21_

Page 1

O COLUMINHO J

O

R

N

A

L

JORNAL ‘’O COLUMINHO’’ COMEMORA SEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

PONTO DE VISTA

Pedro Jorge Valença, estreia escrevendo sobre sua mãe, onde podemos observar o seu relato de convivência e relacionamento com os irmãos. Leia na pág. 02 do caderno A.

ECONOMIA ECONOMIA Saiu a tabela do IR

POLÍTICA

Roberto Almeida nos relata os últimos acontecimentos na política local, regional, estadual e nacional. É um resumo de tudo o que acontece e aconteceu. Pág. 03 - Caderno A.

Direto da Redação

A Casa do Artesão de Garanhuns, deve aumentar o seu faturamento na oitava edição do Garanhuns Jazz Festival. Peças exclusivas estão sendo produzidas e serão comercializadas durante o período do evento, de 14 a 17 de fevereiro. Pág. 08 Caderno A.

FATOS & VERDADES Ivan

R od rig ue s, f az uma narrativa em seu excelente artigo, uma p a s s a g e m envolvendo Manoel Paes Torres, e um caixa do Banco do Brasil, Sr. Va l d e m a r , autoritário, seco, mal humorado e considere-se que, até pela estrutura administrativa na época, os Caixas se constituíam no segundo escalão abaixo apenas dos Gerentes e Subs.

Continue lendo na pág. 06 caderno B.

Pessoa Física 2015. A correção na tabela do IRPF (Imposto de Renda Pesso a Fí s ica ) fo i reajustado para 4,5%. Com esse valor, a defasagem na tabela acumulada desde 1996 chegaria a 64,28%, segundo estudo do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal). Além disso, o novo reajuste causa perdas ao contribuinte pelo valor de inflação fechado em 2014, de 6,41%. leia essa e outras notícias na pág. 03 Caderno B.

E MAIS

ACONTECEU, VIROU NOTÍCIA! Relembre alguns

fatos importantes, que aconteceram no Ano do Centenário de Garanhuns, há exatos 36 anos. E a data era 04 de Fevereiro de 1979. Ivo Tinô do Amaral era o prefeito do centenário e relebra com alguns recortes da época como foi as co memoraçõ es d o Centenário. Leia na integra matéria na pág. 05 do caderno B.

A Cidade em Foco

Enfim o tão sonhado edital do concurso da Prefeitura de Garanhuns é divulgado. Confira os cargos, as quantidades de vagas e os salários oferecidos para os concursandos. Leia na pág. 07

Notícia da Cidade

O município de Garanhuns vem passando há algum tempo por problemas no abastecimento d'água em diversos bairros, o que não deixa de acarretar transtornos à população. Entenda mais do porquê dessa falta d'água. Pág. 04 - Caderno A.


PONTO DE VISTA C

caridosa, pois já no inicio

Vespa, Antônio Cambota,

sua quebra de jejum.

Espera

enchendo varias garrafas

Joaquim e Fernando de

Pai, era Político e foi

o meu Pai, Seu Mica,

três vezes, sendo eleito

,indo

morar na

em São Pedro. Suas

irmãs

e

minhas tias foram: Maria, Josefa, Heroína, Julia e

Laurinda (Lala).

Casou com Amilcar da Mota Valença e

teve quatro filhos: Maria Adisa, Pedro Jorge,

Celso

Benigno e Maria Emilia.

Silvestre Valença foi a

quinta filha de José

Silvestre – Vovô Adinho e Emilia Benevides – Vovó Adinha, nascida no dia 29

possível que não exista exceção em determinadas épocas da história em que a sociedade não tenha se espantado com a mudança de alguns valores de passado recente. No episódio do ataque ao jornal francês ”Charlie Hebdo”, nas redes sociais, muitos c r i t i c a r a m o s assassinatos, mas faziam uma ressalva de que o periódico desrespeitara uma crença, uma religião, um símbolo de fé, como se a indicar que “brincaram com fogo”; pagaram por isso. Rebati esse argumento por conta de se ter muito cuidado com essa justificativa de desrespeito devido à variação dos valores em tempos e sociedades diferentes. Citei alguns exemplos. Um, foi lembrar que os escravos poderiam pagar com as próprias vidas se olhassem diretamente nos rostos dos seus sen hores . Er a desrespeito demais; era uma ousadia infame. O o u t r o e x e m p l o i n to le r á v e l citado seria que, em alguns países, se uma mulher for vista sozinha acompanhada de um homem seria – e pode ser – penalizada cruelmente por desrespeito a esse valor sagrado. Isso vale também se ela se negar ao marido escolhido pelos parentes,

de janeiro de 1915,

Rua do Comercio,

e o l i n d a

Augusto César Basílio dos Santos

especialmente pelo pai, independentemente de ela ser a segunda, oitava ou décima esposa desse cidadão. As mudanças mais comuns recaem sobre os valores e eficácia de algumas expressões que refletem no comportamento de toda a sociedade. Aqui no Brasil, os políticos e autoridades em geral estão desvalorizando algumas palavras e frases por fic arem apenas num discurso falacioso, sem nenhuma efetividade. Quando o programa Fantástico, da Rede Globo, faz uma denúncia, a primeira autoridade que aparece fala que “abriu uma sindicância interna para apurar o caso”. A polícia f ala q ue “ ab riu u m inquérito para investigar o sumiço ou o assassinato de uma pessoa”, quando o índice de apuração de homicídio não passa de 2% (dois por cento). E todos acham que alguém acredita naquilo que nem eles põem fé no que estão dizendo. Sobre as diuturnas notícias de corrupção, o noticiário afirma que o partido divulgou nota e “nega ve e m e n t e m e n t e ” a s acusações e o político acusado “afirma que não conhece e que nunca esteve com o acusador”. Po ucos d ias, fo t os, gravações de voz e de imagens comprovam almoços e reuniões do acusador e acusado às gargalhadas em total descontração e

outras gerações? O extermínio dos e uca lipto s d a Av. Rui Barbosa, uma verdadeira “hecatombe eucaliptal”, que deixou até agora uma imensa muralha, com um velho portão de cemitério inglês, salvo engano, coisa misteriosa, pois não se sabe para que finalidade ficou a área, coisa para “Mr. M” resolver, levando-se em co n s id e r aç ã o ai n d a a tradição e a história que ficaram arranhadas. Mas, num arrepio de palavras, pode-se dizer ainda que há um mundo de coisas a serem feitas ou resgatadas na “Terra das Flores”. Algo que daria para compor inúmeros editoriais. Mas, em suma, uma coisa é verdade: na(s) cabeça(s) a quem se ajustar a carapuça, seja(m) daqui ou d'alhures, preciso é ousar e trabalhar pelas coisas essenciais, óbvias e alvissareiras, que a história reclama, e fazê-las. Morosidade adicionada à falta de empenho é igual à injustiça irreparável. Que os envolvidos, guardadas as razões, todos tenham a humildade de se inspirarem no belo poema de Cecília Meireles, não confundindo demora com morosidade.

depois

02

É

da zombaria por alguns administradores, talvez por ser um projeto do Dr. Paulo Camelo, quando diversas vezes candidato, e nunca levado a sério. Ciúme? Talvez porque seja um sonh o ousado dele? Sinceramente! Bastaria tão somente concretizar a projeção em sua homenagem, e, assim, não privaria a população de algo tão significativo para o turismo da “Cidade das Flores”. Também, quanto tempo vai-se esperar por um lazer em Garanhuns, principalmente nos finais de semana, cidade à qual resta como opção, para quem gosta, comumente aos domingos, beber durante a manhã e dormir à tarde, pois faltam alternativas como temporadas de teatro, torneios de ciclismo, uma área como o “Sundown ParK de Saloá - PE, e outros espaços para diversão... Futebol, nem falar! Acabou! Morreu! Aliás, não precisa, crê-se, porque já se tem o grande narrador g a ra n h u e n s e H a r o l d o Costa, um dos melhores do Brasil, e, então ser o bastante. Em tempo ainda, e o que houve com o prédio da antiga Difusora de Garanhuns? Foi vendida? Que vão fazer e quando acontecerá. Ficará para

no Sitio Riacho da

D

Palavras e frases desmoralizadas

DEMORA OU MOROSIDADE?

ecília Meireles, em seu poema “SERENATA”, verseja assim: “Permita que eu feche os meus olhos,/ pois é muito longe e tão tarde!/ Pensei que era apenas demora,/...” Talvez não seja de se esperar que os versos do poema acima tenham a ver com morosidade; mas, mesmo apelando um pouco, vem a coincidir ou calhar c om l entidão, frouxidão..., com o s. f. em apreço. Em casos, por exemplo, como o progresso de Garanhuns, que tem andado com vertiginosa lentidão, difícil é de se configurar, porque tão moroso. A morosidade do, a priori batizado, “Garanhuns Garden Shopping” de que, há três anos ou mais se estira para a frustração do garanhuense. Preparou-se um banquete, convidaram a sociedade e até agora nada. E, diga-se o mesmo, com relação à tão sonhada BR – 423, duplicada, de Garanhuns a São Caetano, que todo ano é para ser iniciada, e não sai do papel. Ideias e projetos como o “teleférico”, levado à base

Garanhuns, 13 Fevereiro de 2015

Em Garanhuns,

era conhecida como Dona Dora, mas para a

MÃE DORA

da manhã iniciava de

leite que eram

distribuídas com alguns idosos da vila,. depois de

posse de uma garrafa

térmica cheia de café com leite e uma sacola de

pães com manteiga , se

di r ig ia p a ra a Vi l a, fazendo a doação do

primeiro alimento, para as pessoas

doentes,

Independente

da

enfermidade. Mãe Dora era imune às doenças

mais perigosas, pois

nunca contraiu nem um resfriado.

Quando retornava

população pobre de São

ia preparar o famoso café

como Mãe Dora . O

onde

Pedro era conhecida motivo era a sua atuação

da Fazenda São Pedro, a

presença

pe r ma nen t e d e S eu

Vieira, José Lins, João Caetano que juntos com

discutiam amenidades, regado de Cuscuz com

leite, queijo assado, ovos fritos, , Pão e Bolachas.

Não raro pelas manhãs a

Fazenda era invadida por uma frota de carros oficiais,

quando

políticos,desde v e r e a d o r e s

a

G o v e r n a d or e s c o m o Paulo Guerra e

Pedro Jorge Silvestre Valença

Seu Micá o meu

candidato a Vereador por

com uma grande maioria

dos votos da Vila de São Pedro.

Durante

a

campanha, Mãe Dora,

contribuía com a maioria dos votos de São Pedro,

distribuindo as “chapas”

com o nome de papai, fato que se repetia nas

campanhas para Prefeito.

Mãe Dora não

Nilo

tinha o “aspecto” de

Café da Manhã, feito por

pre sença constan te

Coelho ,que iam tomar o

Dona Olga, Pastora e Celina.

Não

tinha

cerimônia, entrava na cozinha e escolhia o tipo d e

q u e i j o

e

o

acompanhamento, para a

Beata, mas era uma durante os terços e as

missas dominicais, celebradas

pelo

M o ns enh or C a lo u e Padre Tarcisio.

intimidade. Aí se completa de que aquela reunião fora para “tratar de negócios”. S e m aprofundar-nos detalhes, o rol é muito grande: “número de presentes” numa passeada fornecido pelas polícias militares; “reforçou o efetivo nessa área”, q ua nd o o n ot iciár io divulga crimes permanentes em determinados locais; “é preciso fazer as reformas constitucionais importantes”; “não foi bem assim”, essa, embora tenha o objetivo de amenizar, a probabilidade é de ter sido muito mais grave. Qualquer pessoa apresenta uma mudança no semblante quando se sente culpado de algum ato falho. A frase de Jean-Jacques Rousseau de que se você cora já é culpado aplica-se a qualquer pessoa; não a políticos e agentes públicos de alto coturno. Seria mais e d u c a t iv o s e fo s s e construída uma linguagem mais sincera entre líderes e seu povo, mais condizente com a realidade. Derrete como gelo todas as promessas dos governos estaduais e federal nas recentes campanhas eleitorais. Agora falam o oposto do que disseram antes. E a mídia brasileira peca – talvez pelas verb as publicitárias que recebe – em não mostrar o antes e depois e as mentiras vão se tornando cada vez mais institucionalizadas.

Deixou-nos no dia

10 de dezembro de 1998, e com certeza esta lá no

Céu, certamente sendo procurada por todos

aqueles que também

estão nas alturas e durante a vida foram

atendidas com o leite da manhã, o café farto e pelos

doentes

que

quando

recebiam o

quebra jejum.

Este ano, estáv

completando

o

centenário do seu nascimento, para ela nossos louvores. Em

reconhecimento pelo seu incansável trabalho em favor

dos

mais

necessitados, o Municipio

prestou-lhe uma justa homenagem, dando seu

nome a uma importante avenida .


POLÍTICA

Bandidos também são protegidos na forma daDOlei! JURISTA YVES GANDRA MARTINS E

s t a m o s perdidos. E , a i n d a t ev e sorte: poderia ter sido acusado de impedir o livre exercício da atividade criminosa... Vitima reage, quebra os dentes de assaltante e é obrigada a pagar prótese. Juiz aceita processo no qual bandido s e q u e i x a d e constran gi men to p or apanhar de vitima. Direitos Humanos aprova decisão. O empresário Sérgio Lemes está indignado com ação judicial na qual está sendo obrigado a pagar indenização para assaltante que alega estar constrangido e impossibilitado de conviver socialmente. O caso ocorreu a quase dois anos, no natal de 2011 quando Sérgio se dirigia a ceia na casa de familiares e foi abordado pelo bandido armado. Reagindo ao assalto, Sérgio que é faixa preta de 3 esportes marciais diferentes, entrou em luta corporal com o bandido e conseguiu desferir bons golpes que atingiram e

acabaram quebrando 3 dentes do criminoso que fugiu. Me smo c om o bandido tendo se evadido de mãos vazias, Sérgio chamou a policia e informou o ocorrido que aparentemente teria se encerrado ali. Processado pelo bandido. Para surpresa de Sérgio, alguns meses depois do ocorrido, um o f ici a l d e ju s t iç a o procurou para entregar a intimação na qual tomou conhecimento de que estava sendo PROCESSADO PELO BANDIDO. Instruído por um representante dos DIREITOS HUMANOS, o criminoso Leandro Nogueira Rocha de 19 anos, até então desconhecido pela vítima, processou Sérgio por lesão corporal grave e constrangimento desnecessário pois não conseguiu seguir vivendo em sociedade graças a aparência causada pela falta de dentes. Pasmem, umas das provas utilizadas no processo é o álbum do Facebook de Leandro que deixou de ser atualizado após o

incidente. O advogado do bandido disse no tribunal que seu cliente é tão v i t i m a q u a n t o Sérgio pois não teve o p o r t u n i d a d e s suf ic ient es n a vi da , precis a ro ub ar pa ra so br ev i ve r e o u t r o s absurdos do tipo. O juiz que analisou o caso e considerou que a tentativa d e assa lto abortada (seguida pela confissão do assaltante) é menos grave do que a lesão corporal causada pela "vitima". Tratamento d e n t á r i o . Sérgio está sendo obriga do a pagar o tratamento dentário que custará em torno de R$8.000,00. Mesmo recorrendo a sentença absurda, Sérgio já teve que pagar a primeira das 4 parcelas e aguarda o desfecho do caso em esferas superiores da justiça brasileira. Ao ser entrevistado o representante dos Direitos Humanos que instruiu Leandro, disse: "- Finalmente um magistrado brasileiro compreendeu que a s sa l t a n t es t a m b é m são gente’’.

