ODIA

Page 4

Página 4

Teresina, Quinta, 1º de Novembro 2012

Arimatéia Azevedo Racha na base

Caso Fernanda

Os cientistas políticos costumam lembrar que quando a oposição política fica fragilizada - ao ponto de não oferecer-se como opção à alternância no poder -- a base situacionista racha. Essa situação estava evidente no Piauí até o resultado das ultimas eleições municipais, e o balanço minucioso está ainda por ser feito pelos interessados. O segundo turno das eleições em Teresina recém-concluído com a vitória de Firmino Filho guardou pelo menos duas situações estratégicas: garantiu a sobrevivência do PSDB no estado, e desnudou a falta de ousadia dos futuros candidatos ao governo do em 2014. Teresina, claramente um colégio estratégico para candidatos ao Senado e ao Executivo, deixou de assistir movimentos ousados daqueles que compõem a chamada base aliada. Nitidamente composta de pelo menos dois candidatos ao governo, o vice-governador Zé Filho (PMDB) e Wellington Dias(PT) e dois candidatos ao senado: Wilson Martins (PSB) e JVC (PTB), o grupo permaneceu junto no apoio ao prefeito Elmano Ferrer, laconicamente abraçados na enchente, representada pela eleição do adversário tucano. Qualquer desses candidatos que tivesse arriscado uma aliança com Firmino estaria nesse momento comemorando uma vitória relativa, pensando na disputa ao governo ou Senado em 2014. Não fizeram e o desenho que fica é a reedição da tumultuada transição de 2010, quando o então vice governador Wilson Martins acabou candidato e venceu as eleições. Só que naquela oportunidade, o adversário Silvio Mendes (PSDB) era da oposição. Aí Firmino poderá ser o fiel da balança e a grande diferença para definir o vencedor, do racha inevitável da base.

Assis Fernandes/O DIA

Prefeito eleito Firmino Filho no primeiro encontro com o governador depois da eleição de domingo.

Expressas Quando sair da audiência no Palácio de Karnak, Firmino Filho deve anunciar a equipe de transição. Já se fala que Chico Gerardo, embora a contragosto, deverá chefiá-la. Parece que Firmino irá dizer que nenhum dos membros da equipe de transição se considere convidado para a equipe, porque isso ele só dirá no Natal. Teresina e o resto do Piauí vivem uma seca inclemente. Enquanto isso, o grande desperdício de água: a chuva que cai no mar.

Os promotores Ubiraci Rocha e Eliardo Cabral devem se reunir amanhã com a chefia do Ministério Público Estadual para traçar um plano de trabalho em torno do inquérito policial sobre a morte da estudante Fernanda Lages. Eles vão também se encontrar com o perito Antônio Lunard, em Brasília.

Santos Rocha 1

Morreu um homem de bem, honrado, corajoso: Paulo Santos Rocha. Depois de lutar contra o câncer e contra alguns poderosos que ainda pensam que podem tudo no Piauí. O sepultamento será hoje, às oito horas, no cemitério São Judas Tadeu.

Santos Rocha 2

Juiz da 1ª. Vara Federal do Trabalho de Teresina, Paulo Santos Rocha era destacado, juntamente com a equipe, pela grande produção de julgamentos de processos. Inigualável. Foi afastado porque enfrentou poderosos e se viu envolvido numa trama que levou o CNJ a julgá-lo apressadamente, no que terminou por aposentálo compulsoria, precoce e injustamente. O CNJ lhe deve esse reconhecimento.

Perfil

Tempo de mudar

Unânime

Napoleão

Eleito para um segundo mandato de prefeito de União, Gustavo Medeiros tem sugestões interessantes que o TCE poderia absorver para auxiliar nos novos prefeitos piauienses. Seria a elaboração de uym perfil econômico, administrativo e financeiro do município. O gestor já saberia, com essas informações, o que vai encontrar pela frente.

O senador João Vicente Claudino foi reconduzido ao posto de coordenador de bancada do Piauí sem a objeção de qualquer de seus membros. É tido como um dos mais organizados coordenadores que já ocupou o posto. Para alguns membros da bancada “o mais organizado”.

Transparência

Uma das marcas das reuniões conduzidas pelo petebista é a transparência. Os encontros para discutir assuntos de interesse do Piauí são abertos para jornalistas e assessores de imprensa. JVC anunciou ainda que vai lançar um site “no máximo em 40 dias” para que o trabalho do grupo possa ser acompanhado por todos os interessados.

Alguns leitores não entenderam o foco do comentário de ontem, da coluna ‘tempo de mudar’, em relação à terceira gestão de Firmino Filho. Carlos Augusto Barbosa, por exemplo, viu a imensa relação dos prováveis auxiliares do prefeito, a maioria de gestões tucanas passadas e indagou se isso seria: ‘tempo de mudança?

O deputado federal Hugo Napoleão está sem poder sair de Nova Iorque, por conta dos estragos feitos pelo furacão Sandy. Napoleão estava voltando do Canadá onde se encontrava desde semana passada.

