho de 2006.

nº 418/2022: que providencie a manutenção da camada asfáltica em toda extensão da Rua Dr. Moacir Sampaio, Bairro Berger, principalmen te nas proximidades do número 475.

46ª SESSÃO 13/09/2022 45ª SESSÃO 12/09/2022

INDICAÇÕES

nº 419 e 420/2022: que providencie a construção de passeio e estacionamento em frente a UBS do Bairro Nossa Senhora Salete; que faça estudo de viabilidade, visando alteração no trânsito da Rua Santa Bárbara, Bairro Nossa Senhora Salete, tornando via de mão única o trecho em frente à Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Salete. Indico ainda, que seja providenciada a repintura da sinaliza ção vertical e horizontal em toda a extensão da via.

nº 421 e 422/2022: que providencie a construção de mais bocas de lobo ao longo da Rua Fermino Borges de Carvalho, Bairro Martello; qque determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, que providencie o reparo na pavimentação asfáltica na Av. Senador Salgado Filho, próximo ao mercado Guzzi.

nº 423 a 425/2022: que estude a viabilidade de instalação de faixa elevada de pedestres e sinalização de embarque e desembarque na Rua Lauro Marins, Centro, mais especificamente em frente a ACEIAS; que determine à Secretaria Municipal de Infraestrutura, que providencie o conserto da pavimentação asfáltica na Rua Irmão Tomaz, Bairro Bom Jesus, mais especificamente em frente ao nº 374; que determine ao setor competente, que providencie operação tapa-buracos na Rua Hercélio Tibias, Bairro Bom Sucesso, de maneira especial nas proximidades da residência de nº 03.

nº 426/2022: que determine ao setor competente, que providencie uma caçamba de terra para a Escola Municipal de Educação Básica Ulysses Guimarães, Bairro Bom Sucesso, para a confecção de um jardim.

48ª SESSÃO

INDICAÇÕES:

nº 427 e 428/2022: que estude a viabilidade da construção de uma nova escola no Bairro Nossa Senhora Salete, com playground, quadras poliesportivas, entre outros, com estrutura moderna; que providencie o conserto de buraco localizado na rodovia de acesso ao Assentamento Hermínio Gonçalves, próximo ao Sorgatto.

nº 429/2022: que analise a possibilidade de incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município, as Olimpíadas Comunitárias Interbairros.

nº 430/2022: que providencie o conserto do pavimento na Rua Tupinambá, Bairro Bello, mais especificamente em frente ao nº 164. nº 431/2022: que providencie a instalação de lombadas ao longo da Rua José Oleinik, preferencialmente nas proximidades do nº 411, Bairro Martello. nº 432/2022: que providencie o patrolamento e cascalhamento nas Ruas Lucilla Brandt Balena e Fermino Borges de Carvalho no Bairro Martello.

47ª SESSÃO 19/09/2022
20/09/2022

Vereadores entregam Decreto Legislativo que concede honraria a Diorgenes Bertolin

Osvereadores de Caçador formali zaram na tarde de terça-feira (20) a entrega do Decreto Legislativo que ou torga o Título de Cidadão Honorário empresário e diretor da empresa Guara rapes, Diorgenes Bertolin.

A homenagem foi aprovada em plenário no dia 6 de se tembro, por unanimidade. O título de Cidadão Honorário é a mais alta honraria que o Poder Le gislativo concede aos cida dãos que não nasceram no município, mas que pres tam relevantes serviços à comunidade caçadorense.

Para o presidente Moa cir D’Agostini, que fez a en trega em nome dos demais vereadores, a homenagem é um reconhecimento pela trajetória vitoriosa Dior genes e pelo seu empre endedorismo à frente da empresa Guararapes, que atualmente gera um gran de movimento econômico para Caçador, proporcio nando centenas de empre gos diretos e indiretos.

“Esta homenagem é o reconhecimento da comu nidade caçadorense pelos relevantes serviços que Dior genes tem prestado ao nosso Município desde que aqui

chegou; ao mesmo tempo é uma forma de agradecê-lo por acreditar e investir em Caçador, ajudando no seu desenvolvimento a cada dia”, completa Moacir.