Vai uma engraxadinha ai?

Só no Brasil uma

coisa dessas... Só pode ser brincadeira! Mas se não for, onde é que estão a Polícia Federal, o Ministério Público Federal que não apuram estes escândalos e não mandam prender esses deputados? O Valor da Graxa para Sapatos na Câmara Federal S ó u m a população de carneiros aceita isso! Acredite se quiser. Veja para onde vão os impostos que são extorquidos dos bolsos da população brasileira. Não é possível uma

Dra. Maria da Glória Bessa Haberbeck - OAB 3515SC

esculhambação dessas. G r a x a n a Câmara: Os sapatos dos nossos parlamentares devem brilhar mais que as barrigas inchadas e verminadas das nossas crianças famintas... Acredite se quiser... O presidente da Câmara Federal, (triste figura), Marco Maia (PTR S ), t o d o s o s parlamentares, a s s e s s o r e s e funcionários da casa terão os sapatos reluzentes. Acaba de abrir uma lic itaçã o para contratar serviços de engraxataria no prédio, num total de R$ 3.135.000,00 (três milhões, cento e trinta e cinco mil reais) por 12

meses, o que dá R$ 261.000,00 (Duzentos e sessenta e um mil reais) por mês ou, ainda, R$ 8.700,00 (Oito mil e setecentos reais) por dia. O valor diário equivale à alimentação de 174 famílias num mês, pelas normas do falido FOME ZERO ! A custos da iniciativa privada, são mais de 3.000 pares de sa pa t o s eng ra xad os diariamente. PODE??? E os palhaços, quem são? Somos nós que pagamos o projeto FOME ZERO os sapatos sujos pelo mar de lama e de corrupção que os dirigentes desta pobre nação, o Brasil.teve uma prefeitura que fez concorrência para comprar "purpurina" .

Programa leite do meu filho

Paulo Macedo/foto: arquivo pessoal

D

entre muitos projetos que apresentarei neste segundo biênio estar a IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA LEITE DO MEU FILHO, programa este que tem como objetivo, o fornecimento de fórmulas de complementação nutricional a crianças de até 5 anos e 11 meses de vida, oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Na faixa de 0 a 6 meses, seguindo as diretrizes da politica de promoção e incentivo ao aleitamento materno, a inscrição no programa estará condicionada aos casos de morte materna ou de filho cujas mães sejam portadoras de HIV, dentre outras necessidades de acordo com a carência da população.

Eudson Catão e Sandoval

AGRESTE FORTE - O Agreste saiu fortalecido com a nomeação do exprefeito de Brejão, Sandoval Cadengue, para a Gerência Geral da Casa Civil, do Governo do Estado. Já que estamos sem deputado e ninguém foi convocado para o 1º escalão de Paulo Câ ma r a , S a n d ov a l passa a ser o principal político da região e tem tudo para fazer o Agreste mais forte.

MARAVILHA - Jodeval Duarte, jornalista do primeiro time da imprensa brasileira, morou seis meses em Gravatá para ficar mais perto do Jornal do Commercio do Recife, onde assina uma coluna. Mas a saudade bateu forte e ele voltou para Garanhuns, que considera uma maravilha. Está mo ra nd o pe rt o do Colégio João da Mata, de bem com a vida e a cidade de sua juventude. O jornalista elogia o trabalho feito no mu nicíp io pelo prefeito Izaías Régis. SUCESSÃO - Em alguns municípios da região já começam os primeiros lances da sucessão municipal. Em Paranatama José Teixeira (PSB) tem tudo para fa zer o seu sucessor. Seu candidato deve ser o atual v ice-prefeito, conhecido como Valmir do Leite (PTB). Quando o prefeito e seu eventual substituto se entendem tudo fica mais fácil. ANGELIM - Devemos ter uma eleição dura pela frente. Marco Calado, que está no

Garanhuns, 13 Fevereiro de 2015

quarto mandato de prefeito, tem duas opções para apoiar no próximo ano: o seu vice, Josemir Miranda, que já foi prefeito também, e a vereadora Vanda, que passou um a no na ch e fi a d o Executivo e se saiu muito bem. A oposição deve se unir em torno do jovem farmacêutico Douglas Cavalcanti. SÃO JOÃO - O plantador de mandioca Genaldi Zumba (PSD) foi a maior zebra da eleição de 2012, derrotando uma dupla de doutores. Depois o gestor enfrentou uma peleja difícil na Justiça, que chegou a cassá-lo e permanece no cargo até hoje. Com esta história de superação toda Genaldi se torna muito forte para disputar a reeleição no próximo ano. TUCANO - Tucano é o nome do pássaro brasileiro que batiza o PSDB, partido de Aécio Neves. Também é o nome de um município pequeno no interior da Bahia. Na eleição de 2014, em Tucano, a cidade, Dilma Rousseff teve 80% dos votos, enquanto os tucanos ficaram com menos de 20%. EXEMPLO - Armando Duarte (PTB) prefeito de Caetés, continua dando o bom exemplo na política. Desde janeiro deste ano que paga o novo salário mínimo a todos os servidores do município e o piso n a c i o n a l d o s professores, que chega perto dos 2 mil reais. Alguns prefeitos da região continuam a pagar o velho mínimo e o velho piso dos professores.

SEGREDO - Izaías Régis é um candidato muito forte à reeleição em 2016. E não é por

conta de grupo, por fazer política, nada disso. Sua força está no trabalho realizado até agora, que mudou a face de muitos bairros de Garanhuns. Basta você olhar o que foi feito no Magano, na Brasília e na Boa Vista que você vai entender o segredo do homem. POLÍTICA NO SANGUE - Em Capoeiras Neide Reino (PSB) é favorita como candidata à reeleição. Sua gestão deixa a desejar, é verdade, mas a divisão da oposição em duas ou três candidaturas favorece a socialista, que tem a política no sangue. Se u pai, Manoel Reino e seu esposo, Nenen, foram também prefeitos do município.

DILMA É DURA NA QUEDA - Dilma venceu uma eleição difícil e talvez por isso mesmo o Brasil continua dividido. Como teve de adotar medidas impopulares no começo do segundo mandato está pagando um preço alto e hoje mais brasileiros estão contra a petista. Terá de dar duro para dar a volta por cima e resistir as pressões dos que apostam até num golpe civil. Mas a presidente é durona, o que não é de surpreender numa mulher que pegou em armas para combater a ditadura. CON FIAN ÇA - Na terça-feira, dia 10, foi realizada a eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Associação Municipalista de P e r n a m b u c o (AMUPE). O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), foi reeleito e seguirá comandando a entidade pelos próximos dois anos. Prefeitos de várias c i d a d e s pernambucanas prestigiaram o momento e exerceram o direito do voto. O Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), esteve p re se n te , vo t o u e registrou a importância da AMUPE para o fo rtal eci men to d os Municípios.

03


PARABÉNS, GARANHUNS !!!! Parabéns, cidade das flores, pelos seus 136 anos de beleza Sivaldo Rodrigues Albino

U

m dia especial, 04 de Fevereiro Garanhuns comemora 136 anos de elevação a Categoria de Cidade e sempre estarei comemorando esta data que pra mim é de suma importância. Em uma das minhas legislaturas apresentei um projeto de Lei que tornou o 04 de fevereiro feriado para que pudéssemos comemorar e que Garanhuns recebesse as reverencias que merece!

Infelizme nte em 2013, acordos políticos foram feitos para que em uma votação na Câmara essa data não fosse mais feriado, retirando o direito de todos os garanhuenses de tirarem o dia para prestar as homenagens ao nosso Município.

Perdemos nossa Identidade, nossa autoestima, mas não podemos deixar passar essa data em branco, é nossa História que está marcada no dia 04

de fevereiro de 1879 que Garanhuns foi elevada à categoria de Cidade.

Mesmo esse direito ter sido retirado, quero aqui prestar minha homenagem a essa Cidade maravilhosa, que tenho orgulho de ser filho legítimo, como também orgulho de suas belezas, sua história, sua locali zaçã o ge ográfica privilegiada e o seu povo acolhedor. Tudo que se diz respeito a Garanhuns me interessa.

Como um filho que defende sua mãe eu defendo minha cidade. Que Deus abençoe e ilumine a todos Garanhuenses e todos que aqui vivem.

Essa é uma simples homenagem de um filho dessa terra que sonha e acredita numa Garanhuns verdadeiramente melhor! Sivaldo Albino

ag r ac i ado c om O T Í T U L O H O N O R Á R I O D E CIDADÃO GARANHUENSE, em solenidade que ocorreu, excepcionalmente, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns - CDL, no dia 19 de dezembro de 2014. O referido título é em homenagem às personalidades que residem em Garanhuns e que, ao longo de suas vidas, vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade. Geraldo Nogueira é natural do município de Teixeira, estado da Paraíba. Chegou a Garanhuns em 1960, onde se estabeleceu, constituiu família e fundou a Ótica São Geraldo, onde exerce suas funções profissionais até os dias de hoje. Também faz parte da CDL Garanhuns como diretor e ativo participante dos movimentos cristãos da Igreja Católica São Sebastião, no Bairro da Boa Vista. A concorrida cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Vereador Audálio Ramos Machado Filho, este o proponente do honroso título. Também se fizeram presentes o Prefeito do município, Izaías Régis, o presidente da CDL, Fernando do Couto Soares, o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Geandré Nogueira, vereadores, secretários municipais, empresários, autoridades e diversas personalidades da sociedade garanhuense, além de amigos e familiares do agraciado.

Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Garanhuns e Região se reúnem com Izaías Fonte: - Sinsemug/Regional

Na

m a nh ã d a última terça-feira (3) o S i n d i c a t o d o s Funcionários e

nacional dos professores. A e n t id a d e d is c u t i u , também, pautas de interesse como Saúde, Guarda Municipal, eleições para diretores de escolas, merenda, reformas das unidades de ensino e o estatuto dos servidores. Os sindicalistas também não esqueceram de pautar a Prefeitura sobre a

situação dos professores que eram Secretários e que tiveram que retornar às salas de aula para não serem prejudicados em seus salários. Estavam p r es e nt es o pr e f e it o Izaías Régis, o secretário Alfredo Goes, Luciano Florencio, Marcos Andrade e os professores Adilson, Renê e Lincoln Matias Cardoso.

Entenda porque vem faltando água em Garanhuns e confira cronograma com dias que haverá água em seu bairro Do Blog V&C / Foto: ilustrativa

O

município de Garanhuns vem passando há algum tempo por p r o b l e m a s n o abastecimento d'água em diversos bairros, o que não deixa de acarretar transtornos à população. D e a cordo com informações, o problema foi causado pela deterioração das colunas que sustentam

04

três bombas d´água no sistema de distribuição da b a rrage m d o C aj uei ro, principal reservatório da cida de que , junto com Inhumas, se encontram com cerca de 90% da ca pa ci da de . A inda de acordo com a Compesa, uma licitação foi aberta para que o serviço seja realizado, porém, até tudo se resolver,

Roberto Almeida

Feliz Aniversário, a Cidade de Garanhuns!

O EMPRESÁRIO GERALDO NOGUEIRA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO GARANHUENSE O empresário ótico, José Geraldo Nogueira, foi

Servidores Públicos Municipais de Garanhuns e Região S insemu g/Regional, participaram de reunião co m o prefeito do m u n i c í p i o d e Garanhuns-PE, Izaías Régis Neto. Com mu ito di álogo e com alguns acertos, entre eles: aumento salarial administrativo e o piso

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

FALTA DE MANUTENÇÃO DAS BOMBAS DA BARRAGEM CAJUEIRO OBRIGA GARANHUNS A ECONOMIZAR ÁGUA

alguns bairros passarão por um rodízio onde ficarão 4 dias sem água e dois com. (ver cronograma abaixo) O coordenador region al da Compesa, Ednaldo Peixoto, afirmou em entre vista que é provável que daqui a dois meses a obra seja concluída, dependendo do andamento da licitação, mas a i n t e r r u p ç ã o n o abastecimento ainda deverá se prolongar por além deste período até que o sistema de abastecimento se normalize plenamente.

Desde

que o então governador Eduardo

Camp os co nstruiu a B arrag em do Ca jueiro , Garanhuns se livrou da falta d´água, que regularmente penalizava as donas (e donos) de casa.

Nos últimos dias, porém, a água voltou a faltar

nas torneiras em vários bairros de Garanhuns.

Acontece que ao contrário de Lajedo, São Bento do Una, Capoeiras, Iati, Caetés ou São Paulo, não está

faltando água nos reservatórios do município. Inhumas e Cajueiro, as duas principais barragens, estão com cerca de 90% de sua capacidade. “É água a rojão”, para usar uma expressão popular.

Então por que está faltando o líquido nas

torneiras? Em alguns lugares as casas passam até cinco dias sem a “água da rua”.

Problema aqui é da burocracia e da conhecida

ineficiência do Governo.

As bombas d´água do Sistema Cajueiro estão

com problemas técnicos e o serviço necessário para normalizar o abastecimento ainda nem começou.

O gerente local da Compesa, Ednaldo Peixoto,

numa emissora de rádio fez a previsão de dois meses

para solução do problema, isso se a licitação for concluída a tempo.É pura incompetência e falta de autonomia dos servidores da cidade. Toda decisão

depende do Recife e o governador deve estar mais

preocupado com a crise dos presídios do que a eventual falta de água em Garanhuns.

