10 de fevereiro de 2023 - Jornal São Paulo Zona Sul

Page 1

PS do Hospital São Paulo continua em reforma

Em maio, o Pronto Socorro do Hospital São Paulo fechou para reforma, com previsão de reabertura depois de quatro meses. Passado o prazo, entretanto, a entidade que gerencia a unidade informou que não era mais possível anunciar um prazo, já que havia graves problemas estruturais no prédio. Agora, a Unifesp divulgou uma visita de diretores da Unifesp à reforma, em que foi anunciada a conclusão da fase inicial das obras, com com retirada de entulhos, demolição de áreas sem uso (denominadas de caixão perdido), descupinização e reforço das vigas de sustentação. Mas há mais trabalho pela frente. Página 3

Carnaval de rua para todos!

O Carnaval de Rua começa nesse fim de semana e se estende até o final de semana pós Carnaval. A folia tem início já com nomes fortes como Chico César (foto), Alceu Vaneça, Monobloco e Gretchen. Mas, quem prefere um programa mais tranquilo pode conferir a programação dos bloquinhos menores, com foco em marchinhas pelas ruas da região. Confira nossas sugestões Página 4

Dia 18/02, das 13h às 17h

TRAGAM A CRIANÇADA PARA SE DIVERTIR em uma folia especial. Curtam ainda:

※ Praça de Alimentação

※ Área de diversão,

※ Estacionamento c/manobrista

Aproveite para conhecer mais uma loja no VM!

E consulte sobre locação: temos estandes disponíveis a partir de 9m2 Sem condomínio/Sem luvas

Endereço Rua Pelotas, 83 Vila Mariana (11) 5576-9400

Todos os dias, das 10h às 20h

36 ecopontos da cidade recebem sobras de gesso

Muita gente não sabe como descartar corretamente o gesso usado em construções e decoração. No entanto, desde que em pequenas quantidades, o material já pode ser deixado gratuitamente em 36 dos 109 ecopontos da cidade, incluindo Jabaquara. Página 2

10 de fevereiro de 2023 - ano 63 - n o 3.115 Telefone/WhatsApp: (11) 5072-2020 www.jornalzonasul.com.br Nova lanchonete aposta em temática da selva e oferece cardápio divertido Página 4 Página 2 Dentro de casa e fora de casa é preciso prestar atenção à geração de resíduos
Alex Reipert/Unifesp Jornal

Educação ambiental, dentro e fora de casa

Há algumas frases que são bastante conhecidas, nas famílias mais antigas, como orientação dos pais para evitar gastos sem explicação ou orientar os filhos no sentido de evitar desperdícios: “Com tanta gente pelo planeta passando fome e você coloca mais comida no prato do que consegue comer”, era uma delas; “Por que tanta luz acesa? Vocês acham que sou sócio da empresa fornecedora de eletricidade?; “Dinheiro não nasce em árvore”; “Vamos fechar essa torneira enquanto escova os dentes?” O tempo passou e muitos hábitos se transformaram, a educação se modificou e mais informações passaram a circular na sociedade.

Hoje, é possível dizer que, mesmo que os adultos da época não tivessem consciência disso, todas as orientações estavam relacionadas não apenas à economia doméstica, mas também à sustentabilidade, à proteção ambiental.

Nova visão

Ainda que as frases tenham se modificado, muitos pais continuam a orientar seus filhos no sentido de contribuir para preservação de recursos naturais, o que, em última análise, garante também economia para a família.

A professora e administradora Rúbia Sousa mora na Vila Gumercindo com o marido Rogério e duas filhas gêmeas: Kátia e Patrícia, de apenas 9 anos. Para Rúbia, os tempos mudaram e a preocupação com o meio ambiente tem que ser completa e cotidiana. Ela, por exemplo, não se contenta em separar o lixo doméstico em dois: comum e reciclável. Embora já tenha esse hábito há muitos anos e seja acompanhada nas tarefas por toda a família, decidiu ir além. Ao lado de outras moradoras do bairro, desenvolveu ações de

Descarte correto

conscientização locais, buscou ajuda de agentes públicos e comerciantes vizinhos. engajou a comunidade em ações para garantir a limpeza do bairro. Em uma das ações coletivas comunitárias, o grupo se mobilizou para conscientizar a vizinhança sobre os prejuízos do descarte irregular de lixo ou entulho pelas ruas do bairro. Depois, conseguiram implantar pontos de coleta de lixo eletrônico.