Ao receber o Decreto Legislativo, o novo Cidadão Honorário agradeceu aos vereadores pelo reconheci mento, e fez questão de di vidir os méritos da honraria com todos os colaborado res da empresa Guararapes, familiares e amigos.

Estendeu os agradeci mentos a toda a comuni dade caçadorense que o recebeu em 2007, quando da implantação da empresa

em Caçador, e o carinho e o respeito dispensados a ele durante todos estes anos. “Fico honrado em receber esta homenagem porque Caçador, desde o primeiro instante, me recebeu de bra ços abertos e nos deu toda a estrutura necessária para que pudéssemos implantar a empresa e expandir. Este carinho e reconhecimento me motiva a trabalhar com afinco e fazer o meu melhor sempre”, destaca.

A entrega do Título de Cidadão Honorário deverá acontecer em Sessão Solene na Câmara Municipal, em data e horário a ser definidos.

No SESI, cantina sem controle de pagamento gera reflexões sobre honestidade

O Estúdio de Finan ças é uma iniciativa da UNIARP, idealizado e executado pelo curso de Ciências Contábeis. Den tre as várias funções do Estúdio, ele também é um espaço para coworking.

O objetivo principal de um coworking é o com partilhamento de espaço e otimização de recursos para empreendedores e empresas de pequeno porte, para que desenvol vam seus negócios.

Dia 15 de setembro aconteceu mais uma reu nião de negócios no local: O Sicoob Vale dos Pinhais, realizou um atendimen

to para um acadêmico, abordando investimentos e aposentadoria.

Outros momentos semelhantes deverão ser realizados nos pró ximos dias, em que ha verá consultorias e as sessorias sobre diversos temas relacionados a finanças voltados a aca dêmicos, associados e comunidade em geral.

SERVIÇO

Os interessados em utilizar gratuitamente o coworking do Estúdio de Finanças da UNIARP, de vem agendar via What sApp: (49) 3561-6274.

Dia 16 de setembro foi realizada a apresentação da “Cantina da Honestidadeonde você é o cliente e o ven dedor”, um projeto dos alu nos da turma de Operador de Máquinas para Processos de Industrialização da Ma deira/EJA Profissionalizante do SESI. O trabalho teve o apoio do SENAI, nas aulas ministradas no curso de qualificação. A Cantina foi instalada no SESI Caçador.

A proposta do projeto é oferecer produtos aos alunos e funcionários com um preço justo, visando sua honestidade, sem nin guém fiscalizando e co brando. “Semanalmente será feito o balanço das vendas, com o lucro e taxa de esquecimento. O lucro será revertido na reposição dos produtos da cantina,

com preços melhores no mês seguinte”, explica a professora Jakline Schuler, responsável pelo projeto.

A professora destaca que o desafio foi colocado para os alunos do projeto e para todas as pessoas que

Receitas mais saudáveis

A UNIARP recebeu dia 16 de setembro, a visita de ca çadorenses, atendidos pelo Ambulatório de Nutrologia da Prefeitura de Caçador. Eles estiveram no laboratório do curso de Nutrição, aprenden do receitas para uma alimen tação mais saudável.

A atividade foi realiza da pela coordenadora do curso de Nutrição a pro fessora e chef de cozinha

Ana Moro, a nutricionista supervisora de estagio Ka rina Zardo e a médica nu tróloga Vanessa Miyakava.

As receitas foram: Pan queca de banana, cookies de banana, pizza de frigi deira e bolinho de maçã de frigideira. As aulas práticas acontecem ainda no mês de setembro uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Caçador.

irão usar a Cantina da Ho nestidade, refletindo so bre questões como: Nossa sociedade é honesta? Por que ser honesto? Quais são os benefícios quando se age com honestidade?

Os alunos do projeto

aplicaram competências e habilidades das áreas de conhecimentos, com a produção de um mó vel onde estão expostos os produtos da cantina. A questão de valores tam bém foi reforçada no pro jeto. “Queremos despertar nos alunos o interesse no gerenciamento e organi zação de todo o proces so operacional, além de conscientizar para o de senvolvimento da cidada nia, ética, confiança e ho nestidade da população, incentivando o empreen dedorismo”, ressalta. “Ho nestidade é fazer o certo, mesmo quando ninguém está olhando”, completa.

Outro móvel, com a Cantina da Honestidade será instalado na unidade do SENAI em Fraiburgo/SC.