Por isso que muitos defendem tanto as

privatizações. Os governos em geral são uma lástima. Quem está no comando - os políticos - só pensam em termos de voto. Enquanto uma parte dos funcionários prefere a moleza, mesmo ganhando pouco.

CRIMES CONTRA GARANHUNS Roberto Almeida / Fotos: Adriano Tenório

O governo do Estado comete há anos dois

crimes contra Garanhuns. Um é o abandono do prédio do Bom Pastor, na BR-424, nas imediações do Cemitério de São Miguel. No Governo Jarbas ainda recuperaram a capela do local, mas depois deixaram tudo pra lá. O outro crime contra a cidade é o isolamento da Colina do Monte Sinai, uma das mais bonitas de Garanhuns. A atitude correta, por parte do Governo Estadual, era construir um quartel decente para a Polícia Militar, liberando uma das sete colinas da cidade e o prédio do antigo hotel, que desde a gestão de Arraes foi improvisado como quartel do nono BPM. Jornalistas, radialistas, políticos e meio mundo de gente reclama dessa situação há anos e tudo continua na mesma. É um descaso dos seiscentos diabos.


NOTÍCIAS DO AGRESTE

Do Correspondente de Belo Jardim

Wildes Soares de Brito

N

o dia 30 de dezembro de 2014 aconteceu o I Futebol Solidário Juninho Silva e Amigos, projeto com iniciativa do atleta belojardinense Juninho Silva. Ele convidou seus amigos, atletas e ex-

A

Faculdade Asces div u lga v a ga s disponíveis para cursos presenciais de pósgraduação latu sensu nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As matrículas estão abertas a partir da última quarta-feira (04) na Coordenação de Pesquisa e Pó s -G ra du aç ão da Instituição das 08h às 12h, das 14h às 17h e das 18h30 às 21h, (horário de segunda à sexta), e aos sábados das 08h30 às 16h. Mais detalhes sobre o processo no edital disponível na seção de downloads no site www.asces.edu.br , pelo número de telefone (81) 2103-2055 e pelo email posgraduacao@asces.edu. br.

atletas profissionais para o jogo que aconteceu a noite no campo do IFPEBelo Jardim. A torcida também foi convocada para assistir e colaborar com doação de alimentos. Juninho Silva que já defendeu o Sete de Setembro de Garanhuns

N

----------------------------------a tarde da última segunda-feira (09), o vereador Marcelo Gomes (PSB), e st e ve co m o presidente da União Beneficente dos Artistas de Caruaru, professor José Marcolino, e membros da diretoria da instituição para informar sobre uma ve rba de sti n ada à reforma do Mausoléu da entidade. ------------------------iquei em 2º lugar nas etapas de seleção do Programa ALI do SEBRAE/CNPq, bolsa incompatível com vínculos. Po rtanto comunico que deixo a Gerência de Juventude da Prefeitura de

F

e atualmente joga no Central de Caruaru contou com a presença do atleta Fernandinho que é atleta do Grêmio de Porto Alegre e já defendeu o São Paulo e Atlético de MG. Foram arrecadados mais de 50 cestas básicas de a l i m e n t o s e posteriormente repassados para comunidade "Renascer em Cristo" localizado próximo a Companhia do Lazer em Belo Jardim, de onde o co ord enador André encaminhou para a s ár e as ma is necessitadas da cidade. Quando fui convocado por Juninho para colaborar nesse projeto, senti que existe momento de diversão somado a solidariedade. Os dois objetivos foram a l c a n ç a d o s , c o n f r at e r n i z a ç ã o d e amigos e arrecadação de alimentos para ser entregue às famílias menos favorecidas. Os ap oi os d os a mi g os , imprensa, secretaria de saúde de Belo Jardim, IFPE-Belo Jardim, foram fundamentais para o sucesso do evento. O atleta Ju ninho Silv a agradece a todos que participaram de uma forma direta ou indireta.

Caruaru, no dia 28 de Fevereiro, ressalto que saio com sentimento de missão cumprida. Estando à frente das Políticas de Juventude de Caruaru, desde Janeiro de 2011, sempre com muitas d i f i c u l d a d e s conseguimos conduzir as políticas da maneira mais democrática possível e direcionada a quem realmente está à margem da sociedade, p r i o r i za n d o j ov e n s negros e negras, m u l h e r e s , e estudantes. Quero agradecer ao Prefeito José Queiroz, pela confiança e pela oportunidade de troca, a p r e n d i z a d o , acolhimento e compreensão quando sempre precisei.

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

NOTAS CURTAS DO AGRESTE

Lajedo - Nesta última

tarde (03) no Centro de Treinamento, o prefeito Rossin e atravé s d o CRAS realizou a aula inaugural do curso de costura industrial do vestuário. A parceria entre os órgãos da S ecre ta ria d e A s s i s t ê n c i a S o c i a l, SENAI e Banco do Nordeste, tem intuito de gerar emprego e renda familiar para 40 lajedenses. Mais de 200 pessoas aguardam uma vaga entre as 40 preenchidas por mulheres de Lajedo que se inscreveram no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, para participar do curso que dura 3 meses com 200 horas aulas e que apresentou uma matriz curricular exigindo do aluno 75% de presença. A diferença desse curso para os demais já oferecidos na região é que a Prefeitura está fazendo a ponte entre as empresas que darão emprego às p e s s o a s q u e participarão do curso para gerar renda futura, s eg u ndo o p re fei t o R o s s i n e B l é s m a n y. Portanto, proporcionou a apresentação do CrediAmigo (que pertence ao Banco do Nordeste) para financiar por exemplo, as máquinas para as futuras profissionais que podem ganhar por produção. “O curso de costura dá 66% da empregabilidade mundial”, informou a doc ente do Serv iç o N a c i o n a l d e Aprendizagem Industrial (SENAI), responsável pelas aulas que começam nesta quartafeira dia 04 de fevereiro das 13h às 17h e das 18h às 22h, em duas turmas respectivamente.

Iati -

A Prefeitura de Iati vem trabalhando para solucionar um antigo problema no s i s t e m a d e esgotamento e drenagem naquela Cidade. É que por conta d e u m subdimensionamento da tubulação (tubos pequenos), a cada

chuva, parte da rua Sete de Setembro (principal via de acesso ao centro da Cidade) tem o seu pavimento danificado e até as aulas na EREM Francisco Pereira da C o s t a e r a m prejudicadas, já que parte da tubulação passa na área do Educandário. Saloá - As inscrições no concurso público de Saloá já estão abertas. Elas podem ser realizadas no site do Instituto ADM&TEC ( w w w.a d m tec . o rg .b r ) , organizadora do processo seletivo, até 29 de março de 2015. As provas objetivas estão marcadas para 5 de abril de 2015 para todos os cargos, de níveis fundamental, médio, médio/técnico, e superior. Haverá, ainda, aplicação de teste físico apenas para o cargo de operador de máquinas e de avaliação de títulos para todas as funções de nível superior. Para mais informações, acesse: www.saloa.pe.gov.br ou no Terminal de Atendimento (Rua José Bezerra de Lima, S/N, Centro, ao lado do CCI -Centro de Convivência de Idosos, em Saloá).

Angelim - Douglas Cavalcanti (PSB), jovem farmacêutico de Angelim, pode disputar novamente a Prefeitura do Município em 2016. Tem chances porque não terá de enfrentar Marco Calado e o atual vice, Josemir Miranda, já mostrou fragilidade nas urnas mais de uma vez. Douglas é do PSB, mas apoiou Armando Monteiro para governador. O deputado estadual Romário Dias acredita muito no jovem valor e fará o possível para ajudá-lo a ser o próxi mo prefeito de Angelim. Acredito que os angel inenses estão cansados dessa gangorra entre Calado e Salgado e a política da cidade está realmente precisando de “sangue novo”. Paranatama - José

Por João Acioly Lins Neto

ATÉ QUANDO IREMOS SOFRER SEM FAZER NADA?

A q u i n o Nordeste, sofremos tanto com a falta de água e chuva, e não é tão discutido até porque não há interesse político na região. Me corrijam se eu estiver errado cerca de 90% ou mais de nascente e margens de rios estão devastados, terras assoreadas. Se lá atrás digo 100 ou 200 anos alguém tivesse a ideia de proteger nossos rios e suas nascentes hoje o cenário Nordestino seria diferente. Que tal acordarmos e plantarmos numa margem de 500 mts

durante todo o percurso de nossos rios ainda os salvaremos ou ressuscitaremos: mesmo porque as terras ao envolto dos rios estão ou são quase improdutivas, qual interesse em explorar ainda mais e que interesse temos em retirar o que mais se não há árvores não haverá chuvas, em não havendo chuva morreremos de cede e fome. Não é segredo pra ninguém que a as possibilidades de chuvas maiores só acontece onde existem bastante árvores e vegetação. Lembrem-se Deus faz a parte dele agora só depende de nos fazermos a nossa. Não adianta em nada ir a Igreja Orar ou Rezar e não fazer por onde merecer a benção e proteção. É fácil ficar se lamentando ou criticar fulano e beltrano que estão no poder que não fez ou fez, isso ou aquilo. Quantos kms de rios temos no Nordeste e no Brasil? Destes montantes quantos kms de leitos de rios estão protegidos com vegetação?

Teixeira (PSB), prefeito de Paranatama, tem boas condições de eleger seu sucessor no próximo ano. Isso porque vai apoiar o seu vice, Walmir do Leite, com quem não teve problemas nos oito anos de mandato. Prefeito e vice que se entendem é uma raridade em política. E quando isso acontece o vice normalmente é um candidato muito forte. Jupi - Celina Brito (PDT), prefeita reeleita de Jupi, pode estar preparando uma sobrinha, Edjânia - que já trabalha no município para ser a candidata do seu grupo na próxima eleição municipal. Algumas pessoas da cidade com quem conversei garantem que a parente não tem muita aceitação, mas se a oposição ficar dividida entre Ramiro e Rivanda, os governistas podem emplacar esse “nome no vo” no p rocess o político local.

São Bento do Una -

Com o apoio do deputado Marcoantônio Dourado, o ex-vereador Pezinho, de São Bento do Una, se lançou como pré-candidato a prefeito do município em 2016. Foi um ato de peso no bairro da Rua Nova, com a presença de duas mil pessoas, segundo os organizadores. Mas a caminhada do exvereador não será fácil, pois para chegar à Prefeitura terá de enfrentar dois adversários de peso: Débora Almeida (PSB), candidata à reeleição, e Wa s h i n g t o n C a d e t e (PTB), conhecido como o Fera.

C a e té s

- Os funcionários públicos do mu nicípio da Caetés receberam desde o último dia 30 os seus vencimentos já atendidas as exigências da Lei. Os professores de acordo com o novo piso nacional de R$ 1.917,87 e os demais servidores pelo menos o salário mínimo, que a partir de 2015 passou para R$ 788,00. Roseildo Nascimento

Pensem nisso! Sabemos que é difícil mudar a cultura de um povo, mas é extremamente possível...

05


A

Armando acerta parceria com reitor da UFPE

pós visita à U F P E, o ministro do M i n i s t é r i o d o Desenvolvimento, Indústria e Comércio Ex t erior, A rm an d o Monteiro, acertou uma parceria com o reitor Anísio Brasileiro para viabilizar a implantação de um projeto que aprofunde a relação entre a iniciativa privada e a universidade. A ideia é criar uma estrutura na UFPE para articular a produção de soluções para a indústria e investir na inovação. A parceria, que envolve também o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foi acertada durante uma reunião que contou

também a presença do coo rde nador-g eral da representação do MCTI no Nordeste, o ex-reitor Amaro Lins. O encontro ocorreu no final de semana e ficou acertado que um grupo de técnicos das três instituiçõ es , coordenado pela professora Ana Cristina Fernandes, irá trabalhar nos próximos dias na formatação da unidade, que funcionará dentro da própria UFPE. Denominado inicialmente de Unidade de Articulação e Parcerias Estratégicas da U FPE, o projeto está orçado em R$ 2 milhões para os próximos dois anos e tem por objetivo buscar na iniciativa privad a pro j eto s qu e p o s s a m s e r desenvolvidos pelos

professores e alunos nos laboratórios da Universidade.Na opinião de Armando Monteiro, “a política industrial do país tem que ter a visão do quan to a ino va çã o é importante. Po rque a capacidade de as empresas concorrerem e e n f r e n t a r e m o acirramento da competição em escala global se dará na medida em que elas possam ter uma maior propensão a inovar. E isso só se dá se houver cada vez mais um ambiente de cooperação efetiva entre a universidade e as empresas. Esse projeto é muito interessante porque ele responde à necessidade de articular de forma mais efetiva e s s a t r o c a d e co mpetê ncias entre e m p r e s a s e Universidade. Essa unidade vai prover soluções para a indústria”.

“Está na hora de prender Dilma e Lula, chefes da gang que tomou conta do Brasil” Folha de Sõ Pulos/ Foto: Arquimedes

parlamento vai ter que

trabalhar como uma delegacia de polícia para tirar a gang que

tomou conta do Brasil,

Deputado

quer

sob o coma nd o da presidente Dilma

"tirar gang do P T do

Roussef e do ex Lula".

hora de “prender Dilma e

imprensas brasileira e

poder" e diz que está na

Lula”. "O clima no Congresso é de delegacia de polícia".

Essa foi a impressão do

presidente do DEM na

Bahia, José Carlos Aleluia, ao tomar posse do cargo de deputado federal na Câmara dos Deputados.

Para Aleluia, "o

"Além do povo, as

int ern acio na l cobr am explicações sobre o mar de lama no qual chafurda

o País, com o escândalo do petrolão".

N a o p i n iã o d o depu ta do dem ocra ta , todos que foram arrolados até agora "no maior esquema de corrupção da história (Nestor Cerveró, José Sérgio Gabrielli, Paulo

Roberto Costa, Alberto Youssef etc.) cumpriam ordem". "Está na hora de prender os chefes da gang, que são Dilma e LuLa, sendo o expresidente o autor intelectual dos crimes".

A l e lu i a l e m b r a que "a justiça portuguesa já está de olho em Lula", por causa da revelação da Portugal Telecom de que teria pago três milhões de euros ao expresidente. "Nos Estados Unidos, vários processos estão sendo aberto contra a Petrobras, por conta dos preju ízo s causados aos acionistas de lá pelo esquema de corrupção, liderado pelo PT". (Com informações do brasil 247).