Com a família, busca também levar a preocupação com o meio ambiente em qualquer lugar que frequentam: nas viagens de férias à praia ou visitando exposições com temática de proteção ambiental. “Minhas filhas já fizeram coleta de resíduos em parques como o Ibirapuera, na praia e em outras viagens. Ficam indignadas quando veem sacolinhas, canudos ou qualquer outro tipo de “lixo” nas ruas”, conta Rúbia. E também já pegaram o hábito de juntar tampinhas de plástico para entregar a entidades que transformam essas doações em cadeiras de rodas ou outros benefícios” Como educadora, ela sabe que a formação de uma mentalidade realmente cidadã é resultado de um trabalho constante e por diferentes frentes.

5 R’s

“Separo lixo para reciclagem, todos os itens desde 2010. Já tinha Consciência do processo e sua importância para cuidar do planeta mas, faltava.... Foi então lecionando, que comecei a ler mais e mais, começando a separar e ver onde deixaria o material”, relembra. Atualmente, a cidade conta com coleta seletiva em todos os distritos. Nas zonas sul e leste da cidade, o serviço de coleta tradicional e também o de coleta seletiva são prestados pela concessionária Ecourbis Ambiental.

Para saber o dia e horário em que os serviços acontecem na rua onde mora, basta acessar https://www.ecourbis.com.br/ coleta/index.html

Hoje, a família de Rúbia compreende que a reciclagem é parte essencial de uma ação muito maior. “Minhas filhas dizem que todos os dias falo em reduzir desperdício, não gerar resíduos”, conta. Na casa dela, todos entendem o conceito dos 5 R´s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.

Ou seja, primeiro é preciso refletir sobre nossos hábitos de consumo e vida cotidiana. De pois, recusar aquilo que é des necessário, evitar supérfluos. Para que a natureza tenha tem po e espaço para reposição dos recursos, reduzir nossos padrões de consumo também é muito importante. Nada de comprar roupas ou bens eletrônicos se já temos itens suficientes.

Consertar um eletrodomés tico ou usar em casa uma em balagem qualquer, como um pote de vidros, são exemplos de Reaproveitar. “Reciclagem é o último passo, mas é muito importante”, resume Rúbia.

“Nossa experiência de juntar e esperar o dia da coleta seletiva me fez perceber também quanto de plástico, principalmente, estou comprando. Na primeira vez que juntei quase um mês, vi que tinha muita coisa”, relembra, demonstrando a importância que a reciclagem tem para despertar a consciência ambiental nas famílias. “Epa, tem algo errado ai....Então sempre que posso deixo lixo onde compro. Quando compro Kit de Shampoo e condicionador ou protetor solar - já reparou o que vem de embalagem junto?”, questiona. Ela prefere já deixar essas embalagens em excesso no próprio ponto de venda, até porque acredita que dessa forma

está pressionando as indústrias para que reduzam elas próprias as quantidades de embalagem colocadas em mercado ou até mesmo se responsabilizem pela logística reversa, ou seja, pela coleta e transformação desses itens. “Já as embalagens plásticas de shampoo e condicionador, claro, separo todas após o uso para encaminhar à coleta seletiva”, explica.

Coletividade

Se as gerações anteriores, ao orientarem as crianças sobre não desperdiçar visavam apenas a economia, a geração atual ensina que há uma conta maior: o custo ambiental. Rúbia diz que não é só em casa que as filhas são orientadas a não descartar nada de forma errada. Sempre se chocam ao ver pessoas descartando lixo de forma incorreta na rua,

Para as gêmeas Kátia e Patrícia, evitar o desPerdício, reduzir a quantidade de lixo gerada e descartar tudo corretamente são atitudes esPontâneas

por exemplo.

Desperdiçar comida e ver sobras em excesso indo para o lixo é ruim dentro de casa ou em um restaurante. Aliás, até mesmo em restaurantes elas pedem tampinhas de plástico para que sejam encaminhadas à reciclagem.

