Jornal

Page 4

F -X C h a n ge

F -X C h a n ge

c u -tr a c k

W N O y bu to k lic w

.d o

m

política

o

.c

C

m o

.d o

w

w

w

Jornal o dia Sábado, 25/junho/2011

w

w

C

lic

k

to

bu

y

N O

W

!

4

PD

!

PD

c u -tr a c k

Arimatéia Azevedo Sem jequice

Raoni Barbosa / O DIA

Reis Velloso

O Festival de Inverno de Pedro II é um desses eventos em que se tenta juntar o brejeiro e o sofisticado. Aproveita-se um clima ameno de junho, uma cidade que está ficando cada vez mais bem posta, um artesanato rico e coloca-se música de boa qualidade e gastronomia de primeira linha. Pronto, está servida uma receita de sucesso. O êxito do Nem sempre é Festival é inegável e parte dele é preciso falar para devida ao governo do Piauí, a quem cabe a maior parte dos mostrar eficiênrecursos e esforços para a organização. Talvez por causa disso, o cia. Melhor que governador – tanto o atual quanto o antecessor – procurem puxar as pessoas falem uma brasa para suas sardinhas, por você. fazendo um discurso. Trata-se de um erro. Wellington Dias primeiro, e Wilson Martins agora, experimentaram a vaia, não um sinal de desaprovação a eles, ao governo deles, mas ao gesto desnecessário de fazer pronunciamento em meio a uma festa cheia de gente disposta a ouvir música, não palavras de políticos. Deveria o episódio da vaia ao governador servir de exemplo para ele e para todos os políticos: nem sempre é preciso falar para mostrar eficiência. Melhor que as pessoas falem por você. Ademais, discurso num evento dedicado à música e à diversão é uma coisa muito jeca. Por isso, parece justo que se dedique apupos sonoros à jequice.

EXPRESSAS O Teresina Shopping vai montar sua já tradicional Praia de Verão, mesmo com a reforma? Do jeito que o Supremo vai tomando decisões que caberiam ao Congresso, não tarda e haverá quem ache o parlamento desnecessário. A secretária da Saúde, Lilian Martins, está conseguindo a admiração até mesmo dos mais duros adversários. Faz por merecer o respeito conquistado, porque esclarece e não foge de um debate, como deve ser, aliás, regra para o gestor público. A peça Os Trrês Porquinhos estará em cartaz nos dias 18 e 19 de julho, sempre às 17 horas. No Buffet de Granja, na Beira Rio, em Parnaíba.

O ex-ministro Reis Velloso encontra-se em Parnaíba. Deve lançar livro. Velloso festejará entre família e amigos mais próximos os seus 80 anos. Dia 28, haverá celebração de missa em ação de graças.

Iracema integra a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Comunidades Terapêuticas, Acolhedoras e APACs, que defende mais apoio às instituições que tratam de dependentes químicos em todo o país, e hoje é uma das grandes incentivadoras do trabalho da Fazenda da Paz.

Rio em Harvard

Quando esteve em Harvard para o simpósio “O Brasil e o século XXI”, o senador Ciro Nogueira (PP/PI) avistou-se com o professor John Briscoe, doutor em Engenharia Ambiental. Ciro entregou a ele um relatório sobre a situação do rio Parnaíba e ouviu a opinião de Briscoe sobre o problema da degradação da bacia do rio.

Queixas 1

Vieram da Prefeitura e da Câmara Municipal uma série de queixumes contra a análise sobre a inépcia dos gestores, causa maior da multa que a Justiça do Trabalho aplicou ao município de Teresina. São queixas injustas, é bom que se diga.

Queixas 2

A crítica feita na coluna não caiu na pequenez da fulanização, embora quem a tenha lido com atenção facilmente terá percebido que ela não se direcionava aos atuais chefes do executivo (Elmano Férrer) e legislativo municipais (Edvaldo Marques), que tãosomente foram notificados da sanção financeira a eles imposta.

Teófilo

Virou point em Parnaíba o espaço onde o cantor Teófilo Lima faz shows de quarta-feira aos sábados. Os freequentadores se

Frente

Novo chefe Ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso: festejando em família os seus 80 anos, em Parnaíba. espalham no meio do passeio que fica abaixo da ponte Simplício Dias, no Porto das Barcas. Teófilo e sua boa música estão dando vida ao lugar.