Audiência

Hoje, o prefeito eleito Firmino Filho será recebido em audiência no Palácio de Karnak pelo governador Wilson Martins. Vai ouvir do chefe do governo o que Martins já andou dizendo após as eleições, de que não diferenciará o tratamento à gestão tucana, ainda que seu desejo fosse o de ver Elmano Ferrer seguindo na reeleição. Firmino deve falar nos planos que tem para iniciar o terceiro mandato à frente da PMT.

ping pong O humorista triste

O repórter e professor Elielson Santana, apresentador do Programa Consciência Humana entrevista o humorista João Claudio. Elielson: “João, para um comediante até que você é um bocado triste” João Cláudio: “Professor humorista bom é o que traz sempre um sorriso nos lábios dos outros, não no seu.”

Caso Cachoeira

CPI pode encerrar investigação sem votar mais de 500 requerimentos Os parlamentares de governo e oposição divergem sobre o prazo de prorrogação. O relator defende 48 dias para fechar relatório final A CPI Mista do Cachoeira decidiu não discutir nem votar ontem (31) mais de 500 requerimentos, com pedidos para convocar testemunhas e quebrar sigilos de empresas “fantasmas” que recebiam repasses da construtora Delta. As empresas são suspeitas de repassar dinheiro não declarado a campanhas (caixa dois) ou para corromper agentes públicos. Na prática, se os pedidos forem arquivados, a CPI encerra a investigação sobre as relações do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados. Oficialmente, a sessão de ontem é a última prevista para a CPI, que tem até o

Falta consenso Desde início de outubro, parte dos integrantes da CPI defende a prorrogação, mas não houve consenso sobre o prazo próximo domingo (4) para encerrar os trabalhos, com a entrega do relatório final contendo as conclusões. Na sessão da manhã de ontem, a comissão suspendeu os trabalhos sem marcar data de uma nova reunião admi-

nistrativa. Desde o início de outubro, parte dos integrantes da CPI defende a prorrogação dos trabalhos, mas não houve consenso sobre o prazo adicional. A oposição defende a extensão por mais 180 dias, mas a base governista, majoritária no colegiado, aceita apenas 45. Para prolongar os trabalhos, são necessárias assinaturas de 171 deputados e 27 senadores. No final da manhã de ontem, deputados da base protocolaram na Mesa do Congresso Nacional pedido de prorrogação de 48 dias. O prazo, segundo ele, seria suficiente para a discussão do relatório final, que apresenta propostas e recomendações ao Ministério Público. (G1)

Lei Carolina Dieckmann

Projeto que tipifica crimes cibernéticos é aprovado no Senado

O plenário do Senado aprovou, ontem, projeto de lei que tipifica crimes cibernéticos. A proposta foi batizada de “Lei Carolina Dieckmann”. A atriz teve fotos roubadas por hackers de seu arquivo pessoal e divulgadas na internet. Atualmente não há legislação específica e os crimes nessa área são tratados como estelionato. O projeto ainda tem que ser votado pela Câmara dos Deputados. Pela proposta, a invasão de “dispositivo informático” será punida com prisão de três meses a um ano, além de multa. A mesma punição será aplicada em quem produz, dis-

tribui ou vende programas de computador capazes de permitir a invasão de dispositivo. Há agravantes para casos em que a invasão resultar na obtenção de informação sigilosa, comunicação eletrônica privada, segredos comerciais ou industriais, controle remoto não autorizado do computador invadido. O projeto também inclui no Código Penal a interrupção de serviço de informática. Hoje estão previstas apenas a interrupção de serviços telegráficos, telefônicos ou de utilidade pública. E também equipara

cartões bancários, de débito e crédito, a documentos particulares, para punir falsificações e clonagens. Em um primeiro momento houve reação de senadores à votação dessa proposta, já que há um capítulo inteiro do anteprojeto de reforma do Código Penal, proposto por uma comissão de juristas, destinado a crimes cibernéticos. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) pediu celeridade na votação do projeto e esses senadores foram convencidos com o argumento de que a reforma do Código Penal caminha a passos lentos. (G1)

Liminar

Justiça determina afastamento imediato da prefeita de Natal O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o afastamento imediato do cargo da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), por suspeita de participação em suposto esquema de fraude em licitações do setor de saúde. A decisão, em caráter liminar (provisório), foi tomada terça-feira (30) pelo desembargador Amaury Moura. Atende a um pedido do Ministério Público do Estado. O pedido, do último dia 11, aponta “fortes indícios” de envolvimento da prefeita em um suposto

esquema de fraudes em processos de qualificação e seleção de organizações sociais para a administração de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e de ambulatórios médicos especializados na cidade. O desembargador responsável pela liminar mandou notificar na manhã de ontem (31) o presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins (PV), para que dê posse imediatamente ao atual vice-prefeito, Paulinho Freire (PP), como substituto de Micarla. (Folha de S. Paulo)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.