“Participo de corridas de rua beneficentes e se elas veem nas ruas as tampinhas das garrafas de água oferecidas, tratam de recolher para encaminhar”, orgulha-se Rúbia.

A educação ambiental, diz ela, tem que ser uma atitude coletiva, perante o mundo. “Precisamos pensar no outro, pensar coletivamente. São Paulo terá espaço para armazenar seu lixo por pouco tempo. Mas a vida útil dos aterros seria bem maior se o material reciclável não estivesse indo para lá, junto com o lixo comum. Isso também é desperdício”, sentencia, com razão.

Desapego

Se a família Sousa já tinha toda essa consciência ambiental e atitude comunitária, depois da pandemia houve ainda mais engajamento.

“Sempre doamos roupas e

calçados, brinquedos e outros itens, quando não servem mais nas meninas. Sempre há alguém na família, na vizinhança, em entidades, que vai aproveitar os itens em boas condições. E também sempre aceitamos itens que podem ser úteis em nossa família. Isso também é preocupação em consumo consciente”, avalia. Com a pandemia, a família muito tempo dentro de casa, também houve maior preocupação com reorganizar os pertences, ver que roupas e calçados são efetivamente usados, além de outros objetos da casa.

“Há um grupo de ‘desapego’ no bairro e que é muito interessante. Aquilo que não é mais útil aqui em casa pode ser interessante para um vizinho e vice versa. O importante é o reaproveitamento”, diz.

Paralelamente, Rúbia participa de reuniões comunitárias e ações coletivas para conscientizar as pessoas que os objetos inservíveis não devem ser incorretamente descartados. “Ajudamos a divulgar as operações Cata Bagulho, o endereço dos ecopontos e desenvolvemos parcerias para implantar pontos de coleta de lixo eletrônico no bairro”, finaliza.

Quase 40 ecopontos da cidade recebem descarte de gesso

Quem faz uma pequena reforma em casa e precisa descartar placas de gesso fica em dúvida: o que fazer com esse material? Por muito tempo, os ecopontos aceitavam entulho, porém o gesso, por ser um material que contamina o meio ambiente e precisa de descarte adequado.

Mas, o que muitos ainda não sabem é que desde julho de 2021 alguns ecopontos da cidade estão preparados para receber esse tipo de material, seguindo as mesmas regras que valem para qualquer outro descarte nesses equipamentos municipais: com limite diário de um metro cúbico. O descarte é gratuito e os ecopontos têm horário expandi-

do de funcionamento, incluindo fins de semana e feriados.

A iniciativa foi implantada inicialmente em 36 unidades espalhadas por diversas regiões da cidade e será expandida gradativamente para os demais Ecopontos.

Para a implantação da coleta de gesso nos Ecopontos, a Prefeitura realizou um projeto piloto por oito meses em algumas unidades para testar a viabilidade técnica e adesão da população.

Durante esse período, foram recebidas e recicladas cerca de 8 mil toneladas de gesso.

A reciclagem do gesso é uma parceria da autarquia com a empresa Multiplus, primeira empresa especializada na reci-

clagem do material no Estado de São Paulo, que fará a coleta, transporte e tratamento do gesso.

“A reciclagem do gesso é uma alternativa 100% eficiente e sustentável para o meio ambiente. Pelo tratamento do material, é possível diminuir os impactos ambientais do processo de extração da pedra de gesso (gipsita) e oferecer destinação correta para diminuir o descarte irregular do material”, conta Felipe Montanini, Gerente Comercial da Multiplus.

Na prática, após a coleta do gesso nos Ecopontos, a empresa Multiplus realiza o processo industrial para reciclagem, com a separação do gesso de materiais

contaminantes, onde é reaproveitado 100% dos resíduos. Com isso, o gesso reciclado retorna a cadeia produtiva como matéria-prima para os setores da agricultura e construção civil.

Endereços dos Ecopontos locais que recebem o gesso:

Zona Sul

+Ecoponto Vicente Rao: Av.