Homenagem foi aprovada no dia 6 de setembro, por unanimidade, e reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade caçadorense ao longo dos anos
Vereadores em encontro com o empresário
Coworking do Estúdio de Finanças da UNIARP pode ser usado pela população
A proposta do projeto é oferecer produtos aos alunos e funcionários com um preço justo O objetivo principal de um coworking é o compartilhamento de espaço e otimização de recursos Atividade foi realizada no laboratório do curso de Nutrição DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
11| CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022
CIDADÃO HONORÁRIO
DIVULGAÇÃO

UNIARP é parceira na Campanha Doando Vidas

Domingo, dia 25 de se tembro, acontece a Cami nhada da campanha Doan do Vidas, no parque central, a partir das 10h. A UNIARP é parceira da campanha, com os cursos da área da saúde. O objetivo é incentivar a doação de órgãos, sangue tipo O+ e O-, tecidos e leite materno. Essa campanha é realizada com muito suces so e grande mobilização da sociedade e da mídia desde 2013 sendo realizada por

todas as BPWs em datas es tabelecidas no período de agosto a setembro.

TEM: Visita Técnica

Dia 20 de setembro, estu dantes do curso Técnico em Processamento da Madeira, turma 2022/1, visitaram a em

presa Maravilha Lâminas, em Caçador. Os alunos estavam acompanhados do professor Clodoaldo Galvão de Jesus.

INDÚSTRIA MADEIREIRA

Secagem da madeira é uma operação de grande importância na indústria

A secagem é considerada uma operação de grande importância na manufatura de produtos, garantindo melhor padrão de qualidade e maior valor agregado ao produto final

Dentre

os diversos materiais usados pelo homem, a ma deira ganha maior destaque devido às suas proprieda des físicas e mecânicas que permitem sua utilização em uma variada gama de aplica ções e ambientes. No entan to, a madeira costuma sofrer alterações em função do seu teor de umidade. A secagem correta da madeira é funda mental antes de seu uso no processo industrial.

A secagem é consi derada uma operação de grande importância na manufatura de produtos, garantindo melhor padrão de qualidade e maior valor agregado ao produto final.

E o profissional habili tado na área de secagem de madeira é muito requisitado.

Ciente desta necessi dade, a FIESC, por meio do SESI e do SENAI, e em parceria com a CPM Su porte e Marrari realizaram em Caçador, recentemen te, um curso de Secagem de madeira, contemplan do o pilar de Qualificação Profissional do Tratado de Excelência para Indústria da Madeira (TEM).

Cerca de 60 pessoas

participaram do treina mento, em aulas presen ciais e online. O curso en cerrou dia 02 de setembro, com uma visita técnica na empresa Temasa, onde foi visto na prática tudo que foi repassado no curso.

O colaborador da empre sa Sincol e professor no SE NAI, Adriano Tumiski atua na área de secagem de madeira há 24 anos. Ele participou do curso e afirmou que apesar de toda a sua experiência na área, aprendeu muito.

Adriano explica que a secagem da madeira re presenta uma etapa im portante em todo processo realizado na indústria da

madeira e por isso merece especial atenção. “A seca gem de madeira é um seg mento diferenciado. Você precisa ter conhecimento teórico, prático, precisa co nhecer bem o equipamen to usado para o processo.

Se a retirada da umidade for bem realizada, a indús tria se beneficiará das suas diversas vantagens, caso contrário diversos proble mas podem danificar a ma téria prima. Eu participei do curso, pude contribuir e compartilhar minha expe riência e também aprendi coisas novas. Foi um curso de grande importância. O Juan que ministrou o curso

é um grande profissional da área”, comenta.

A iniciativa do curso foi muito elogiada pelo profis sional. Segundo ele, a capa citação na área é necessária sempre. “Existe a necessi dade de mão de obra qua lificada para a secagem de madeira. Os processos são aperfeiçoados, existem novidades que precisam chegar até as pessoas que atuam e existe um cam po muito vasto para quem quer atuar nesta área tão importante na indústria de base florestal”, completa.