No gogó

Durante o Festival de Inverno de Pedro II, o cantor Edson Cordeiro teve que sair duas vezes do palco para reclamar nos bastidores da qualidade do som. Ele pediu ajuda a um assistente, mas não foi atendido e teve que remover uma caixa de retorno. Mesmo assim, o cantor fez um excelente show. Só no gogó, como diria o Ribinha de Timon.

Caminhando

A deputada federal Iracema Portella acorda amanhã para participar da Caminhada contra as Drogas, a partir das 7 horas, na avenida Frei Serafim. A caminhada marca o encerramento da Semana Teresina Sem Drogas, organizada pela Fazenda da Paz.

Folga

Com o encerramento do período letivo, as ruas e avenidas de Teresina deixarão, por um mês, de ser território de pais apressados, mal educados e estressados que ocupam todas as vagas de estacionamento, param em fila dupla e buzinam enlouquecidamente na porta das escolas dos seus filhos.

O advogado Eusébio de Tarso Holanda assume no próximo dia 29 a cadeira de venerável da Loja Maçônica Álvaro Mendes, substituindo o empresário Paulo Romero, que encerra seu mandato este mês.

Dieta cultural

Júnior Mattos, estudante de Direito em Picos que usa o Twitter para protestar contra tudo, principalmente contra o prefeito Gil Paraibano, disse que a cidade vive uma dieta forçada de cultura, graças à falta de ação da Prefeitura.

ping pong Líquido precioso

Seu Zezinho, pai de Sílvio Leite, veio a Teresina para a posse do filho na Secretaria de Turismo. Apreciador e colecionador de boas cachaças, recebeu de presente três caixas da Mangueira Pé de Tonel. Levou a preciosa mercadoria na mala, mas no Aeroporto de Fortaleza algumas garrafas quebraram. Um funcionário da companhia aérea se prontificou a ajudar. Funcionário: “Se o senhor quiser eu seco sua mala com uma toalha”. Seu Zezinho: “Meu filho, não precisa. Um líquido desse aí eu seco mesmo é com a língua”. Originalmente publicado em 24 de abril de 2007

RESTOS A PAGAR

Governo adia a validade de emendas para agradar base A distribuição de royalties do pré-sal e regulamentação de Medidas Provisórias também podem ser usadoss para afagar o Congresso Nacional Na tentativa de aplacar a crise política que atravessa e para agradar aliados, o governo vai prorrogar por mais 90 dias o prazo para o pagamento de despesas não pagas herdadas de anos anteriores, os “restos a pagar”. A validade desses empenhos - a maioria para atender emendas de congressistas-seria extinta no dia 30. Sem a prorrogação do decreto para pagamento de restos a pagar de 2007 a 2009,

os gastos seriam cancelados. Além de oficializar a decisão na semana que vem, o representante do governo na Comissão Mista de Orçamento, Gilmar Machado (PT-MG), avisou a aliados que, a partir de julho, o governo liberará recursos para emendas previstas no Orçamento deste ano que estão represadas. O aceno é uma tentativa de aplainar o terreno para a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) até

o dia 15, quando deputados e senadores entram em recesso. Como o Planalto sonha em tirar férias de um mês da crise na base aliada - e o Congresso só pode parar após a aprovação da LDO-, o governo teme que congressistas comecem a impor condições em troca de voto. Distribuição de royalties do pré-sal e regulamentação de MPs também podem ser usados para afagar o Congresso.