Professor Vicente Rao, 308Santo Amaro

+Ecoponto Cidade Saudável:

R. Ptolomeu, 869 - Jardim São

Luís

+Ecoponto Vila das Belezas:

R. Campo Novo do Sul, 500Vila Andrade

+Ecoponto Piraporinha: R. João de Abreu, 326 - Jardim das Flores

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal SP Zona Sul trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 Subprefeituras, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauta para educacaoambiental@jornalzonasul.com.br.

Zona Sudeste

+Ecoponto Mirandópolis: Av.

Sen. Casemiro da Rocha, 1220 –Mirandópolis

+Ecoponto Anhaia Mello: Rua da Prece, nº 296, Altura do nº 2000 da Av. Prof. Luis Ignácio de Anhaia Mello

+Ecoponto Tereza Cristina:

Av. Teresa Cristina, 10 – Ipiranga

+Ecoponto Vila Industrial:

R. Umari, 49 - São Lucas - São Paulo

+Ecoponto São Lucas: R. Florêncio Sanches, 307 - Vila Prudente

+Ecoponto Jabaquara: Rua Jupatis, 140 - Vila Mira

MEIOAMBIENTE
10 de fevereiro de 2023 PÁG. 02

Pronto Socorro do Hospital São Paulo: fase inicial da reforma é concluída

A Unifesp divulgou, na semana passada, fotos de uma visita de acompoanhamento das obras de reforma do Pronto Socorro do Hospital São Paulo. A unidade de emergência está fechada desde maio do ano passado quando, inicialmente, foi divulgado um prazo de 3 meses para reforma. Depois de ultrapassada a previsão, procurada pelo jornal SP Zona Sul, a Unifesp informou que a obra seria mais complexa e por isso não há data estimada para conclusão dos trabalhos. Na comunicação atual, a Unifesp indica que as obras estão na Fase A, com retirada de entulhos, demolição de áreas sem uso (denominadas de caixão perdido), descupinização e reforço das vigas de sustentação.

Essa fase está prevista para fi nalização nesta semana, segundo informações da equipe de infraestrutura do HSP/HU. “Houve uma ampliação no layout, com aumento do número de leitos, priorizando o atendimento mais humanizado e a acessibilidade dos pacientes. Ao todo a área abrange 4 mil m² e receberá uma estrutura de 14 toneladas, por isso a importância no reforço das pilastras”, explicou a engenheira Marceline Forin.

O acompanhamento das obras contou com a presença do superintendente do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp), Nacime Salomão Mansur, que recebeu nas dependências do hospital a rei-

tora pro tempore da Unifesp, Raiane Assumpção, a assessora de Relações Acadêmicas e Institucionais, Isabel Marian Hartmann de Quadros, e o chefe de Gabinete, Dan Rodrigues Levy, para visita de acompanhamento da reforma dos prontos-socorros Adulto e Infantil do HU.

Acompanhados de membros da diretoria do hospital, os representantes do gabinete também visitaram as instalações do subsolo do prédio, onde estão previstas obras prioritárias para melhorias da cozinha hospitalar e modernização de cinco elevadores. “Infraestrutura é essencial para que o todo funcione”, comentou Assumpção.

Mansur afirma que as obras de infraestrutura estão sendo priorizadas conforme entrada de recursos, e de acordo com o risco que representam. No momento, além das obras do pronto-socorro, também está previsto para ser finalizado o reparo no sistema de ar-condicionado que abastece todo o prédio do HU.

SPDM

A Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) é a responsável pelo gerenciamento do hospital. Em outubro passado, enviou uma nota ao São Paulo

Zona Sul esclarecendo que problemas estruturais foram encontrados e agora não há mais prazo definido para a retomada da normalidade no Pronto Socorro: “O Pronto-Socorro do Hos-

pital São Paulo encontra-e em obras desde o dia 23 de maio. O trabalho é extremamente necessário para oferecer instalações adequadas e com acessibilidade à população. As pilastras que estavam comprometidas pelo chamado ‘cupim de concreto’, passaram por uma completa reestruturação. Sendo assim, se faz necessária uma obra de reforço para que a estrutura suporte o peso de duas toneladas do sistema elétrico, de esgoto e de climatização”.