Aprovação de Dilma cai de 42% para 23%, Do: G1 diz Datafolha

O

governo da presidente Dilma Rousseff é avaliado negativamente por 44% dos entrevistados, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (7). O índice de eleitores que avaliaram o governo da petista como "ótimo" ou "bom" é de 23%. A última pesquisa divulgada pelo instituto, em 3 de dezembro de 2014, apontava que Dilma tinha avaliação positiva de 42% dos entrevistados. Outros 24% di sseram no a no passado que o governo da presidente era "ruim" ou "péssimo".

06

O resultado da pesquisa de a va li aç ão do governo de Dilma feita neste mês é: Ótimo/bom: 23% - Regular: 33% Ruim/péssimo: 44% - Não sabe/não respondeu: 1% Para 46% dos e l ei to r e s o uv i d o s p e l o insti tut o, Dilma m ent iu durante a campanha eleitoral do ano passado. Outros 14% acreditam que a então candidata falou apenas mentiras durante o processo. A pesquisa Datafolha mostra ainda que 47% dos brasileiros consideram a presidente desonesta, 54% a consideram falsa e 50%, indecisa. Out ro dado levantado pela pesquisa indica que 26% dos eleitores disseram acreditar que a situação econômica do

próprio entrevistado iria piorar neste ano. Outros 38% disseram que a situação deve permanecer da mesma forma como está. Corrupção na Petrobras Ainda segundo o Datafolha, apenas 14% dos eleitores acreditam que Dilma não sabia do esquema de corrupção na Petrobras. Outros 77% dos entrevistados acreditam que a presidente Dilma sabia do esquema. Destes, 52% disseram que ela sabia dos desvios na estatal e deixou q u e o e s q u e m a continuasse. Para 25% dos que disseram que a petista sabia dos desvios, mesmo sabendo, a presidente nada pôde fazer. De acordo com a pesquisa, 21% dos entrevistados apontaram a corrupção como o maior problema do país. O tema só ficou atrás da saúde, que contabilizou 26%. O Datafolha fez a pesquisa entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). O instituto ouviu 4 mil eleitores em 188 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Garanhuns, 13 Fevereiro de 2015

Coluna Fogo Cruzado na Política com Inaldo Sampaio

P e s q u i s a divulgada pelo Datafolha r evela que o P T tem a preferência de apenas 12% dos brasileiros e o PSD de 5%.

Pesquisa do Datafolha divulgada no final de semana revela que 71% dos brasileiros não têm preferência por partido político. Isso é a prova mais robusta da fragilidade e desprestígio d a d e mo c ra ci a representativa. O PT, que governa o Brasil há 12 anos, é o partido preferido por 12% dos brasileiros, ao passo que o PSDB, principal par tido de oposição, tem a preferência de 5%. Uma das causas desse desprestígio é a falta de sintonia entre a pauta da sociedade e a dos partidos que dizem representá-la, sem falar na divisão que há em quase todos eles. Como explicar, por exemplo, que Dilma tenha sido reeleita com 52% dos votos válidos e o partido a que pertence tenha a preferência de, apenas, 12% da população? Isso também é a prova de que o brasileiro não vota nos partidos e sim nas pessoas. Isso poderia ser en fr e nt ad o com u m a substancial reforma em nosso sistema político, partidário e eleitoral. Mas começar por onde?

A divisão nos partidos

Dos partidos que têm estrutura em Pernambuco, apenas o

P T B , liderado pelo ministro Armando Monteiro, não se subdivide em alas. O PSB tem uma corrente a favor de Dilma e outra contra, o PDT tem a ala de Paulo Rubem e a de Wolney Queiroz, o DEM a de Mendonça Filho e a de Priscila Krause, o PR a de Anderson Ferreira e a de S e b a s t i ã o Oliveira e o PSDB a de Daniel Coelho e a de Bruno Araújo. Até o PSOL tem duas alas: a de Edilson Silva e a de José Gomes.

Abacaxi – Está sob a

relatoria do ministro José Múcio (TCU) o processo que apura a concessão, pelo Banco do Brasil, de um empréstimo de 2,7 milhões à empresa Torke, Empreendimentos e Participações Ltda da apresentadora de TV Val Marchiori. O empréstimo foi autorizado, contra parecer técnico do próprio BB, por Aldemir Bendine, então presidente e hoje à frente da Petrobras.

PDT 1 – Wolney Queiroz (PDT) nega a existência de acordo com Paulo Rubem pelo qual a direção estadual do partido, ora seu comando, não interferirá na eleição do Recife em 2016. PDT 2 – Wolney afirma também que a orientação do partido é pelo lançamento de candidato próprio a prefeito nas 27 capitais do país, mas não isso será resolvido aqui e sim pela nacional.

Partido – O deputado

Anderson Ferreira (PR) está coletando assinaturas em Pernambuco para a criação do MB (Muda Brasil), partido que tem as digitais do ex-deputado Valdemar Costa Neto. Ligação – Gonza ga

Patriota já deu várias entrevistas sobre o projeto de sua autoria sugerindo a construção de um canal de 200 km para ligar o rio Tocantins ao São Francisco. Esse canal impediria a falta d'água no Nordeste para m o v im e n t a r a s hidrelétricas do sistema Chesf. Redução – Quando se chamava PFL, o DEM chegou a ter na Câmara Federal 110 deputados. Hoje tem apenas 24, número insuficiente, diz o deputado Alberto Fraga ( D F ), a té p ar a p edi r verificação de quórum. Há quem defenda sua fusão com o PSDB, mas a tese não vai prosperar. Adeus – Morreu em Petrolina aos 73 anos de idade, vítima do Mal de Alzheimer, o ex-prefeito de Riacho das Almas João da Cruz Cavalcanti (1993-1996). Antes de eleger-se prefeito ele foi interventor no município no m ea do p o r M i g ue l Arraes. Posteriormente foi diretor da Ceasa e vice-prefeito (20052009). Era um homem simples e bom. E um gestor público probo e trabalhador. Comissão – Não saiu ainda do papel uma proposta feita por Marco Maciel (DEM), no Senado, no início de 2009: a criação de uma comissão especial com representantes dos três poderes para preparar as comemorações do bicentenário da independência (2022). Maciel, por estar doente, não assistiu ontem à noite à palestra que o ex senador Pedro Simon (PM DB-R S) fez no Recife para empresários

VEREADOR ALCINDO SOLICITA PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PARA O DISTRITO DE SÃO PEDRO ASCOM Legislativo O vereador Alcindo Correia (PROS) apresentou requerimento na Câmara

Municipal de Garanhuns, solicitando para o Distrito de São Pedro o Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO) do Ministério da Educação.

Alcindo Correia explica que o objetivo do PRONACAMPO é apoiar técnico e financeiramente os Estados, Distrito Federal e Municípios para a implementação da política de educação do campo, visando à ampliação do acesso e a qualificação da oferta da educação básica e superior, por meio de ações para a melhoria da infraestrutura das redes públicas de ensino, a formação inicial e continuada de professores, a produção e a disponibilização de material específico aos estudantes do campo e quilombola, em todas as etapas e modalidades de ensino. As ações do programa são voltadas ao acesso e a permanência na escola, à aprendizagem e à valorização do universo cultural das populações do campo, sendo estruturado em quatro eixos: Gestão e Práticas Pedagógicas – Formação Inicial e Continuada de Professores - Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional - Infraestrutura Física e Tecnológica.


Edital do concurso público da Prefeitura de Garanhuns

Texto: Cloves Teodorico / Foto: Internete

O

Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), responsável pela execução do concurso público 2015 da Prefeitura de Garanhuns, d i s p o n ib i li z a r ã o , n a última sexta-feira (06), o edital do concurso que visa o preenchimento de 253 vagas. O documento pode ser visualizado no Diário Oficial dos Municípios/Amupe (www.diariomunicipal.com. br/amupe) e no site da Universidade de P e r n a m b u c o (www.upenet.com.br). Os cargos públicos estão distribuídos em nível superior, médio/técnico e fundamental. As inscrições foram abertas na última segunda-feira (09), sendo encerradas

no dia 08 de março. A t a x a d e inscrição varia de acordo com o cargo interessado. Para os cargos de nível superior, a inscrição é no valor de 100,00; àqueles que tentarão para os níveis médio e técnico, devem pagar 70,00 reais e para os cargos de nível fundamental, a inscrição é de 40,00 reais. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição, de acordo com o edital, podem ser feitos entre os dias 06 e 10 de fevereiro. As isenções deferidas devem ser divulgadas no dia 24 deste mês. No quadro de vagas, o concurso oferece 253 vagas, sendo 2 2 4 d e a m p l a concorrência e 29 reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD). As provas objetivas serão

realizadas no dia 29 de março. O resultado final d o c o n c u rs o deverá ser divulgado, no s i t e www.upenet.co m.br, no dia 08 de maio – exceto para G u a r d a Municipal, cuja seleção exige, ainda, exame médico, exame de aptidão física, exame psicotécnico e um curso específico de formação. O resultado para o cargo de guarda municipal só será divulgado no dia 11 de setembro. Confira, a seguir, a relação detalhada do quantitativo de vagas por cargo: 20 para agente administrativo, 54 para agente comunitário de saúde, 10 para agente de disciplina, 10 para agente de endemias, 02 para assistente social, 05 para auditor fiscal, 02 para coveiro, 03 para enfermeiro, 02 para engenheiro civil, 01 para farmacêutico, 03 para fiscal de abastecimento, 04 para fiscal de obras, 01 para fisioterapeuta, 01 para fonoaudiólogo, 33 para guarda municipal, 03

para jardineiro, 01 para marceneiro, 01 para médico cardiologista, 01 para médico clínico geral, 0 1 m é d i c o endocrinologista, 01 para médico geriatra, 01 para médico ginecologista obstetra, 01 para médico infectologista, 01 para médico mastologista, 01 para médico neurologista geral, 01 para médico neuropediatra, 01 para m é d i c o otorrinolaringologista, 01 para médico ortopedista, 01 para médico pediatra, 01 para médico reumatologista, 01 para médico urologista, 01 para nutricionista, 02 para procurador, 50 para professor I, 01 para professor brailista, 02 para professor intérprete, 02 para professor de artes, 02 para professor de ciências, 05 para professor de educação física, 02 para professor de geografia, 02 para professor de história, 02 para professor de língua inglesa, 02 para professor de língua portuguesa, 05 para professor de matemática, 03 para psicólogo, 01 para técnico em segurança do trabalho, 01 para topógrafo e 01 para veterinário.

SÁBADO COMEÇA O GARANHUNS JAZZ FESTIVAL

EXPEDIENTE

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

O COLUMINHO

Fundado em 01 de Janeiro de 2014 por EDITOR GERAL

Augusto César B. Santos

Augusto César B. Santos

Priscila Car olina B. Santo s

Thiago César Aci oly Lins Santos DIRETOR(A) COMERCIAL

Thays Acioly Lins Santo s José Hildeberto Martins & Taciana Carolina Basílio dos Santos Alves Diretora Financeira:

Jéssica Maria Acioly Lins Santos JORNALISTA RESPONSAVÉL

Roberto Almeida RG DRT 1110

jorna locoluminho@gmail.com O b s : O s a r t ig os p u bl ica do s s ã o de i n te ir a r e s p on s a b il id ad e d o s s e us s i gn at ár io s Tiragem: 1.000 exe mpla res

Igreja Presbiteriana de Garanhuns volta a ter Programa diário de rádio A Igreja Presbiteriana de Garanhuns voltou

imperdíveis com a

O Festival movimenta também o Parque Ruber van der Linden, Pau Pombo, que no domingo, às 15h, tem a apresentação dos Beatles in Blues com Uptown Band (PE) & Karl Dixon (USA).

esta semana a ter o seu programa diário de rádio. O programa “Cristo é a Resposta” é veiculado na Rádio Sete Colinas FM (100,5 Mhz), de segunda a sexta, das 06h30 às 07h. O responsável pelo programa, e também apresentador, é o Rev. Inaldo Peixoto, pastor da Igreja Presbiteriana Central, que este ano comemora 115 anos de Fundação. O Programa tem como objetivo levar aos ouvintes a Palavra de Deus, cumprindo o papel de evangelização. A grade de programação se divide entre mensagens bíblicas, momentos de louvor por meio de músicas e entrevistas com Pastores das demais Igrejas Presbiterianas de Garanhuns. A intenção é alcançar a todas as pessoas. “Nós temos o compromisso de levar a Palavra de Deus à maior quantidade de pessoas que pudermos. E entendemos que o rádio na nossa região, nos dá essa possibilidade, por ser ainda o meio mais utilizado para a informação. É uma ação para a honra e a glória do nome do Senhor”, afirma o Pastor Inaldo Peixoto.

muita atenção a Garanhuns”, afirmou o Reitor. O prefeito Izaías Régis aproveitou o momento para solicitar ao Prof. Pedro Falcão que seja firmado um convênio entre o município e a Faculdade de Medicina da UPE em Garanhuns, para que os alunos do curso possam estagiar nos ambulatórios das UBS´s da Prefeitura. “Nós temos que aproveitar a mente, a juventude e a vontade dos alunos que estão sendo formados na Faculdade de Medicina

da UPE em Garanhuns para o atendimento ao nosso povo. Eu acredito que esse convênio vai ser de extrema importância para esses alunos e a Universidade, mas principal mente vai atender a uma demanda reprimida de atendimento em nossas Unidades de Saúde”, comentou o Prefeito. O pedido do prefeito foi recebido de forma muito positiva e o Reitor disse que vai trabalhar junto à Coordenação do Curso para que esse convênio seja formalizado o mais

rápido possível. Pedro Falcão agradeceu ao prefeito Izaías Régis pela execução das obras do Binário São José. “É uma reivin dic ação an tiga n o ss a , d e s d e 2 0 0 5 quando assumi a Direção da UPE, que ansiávamos que essa obra fosse realizada. Havia a necessidade de organizar o trânsito e de tirar aquelas águas de frente da Universidade, e isso a g o r a é re a lid a d e ”, pontuou o Reitor. O reitor da UPE ainda trouxe a novidade

Está tudo

pronto para a 8ª e d i ç ã o

d o

Garanhuns Jazz Festival. O evento começa

no

próximo sábado,

dia 10, com shows no palco montado na Praça Mestre

Do m in g u i n h o s . Logo na abertura s

h

o

w

s

Roberto Almeida

Orquestra Criança Cida dã e o mú sico Wagner Tiso. No domingo

t e m a g ar a n h u e ns e Andrea Amorim voltando

à cidade e na terça-feira o

cantor e compositor Ivan Lins.

Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, faz visita oficial ao Prefeito Izaías Régis

N

a manhã da última sexta-feira (06), o prefeito Izaías Régis recebeu em seu gabinete, no Palácio Celso Galvão, a visita do Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão. Durante a visita o reitor reiterou os compromissos da Universidade de P e r n a m b u c o co m a região do Agreste

M e r i d i o n a l , especificamente com Garanhuns, cidade polo, onde está localizada uma das unidades da Universidade. “Nós chegamos à reitoria, diante do trabalho que foi desenvolvido em Garanhuns, e por isso sou muito grato a toda a comunidade acadêmica dessa região. E aqui é minha casa, onde sempre morei, agora que mudei para o Recife. Eu vou olhar para o Estado como um todo, mas sempre r e f o r ç a n d o a interiorização e com

Texto: Jacqueline Menezes Foto: Luanny Porto

de uma parceria que está sendo firmada com a Aesga (Autarquia de E nsi n o S u pe ri o r d e Garanhuns). A UPE vai trazer o programa de Mestrado da Faculdade de Administração, para qualificar os professores d o C u r s o d e Administração da AESGA. “A ideia é que a gente traga o curso de Mestrado para funcionar em Garanhuns, atendendo também a d e m a n d a d o s professores da Facul dade de Belo Jardim, que tem curso de Ad min is tr açã o e de Palmares”, finalizou.

07


DIRETO DA REDAÇÃO

ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GARANHUNS Assessoria do Ver. Audalio Ramos / Foto: Divulgação

AMPLIAÇÃO DO COLÉGIO PADRE AGOBAR VALENÇA EM GARANHUNS O

Vereador Gil PM (PRB) solicitou ao Governo Municipal de Garanhuns, a ampliação do Colégio Padre Agobar Valença. Justificando seu pedido, o parlamentar esclareceu que o colégio sempre foi um referencial de ensino, e uma das m a is t r a d i c i o na is d e nossa cidade que no seu auge abrigou mais de 3.000 alunos. Fundado pelo

Com o intuito de

melhorar a qualidade do ensino público em Garanhuns, o Vereador Audálio Filho (PS DC) encaminhou solicitação ao Governo Municipal no s e n t id o d e qu e s ej a implantado o PA PS P r o g r a m a d e A t e n d i m e n t o Psicopedagógico e Social nas escolas municipais. Com essa medida fica assegurada a participação de psicólogos e assistentes sociais em equipes multidisciplinares na rede de ensino público do município (Requerimento Nº 315/14), garantindo mais oportunidades para os profissionais dessas áreas e contribuindo com a melhoria da educação pública. “A p articipação desses profissionais na escola não é uma despesa e sim um investimento na qualidade de ensino para

crianças e adolescentes de nosso município, é oferecer a comunidade escolar apoio para que as diversas questões sociais sejam mediadas e enfrentadas no espaço educacional” explica o vereador Audálio autor da proposta. APOIO AO PL 3.688/2000 NA CÂMARA DOS DEPUTADOS: Foi aprovado na Comissão de E ducação ( C E ) e segue agora para a C o m i s s ã o d e Constituição, Justiça e Cidadania (CC J) o Projeto de Lei 3.688/2000 que prevê a presença de psicólogos e assistentes sociais nas e scolas públicas de todo país. Nos pró ximo s dia s o vereador Audálio encaminhará a Câmara dos Deputados Monção Legislativa de apoio ao referido projeto conhecido como a PL da Educação que uma vez aprovado seguirá para votação no plenário da Câmara Federal.

UPE abre inscrições Estão abertas na

UPE Campus Garanhuns as in scrições pa ra o PA R F O R – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que atende os docentes da rede pública de educação básica (Estadual ou Municipal) que ainda não têm formação superior nas disciplinas ou séries em que atuam em sala de aula. O PA R F O R oferece cursos de C iê n c i a s B io ló g i ca s , Geografia, Pedagogia, e n t r e o u t r o s , contemplando uma oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de q u a l i d a d e , n a modalidade presencial, pa ra p rofesso res em exercício na rede pública de educação básica, a fim d e q u e e s t e s prof issiona is possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e contribuir para a melhoria da qualidade da ed uca ção b á sic a. A s

Assessoria do Ver. Gil PM / Foto: Divulgação

prefeito Amilcar da Mota Va l e n ç a e m 3 0 d e Novembro de 1963, teve

como turma fundadora a de ginasianos de 1967, ho menag ea nd o co mo

A r t e s ã o d e Garanhuns existe há nove anos e, desde então, divulga o trabalho dos artesãos garanhuenses para além da cidade. Funcionando de domingo a domingo, no prédio do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, das 9h às 17h, o local abriga trabalhos de 55 artesãos associados, todos do município. Na oitava edição do Garanhuns Jazz Festival, peças exclusivas estão sendo produzidas e serão comercializadas durante o período do evento, de 14 a 17 de fevereiro. Chaveiros, canetas, canecas e camisas com a marca do festival serão disponibilizados a preços atrativos. “Com a venda desses artigos nós esperamos aumentar em 50% o faturamento da casa. O público que vem ao festival, além de poder levar peças referentes à cidade, poderão levar lembranças desse nosso grande evento”, destaca a coordenadora da Casa do Artesão, Vanessa Oliveira. Mais de 1000 peças estão disponíveis para venda com preços que variam de R$ 2,50 a R$ 500,00. Os materiais são produzidos, em sua maioria, com madeira, tecido, biscuit, couro e material reciclado. No Garanhuns Jazz Festival, além do ponto principal de comercialização, os artesanatos serão vendidos no Parque Ruber Van der Lindem (Pau Pombo) durante o dia e, à noite, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

A Presidente da Autarqui a do Ensino Superior de Garanhuns (A ES G A), Giane Lira, recebeu na manhã desta s e x t a- f ei r a , d i a 6 d e fever eiro, a vi sita d o Professor Pedro Henrique Falcão, Reitor da Universidade de Pernambuco. Após cumprir agenda administrativa e participar de Banca Examinadora de trabalhos de conclusão de curso da UPE Campus Garanhuns, o Reitor foi recebido pelo

EDUCAÇÃO

Prefeito Izaías Régis, visitando posteriormente, a Presidente da Instituição. “Conversamos rapidamente a respeito de uma parceria para oferta do Curso de Mestrado direcionada aos professores das Autarquias da Região. Em outra oportunidade seremos recebidos na Reitoria no Recife a fim de que esta oferta de Mest rado possa ser efetivada, vindo a beneficiar vários docentes da nossa I E S ”, argumentou a Presidente.

I Gestão Itinerante de 2015

Texto e fotos: Samara Pontes

Ronaldo César

aulas terão inicio em Agosto, e os encontros acontecerão nas terças e quintas (horário noturno) e sábados (horário diurno). P od em s e préinscrever nos Cursos de Licenciatura, docentes ou Tradutores Interpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula, é preciso ainda ser professor efetivo ou contratado na rede pública e esteja inscrito no Educacenso 2013/2014. Os interessados podem realizar a préi n s c r i çã o n o s it e d o p r o g r a m a o u procurar a secretaria do PA R F O R n a pr óp r i a Universidade de Pernambuco, em Garanhuns, nos horários abaixo: Q uarta s– feiras: 8h às 12h Sextas e sábados: 8h às 12h / 14h às 16h.

Paraninfo - Amilcar da Mota Valença, Patrono Arlinda da Mota Valença e tendo como 1º Diretor Antônio Gonçalves Dias tendo como lema: "Fé e Saber". “A ampliação do Colégio Padre Agobar Va l e n ç a é u m a reivindicação da população e representa m e l h o r i a s q u e beneficiarão os alunos da nossa cidade”, destacou Gil PM.

Casa do Artesão deve aumentar Reitor da UPE realiza visita à AESGA Assessoria de Comunicação da AESGA faturamento Texto e foto: Samara Pontes A Casa do

F

oi realizada, na manhã da última terçafeira dia (03), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), a I “Gestão Itinerante” de 2015. A ocasião, que pretende aproximar as instituições municipais e as creches conveniadas do Governo Municipal, reuniu cerca de 120 profissionais, entre gestores, coordenador es p e d a g ó g i c o s e secretários escolares das escolas e creches de Garanhuns. A secretária de E du ca çã o , Ja ne c é li a Marins, deu as boasvindas a todos os

EM GARANHUNS TRÊS ENDEREÇOS PERTINHO DE VOCÊ R. Dr. Jose Mariano, 447 - Centro (87) 3761-2911 Av. Santo Antônio, (87) 3761-0256

Av Dq De Caxias, 473 - Severiano Moraes Filho (87) 3761-2578

08

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

professores presentes e falou sobre as mudanças que deverão ser realizadas para melhorar a educação com a contribuição de todas as equipes gestores. “2015 não s erá u m an o de dificuldades e sim de regularidades. O que precisar ser mudado será mudado, mas sempre para melhorar a nossa e d u c aç ã o m u n i c i p a l . Peço hoje a todas às equipes que a nossa gestão itinerante não se encerre por aqui, mas que a sua relevância se estenda para dentro das escolas”, destaca a secretária.

A diretora da creche Santa Clara, Edna Vieira, em um discurso emocionado, falou de todas as mudanças po sitivas qu e foram rea liza das graças à “Gestão Itinerante”. “A essência do nosso trabalho na creche é o amor e sem a parceria com o município nós não conseguiríamos realizar um trabalho tão positivo como está sendo com esse atual governo. Essa iniciativa fez com que nós, que fazemos parte d a s c r e c h e s c o n v e n i a d a s , passássemos a nos sentir como legítimos participantes”, registra a

diretora. O momento tratou de organizar o núcleo de ensino, divulgação do concurso da Associação Pernambucana de A t a c a d i s t a s e Distribuidores (Aspa) e “Ministério Público do Tr aba l ho ( M P T ) na Escola”, divulgação do c a l e n d á r i o e s c o l a r, i nf orm a ç õ es sob re a abertura oficial do ano letivo - na segunda-feira (09) -, comunicado da a v a l i a ç ã o d o coordenador pedagógico, orientação da carga ho rá ria do p rofe ssor, concessão de férias e licenças, entre outros temas.


CADERNO B

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

Confraternização de fim de ano dos Caminhantes do Parque Euclides Dourado

B-01


COM A PALAVRA O LEITOR

FALANDO COM O LEITOR

COM A PALAVRA: JESUS Jesus de Oliveira Campelo

Adelson do Vale

C

O equilíbrio é o apanágio dos felizes

CHEGA O FIM DO RÁDIO AM

om a transferência do rádio AM para FM, que deve acontecer no início de 2015 sendo, Natal no Rio Grande do Norte, a primeira cidade contemplada com essas mudanças; também acaba o fim do chiado produzido pela amplitude modulada AM, migrando para a frequência modulada FM. O decreto Lei nº 8.139 assinado pela Presidente Dilma Rousseff, autoriza todo processo de mudanças, que só vai trazer grandes benefícios para essas rádios que operam na frequência AM. Assim melhora todo o s i s t e m a d e comunicação, eliminando de vez chiados e interferência de som produzido por outros meios de comunicação ou até mesmo avião. Chegando a digitação da TV e sua migração para TV digital, fica sobrando faixas que antes vinham sen do ocupadas pelas emissoras de televisão; agora, já que existem essas faixas disponíveis, com essa medida adotada pelo Governo, passa a melhoria da comunicação do rádio AM com essa migração. Segundo a Associação

Brasileira de Emissoras de Rádios e TV, ALBERT, fazendo uma avaliação dessa mudança, concluiu que 90% das 1,8 mil emissoras de rádios comerciais em todo o país, irão passar por esse processo de mudanças, embora de forma gradativa. Quando o Ministério das Comunicaçõ es está cuidando dessas t r a n s f e r ê n c ia s , f a r á sorteios por Estados B ra s il eir os, e a in da passará por um período de adaptação para que operadores de rádios aos poucos possam se adaptar. Todo esse processo de migração do rádio AM para a faixa FM será necessário que essas mudanças aconteçam gradativamente para que a população que vinha acostumada com o rádio AM possa também se adaptar e esquecer o rádio AM para sempre, chegando a uma era de e v o l u ç ã o d a comunicação brasileira de TV e rádio usar essas frequências, as emissoras de TV totalmente digital e o rádio operando com a frequência modulada FM. Essas mudanças vêm trazer outros benefícios além da má qualidade do

som por causa de interferência dos aparelhos de som ou s i s t e m a s d e comunicação que interfere nessa faixa, essas rádios operando em FM passam a ganhar um maior público de audiência quando se pode sintonizar a faixa FM no celular, beneficiando ainda os fabricantes de aparelhos de rádio em esc ala somente FM É provável que cerca de 1% dessas rádios ainda permaneça com a faixa AM, por motivos de estarem localizadas em regiões onde faz chegar a informação distantes das grandes cidades, a faixa AM alcança a população que mora em Manaus e mato Grosso do Sul por exemplo. Dessa forma, as rádios FM pelo uso de uma frequência maior, o seu comprimento de onda é menor, a sua amplitude de chegar é menor, isto é quanto maior a frequência menor o raio de cobertura, des tacou o Senador Walber Pinheiro (PT/BA) discursando em plenário. F on t e d e p es q u i s a: Goolgle. Blogues Calilas Notícias.

Com a Palavra Advíncola

P

or ainda não conhecer-se a si mesmo e nem à essência da vida e do mundo onde habita, o ser humano concentra na vida terrena todas as realizações possíveis, tendo como objetivo principal o seu bem-estar. E, dentro dessa linha de procedimento muita s vezes visando conseguir seu objetivo atropela seu semelhante, se este lhe causar alguma dificuldade. Dentro do seu modo de pensar e agir é preciso que ele predomine, pois, a igualdade, daria a outros, direitos que ele só quer para si; a fraternidade lhe imporia sacrifícios em detrimento ao seu bem estar; a lib erdade, também, ele só quer para si, e somente a concede aos outros, quando não lhe fira, de modo algum, suas prerrogativas. Não podem os homens ser felizes se não viverem em paz, isto é: se não os animar um se n t i me n t o d e

Nicola Advíncola

Wilma Lazarte Terceros

No início do ano, senti que Deus tinha um plano especial para mim e que eu

deveria fazer Sua obra. Então pedi a Ele que me mostrasse a pessoa a quem eu

deveria dar estudos bíblicos. Tudo começou no mês de fevereiro com Seminário de

enriquecimento Espiritual, ministrado em minha igreja... Nessa ocasião, compreendi a importância da oração e isso me motivou a compartilhar a minha fé com outras pessoas e fazer uma lista de oração, na qual incluí o nome do meu primo

Sandro e de sua família para lhes dar estudos bíblicos, e também o de outro primo, Elio e família, pelo retorno à igreja.