O professor do SENAI, Rogério Amantino Marinho de Melo também partici pou do curso de secagem de madeira e agradeceu muito a oportunidade. Ele conta que vai colocar em prática os conhecimentos adqui ridos e compartilhar as in formações com os alunos dos cursos técnicos. “Exis te muita técnica em todo o processo de secagem de madeira. A secagem é uma das etapas mais importan tes do beneficiamento e in dustrialização da madeira serrada, sendo determinan te para a qualidade do pro duto final”, reforça.

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO Profissionais da área explicam mais sobre a operação de secagem DIVULGAÇÃO
12 CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022 |

Agente da PM ajuda a salvar recém-nascido engasgado com leite, no bairro Martello

Um policial militar de folga prendeu em flagrante na tarde de sábado, 17, um jovem de 18 anos que es tava consumindo o entor pecente conhecido como “loló” na frente de crianças no centro comunitário do bairro Bom Sucesso.

O soldado da Polícia Militar passava pelo local

quando visualizou a cena e deu voz de prisão ao autor, o qual reagiu e entrou em luta corporal, porém aca bou imobilizado.

Uma guarnição prestou apoio. O frasco contendo a droga foi apreendido e o jovem foi levado à delega cia para serem tomadas as providências cabíveis.

Policiais militares de Rio das Antas e Caçador pren deram um homem por por te ilegal e disparo de arma de fogo na tarde de sábado, 17. Uma pistola e munições foram apreendidas.

Os disparos ocorreram por volta das 17h30 em Rio das Antas. Uma guarnição que estava próxima ouviu os estampidos e conseguiu descobrir que o autor esta va em uma Ford Ranger.

A caminhonete foi abordada em Caçador por outra guarnição. No veí culo, foram encontrados carregadores e quatro mu nições calibre .45 deflagra das e o motorista foi preso.

Após diligências, os poli ciais descobriram que o autor dos disparos havia entrado em outro veículo, um VW Fox. O carro foi abordado e o con dutor foi preso portando uma pistola Taurus .45 na cintura.

Os envolvidos foram con duzidos à delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as providências cabíveis.

Eram

18h12 de terça -feira, 20, quando o telefone 190 da Po lícia Militar de Caçador to cou com um chamado de emergência. Do outro lado da linha havia um homem pedindo ajuda, pois seu filho recém-nascido estava engas gado com leite. A criança já estava ficando roxa, sem oxi genação, mas graças ao aten

dimento do agente temporá rio Bruno de Souza Santos, que repassou por telefone os primeiros socorros, o bebê foi salvo e voltou a respirar.

O fato ocorreu na rua Al cides Sabino, bairro Martello. O pai ligou para a Central de Emergência relatando que a criança estava mamando quando vomitou e ocorreu o engasgamento com leite. Sob

orientação do atendente Bru no, o pai realizou as mano bras repassadas e conseguiu salvar a criança.

Após o salvamento, o recém-nascido foi voltan do ao seu estado normal e respirava com mais tran quilidade. Os bombeiros foram acionados e enca minharam a vítima com vida ao hospital para pas

sar por avaliação médica.

A Central de Emergên cia da PM conta com pro fissionais preparados para prestar o melhor atendi mento à população. É im portante lembrar que, no caso de emergências mé dicas, pode ser acionado o Corpo de Bombeiros Vo luntários pelo telefone 193 ou o Samu pelo 192.

A Guarda Municipal foi acionada na noite de domin go, 18, por um denúncia de assalto, nas proximidades do Parque Central. Com isso, a guarnição deslocou-se até o local, encontrando o autor do crime que havia roubado um celular Motorola E7, R$ 45 reais e ainda, vandalizado duas câmeras de segurança do Museu do Contestado.

O autor relatou que co meteu o roubo para ser pre so, pois homens faccionados queriam o matar, afirmando que os mesmo o agrediram com uma faca na lateral es querda do tórax anterior mente. Por fim, a guarnição conduziu o autor do crime à Delegacia de Polícia da Co marca Caçador (DPCO), para os procedimentos cabíveis.

A Festa Farroupilha 2022 iniciou na sexta -feira, 23, no Parque das Araucárias, com o show do Grupo Minuano. Toda a programação da Prefeitura é aberta para a população em geral, com entrada franca.

Neste sábado, 24, acon tecem diversas apresenta ções de artistas locais, das 14 às 19h, no Parque. Em ambos dias, as pessoas po derão entrar pelos portões 1 e 2, podendo estacionar na parte de dentro. Vale ressaltar que também terá a comer cialização de alimentos, através do Food Truck. Além disso, também será permitido o acam pamento no Parque.