Em razão disso, a finalização da obra deverá ser estendida, ainda sem data definida. Enquanto a reforma prossegue os pacientes devem procurar a UPA Vila Mariana.”, sugere a SPDM.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Mariana fica bem próxima ao HSP, na Rua Dr. Diogo de Faria, 620 - Vila Clementino, e tem capacidade para realizar cerca de 18 mil atendimentos ao mês, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

10 DE FEVEREIRO DE 2023 PÁG. 03 •SAÚDE
Alex Reipert/Unifesp

Lanchonete Mundo Animal, com temática de selva abre nova unidade

A lanchonete que traz a temática da selva, reunindo cardápio diversificado e experiências para toda a família, dá continuidade ao plano de expansão e inaugura a unidade do Ipiranga no dia 16 de fevereiro.

A proposta da rede é oferecer um lugar para comer bem a preços acessíveis e com entretenimento para toda a família.

A lanchonete temática oferece uma experiência lúdica ao unir decoração, sonoplastia e cardápio inspirado na selva.

Com média de 660 lugares em um espaço de aproximadamente 1.400m², a Mundo Animal do Ipiranga promete ser a atração para que pais e filhos vivenciem uma aventura única.

“O Leonel e sua turminha estão chegando na região para divertir a todos. A lanchonete é repleta de encanto, com um ambiente acolhedor e divertido, um local perfeito para crianças e adultos”, ressalta os sócios Edilson Fernandes e Luiz Carlos Fernandes, que juntos investiram cerca de 1,8 milhões de reais na nova operação.

Todas as unidades da Mundo

Animal também contam com Espaço Kids totalmente gratuito e com monitores, além de uma lojinha de produtos personalizados, como almofadas, copos, camisetas e pelúcias. Na unidade do Ipiranga, as crianças poderão se divertir no Espaço Kids com aproximadamente 100m².

Cardápio e ambiente Com cardápio que oferece um mix de opções, como torres de batata, lanches diversos e tábuas de petiscos, a Mundo Animal vai muito além de uma “saída para comer”. Visitar a lanchonete temática é vivenciar uma verdadeira experiência que estimula, fortalece e valoriza os vínculos familiares.

A decoração do espaço é uma atração à parte! Os móveis são feitos de maneira artesanal, revestidos com estampas de animais e estruturas de madeira, há folhagem em toda decoração, esculturas e pelúcias de animais expostas em pontos estratégicos, telões com trilhas sonoras inspiradas em músicas africanas e banheiros com som ambiente de selva. Com tanta

atenção aos detalhes, o espaço transforma o passeio em um momento lúdico para adultos e crianças. O ponto alto da noite fica por conta da chegada do Leonel, leão mascote da marca, que duas vezes por noite faz uma entrada triunfal quando as luzes se apagam e, junto com os colaboradores da unidade, apresenta um show contagiante. Após a apresentação, Leonel passa de mesa em mesa para tirar fotos com os clientes e registrar um momento único e especial.

Os principais pratos do cardápio foram criados para serem compartilhados, proporcionando que as pessoas dividam experiências e sabores. É o caso do Batatão, carro-chefe da marca, que oferece uma mistura de batatas fritas, carnes, recheios e molhos variados. Servido em três tamanhos, Filhote, Médio e Grande, a opção vem em um cilindro que, quando retirado, permite que o alimento tenha contato com uma pedra quente, oferecendo um visual suculento.

Além do prato protagonista, o cardápio traz opções de lanches com nomes de animais, como Elefante, Rinoceronte, Leão e Girafa; tábuas de petiscos com diversas opções e que servem até 4 pessoas; salada com mix de folhas; drinks, torre de chopp e cerveja, refrigerante de 1 litro e bebidas em geral. Há também o combo “Alegria da Selva”, uma opção exclusiva para as crianças que inclui um xis burguer, fritas e, nessa nova edição, os brinquedos colecionáveis que acompanham o combo serão os

Venha viver essa experiência!

Ambiente Pet Friendly (área externa)

personagens Mr. Potato Head.

