4 minute read

Ações conjuntas são discutidas para amenizar grave situação do Maicé

Reuniões nesta semana tanto com vereadores quanto com entidades e a direção do Hospital serviu para identificar os problemas causadores da precariedade, que envolve principalmente a pediatria

Ações conjuntas, entre diversas entidades e poder público, foram discutidas, na tarde desta quinta-feira, 4, para amenizar a grave situação do hospital Maicé, de Caçador.

Advertisement

Estiveram presentes representantes da Prefeitura, ACIC, CDL, FIESC, hospital Maicé, Polícia Militar, Câmara Municipal, empresários e servidores públicos.

O objetivo foi de, primeiramente, identificar os problemas causadores da situação, que envolve principalmente a pediatria.

“Não existem profissionais sobrando no mercado para serem contratados”, destacou o superintendente do Maicé, Sérgio Schmitz, ao destacar os poucos pediatras à disposição.

“E, por conta de graves ameaças a estes profissionais por parte de populares e a exaustão por causa do trabalho, estamos perdendo os poucos que temos”, acrescentou.

Um dos pediatras do Maicé, dr Roger, estava na reunião e descreveu o drama dos profissionais. “Não temos apenas a emergência para atender. Temos toda a parte de maternidade também. Uma consulta para uma criança é demorada e, por conta disso, temos acúmulo de pacientes”, descreveu.

Além disso, o médico afirmou que a maior parte das crianças atendidas no Maicé poderiam ter ido até os postos de Saúde ou ao Mãe Caçadorense. “São classificações verde e amarelo, que não são graves e poderiam ser resolvidas de forma mais rápida e perto da casa dos pais”, completou.

Sobre a procura de outros profissionais, o médico afirmou que é muito difícil os que aceitem trabalhar em hospitais e, que quando aceitam, recebem propostas de diversos outros locais, inclusive com valores maiores.

Já o presidente da ACIC, José Tombini, pediu apoio de todos os envolvidos para que, em vez de críticas, que se unam em prol de buscar soluções para o Maicé. “Agora, é hora de nos unirmos. Vamos traçar metas para que possamos resolver esta situação o mais rápido possível”, destacou.

O prefeito Alencar Mendes ressaltou a preocupação com relação à saúde dos caçadorenses. “Temos observado um aumento muito grande da procura ao Maicé e à UPA e não há estrutura suficiente para conseguir atender, sendo que nossos postos de Saúde estão disponíveis e as pessoas podem procurar estes locais”, explicou.

Estrutura disponível para a população

Além da UPA, São diversos postos de Saúde, abertos diariamente, no período da manhã e tarde, e os do Martello e Santa Catarina, com atendimento em horários estendidos, com equipes completas, oferecidos pela Prefeitura de Caçador.

Uma grande campanha, envolvendo o poder público e entidades, será realizada para conscientizar pacientes, com problemas de menor gravidade, para que utilizem outros serviços de Saúde, que não o Maicé e a UPA. “Temos um grande e completo sistema de Saúde à disposição da população, que pode utilizar para problemas de menor gravidade. Além disso, faremos ainda novas e importantes ações para o reforço ao atendimento ao hospital Maicé”, finalizou o prefeito Alencar.

Vereadores e Maicé discutem atendimento

Os vereadores de Caçador se reuniram na manhã da quinta-feira (4) com a direção do Hospital Maicé, para tratar das demandas de atendimentos do Pronto Atendimento Pediátrico que está registrando superlotação praticamente todos os dias. O local tem capacidade para atender até 600 pacientes por mês, mas em abril, por exemplo, foram realizados

1.653 atendimentos.

A irmã Elizabeth Lima, diretora do Hospital Maicé e Sérgio Schmitz Júnior, diretor superintendente pontuaram os diversos problemas, como dificuldade na contratação de profissionais de pediatria e a alta demanda de equi- pamentos de emergência.

O Maicé é o único hospital porta aberta da região, ou seja, que mantém pronto-socorro e ambulatórios onde a população é atendida de acordo com a capacidade.

Diversos apelos foram feitos pela direção do Hospital, além da divulgação dos números de atendimentos para conscientizar a população a procurar a unidade somente em casos de urgência e emergência.

Para o presidente da Câmara, Itacir Fiorese (Fically) o objetivo foi discutir a situação e buscar uma solução em conjunto, colocando o Legislativo à disposição para auxiliar

A Prefeitura mantém consultas diárias com pediatras nos postos de Saúde e no espaço Mãe Caçadorense e Saúde da Criança. Os atendimentos acontecem inclusive à noite, no posto de Saúde do bairro Martello, sendo referência para todos os caçadorenses que necessitarem. Mais informações sobre os atendimentos pediátricos podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, através do fone (49) 3561-4900.

A Prefeitura conta ainda com como o Saúde da Mulher, próximo da Cidasc.

“Temos ainda o nosso laboratório Central, o ambulatório de feridas, o Centro de Especialidades Odontológicas, Ambula- tório de Especialidades Médicas (Jonas Ramos), o Programa Conscientizar +, em parceria com o hospital do câncer Erasto Gaertner, e importantes especialidades, que são agendadas através dos postos de Saúde, incluindo parcerias com a UNIARP”, acrescentou Roberto. naquilo que for possível.

A Prefeitura de Caçador conta também com atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial II e de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e nas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária.

E as ampliações dos serviços não param. “Teremos, em breve, outras opções de atendimento disponíveis para nossa população. Não paramos um minuto. Estamos todos os dias empenhados em promover a saúde de todos os caçadorenses”, finalizou o prefeito Alencar Mendes. Além disso, a Prefeitura de Caçador repassa, mensalmente, o valor de R$ 309 mil (R$ 3,7 milhões por ano) para o hospital Maicé.

“As pessoas têm procurado os vereadores e pedindo ajuda, ao mesmo tempos sabemos que o Maicé tem feito a seu papel de acordo com a sua estrutura. Precisamos buscar alternativas para que atendimento não fique comprometido, principalmente com a aproxima- ção do inverno, quando as doenças respiratórias são mais comuns e a tendência é que esta procura aumente”, destaca. Além de Fically estiveram na reunião os vereadores Almir Dias, Alurindo de Oliveira, Fabiano Dobner, Jean Carlo Ribeiro, Leandro Sawchuk, Lidiane Cattani e Paulo Nazário (Soró).

Homem é preso após furtar loja e agredir policial em Caçador

Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Militar na manhã dessa quinta-feira, 4, após furtar uma loja na avenida Barão do Rio Branco, em Caçador. Durante a abordagem policial, o autor resistiu à prisão e agrediu um policial que ficou ferido.

De acordo com o relatório policial, a guarnição estava em rondas quando avistou o homem em atitude suspeita. Durante a abordagem, os policiais encontraram produtos furtados de uma loja com o suspeito, o qual resistiu à prisão e provocou um corte e torção leves em um dos policiais.

O homem foi imobilizado e algemado pela guarnição. Ele negou o cometimento do furto, mas funcionários da loja comprovaram a autoria por meio de imagens de câmeras de monitoramento que flagraram o crime.

Após serem realizados os procedimentos cabíveis, o autor foi encaminhado ao Presídio Regional de Caçador, onde aguardará as medidas judiciais cabíveis. Ele deverá responder por furto, desobediência, resistência à prisão e lesão corporal.

Segundo as informações policiais, o preso já possuía uma extensa ficha criminal, com diversos boletins de ocorrência registrados como furto, dano, lesão corporal, desacato, desobediência, corrupção de menor e porte ilegal de arma de fogo.