CONFIRA AS APRESENTAÇÕES DE SÁBADO:

14h - Dança Chula com o grupo Heran ça do Contestado 14h30 - Apresenta ção de violão e canto da Estação Cultural 15h - Dança tradicionais gaúchas com o grupo Herança do Contestado 15h30 - Everton Gaiteiro 16h às 17h30 - Mo acir Cardoso - Tra dição de Gaiteiro 17h - Grupo de Dan ça Estância Nativa 18h às 19h30 - Quar teto Campeiro

O fato ocorreu na rua Alcides Sabino, bairro Martello; após o salvamento, o recém-nascido foi voltando ao seu estado normal e respirava com mais tranquilidade
Orientações foram repassadas através da ligação telefônica Câmara destruida Frasco com a droga apreendido Pistola DIVULGAÇÃO
Guarda detém homem que quebrou câmeras do Museu homem é preso portando pistola na cintura Festa Farroupilha: Confira as apresentações musicais
Jovem é preso usando ‘loló’ na frente de crianças no bairro Bom Sucesso
13| CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022
SEGURANÇA
apreendida pela PM Momento da prisão DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Após efetuar disparos,

Ação de Rotary supera expectativas

O Rotary Club Ca çador Sul Contestado comemora a 3ª edição da tradicional “Bucha da”, realizada no dia 7 de setembro. O evento demandou a venda de aproximadamente 500 marmitas à comunidade, as quais foram entregues ao meio dia deste feriado.

Em uma ação exclu siva do clube, que tem por objetivo arrecadar fundos para os projetos sociais da entidade, os voluntários iniciaram os trabalhos na manhã de terça-feira (6), consi derando todo o preparo que a iguaria exige. “On tem à tarde iniciamos o cozimento do bucho, com o apoio de verda deiros companheiros, que dispõem do seu tempo para atuar em prol da comunidade”, explica o presidente do Club Juliano Suzin.

À noite a concentra ção dos sócios também foi intensa, realizando o corte da carne. “Foram mais de 300 quilos de bucho cortados e devi damente pré-prepara dos na noite de ontem,

para que tudo saísse dentro da programação”, explicou Rosecler Faoro, rotariana e uma das res ponsáveis pela cozinha.

Para que não houves se atraso, os trabalhos iniciaram às 5h00 desta quarta feira e, confor me planejado, a entrega das marmitas iniciou às 11h00. A rotariana An dreia Pirolli, empossa da há poucos meses no Club, revela que tem or gulho de integrar o Club. “O acolhimento que en contrei neste Club é algo difícil de descrever. O ambiente, o relaciona mento entre os sócios é muito intenso e verda deiro. E estas ações me deixam ainda mais en vaidecida, pois faço parte de um grupo que traba lha de forma espontânea e gratuita para melhorar a vida da comunidade. Só posso agradecer”.

O próximo evento gastronômico a ser re alizado pelo Rotary Sul Contestado será a tra dicional Codornada do Rotary Sul Contestado, que está programada para o mês de novembro.

ESPAÇO

MutiParque, juntamente com a UBS Ulysses Guimarães é entregue

Foram realizadas apresentações culturais no local e solenidade oficial de entrega com a presença do prefeito Alencar Mendes (União Brasil)

OMutiParque, jun tamente com a Unidade Básica de Saúde Ulysses Guima rães, foi entregue nesta sexta-feira, 23. Foram realizadas apresenta ções culturais no local e solenidade oficial de en trega com a presença do prefeito Alencar Mendes (União Brasil).

Além disso, o posto de saúde já estará atendendo na sexta-feira, em horário especial, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O posto conta com uma equipe profissional, composta por médicos, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, entre outros.

O MutiParque surgiu com o objetivo de atender as necessidades de equi

pamentos públicos na lo calidade e para a constru ção, contou com recursos provenientes de emenda, no valor R$250 mil, FINI SA e próprios.