Para fechar com chave de ouro, há 3 opções de sobremesas geladas: Raposa do Ártico, um bolinho de chocolate com recheio cremoso e quente, acompanhado de duas bolas de sorvete de creme; Urso Polar, bolinho de chocolate com recheio cremoso e quente, coberto com ganache de chocolate e acompanhado de morangos e um picolé; e Pinguim Imperador, taça de sorvete com morangos, canudo waffer e cobertura decorada com bolinhas coloridas. Além de outras opções, como a Coruja Nevada, um merengue de morango, com creme de leite condensado, ganache e amendoim; e Urso Pardo, uma deliciosa taça de cookies, morango e creme de leite condensado.

Vale ressaltar que nenhuma unidade da Mundo Animal cobra os 10% da taxa de serviço.

A Mundo Animal oferecerá um Cartão Vip Animal no primeiro dia de inauguração do Ipiranga para as primeiras 200 pessoas. O cartão dá direito a 4 cortesias de pratos e bebidas a serem utilizadas nas próximas visitas.

Nominal e intransferível, o Cartão Vip Animal possui validade de 2 meses e é entregue para apenas uma pessoa da mesa, que seja maior de 18 anos. Só é permitido usufruir de uma cortesia por vez e elas não são cumulativas com outras campanhas.

SERVIÇO:

Mundo Animal – Ipiranga

Endereço: Rua Dom Vilares, 493, CEP: 04160-001 Horário de Funcionamento: Diariamente, das 18h00 à 00h

Fundado em 17 de julho de 1960 - Editado por Jornal São Paulo Zona Sul Ltda.

HORÁRIO : terça a domingo, das 18h00 às 23h00 Tel /Whatsapp: 5587-1360 - Retirada e reservas

Rua Luís Gois, 1.625 - Esquina com Rua das Rosas Site: www.gattofiga.com - Redes sociais: @gattofigapizzabar

Blocos de rua na Vila Mariana são para diferentes públicos

Quer pular Carnaval em um mega bloco, ouvindo figuras de destaque como Alceu Valença, Anitta ou Chico César? Ou prefere um grupo pequeno, tranquilo, para curtir em família? Talvez sua opção seja algo ainda mais específico, como conhecer uma banda de pífanos, tocando marchinhas tradicionais.

Pois saiba que a Vila Mariana terá de tudo isso na programação dos três próximos fi ns de semana, no Carnaval de Rua.

No dia 11, por exemplo, tem a Banda da Turma do Funil, tocando marchinhas a partir das 14h e até 19h, com saída na Rua Agostinho Rodrigues Filho e outras vias próximas, na região da Avenida Onze de Junho.

No mesmo dia e horário, tem um bloco que investe mais em Samba, com saída da Rua Pelotas, 608. São os Amigos da Vila Mariana, ou seja, um grupo formado por moradores e lideranças comunitárias locais.

às 18h, com concentração na Alameda Guaicanans. O bloco sai por diversas ruas do bairro (Itacira, Indígnenas, Nhandú, Whitaker) e termina na Alameda dos Guatás.

PABX: (11) 5072-2020

WhatsApp: (11) 5072-2020;

CNPJ 48.552.178/0001-71 CCM 8.713-704-6

dIRETOR adMINISTRaTIVO

Wagner Luiz D´Angelo

Jornalista Responsável

Ana Maria Fuster Coluccio

MTB 23.403

Ondeoamoreo

Distribuído gratuitamente às sextas feiras em dezenas de bairros da zona sul paulistana.

Distribuição também em meios digitais da edição eletrônica.

www.jornalzonasul.com.br

www.facebook.com/jornalspzonasul

www.instagram.com/jornalspzonasul

email: falecom@jornalzonasul.com.br

twiter: @spzonasul

O jornal S. Paulo Zona Sul não admite a publicação total ou parcial de suas matérias, para qualquer fim, sem prévia autorização documentada. As matérias assinadas e / ou em quadro caracterizam artigos ou publicidade, e não necessariamente expressam a opnião deste jornal

Impressão: OESP Gráfica

Na região do Ibirapuera, em frente ao Parque, vai ter Chico César das 10h às 15h (Avenida Pedro Alvares Cabral) e Alceu Valença (Praça Armando Salles de Oliveira) das 13h às 18h, ainda no sábado, 11.