A primeira resposta às minhas orações veio quando me inscrevi como missionária e quando meu primo Sandro aceitou fazer o curso A Bíblia Fala. A segunda resposta foi a decisão de meu primo Elio de voltar para a igreja com toda a sua família. Ao mesmo tempo, continuei dando estudos bíblicos para o Sandro. Então, ele sofreu uma embolia, mas a família se apegou a Deus com mais fervor e

começou a orar por ele e sua saúde melhorou. Margarita, a esposa, me disse que eles desejavam ser batizados. Fiquei muito surpresa e confirmei essa decisão com meu primo e também com seu filho. Pedi ao pastor do distrito que nos acompanhasse nos estudos bíblicos e na coordenação do batismo. No dia 30 de setembro, meu primo e toda a família foram batizados.

Agora sei que a oração sincera, feita com fé, é respondida por Deus. Tiago 5:16 diz: “Orai uns pelos outros, para serdes curados.” Esse verso motivou meu

primo a orar por sua saúde. Agora, ele sua família fazem parte das minhas orações e são membros em nossa nova congregação. Deus respondeu às minhas orações e continuo orando para ser Sua mensageira.

Hoje, estou orando por minha amiga Clefi e sua família, que estão muito interessados, mas ainda não tomaram a decisão de seguir a Cristo. Agradeço a Deus o fato de me fazer um instrumento de salvação para muitos lares. – Wilma Lazarte Terceros.

B-02

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

benevolência, de indulgência e de condescendência recíprocas; ou melhor, dizendo: enquanto procurarem esmagaremse uns aos outros. O amor ao próximo e a fraternidade resumem todas as condições dos deveres sociais; um e outro, porém, pressupõe abnegação; mas, a a b n e g a ç ã o é i nc om p at í ve l c om o egoísmo e o orgulho; logo, com esses vícios, não é possível a fraternidade, nem, por conseguinte, igualdade nem liberdade, visto que os egoístas e os orgulhosos querem tudo para si. A exaltação da personalidade leva o homem a considerar-se acima dos outros. Julgando-se com direitos superiores, melindra-se, com o que a seu ver, constitua ofensa aos seus. N est e a sp e ct o olhamos com tristeza o quadro político nacional

constituído de homens eleitos pelo povo para governá-los nas esferas federal, e stadual e municipal. A atividade política, que tem por objetivo a conquista, a manutenção e a expansão do poder, apresenta-se duas m o d a l i d a d e s fundamentais, que parecem corresponder às duas dimensões; a animalidade e a racionalidade. O exercício da violência, a destruição recíproca, é comum entre os homens e os animais que também se devoram entre si para sobreviver, com uma diferença: - os animais irracionais não praticam os mesmos atos que diariamente são estampados nas manchetes dos jornais e divulgados pelos demais órgãos de comunicação. Não é de se surpreender, portanto, que as formas de lutas políticas correspondam os diferentes estágios de racionalidade alcançados pelo homem ao longo de sua h istória. Longe, portanto, de alcançar o equilíbrio indispensável à sua perfeição.

Com a Palavra Desayevi

Anndrew Nicolas Desayevi

J

O QUE FAZER QUANDO AS CONTAS NÃO BATEM

aneiro e fevereiro, são os primeiros meses do ano em que o consumidor deve ficar atento quanto ao controle das despesas nas empresas como também no orçamento doméstico. A dona de casa deve ficar de olho nos preços e ir logo se acostumando com as tarifas públicas, produtos e serviços que tiveram reajustes assustadores e devem subir até 30% logo nos primeiros meses do ano, como por exemplo: energia, telefone, água e combustíveis. Material escolar e renovação das matriculas escolares, são as principais despesas que mais pesam no orçamento da família nessa época do ano, e para isso se deve ter os cálculos feitos com precisão para não estourar o orçamento, principalmente para quem já fez compras no cartão no final do ano, e no entanto o que fazer quando as contas não batem? Para o economista José Antônio Medeiros, a saída para equilibrar o orç amento doméstico, é cortar gastos e só comprar produtos de primeiras necessidades, além de fazer

pesquisas de preços, optar por marcas de produtos mais baratas que seja do mesmo padrão das marcas mais caras, negociar as contas com atraso se for o caso dos cartões de créditos dentro do limite das parcelas que o orçamento permitem quitar as dividas. Medeiro recomenda ainda que compras em supermercados, sempre é bom calculadora na mão depois de feita uma boa pesquisa, onde comprar mais barato e se no cartão ainda negociar aqueles que oferecem melhores prazos, tomando sempre essas medidas, a dona de casa consegue fazer uma boa economia nessas compras, além disso elas devem ficar atenta nas promoções que se encontram nos mercadinhos e s up e rm er c a do s da re gi ão , comprar produtos em promoção deve observar as datas de validades dos produtos melhor consumir biscoitos, doces e chocolates antes que a data vença. Quanto as feiras livres os preços dos hortifrutigranjeiros, ficaram 30% mais caros em média, o quilo do tomate ficou mais caro podendo chegar a R$

3,00 reais e a batata inglesa foi a campeã dos preços altos em final de dezembro último chegou a ser vendida por R$ 5,00 reais o quilo um aumento de 150% pois a falta desses produtos na Ceaga com a estiagem prolongada nessa época, contribuem muito para esses aumentos e ainda os reajustes dos salários, comentou uma comerciante da feira. Comprar nas feiras livres, pode ser bem melhor quando o consumidor tem mais opção em produtos que vem das propri eda des rurais e sã o comercializados pelos próprios agricultores, vendendo direto ao consumidor os preços desses produtos são bem mais barato, banana, manga, alface, coentro, tomate, cebola, quiabo, melancia e mamão. As feiras oferecem ainda, para quem gosta de comprar por melhor preço, pechinchar é outra saída para dona de casa que pode ainda economizar na feira, tudo é válido em época de recessão econômica, quando a palavra de ordem é comprar menos a quem vende pelos melhores preços e economizar mais.


ECONOMIA Garanhuns, 13 de Fevereiro 2015 O

s três maiores bancos privados do país, apesar da temporada de balanços laureada por analistas e investidores - Itaú, Unibanco, Bradesco e Santander - fecharam 2014 com chave de ouro: um lucro liquido de R$ 37,5 bilhões; isto representou uma expansão de 25,8% em comparação com os resultados do ano anterior, com relevância para Bradesco e Itaú. O crédito teve uma expansão de 8,43% em um ano, mais arma mais eficiente foi o combate às perdas, o alvo preferencial das instituições financeiras foram as despesas administrativas e também com calotes, receita essa que será reaplicada ao longo de 2015. “Focamos na redução de riscos e de despesas e isso nos posiciona bem para 2015”, afirmou Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco, durante entrevista a jornalistas em São Paulo. O banco exibiu um lucro de R$ 20,2 bilhões, com alta de 29% em relação a 2013, o maior dos três bancos citados.

O

Brasil deve ajustar as contas públicas, aumentar o investimento em infra-estrutura e promover reformas estruturais, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Em documento divulgado no dia 06 de fevereiro 2015, o Fundo faz essas recomendações para o país corrigir desequilíbrios macroeconômicos, enfrentar gargalos de oferta e melhorar as perspectivas de crescimentos. Ao tratar das políticas que os países emergentes deve adotar, o Fundo diz que algumas dessas economias, como Brasil, India, África do Sul e Turquia, “precisam manter o curso da consolidação fiscal”. Segundo o FMI, o ajuste das contas públicas é importante, “dados os grandes déficits fiscais e a inflação alta em alguns casos, e elevados empréstimos externos que aumentaram a exposição a riscos de financiamentos externos em outros”. A avaliação faz parte da nota preparada pela equipe de economistas do FMI para a reunião dos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G-20, a ser realizada em Istambul. O FMI diz ainda que o investimento em infraestrutura é necessário em algumas economias emergentes como Brasil, Índia e África do Sul, para diminuir gargalos de oferta. É importante porém, que isso ocorra sem causar problemas fiscais e levando em conta a questões da eficiência.

COM A PALAVRA O PROFESSOR CLODOALDO Um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que a cada um dos 594 parlamentares que tomarão posse em fevereiro vão passar a custar R$ 151 mil por mês aos cofres públicos. Ao longo de todo o ano de 2015, os 513 deputados e 81 senadores vão gastar mais de R$ 1 bilhão com os vencimentos e os benefícios. O levantamento leva em consideração as principais vantagens com os valores divulgados pela Câmara e Senado, como salários, auxílio-moradia, ajudas de custo para a mudança do parlamentar para a capital federal, além passagens aéreas e verbas para os gabinetes, entre outras. Houve um aumento de 26% nos custos aprovado pelos congressistas em dezembro. A atualização dos vencimentos terá um impacto de quase R$ 93 milhões por ano na folha de pagamento do poder legislativo.

A

temporada do Imposto de Renda da Pessoa Física 2015 (anocalendário 2014) terá início no dia de 2 de março e se estenderá até 30 de abril, segundo a Instrução Normativa 1.545, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. A entrega do documento poderá ser feita até as 23h59 do último dia do prazo. Quem entregar com atraso estará sujeito a uma multa mínima R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam, no ano p a ss a d o , re n d i me n t o s tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, que ultrapassaram R$ 40 mil. Aqueles que tinham a posse ou a propriedade de bens ou direitos em valor superior a R$ 300 mil, no dia 31 de dezembro de 2014, também precisarão prestar contas ao Fisco. Rascunho

Esse ano o contribuinte já pode ir preparando a sua declaração mais cedo, mesmo antes da liberação dos programas de preenchimento e envio do IR. Um novo aplicativo da Receita Federal, lançado em no vemb ro de 2014, permitiu a criação de um rascunho digital do documento. A s i n f o rm a ç õ e s salvas no rascunho poderão ser transportadas automaticamente para a declaração do IR 2015 a partir de março, quando o programa gerador estiver disponível.Os dados do rascunho, portanto, só poderão ser editados e salvos até o final de fevereiro. A partir de março, apenas a transferência das informações estará habilitada. O objetivo do novo app é exatamente facilitar o preenchimento, dando mais tempo para os contribuintes o r g a n i z a r e m a documentação. O seu uso, no entanto, é facultativo. A ferramenta pode ser acessada por computador ou dispositivos móveis com os sistemas operacionais Android e iOS. Como a base de dados é a mesma, é possível começar o rascunho no celular e depois continuá-lo pelo computador.

B-03


Eu acredito A i n d a acredito nas pessoas de p o r t e pequeno e corações grandes. A i n d a acredito nos que se batem pela justiça, sem esquecer a humanidade. Acredito nos que choram pelas dores alheias, mesmo que isto não seja compreendido pela maioria. Ainda acredito que é possível amar as pessoas sem nenhum interesse. Acredito nos que se imolam para que outras pessoas vivam. Acredito até, que existe dentro de cada um, um herói anônimo que espera aflorar no momento de maior necessidade.

Acredito nas mães acalentando seus filhos, mesmo que a vida lhe cobre muito caro. Acredito em cada mulher que abre mão das suas profissões em prol da vida daqueles que lhe foram legados. Acredito naqueles que diuturnamente trabalham em prol dos seus semelhantes, mesmo em meio as intempéries que a vida co l oc a no ca m i n ho . Acredito que o amor profissional suplanta o interesse pessoal. Acredito na criança, na inocência do seu pensar, na pureza da sua essência. Acredito que é dos pequenos o futuro que todos sonhamos. Acredito na honestidade de propósitos, nos homens

Garanhuns, 23 de Fevereiro de 2015

Dia do olho roxo

Antônio Cândido de Souza

de boa vontade. Acredito na vontade de servir como um propósito de vida, não como uma maneira de tirar vantagens. Acredito que é possível viver entre os maus sem perder a bondade. Acredito na pureza dos espíritos altruístas que não se abatem ante a desumanidade. Acredito ser possível viver cada dia como se fosse o último. Acredito que não precisamos ser infelizes por antecipação, pois cada dia nasce diferente para cada vida. Por fim, acredito que vale a pena acreditar no mundo e nas pessoas, mesmo diante da des crença geral. Eu acredito que viver é mais dorido que morrer.

O pilar do emprego começa a ruir — e as demissões batem à porta Luís Lima e Naiara Infante Bertão

O

s principais pilares que seguravam a economia brasileira se deterioraram fortemente em 2014: os investimentos, o consumo e as exportações. O único remanescente era o emprego, do qual os governos petistas sempre se gabaram para justificar suas políticas econômicas heterodoxas. Mas, tudo indica, o cenário mudou. Ocorre que a taxa de desemprego, que terminou 2014 em sua mínima histórica de 4,3%, vinha sendo sustentada não só pela criação de vagas, mas também pela grande quantidade de brasileiros em idade ativa que não procurava trabalho. Com o aperto nas regras do segurodesemprego anunciado no apagar das luzes de 2014, muitos devem voltar à procura. Contudo, dados coletados pela Fundação Getulio Vargas a pedido do site de VEJA mostram que esses brasileiros não encontrarão boas notícias. O indicador de 'emprego futuro' de janeiro de 2015, que apura a confiança da população em relação ao trabalho, atingiu seu pior nível desde o início de 2009. Em um ano, acumula queda de 24%.