“O projeto MutiPar que, além de ser inovador, o nome foi pensado como forma de homenagear os moradores deste lotea mento, que construíram

e fizeram história sobre o modelo de construção das suas casas, popularmente conhecidas como Muti rão. Estamos felizes em poder entregar um espaço de alegria, saúde, sociali zação e conhecimento a população”, afirma o pre sidente do IPPUC, Alexan dre Schermach.

O MutiParque conta com pistas de caminhada; ciclovia; academia; par quinhos; quadras esporti vas; câmeras de seguran ça; grama sintética e areia.

“Finalmente estamos entregando o nosso tão sonhado MutiParque, um espaço de prevenção a saúde, que proporciona momentos de esporte, la zer, educação e qualidade de vida”, finaliza o prefeito Alencar Mendes.

Conheça as finalistas de Festival Musical

A Prefeitura de Caça dor, através da Secreta ria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou na quarta e quinta-feira, 14 e 15 de setembro, as audições do Festival Estudantil da Mú sica e da Integração Caça dorense (FEMIC) 2022. Ao todo, 19 crianças e adoles centes estiveram partici pando, sendo classificadas seis da categoria de 9 a 12 anos e seis da categoria de 13 a 17.

Agora, os 12 classifica dos estarão disputando a final, que acontece no Dia das Crianças, 12 de outu bro, no Parque das Araucá rias. “Voltamos a realizar o

SERVIÇO

Confira os classificados da ca tegoria de 9 a 12 anos:

-Anna Julia Prigol Ribeiro

-Maria Clara A. Domingues

-Luiza Bernart

-Alice Seidel Ribeiro

-Ester Ribeiro dos Santos

-Hadassa Aliça França Confira os classificados da ca tegoria de 13 a 17 anos:

FEMIC de maneira presen cial e na final poderemos comemorar todos juntos. Parabenizamos a todos que participaram, assim como a equipe da Secretaria. Sem dúvida, teremos uma gran de final”, afirma o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jonatas Maia.

“Este é mais um even to cultural, que promove o desenvolvimento de ati vidades extracurriculares e incentiva a música em nosso município. Parabe nizamos a todos envol vidos e desejamos uma ótima competição”, com plementa o prefeito Alen car Mendes.

Agora, os 12 classificados estarão disputando a final, que acontece no Dia das Crianças, 12 de outubro, no Parque das Araucárias

Bruna Miranda Azeredo

Ana Flávia D. Dias

Luana A. Pereira

Ericka Sinkere Morais

Emanuelli C. Rene Alves

Emily Sinkere Morais

Premiações:

1º Lugar (de ambas categorias) – 1 Notebook; 2º e 3º Lugar (de ambas cate gorias) - 1 smartphone.

DIVULGAÇÃO Multiparque vai levar qualidade de vida para a região DIVULGAÇÃO
"Estamos felizes em poderentregarum espaçodealegria, saúde,socialização e conhecimento a população."
AFIRMA O PRESIDENTE DO IPPUC, ALEXANDRE SCHERMACH
14 CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022 |
DE LAZER
A luxuosa Sibele Langaro Diretora da CVT Agencia de Viagens de Caçador SC a 26 anos no turismo, esteve recentemente em uma ilha privativa nas Bahamas esbanjando charme e elegancia As amigas Vanira Adami e Neusa Zandavalli em viagem pelas maravilhas da Europa, na foto elas em Amsterdã. Vanessa de Oliveira assoprou velinhas no último dia 16, quando teve festa surpresa organizada por familiares. Parabéns! A bela Karla Viviane Welicz modelando com a coleção primavera verão Xarô Modas. O Vogue Fashion's Night Out, um dos maiores eventos fashion do mundo, chega a Santa Catarina pela primeira vez. O evento será realizado no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, no dia 5 de outubro e contará com a presença do time da Vogue Brasil com desfiles e talk show. Após ser criado em 2009 pelo Vogue americana, o evento Vogue Fashion's Night Out se espalhou pelo mundo e se tornou a maior celebração fashion do mundo e está em sua décima edição.
Santa Catarina recebe pela primeira vez o "Vogue Fashion's Night Out"
contato@fernandofischer.com.br FERNANDO FISCHER 15| CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022

Oprefeito

Alencar Mendes assinou na tarde de sexta-feira (16) o repasse de novos valores a entidades e as sociações locais, promovi dos por meio de emendas impositiva dos vereadores de Caçador. O ato aconte ceu no plenário da Câma ra Municipal, totalizando mais de R$ 200 mil.