No domingo, 12, o Bloco de Pífanos de São Paulo vai tocar marchinhas na região do Planalto Paulista, das 13h

No domingo, 12, destaque na região do Ibirapuera para o Monobloco, das 12h às 17h na Av. Pedro Álvares Cabral, entre Obelisco e Monumento às Bandeiras. O bloco foca na percussão, com repertório em MPB. A atração será trio de abertura da Maria Rita, que tamnbém se apresenta na região com o Bloco da Maria, das 11h às 16h

No próximo sábado, 18, para quem busca um bloco menor, a dica é conferir o bloco Siga La Pelota, que se concentra às 11h na R. Dr. Nicolau de Sousa Queirós, 520 e desfila até 16h na mesma via com foco na MPB.

Já para quem quer uma

Estética e Saúde

Casas de repouso

grande folia, a opção pode ser o Bloco Agrada Gregos, que desfila das 13h às 18, com concentração na Av. Pedro Álvares Cabral, passando pela área Obelisco e Monumento às Bandeiras. O estilo do bloco, que conta com a Rainha Gretchen e convidados, é Pop. Já no domingo, 19, destaque para o Bloco da Pabllo, que estará na mesma região do Ibirapuera das 13h às 19h, com concentração na Av. Pedro Álvares Cabral, percorrendo a área entre Obelisco e Monumento às Bandeiras. Pabllo Vittar e convidades comandam o show com estilo Pop. No fim de semana do Carnaval oficial, aliás, também haverá blocos nos dias 20 e 21, segunda e terça. Para conferir a programação completa, visite carnaval derua.prefeitura.sp.gov.br

Odontologia

DR. MÁRIO TERUO MINAMI CROSP 69147 | FORMAÇÃO UNESP SJC/1996

• IMPLANTES (IMPLANTODONTIA)

• PRÓTESES (FIXAS OU MÓVEIS)

• ESTÉTICA (DENTÍSTICA)

• APARELHOS FIXOS/MÓVEIS (ORTODONTIA)

• ALINHADORES ESTÉTICOS (POLÍMEROS - CREDENCIADO CA E EA)

• CIRURGIAS (DENTE DO SISO, EXTRAÇÕES)

• TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX)

• ENZIMA DE PAPADA (ÁCIDO DEOXICÓLICO)

• PREENCHIMENTO FACIAL (ÁCIDO HIALURÔNICO)

• CLAREAMENTO A LASER E/OU MONITORADO

• TRATAMENTO GENGIVA

• RASPAGEM E LIMPEZA

• BICHECTOMIA

• MICROAGULHAMENTO

• CLÍNICO GERAL

| 5594-4270

10 DE FEVEREIRO DE 2023 PÁG. 04 •GASTRONOMIA
•TURISMO E LAZER
- Enfermagem Permanente - Assistência Médica - Nutricionista - Fisioterapia (opcional) Fone: 5017-8320
DE REPOUSO TRÊS CORAÇÕES
CASA
profissionalismo se encontram R. dos Cambuis, 183 (ENTRE AS ESTAÇÕES CONCEIÇÃO E JABAQUARA DO METRÔ) - Vagas para
- Hospedagem definitiva ou periódica
ambos os sexos
5594-3814
97137-2147 Rua Caramuru, 19 - Sala 11 (em cima da loja Alô Bebê da Rua Luís Góis, 885 - próx. metrô Santa Cruz) www.mtmodonto.com.br } PERIODONTIA CIRURGIÃO-DENTISTA

Planetário tem sessão especial para observar cometa verde

O Planetário Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo, vai realizar um evento de observação noturna gratuita do Cometa Verde, que terá uma aproximação máxima da Terra - algo em torno de 42 milhões de quilômetros de distância - nesta sexta-feira (10), das 19h às 21h.