TRANSPORTES

Agência autoriza reajuste para ônibus interestaduais A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes, autorizou ontem, 24, o reajuste de 5,017% nos coeficientes usados pelas empresas de ônibus interestaduais e internacionais para calcular o preço das tarifas. O percentual de reajuste se refere somente ao coeficiente e não significa que o preço da passagem subirá nesse patamar. Os coeficientes tarifários são diferentes para cada tipo de ônibus, como, por exemplo, convencional com sanitário,

convencional sem sanitário, executivo sem ou com ar condicionado e outros. Conforme a ANTT, o valor da tarifa por passageiro é calculado pela distância do trajeto multiplicado pelo coeficiente tarifário. Ao resultado, é acrescentado o valor da tarifa de embarque, ICMS estadual e rateio dos pedágios - quando houver - por passageiro. A agência afirmou que leva em conta para a definição do reajuste índices de inflação dos combustíveis (ANP), lubrificantes (IPC-DI), rodagem (IPA-DI), pessoal (INPC), peças e acessórios (IPA-DI),

veículos e ativos (IPA-DI) e despesas gerais (IPCA). A resolução foi publicada no “Diário Oficial da União” ontem e o reajuste poderá ser aplicado a partir de 1º de julho. De acordo com a ANTT, o reajuste a cada 12 meses é previsto nos contratos com as empresas concessionárias dos serviços. O reajuste vale para viagens de longa distância, acima de 75 quilômetros. Para os ônibus interestaduais e internacionais semiurbanos, com distância de até 75 quilômetros, haverá uma resolução específica, informou a ANTT.

governo dilma

Brasil se dispõe a cooperar para reduzir desigualdades no mundo O governo da presidenta Dilma Rousseff defende que o combate à pobreza, a erradicação da fome e a paz se obtêm por meio do desenvolvimento e da cooperação, segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. No seminário que trata sobre o assunto em Roma, Patriota disse ontem (24) que o Brasil se dispõe a cooperar para reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida no mundo. Patriota disse ainda que a cooperação oferecida pelo Brasil respeita as diferenças e características de cada povo e país para firmar acordos. “A cooperação técnica brasileira é livre de condicionalidades e não prevê lucros. Responde a demandas de países em desenvolvimento que acreditam que nossas soluções podem servir de referência para suas políticas e práticas”, disse. Segundo o chanceler, o Brasil não quer assumir o papel de doador, mas de parceiro. “O Brasil considera que a cooperação Sul-Sul [que envolve parcerias entre países das Américas do Sul e Central, além da África, da Ásia e do Oriente Médio nas áreas de pesquisas e cooperação social] não deve ser concebida como

uma ajuda, mas sim como uma parceria. Os projetos de cooperação, dessa forma, são elaborados pelas autoridades brasileiras em conjunto com os dos nossos parceiros”, disse ele. No seminário em Roma, na Itália, denominado Cooperação Técnica Brasileira: Agricultura, Segurança Alimentar e Políticas Sociais, as experiências do Brasil se destacam como exemplos que podem servir de modelo para países em desenvolvimento. Em debate estão os programas de transferência de renda até os projetos relativos à agricultura familiar e ao incentivo à agricultura para pequenos proprietários, a mecanismos de preservação e estímulo ao meio ambiente e ao desenvolvimento tecnológico. “Em um mundo marcado por um descompasso entre o crescimento populacional e o crescimento da produção de alimentos, por restrições de acesso à água e à expansão da área cultivável, por severas condicionantes climáticas e ambientais, por assimetrias econômicas e carência de liderança política, acreditamos que podemos contribuir para a segurança alimentar de um número crescente de parceiros”, disse o chanceler.

Patriota, no seminário, lembrou que a cooperação técnica brasileira reúne projetos em 81 países – sendo que 45% se concentram na América Latina e no Caribe e 55% na África, Ásia e Oceania. “O Brasil desenvolve [também] cooperação técnica trilateral com o Japão, a Alemanha, os Estados Unidos, a Itália, a França, a Austrália, o Reino Unido e a Espanha”, disse. “[O Brasil] assinou recentemente memorando de entendimento sobre cooperação técnica trilateral com Israel e Egito.” “Organizamos esse seminário porque acreditamos que as soluções que encontramos para alimentar 190 milhões de brasileiros podem, de alguma forma, contribuir para que todos os países possam conjuntamente alimentar mais de 7 bilhões de pessoas”, disse o ministro. “Acreditamos que a paz se constrói com o desenvolvimento e não há desenvolvimento sem progresso no âmbito da agricultura.” O seminário em Roma ocorre a dois dias da eleição para o cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O ex-ministro José Graziano é um dos seis candidatos ao cargo.

.c


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.