4 minute read

Contribuintes têm até dia 13 para pagamento do IPTU em cota única

Oprazo para pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, se encerra no dia 13 de fevereiro.

O prazo, de fato, terminaria um dia antes, mas como é domingo os contribuintes terão um dia a mais para o pagamento.

Advertisement

da gratuita aos clientes em pontos de Palhoça, São José e Floripa. Todas as iniciativas do Movimento Unimed, bem como inscrições para participar, podem ser conhecidas no site www.unimedflorianopolis.com.br

Arena Unimed Vai na Beira-Mar Norte de Floripa? Não deixe de conhecer a Arena Unimed (foto), um espaço para todas as pessoas (não é necessário ser cliente), sendo endereço de uma academia com aparelhos de musculação ao ar livre, e de acesso gratuito. O espaço existe há quase um ano com aulas de Yoga, Fit Dance, Muay Thay, Mobilidade e Flexibilidade. As aulas seguem uma programação diária e os participantes (é obrigatório ter, no mínimo, 18 anos) realizam o check in mediante cadastro no aplicativo Mude Yoga e Fitness. Tudo é gratuito e sob a condução de profissionais especializados, que resguardam as boas práticas e segurança dos alunos.

São José tem 120 mil contribuintes cadastrados. Quem não recebeu o carnê pode obtê-lo através do site da Prefeitura de São José (https://saojose.sc.gov.br/). Para isto, basta informar o CPF, CNPJ ou inscrição do imóvel. A guia também pode ser solicitada pelo WhatsApp, através do número

(48) 98814-1815. O carnê também pode ser solicitado no Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI). O atendimento neste local será realizado até o dia 13 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A cada ano a Prefeitura vem ampliando as formas de atendimento, tanto presencial, quanto online.

O contribuinte que estiver com o endereço comercial incompleto só conseguirá retirar a segunda via por meio do WhatsApp.

Para contestar os valores cobrados no IPTU, deve ser feito um agendamento no Centro de Atendimento ao Cidadão, no prédio da Prefeitura.

CASAN abre novas vagas de estágio

A CASAN está divulgando novas vagas de estágio. O candidato deve ter no mínimo 16 anos e estar cursando ensino médio, técnico ou superior.

As vagas para o ensino médio destinam-se às seguintes cidades: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Antônio Carlos, Barra Ve- lha, Biguaçu, Braço do Norte, Chapecó, Florianópolis, Içara, Itá, Laguna, Lontras, Mafra, Palhoça, Rancho Queimado, Rio do Sul, São Cristóvão do Sul e São José.

Para o ensino técnico, há uma vaga sendo disponibilizada ao munícipio de Florianópolis, na área de Edificações.

As vagas de estágio para o ensino superior são destinadas às cidades de Florianópolis, nas áreas de Química e Ciência Contábeis, e Criciúma, nas áreas de Química e Engenheira Química.

Para mais informações acesse Estágios CASAN ou entre em contato com esta- gio@casan.com.br

Banco de Talentos

A CASAN também conta com um Banco de Talentos para Pessoa com Deficiência (PcD). Currículos devem ser enviados para o e-mail estagio@casan.com. br com o assunto "Candidato para vaga PcD".

Programa ajuda a criar startups e fatura R$ 3,5 milhões

Cinco meses de trabalho duro, estudos, testes, ajustes nos processos e produtos e muita troca de informações com especialistas de diferentes áreas e outros empreendedores são suficientes para transformar uma boa ideia em uma empresa viável? Os mais de 50 funcionários e os 450 mentores da TXM Methods asseguram que sim - e apresentam números para bancar a aposta. Presente em seis estados - Santa Catarina, Brasília, Alagoas, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul - a startup já auxiliou a criação de 670 CNPJsa imensa maioria de empresas da chamada economia criativa - e ajudou mais de 2,5 mil pessoas a desenvolverem características empreendedoras. Atualmente está presente em 29 cidades com laboratórios onde "nascem" novos negócios, o que garante faturamento estimado de mais de R$ 3,5 milhões em 2022.

Na empreitada, a empresa usa metodologia própria, desenvolvida pelo pesquisador e professor Luiz Salomão Ribas Gomez. Graduado em design , mestre e doutor em Engenharia da Produção e pós-doutor em Branding, Design e Inovação, ele criou a TXM Business. Baseada em processos de cocriação e suportada em três pilares think (pensar), experience (construir experiências) e manage (gerenciar) a metodologia usa tecnologia da informação, relacionamento e conhecimento técnico para ajudar novos empreendedores a melhorar, transformar (o que os startupeiros chamam pivotar) ou até abandonar ideias.

A lista de empresas "nascidas" com apoio da

TXM é ampla e diversificada - inclui desde serviços de monitoramento de safras com apoio de drones até a comercializadora de colméias e treinamentos para criação de abelhas em espaços urbanos, passando por aplicativos com funções variadas e uma loja de doces na comunidade do Monte Cristo, região carente de Florianópolis, onde foi criada uma unidade para apoiar projetos de empreendedores de baixa renda. "A criatividade está em todos os lugares e em todas as pessoas - muitas vezes precisa apenas de um apoio para aflorar. Ela também não depende sempre de inovação tecnológica, como muitos parecem acreditar", diz Gomez.

Paulo Garbugio, então recém egresso de um mestrado em biotecno - logia, e o amigo Charles Coelho, que à época iniciava o mestrado em engenharia florestal, decidiram há alguns anos que era hora de empreender. "Nós dois falávamos da importância da nossa área de pesquisa e como era algo pouco explorado. Não fazíamos ideia de como poderíamos comercializar e transformar em um produto e foi com a metodologia da TXM que conseguimos desenvolver um plano de negócio", conta Garbugio, sócio fundador da Arboran. A empresa, prestadora de serviços de arborização urbana, avalia a saúde de árvores de bairros e condomínios. Entre os projetos em andamento está um check-up completo - desde as raízes até a copa - da histórica Figueira da Praça XV, um dos principais marcos do Centro de Florianópolis.

O empresário ADRIANO PALMA, CEO do Faial Prime Suítes, comemora que tem conseguido bater os índices de 2019. Sendo isso um reflexo direto da franca recuperação do setor de eventos no Brasil, que fechou o ano passado com números expressivos. Um cenário extremamente positivo para o segmento de hotelaria. De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), em todo o País foram realizados mais 590 mil eventos, o que oportunizou a oferta de mais de 15 mil vagas de emprego nas cinco atividades do core business.