Administrado pela Urbia, o Planetário Ibirapuera vai posicionar telescópios na Rosa dos Ventos do Parque Ibirapuera, próximo ao lago e à Escola Municipal de Astrofísica (EMA), para que os visitantes apreciem o cometa. A atividade é aberta ao público em geral, mas crianças devem estar acompanhadas por responsáveis. A observação será feita por ordem de chegada. Este será um evento singular para se conectar com

a natureza, em uma oportunidade de contemplar o cometa verde, descoberto por astrônomos em 2022, e que tem período orbital de 50 mil anos. Astrônomos do Planetário Ibirapuera ficarão a postos para tirar possíveis dúvidas dos visitantes acerca do fenômeno. Vale ressaltar que caso as condições meteorológicas estiverem desfavoráveis no dia, a observação será cancelada e informada nas redes sociais do Planetário.

Serviço: Cometa Verde no Planetário Ibirapuera. Local: Rosa dos Ventos do Parque Ibirapuera, ao lado do Planetário Ibirapuera. Quando: sexta-feira (10) Horário: das 19h às 21h. Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo/SP -- Próximo ao Portão 10.. Observação

gratuita e aberta ao público, por ordem de chegada.

Sobre o Planetário

O Planetário Ibirapuera, inaugurado em 1957, é o primeiro do Brasil. O prédio, em conjunto com a Escola de Astrofísica, é considerado um importante patrimônio histórico, científico e cultural, sendo tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT). A Instituição, denominada oficialmente Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini, é um importante polo de difusão científica no país.

•CULTURA Cansado do home office? Do aluguel fixo? Conheça a Cozy Work: salas de reunião, endereço fiscal, endereço comercial, espaços compartilhados, espaço ao ar livre, salas privativas. Monte seu pacote (11) 2577-0009 contato@cozywork.com.br Rua Luís Góis, 2004 Mirandópois - São Paulo - SP
10 DE FEVEREIRO DE 2023 PÁG. 05

CEU Caminho do Mar tem curso superior gratuito da Univesp

Estão abertas as inscrições para o Vestibular anual 2023 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). São

25.350 vagas para 9 cursos em 419 polos, de 366 municípios (capital, interior e litoral) do estado. Na cidade de São Paulo, são 4.680 vagas nos 52 polos presentes nos Centros Educacionais Unificados. Interessados têm até o dia 30 de março para efetuarem inscrição.

Os 9 cursos são gratuitos e oferecidos na modalidade semi-presencial. Para ingressar no processo seletivo o candidato deve escolher um entre os três eixos básicos. Após o primeiro ano de curso, o estudante indica uma entre as três habilitações do seu eixo:

Eixo de Licenciatura – Letras, Matemática e Pedagogia

Eixo de Computação – Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação

Eixo de Negócios e Produção – Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Polos na cidade

Fazem parte da rede de polos da Univesp em São Paulo 52 CEUs. São eles: Água Azul, Alto Alegre, Alvarenga, Aricanduva, Azul Da Cor Do Mar, Butantã, Caminho Do Mar, Campo Limpo, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Carrão, Casa Blanca, Cidade Dutra, Feitiço da Vila, Formosa, Freguesia do Ó, Guarapiranga, Heliópolis, Inácio Monteiro,

Jaçanã, Jaguaré, Jambeiro, Jardim Paulistano, Lajeado, Meninos, Navegantes, Paraisópolis, Parelheiros, Parque Anhanguera, Parque Bristol, Parque Do Carmo, Parque Novo Mundo, Parque São Carlos, Parque Veredas, Paz, Pera Marmelo, Perus, Pinheirinho, Quinta do Sol, Rosa da China, São Mateus, São Pedro, São Rafael, Sapopemba, Tiquatira, Três Lagos, Uirapuru, Vila Atlantica, Vila Curuçá, Vila Do Sol e Vila Rubi.

Inscrições

As inscrições terminam no dia 30/03, às 23h59, e devem ser feitas pelo site: vestibular. univesp.br. A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 28/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 19/05. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2023.

Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchi-

mento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais. Também será possível, caso queiram, fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2020, 2021 e 2022, para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final.

Caso a nota do ENEM 2022 não seja divulgada até o dia 30/03, não valerá para esse processo seletivo. No vestibular, também haverá o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Acesse o edital e outras informações do curso: https: //www.vunesp.com.br/ UVSP2204

Acesse a portaria completa do Vestibular 2023: vestibular. univesp.br

10 DE FEVEREIRO DE 2023 PÁG. 06 •NATAL
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.