Pedro Cardoso da Costa

Ano sim, ano não, depois da alegria das festas de

Natal e Ano-novo, as pessoas assistem a posse dos executivos eleitos. Este ano foi da presidenta e dos 27 governadores. Seria uma cena deprimente, não estivesse o brasileiro se acostumado com tantas promessas vazias e realizações zero. Em cada posse se elege um tema da moda. Como o governo federal modificou uma lei para camuflar que gastou milhões acima do que arrecadou, a ladainha foi corte de gastos. Agora, vai! Todo mundo vai gastar pouco, refazer contratos. A maioria ou está se reelegendo ou já ocuparam o posto por anos a fio. De concreto, só o governador de Mato Grosso do Sul já cortou o salário pela metade. Há dezoito meses consecutivos o crime aumenta em São Paulo. Geraldo Alckmin está no posto pela quarta vez. E a cada posse repete que vai enfrentar a criminalidade. Serão oito anos consecutivos. A justificativa do governador para o aumento da violência é que agora se faz boletim de ocorrência pela internet. Mesmo que fosse verdade, que não é, não importa para ele que os crimes já existiam de fato e apenas não eram comunicados porque a população não dispunha de meios. Os chamados “analistas políticos” se deslumbram em apontar a sinalização desse ou daquele governador. Dilma sinaliza... Os governadores do Nordeste sinalizam... Pimentel sinaliza... É uma embromação de cumplicidade duvidosa que já transbordou a paciência do brasileiro. Com a sua sinceridade de sempre, Dilma Rousseff disse que não retiraria direitos do trabalhador nem que a vaca tossisse. Antes mesmo da posse, os direitos, se não foram retirados totalmente, foram dificultados ao máximo. O que se adquiria num mês foi para vários meses à frente. E encerrou o discurso de posse dizendo que no seu governo os brasileiros só ganhariam mais, mais e mais direitos. Costumo definir como cinismo administrativo brasileiro. Não existe exemplo maior do que a presidenta dizer que vai melhorar a educação e segurança escolhendo como ministro Cid Gomes e Jaques Wagner, que deixou a Bahia como um dos estados com maior índice de criminalidade do Brasil. E fecha com um ministro assumidamente ignorante para a pasta dos esportes, com uma olimpíada a ser realizada no próximo ano. Com exceção das pastas ligadas à economia, os demais ministérios não têm a menor relevância que sejam ocupados por qualquer um. Quem escolhes três ministros como esses não quer gestão nenhuma. Outro mote absolutamente novo nas posses é que agora todos vão investir para valer na educação. Agora, vai! Não precisa pesquisa porque dá para lembrar que foi assim em todas as posses recentes. E a juventude está concluindo o ensino médio nas chamadas escolas públicas sem saber quais são as letras vogais e consoantes. Constato pessoalmente essa situação todo ano. Não sabem isso dentro de um contexto de conhecimento. De verdade, eles não sabem nada. No Brasil, os índices de violência são tão altos, tão altos, que deveria sofrer uma estagnação natural. Não teriam mais como subir. Mas, seguindo os índices atuais, com a maioria sendo os mesmos que estão governando ou já governaram, daqui a quatro anos, mais de 200 mil brasileiros terão sido assassinados, com apuração e punição de 1% dos casos; e mais outros 200 mil terão morrido nas estradas. As crianças ainda terminarão o ensino médio sem saber o nome de um estado e de uma capital de qualquer região brasileira. Caso voltemos às ruas como em Junho de 2013, aí a coisa pode mudar. Se continuarmos exercendo a cidadania apenas na internet e culpando os outros sem fazer nada, assim como foi em 2010, 2002, os governos nem precisarão mudar o discurso. E confirma que o dia 1º de janeiro é o dia da mentira oficial.

JÁ EXISTEM FUNDAMENTOS PARA IMPEACHMENT DE DILMA, DIZ UM DOS MELHORES Ives Gandra Martins JURISTAs DESTE PAIS LEI DO IMPEACHMENT

P

ediu-me o eminente colega José de Oliveira Costa um parecer sobre a possibilidade de abertura de processo de i m p e a c h m e n t presidencial por i m p r o b i d a d e adm in istrativa, não decorrente de dolo, mas apenas de culpa. Por culpa, em direito, são consideradas as figuras de omissão, imperícia, n e g l i g ê n c i a e imprudência. Contratado por ele –e não por nenhuma empreiteira– elaborei parecer em que analiso o artigo 85, inciso 5º, da C o n s t i t u i ç ã o

02

B-04

(impeachment por atos contra a probidade na administração).uAnalisei também os artigos 37, p a r á g r a f o 6 º (responsabilidade do Estado por lesão ao cidadão e à sociedade) e p a r á g r a f o 5 º (imprescritibilidade das ações de ressarcimento que o Estado tem contra o agente público que gerou a lesão por culpa –repito: i m p r u d ê n c i a , negligência, imperícia e omissão– ou dolo). É a única hipótese em que não prescreve a r e s p on sab il id ad e do agente público pelo dano causado.

Examinei, em seguida, o artigo 9º, inciso 3º, da Lei do Impeachment (nº 1.079/50 com as modificações da lei nº 10.028/00) que determina: “São crimes de re s po n s a bi li da de contra a probidade de administração: 3 – Não tornar efetiva a responsabilidade de seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição”. A seguir, estudei os artigos 138, 139 e 142 da Lei das SAs, que impõem, principalmente no artigo 142, inciso 3º, responsabilidade dos C o n s e l h o s d e Administração na fiscalização da gestão de s eus dire tores , c om amplitude absoluta deste poder. Por fim, debruceime sobre o parágrafo 4º, do artigo 37, da Constituição Federal, que cuida da improbidade

administrativa e sobre o art igo 11 da l e i nº 8.429/92, que declara: “Constitui ato de i m p r o b i d a d e administrativa que atente contra os princípios da administração pública ação ou omissão que viole os deveres de h o n e s t i d a d e , imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições”. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Ao interpretar o conjunto dos dispositivos citados, entendo que a culpa é hipótese de i m p r o b i d a d e administrativa, a que se refere o artigo 85, inciso 5º, da Lei Suprema d e d i c a d o a o impeachment. Na sequência do pa re ce r, referi-me à destruição da Petrobras, reduzida a sua expressão nenhuma, nos anos de gestão da presidente Dilma Rousseff como presidente do Conselho de Administração e como

presidente da República, por corrupção ou concussão, durante oito anos, com desfalque de bilhões de reais, por di nh ei ro i lici ta men te desviado e por operações administrativas desastrosas, que levaram ao seu balanço não poder sequer ser auditado. Como a própria presidente da República declarou que, se tivesse melhores informações, não teria aprovado o negócio de quase US$ 2 bilhões da refinaria de Pasadena (nos Estados Unidos), à evidência, restou demonstrada ou omissão, ou imperícia ou imprudência ou negligência, ao avaliar o negócio. E a insistência, no seu primeiro e segundo mandatos, em manter a mesma diretoria que levou à destruição da Petrobras está a demonstrar que a improbidade por culpa fica caracterizada, c o n t in u a n d o d e u m mandato ao outro.

HÁ FUNDAMENTAÇÃO

À luz desse r a c i o c í n i o , exclusivamente jurídico, terminei o parecer afir man do haver, independentemente das apurações dos desvios que estão sendo realizadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público (hipótese de dolo), fundamentação jurídica para o pedido de impeachment (hipótese de culpa). Não deixei, todavia, de esclarecer que o julgamento do impeachment pelo Congresso é mais político que jurídico, lembrando o caso do presidente Fernando Collor, que afastado da Presidência pe lo Co ngresso , f o i absolvido pela Suprema Corte. Enviei meu parecer, com autorização do contratante, a dois eminentes professores, que o apoiaram (Modesto Carvalhosa, da USP, e Adilson Dallari, da PUCSP) em suas conclusões.


ACONTECEU VIROU NOTÍCIA Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

Em 04 de fevereiro de 1979, Garanhuns comemorava o seu centenário, e o Prefeito da época, o Sr. Ivo Tinô do Amaral, fala sobre aquele dia!

Barão de Nazaré. Figura brilhante e deputado provincial deste Estado, que, graças à sua visita à nossa Vila em 1878, resolveu apresentar projeto que, depois de aprovado por todos os deputados, tornou-se Lei nº 1.309, a 04 de fevereiro de 1879. E que ele sentiu aqui o valor de nossa gente, a vantagem de nosso clima, e a tendência para as alturas, dentro dos altos princípios do progresso da terra gloriosa de Simoa Gomes de Azevedo.

Do primeiro prefeito ao prefeito do Centenário O símbolo do Centenário

Luiz Gonzaga tem o reconhecimento do povo no ano do centenário

Mensagem do então Prefeito Ivo Tinô do Amaral, ao povo de Garanhuns Ao ensejo das engalanada e florida se

comemorações festivas d os CEM ANO S d e emancipação política do MUNICÍPIO DE GARANHUNS, desejo expressar a todos os munícipes a minha fé na dignidade da cidade que a passos largos cumpre o vaticínio do BARÃO DE NAZARETH, tornandose, pela beleza das suas flores, pela excelência das suas águas, pela sua paisagem urbanística, pelo seu clima salutar e pelo seu povo altivo e empreendedor, apta a desempenhar um grande papel na liderança do Agreste Meridional, fiel a sua destinação histórica. Foi atraído por essas virtualidades que o BARÃO DE NZARETH se apressou-se em torná-la cidade. e é nessa antevisão que povo e G o ve rn o jun t os n ã o mediram esforços a fim de que a CIDADE CENTENÁRIA sempre

curve ante a onipotência de Deus e se encaminhe em direção às alturas. Que o povo de GARANHUNS faça do seu clima um traço de união para a sua destinação de cidade progressista que acredita no HOMEM e o faz artesão de sonhos que se transformam em realidade. H o n r a - m e sobremaneira em assinar essa MENSAGEM fazendo jus à confiança que o povo deposita nesta condição de P R E F E I T O D O CENTENÁRIO e mandatário deste mesmo p o v o , d e st a b e l a e valorosa CIDADE que nunca me faltou na caminhada incansável pela grandeza de Garanhuns. Garanhuns, 04 de fevereiro de 1979 IVO TINÔ DO AMARAL PREFEITO

Títulos de Cidadãos do Centenário

Programação extensiva do Centenário de Garanhuns

Ciclo de Confêrencia do Centenário

O então prefeito da época, o Sr. Ivo Tinô do Amaral, recorda com um certo saudosismo, aquele ano do centenário da nossa querida Granhuns. Ele lembra, que as 06:00h da manhã teve uma alvorada de fogos em todas as Sete Colinas de Garanhuns, para lembrar ao povo que, naquele dia 04 de fevereiro de 1979, Garanhuns faria história ao completar 100 anos, e ele, como prefeito do Centenário, não poderia deixar este fato no mero acontecimento. Ao longo do dia, teve varias comemorações, tanto ecumênicas como a parte profana com Shows.

B-05


FATOS & VERDADES

M a n oe l P ae s Torres, cidadão de conduta irrepreensível, inteligente, espirituoso, proprietário da Fazenda Brasileiro em Brejão e dirigida atualmente por seu filho Miguelzinho exPrefeito de Brejão. Casado com a filha mais velha de “Seu” Miguel Calado Borba, uma das maiores lideranças políticas do Agreste. Pai de numerosa e muito digna família, registra alguns casos que bem demonstram a sua personalidade generosa, decente e, além do mais, sempre bem humorada, apesar de uma aparente sisudez. RECLAMAÇÃO DE MANOEL AO CAIXA DO BANCO DO BRASIL

Na agência do Banco do Brasil em Garanhuns que permanece ainda hoje no mesmo lugar de então, existia um caixa, Sr. Valdem ar, autoritário, seco, mal humorado e considerese que, até pela estrutura administrativa na época, os Caixas se constituíam no

Manoel Paes Torres segundo escalão abaixo apenas dos Gerentes e Subs. Em cima da janelinha do caixa tinha afixada uma placa que dizia: “Con fira seu dinheiro na hora. Depois não aceitamos reclamação.” O resultado é que num belo dia, Manoel Paes Torres vai receber uma bela soma em dinheiro e como demoraria a contar, para facilitar, afastou o pacote de dinheiro da frente da janela do caixa e junto, no próprio balcão, começou a contar o dinheiro. Logo percebeu que estava sobrando dez mil cruzeiros (era muito dinheiro até para a época) e, de imediato, dirigiu-se ao caixa Waldemar e o alertou que o dinheiro estava errado. Sem qualquer indagação, Waldemar limitou-se a apontar a placa dizendo que havia passado a hora da reclamação. Em vista da rejeição, Manoel Paes ainda tentou, mas não conseguiu demover o empedernido Caixa, r e t i r o u - s e obedientemente e foi embora.

No fim do dia, o “inevitável!”. Constatada a diferença, mas conhecendo a honradez de Manoel, Wa ld ema r co rre pressurosamente à sua residência para resolver o problema verificado quanto ao dinheiro que faltou no caixa. Ao ser solicitado pela devolução da importância paga a maior, Manoel Paes retrucou-lhe, com toda a tranquilidade e sem levantar a voz, que “havia passado a hora da reclamação!” e, por c onsequência, não podia fazer nada para ajudá-lo. Daí em di ant e, f or am dois dias de horror pra “Seu” Waldema r. Recorreu a Deus e o mundo, amigos comuns e nada adiantou. Manoel Paes permanecia irredutível: “Passou a hora da reclamação!” repetia como uma gravação. A t é qu e no terceiro dia, Manoel Paes entrou no Banco do Brasil, com

LAZER

B-06

Carlos Eugênio

Com a implantação da Secretaria da Mulher, o

Governo Izaías Régis vem proporcionando importantes avanços para as mulheres garanhuenses, colocando o Município em destaque em nível estadual no segmento de Políticas Públicas voltadas às integrantes do sexo feminino. Mas o mesmo Governo que valoriza as cidadãs do Município vem esquecendo àquelas que ajudam o Prefeito a governar: as Servidoras Públicas. É que o Prefeito Izaías Régis (PTB) vem se desgastando junto às mulheres que compõem o quadro funcional da Prefeitura desde que sancionou a Lei nº 3977/2014, no dia 25 março de 2014, reduzindo o Salário Maternidade das servidoras do Município de 180 para 120 dias, o que motivou o descontentamento geral das servidoras e seus familiares para com o Prefeito. “Menos de 1% das funcionárias públicas de Garanhuns estão em idade fértil. Para ser mais precisa, apenas 0,9%. E ainda assim a licença maternidade é de apenas 120 dias. Portanto, a justificativa de oneração na folha de pagamento não é cabível, pois a quantidade de mulheres em idade fértil é irrisória e não faria tanta diferença assim a concessão dos 180 dias, como era até o dia 25 de março de 2014”, registrou a Servidora Municipal, Steffanny Carvalho Leite, em seu perfil no facebook, desabafando em seguida: “imagino que se não houvesse uma Lei que assegura os 120 dias e se 50% das funcionárias estivesse em idade fértil, a Câmara de Vereadores daqui decretaria para quem teve parto normal uma semana de licença maternidade e um mês par a quem te ve par t o ce sáre a. Vi v a o RETROCESSO!”, publicou a Servidora. É importante registrar que uma Ação visando 'devolver' os 60 dias de Salário/Licença Maternidade às funcionárias do Município chegou a ser ensaiada no ano passado, inclusive com a marcação de reuniões na Câmara de Vereadores sobre o tema, mas as discussões não avançaram; o assunto se perdeu no tempo e os Agentes Públicos que participavam do processo, talvez por falta de poder de decisão, silenciaram. Enquanto isso, o desgaste do Prefeito Izaías Régis junto a categoria segue aumentando. Em publicação no facebook, a secretária da Mulher, Eliane Simões, pontuou: “lamento profundamente não termos progredido nas discussões para que este direito fosse retomado às servidoras municipais. Ouvi do nosso Gestor, Izaías Régis que haveria a revisão da decisão e digo isso por saber que o Município é hoje um dos mais atuantes nas políticas públicas para as mulheres, justamente por ter esse apoio do Prefeito. Conversaremos mais uma vez, com ele, e ouviremos seu posicionamento a respeito”, registrou a Secretária.