Através de emenda do vereador Fically (PP) foram repassados R$ 31.750,00 para a Casa de Abrigo da Associação Maria Rosa, visando à aquisição de Cis terna para a reutilização de água e gerador de energia.

Já o vereador Leandro Sawchuk (UB) destinou R$ 25 mil à equipe Apartakus, para a aquisição de uni forme e laudos para a ava liação funcional de atletas paradesporto.

Para a Associação Ami gos dos Músicos (AMIMU) foi destinado através de emendas do vereador Mar cio JF (MDB) o valor R$ 20 mil para aquisição de ins trumentos musicais.

Da bancada do PSD, através do vereador Jean Carlo Ribeiro, quatro emendas foram assinadas.

A primeira no valor de R$

LEGISLATIVO

Novas emendas impositivas são assinadas na Câmara

30 mil para a reforma do telhado do Conselho Co munitário do bairro Jardim Dileta; A segunda no valor de R$ 5 mil para equipa mentos de som para o Con selho Comunitário do bair ro Martello; a terceira para a compra de refrigerador à Associação Amigos do bair ro Berger, no valor de R$ 4,5 mil; e a quarta ao Núcleo do Conjunto Habitacional Aurélio Costa – Cohab – no valor de R$ 23,7 mil, para aquisição de materiais de construção e pagamento de mão de obra.

Através de emendas do União Brasil, indicadas pelos vereadores Clayton Zanella, Leandro Sawchuk e Moacir D’Agostini foram

destinados recursos para a Associação Desportiva

Napoli, no valor de R$ 15 mil para matérias espor

tivos, e R$ 30 mil para a Associação Caçadorense

de Handebol para alimen tação, visando pagamento de transporte e taxas.

Pela bancada do MDB, indicada pelos vereado res Alcedir Ferlin, Johny Marcos e Marcio JF foram repassados R$ 25 mil à Aceias para aquisição de mobiliário para o refeitório do Centro de Educação In fantil Oneide Olsen.

Por fim, foi assinada emenda do vereador Moa cir D’Agostini, benefician do o Conselho Comunitá rio do Jardim Dileta com R$ 5,2 mil para aquisição de congelador.

O ato de assinaturas contou com a presença dos vereadores autores e das entidades beneficiadas.

CÂMARA Audiência Pública vai debater atividade de transporte por aplicativo em Caçador

A Comissão de Finan ças da Câmara Municipal de Caçador apresentou re querimento durante sessão ordinária de segunda-feira (12), solicitando que seja agendada uma Audiência Pública para discutir com entidades da sociedade civil e comunidade em geral, o Projeto de Lei nº 035/2022, de origem do Poder Execu tivo. A matéria prevê a regu lamentação do transporte remunerado privado indi vidual de passageiro com o uso de aplicativos de tecno logia ou outras plataformas de comunicação em rede no Município de Caçador.

Segundo o presidente da Comissão de Finan ças, Leandro Sawchuk (UB), há uma estimativa de aproximadamente 600 motoristas de aplicativos em Caçador e o objetivo é ouvi-los antes que o proje to vá à votação em plená rio. “A matéria prevê direi tos e deveres, assim como qualquer outra profissão. É preciso que haja a regu lamentação, mas precisa mos encontrar o equilíbrio para que estes motoristas

possam continuar buscan do o seu sustento através do trabalho”, completa.

Com a aprovação do re querimento, a data da Au diência Pública deverá ser agenda com antecedência e ampla divulgação será re alizada para que os interes sados possam participar do debate e dar sua opinião.

De acordo com o proje to, o que se pretende é reti rar a atividade da clandesti nidade ao disciplinar o seu funcionamento, respeitan do a crescente demanda e a liberdade de escolha dos usuários, como também a segurança de direitos e obrigações aos envolvidas na relação de consumo.

Várias empresas de APP de transporte atuam em Caçador DIVULGAÇÃO
O ato aconteceu na tarde de sexta-feira (16), no plenário da Câmara Municipal, totalizando mais de R$ 200 mil em recursos repassados
Mais um grupo de emendas dos vereadores foram entregues
16 CAÇADOR (SC) SÁBADO, 24 DE SETEMBRO DE 2022 |
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.