Issuu on Google+


Esta obra está licenciada sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercialSemDerivados 3.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/.


Palavras de Deus, Poesias para nossa vida - Jonas Batista Neto Versão para e-book: Jonas Batista Neto Capa: Jônathas Sant’Ana Versículo utilizados segundo a Nova Versão Internacional Maio – 2013


Prefácio Uma das formas mais marcantes de Deus se revelar ao homem é através da arte, em verso ou em prosa a ética divina é apresentada de maneira estética para dar belas formas aos desejos que o criador tem para as suas criaturas. Seja no livro sagrado onde encontramos os Salmos, seus quiasmos e a sua rima semântica, seja nas expressões musicais ou nas construções de seus templos a cultura judaico-cristã sempre colocou no centro de sua adoração a arte. Jonas Batista Neto em sua obra vem reafirmar essa tendência poética da relação Deus-Homem e traz à tona sua contemporaneidade ao fazer versos simples e diretos que tratam da existência humana, suas dores e alegrias seus sofrimentos e prazeres, encontros e desencontros e ação de Deus em meio a essa realidade que aponta para um lugar de paz e salvação. Sendo assim indico essa obra para todo aquele que deseja se nutrir espiritualmente, a partir de olhar esperançoso deste mui querido autor.

Pr. Juninho


Sumário Sou Apenas ........................................................................................................... 7 Cordeiro para ti .................................................................................................... 9 Provas de Amor .................................................................................................. 11 O que é preciso? ............................................................................................... 13 Pela Manhã ........................................................................................................ 15 Esperança Renovada ....................................................................................... 17 Obra Divina ......................................................................................................... 19 Pela Manhã ........................................................................................................ 21 És tu ...................................................................................................................... 23 Ensina-nos ............................................................................................................ 25 Não mudas ......................................................................................................... 27 Oração ................................................................................................................ 29 Sobre Jonas Batista Neto .................................................................................. 30


O meu mandamento ĂŠ este: amem-se uns aos outros como eu os amei. (JoĂŁo 15:12)

6


Sou Apenas Oh Deus!! Como que eu um simples mortal, Um ser por muitas vezes irracional, Poderia botar alguém em um tribunal mental. Quem sou eu? Sou apenas um amigo, Sou aquela musica, Sou aquela pessoa, Sou aquela festa, Sou esta pequena partícula de vida, Uma partícula que de tanto acreditar se agiganta, Enfrenta, Luta por tudo e qualquer coisa que goste. Me rendo a ti, Lhe imploro para que deixe meu pensamento ir, Voar, Sonhar. Em todo lado só vejo o cinza, Onde estão as cores? Porque nós seres tão pequenos não apreendemos: Não interessa o que temos e sim o que somos, Até quando tudo isso vai durar? Quando o arco-íris reaparecerá? Pai aqui estou a lhe pedir que não me deixe ser injusto, Que todos os prantos e sofrimentos sejam justos, Que possamos resolver todos os problemas juntos, Como irmãos.

7


Isaque disse a seu pai Abraão: “Meu pai!” “Sim, meu filho”, respondeu Abraão. Isaque perguntou: “As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos. (Gênesis 22: 7-8)

8


Cordeiro para ti Quando acordo e vejo O mundo inteiro E o que sou. O que posso lhe dar Se n達o meu pesar E meu cora巽達o. Em minha vida Muitos caminhos Dias de chuva e sol a pino Mas tua m達o me protege. Teu olhar me seguei Me guarda E chora A cada pecado meu. Senhor Quero ser para ti um cordeiro Em seu altar me entregar E para sempre contigo morar.

9


Mas Deus demonstra seu amor por n贸s: Cristo morreu em nosso favor quando ainda 茅ramos pecadores. (Romanos 5: 8)

10


Provas de Amor Dou-lhe prova de amor Da criação ao teu pecar Teus passos cobrirei. Dou-lhe prova de amor Ao retardar a volta de meu filho Para salvar. Dou-lhe prova de amor Desde as doze tabuas Aos tempos de hoje em sua casa. Dou-lhe provas de amor Pois meu afeto e carinho Nunca acaba pelo meu filho. Aba pai sou Para lhe mostrar Que mil provas de amor Te dou.

11


Tu me farås conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita. (Salmos 16:11)

12


O que é preciso? Quantos milagres O que é preciso Para perceber Que alegria É o dia Perto Junto De Cristo?

13


Pois a sua ira s贸 dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manh茫 irrompe a alegria. (Salmos 30: 5)

14


Pela Manhã A noite Cai fria O choro rola Todo sofrimento Dor, temor e pavor Choro sentido De um peito desmilinguido. O choro pode durar uma noite Mas o sorriso vem pela manhã. Um sorriso de criança Ouvindo pássaros No sol da janela E dos carros passando Deus sempre nos protege e nos ama Aonde estamos.

15


Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. (Apocalipse 1: 7)

16


Esperança Renovada Esperança sem fim Como ladrão virá Buscar os escolhidos Para no santuário morar. Nas nuvens o veremos Ao som de trombetas Trazendo nova alegria Sem mais tormenta. O pai nos esperando Filho buscando Admiramos Toda a beleza E oramos A hora chegou Enfim nós vamos.

17


E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhĂŁ; esse foi o sexto dia. (GĂŞnesis 1:31)

18


Obra Divina A cada nova manhã Luz que invade a casa Alegra a casa E silencia a rua. Graça sem fim Da criação Do amor E do perdão. Das árvores Plantas e folhas Do sopro de vida Deus abençoa e cuida Sua obra divina.

19


Pois a sua ira s贸 dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manh茫 irrompe a alegria. (Salmo 30: 5)

20


Pela Manhã A noite Cai fria O choro rola Todo sofrimento Dor, temor e pavor Choro sentido De um peito desmilinguido. O choro pode durar uma noite Mas o sorriso vem pela manhã. Um sorriso de criança Ouvindo pássaros No sol da janela E dos carros passando Deus sempre nos protege e nos ama Aonde estamos.

21


Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre! (Salmos 136: 1)

22


És tu Não há beleza sem ti Nem mesmo luz ou noite Em cada parte Se faz sua vontade. Que os dias sejam Ao lado de ti Que grande conflito Não nos deixe aflito. És vida Luz Cor Música És amor.

23


Então o SENHOR Deus disse: - Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela, nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais! (Jonas 4: 10-11)

24


Ensina-nos Ensina-nos pai Que tuas palavras sejam como a chuva Inundando a todos nós. Que não façamos como Jonas A fugir de teus desejos Falhando em seus propósitos. Ensina-nos pai A compaixão e compreensão Que seja como aboboreira em nosso acampamento Trazendo sombra e alimento. Ensina-nos seu tempo Contemplemos cada dia mais Com benignidade e paz Pois somente o Pai é digno e capaz De nos amar e se revelar.

25


O SENHOR diz: - Eu sou o SENHOR e não mudo. É por isso que vocês, os descendentes de Jacó, não foram destruídos. (Malaquias 3: 6)

26


Não mudas Nas areias do deserto Sombra tu fizestes Da multidão faminta Alimentados fizestes. De escravos Libertos nos fez. Das tribos de Jacó A muitas tribos de hoje ELE não muda. Somente ELE É Digno de amor Louvor e Glória.

27


Então Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira. E não somente isso, mas vocês poderão dizer a este monte: "Levantese e jogue-se no mar", e isso acontecerá. Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração. (Mateus 21: 22)

28


Oração Deus Todo poderoso e onipotente Que sempre nos amou E consola a gente. Tira o pecado do mundo E nos faz puro. Deu seu filho a terra Nascido da água Que derramou seu sangue por amor a nós. Jesus interceda por nós Pecadores somos E somente em ti encontramos a salvação. Consola-nos Toque em nós Muda nossa vida E enche-nos de ti Espirito Santo. É isso que pedimos Em nome da trindade Amém.

29


Sobre Jonas Batista Neto

Membro da Igreja Adventista do SĂŠtimo Dia Progresso desde 03 de dezembro de 2011. Jonas Batista Neto, natural de Belo Horizonte/MG, nascido em 25 de fevereiro de 1989. Autor do livro de poesias Tempos de Poesia.

Blog: http://letraepalavra.wordpress.com

30


Palavras de Deus, Poesias para nossa vida