& ENTRETENIMENTO

JOGO DOS SETE ERROS

RECRUTA

Ivan Rodrigues

um pacote debaixo do braço que colocou na boca do caixa na frente de Waldemar e fez um verdadeiro comício para todos os presentes dizendo: “Tome a merda do seu dinheiro, que eu não preciso dele. Que lhe sirva de lição e d e i xe d e s e r m a l educado e grosseiro, nem tome a medida dos outros pela sua. Aprenda a respeitar as pessoas honestas.” Desnecessário adiantar que Waldemar não deu uma palavra. Ouviu calado!

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

Redução na Licença Maternidade segue gerando desgaste entre Izaías e Servidoras Municipais

ZERO

CA ÇA

PALAVRAS

AS AVENTURAS DO PATO DONALD


CULTURA

P O R T A L

D A S

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

L E T R A S

José Hildeberto Martins é Jornalista, escritor e poeta, membro da União Brasileira de Escritores / Secção-PE. (UBE)

À coeur ouvert! FRANCISCO JOSÉ TENREIRO (1921-1963) E SUA “CANÇÃO DO MESTIÇO”

Conforme Letícia Rohrer Colleti o poema “Canção do Mestiço” mostra uma grande preocupação do autor em t ra zer p ar a a literatura a questão dos negros mestiços, que são retrato de uma África de várias formas e perspectivas etnoculturais. O fato de ter nascido em São Tomé e Príncipe, e ser filho de português com uma negra e quando jovem ir viver em Portugal para finalizar seus estudos, diz muito sobre sua obra, na qual em alguns momentos pode-se ver um caráter autobiográfico, vez que alguns dos seus poemas possuem c o m o t e m a o saudosismo em relação ao país de origem e a posição do negro e do mestiço numa sociedade marcada pela colonização europeia. Isto reflete de modo direto em seus escritos, pois, vivendo em

Lisboa, Tenreiro pôde ter contato com intelectuais da época, q u e in t eg r a v a m o momento neo-realista e também acesso no que se refere às produções e movimentos artísticos dos negros na América (Estados Unidos, Cuba, Haiti). Assim, Francisco José Tenreiro caminha para, como é conhecido, ser o primeiro poeta do movimento de Negritude, conforme Hamilton Russell G. Sua produção literária é agressiva e revolucionária e se posiciona contra a opressão dos colonizadores africanos. CANÇÃO DO MESTIÇO Mestiço! Nasci do negro e do branco E quem olhar para mim É como se olhasse Para um tabuleiro de xadrez: A vista passando depressa Fica trabalhando cor No olho alumbrado de quem me vê. Mestiço! E tenho no meu peito uma alma grande Uma alma fit a de

adição Como 1 e 1 são 2. Foi por isso que um dia O branco cheio de raiva Contou os dedos das mãos Fez uma tabuada e falou grego: - Mestiço! A tua conta está errada. Teu lugar é ao pé do negro. Ah! Mas eu não me danei... E muito calminho Arr epan hei o me u cabelo para trás Fiz saltar fumo do meu cigarro Cantei do alto A minha gargalha livre Que encheu o branco de calor!... Mestiço! Quando amo a branca, sou branco... Quando amo a negra, sou negro... Pois é... PENSAMENTOS # Participe da conversa em grupo sem interromper quem está falando. # Jesus morreu por você também. # Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra de suas mãos. – Salmo 19: 1. # Pedir algo emprestado e nã o

devolver é falta de cortesia. VIOLETRAS Veja a concordância nominal correta das palavras abaixo: - A cal. - A ferrugem. - duzentos gramas. - A alface. PORTALETRAS @ Os primeiros óculos foram feitos por volta de 1280 por um fabricante de vidro, o italiano Salvano Degil Amati. @ O telefone foi apresentado em 1876 p or se in ve nt or, Al ex an dr e G rah am Bell. @ O Aleijadinho, seu nome completo era Antônio Francisco Lisboa e esculpia com as ferramenta amarradas aos braços. @ Monteiro Lobato, criador do Sítio do PicaPau Amarelo, brincava com chuchu, sabugo de milho, etc,, quando pequeno. L I V R O S/ L I V R O S

% O francês Patrick Modiano é o ganhador do Nobel de Literatura de 2014. % Sonho grande –

Cristiane Correa/ Sextante-GMT. % Se eu ficar – Gayle Forman / Novo Conceito. % Somente sua – Sylvia Day / Paralela. % Cidades de papel – John Green/ Intrínseca. ------ F R I S O S -----1. Professora: - Mas o que é isso? Você só escreveu meia página sobre o leite! Seus colegas entregaram quatro e até cinco páginas! Aluno: - É que escrevi sobre o leite condensado. (j. G.) 2. – Pai! Pai! – grita o fi lho do ja rdim. – Acabaram de roubar o nosso carro! - Você viu os ladrões? - Vi! - E você acha que conseguiria reconhecêlos? - Não, mas anotei a placa do carro. – K. P. COMPLETE - O problema da falta d'água em Garanhuns é................................... - A Petrobras é patrimônio.................... - Em 2015 a situação d o B r a s i l vai................................

- O s imp ostos n o Brasil........................... - O Brasil está............. JORNALISMO EM GARANHUNS O GARANHUNS foi o primeiro jornal editado na Terra de Simoa Go me s, em 1 9 0 5. Circulou uma única vez. A iniciativa partiu de Argemiro Tavares de Miranda, que adquiriu u ma p eq ue n a tipografia com material destinado à confecção de um periódico. Os colaboradores foram: Antônio Souto Filho, Artur Maia e Tomaz Vila Nova. ( Os Aldeões de Garanhuns). O ESPIÃO – Pertencia a Antônio de Oliveira Cavalcante. Humorístico. Não fora feliz na sua jornada, pois sofreu agressão física e, por tal razão, teve que suspender a publicação do seu semanário. (Os A l d e õ e s d e Garanhuns).

CARTAS À REDAÇÃO CARTAS À REDAÇÃO CARTAS À REDAÇÃO C

onheci Augusto César Basílio dos Santos há mais de três décadas como o filho de Lúcio Mário, Gerente da Rádio Difusora de Garanhuns, atual Jornal do Commercio. Logo após, convidei o amigo Lúcio, de saudosa memória, para ser gerente de minha empresa de comunicação a Rádio FM 7 Colinas, onde passei a conviver mais de perto com Augusto e percebi, desde cedo, que o seu pai tinha transmitido a experiência e os conhecimentos para ele no ramo da imprensa radiofônica; contudo, Augusto foi além e alçou voo próprio, aprendeu com os bons e ultrapassou esse tipo de mídia, tornando-se um homem multimídia e adentrando no meio da imprensa escrita. Há um ano o jornal “O Columinho”, veio se juntar a outros grandes veículos de comunicação de nossa cidade e região, a exemplo de “O Monitor”, “Correio Sete Colinas”,“ Cidade”, “A Gazeta”, “Jornal DAC” , e o “O Século” O Jornal veio trazendo opiniões próprias e reflexões políticas independentes, tão nec ess árias ao no sso jo rnal ism o interior ano. Frise-se que o informativo

conta com batalhadores incansáveis do jornalismo profissional do interior pernambucano, a exemplo de Roberto Almeida, Manoel Neto e José Hildeberto Martins, entre tantos outros colaboradores, que engrandecem o veículo e trazem credibilidade perante a sociedade. Que venham outros anos, que venham matérias, reportagens e opiniões. Que o Jornal venha a consolidar Garanhuns como polo de uma região que sempre brilhou por produzir homens e histórias que tem projeção nacional. Parabéns ao Columinho, nome dado em homenagem a uma das nossas Sete Colinas, que faça jus à grandeza à solidez do seu nome e nos noticie durante longos anos. G ara nh un s, Fevereiro de 2015.

Ivo Amaral ------------------------------------+ Caro Augusto Cesar. Nesse momento quero parabenizá-lo pela passag em do primeiro aniversário do Columinho. Sei como é difícil manter um órgão informativo e independente numa cidade como a nossa, mas mesmo assim você tem feito "a lição

de casa" à perfeição ao manter um jornal com amplas informações e com uma linha de opiniões as m a i s v a r i a d a s , d e m o n s t r a n d o independência e o altruísmo da imprensa livre e democrática. Ante a escuridão que nos rodeia "Fiat Lux"! Um fraternal abraço: Antônio Candido de Souza.Garanhuns. + Tem o prazer de escreverlhe um recém-formado jornalista de Belo Horizonte. Es tou t en do a min ha primeira experiência na profissão e confesso que estou encantado com os exemplares de O COLUMINHO que há seis meses têm-me chegado às mãos. Jornal maravilhoso, bem informativo, um orgulho para essa cidade que um dia conheci... Parabéns pelo seu primeiro aniversário. – Tácito José da Silva. + Habituei-me a ler o jornal O Columinho. Parabéns pelo seu primeiro ano de circulação. Não somente le io esse j orn al, mas comento sempre com os amigos e em casa. – Claudemar Soares da Silva – Garanhuns.

+ Os senhores responsáveis por esse per i ódi co ne m po d em imaginar o meu intereese pelo O Coliminho. Parabéns mesmo pelo seu primeiro ano em circulação e por tudo. Até que enfim Garanhuns e o Agreste Meridional passa a ter um órgão de imprensa feito com profissionalismo. – Antônio Viana da Silva./ Gus. + Talvez o senhor Editor venha a estranhar o conceito que faço de seu j o r n a l, O C o l u m i n h o , classificando-o como de primeira linha na arte de fazer jornalismo. É que os outros jornais são simples, às vezes até acéfalos, que deixam a entender o quão sem compromissos são seus r esponsávei s. O Columinho não. Tem-me impressionado, e é por isso que estou ex terna ndo meus+ sinceros parabéns... - Heleno A. de Araújo – Caruaru.

+ Sr.Diretor, aos leitores recomendo: se alguém quiser ler um excelente jornal, que procure nas bancas o jornal O Columinho. Disgo isso porque é a minha realidade

como garanhuense. Parabéns pelo aniversário, o p r i me i r o . A d e l v a n o Pedrosa. – Garanhuns.

+ Se um leitor anda em busca de um excelente j orn al, aqu i está um: Columinho... Parabéns pelo s eu p r im ei ro an o em circulação!... Ivânia da Siva Porto – Gravatá-PE.

+ Parabéns, jornal O C olu mi nho ! P ara bén s, G a r a n hu n s ! P a r ab é n s imprensa agrestina. Era o que faltava para Garanhuns e já com 01 ano em circulação. Parabéns pelo primeiro ano em circulação. Isso é que é espírito de bravura... Alberto S. da Silva – Gus. + O Columinho, um jornal a toda prova. Enfrenta dificuldades, sim, eu sei, porque conheço do ofício; mas, sinceramente, é por isso que estou dando os parabéns ao Jornalista Augusto César e equipe. I s s o é qu e é j or na l. Parabéns pelo primeiro ano em circulação!... – Adelson Calado Cordeiro. – CaruaruPE. + Na área da comunicação sempre aparecem

problemas, principalmente em se tratando de custos e benefícios. Não é fácil fazer jornal numa cidade como a nossa, mas é assim que se descobre alguém com essa vocação, e esse alguém chama-se Augusto César, que indubitavelmente ´e um grande homem, um grande jornalista... Viva, pois, o jornal O Columinho com seu primeiro ano de circulação. Parabéns, Garanhuns! – Fídias Teles (Colaborador) – Inglaterra.

+ Parabéns, O Columinho pelo seu aniversário de primeiro ano em circulação!... Geraldo Veríssimo da Silva – Recife.

+ Ultimamente, minha admiração vai para O Columinho. Que jornal! Estou feliz por fazer parte de sua equipe. Parabéns a todos os colegas por essa data tão expressiva: primeiro ano em circulação e sem engatinhar, pois já se pôs erguido e andando (circulando) desde os primeiros momentos... Adelson do Vale. Gus, PE.

EQUIPAMENTOS, SUPRIMENTOS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Fone/Fax: 87 3762-0370

Rua Quinze de Novembro, 41 - Centro - Garanhuns-PE e-mail: cygnus@bluenet.com.br

B-07


DESTAK DA SOCIEDADE

Augusto César

Garanhuns, 13 de Fevereiro de 2015

jornalocoluminho@gmail.com jornalocoluminho@gmail.com

U

augustoaciolysantos@gmail.com augustoaciolysantos@gmail.com

m grande mago me ensinou certa vez que, contra a maldade humana, não era necessário tomar nenhuma medida. Bastava ter um coração puro que o tempo se encarregaria de dar a resposta!

CURTINHAS

Aniversariantes do Mês

E

m um fim de semanas desses elas se juntam e se reúnem para matar a saudade de Klenia, que veio do Rio de Janeiro. Encontro das primas, Isabele Ramos, Verinha Ramos, Cristine Melo Cavalcanti, Maria Branco, Klenia de Vasconcelos Schmidt e Leila Beltrão

N estilo.

osso querido amigo e locutor da FM Sete Colinas, semnpre comandando o Orelhão da Sete, Fernandinho DJ. Um grande comunicador ao seu

N

ossa homenagem a esse grande homem Edson Rodrigues, ex gerente regional da antiga Telpe, que faleceu no início do mês. Nossos sentimentos a toda a sua família; Dona Jane Maranhão e seus 3 filhos, Eldinho, July e Flávio.

Ângela de Sá Teles

N

João Ricardo Pinto

Dr. Ulisses Pereira

Irailde Calado

Cynira Brandão

Expedito Figueiredo

José David

ossa querida amiga Andreia Amorim em ensaio para lá de sensual e que vai se apresentar no Fe stiv al do Ja zz de Garanhuns. Parabéns Andreia! O crédito e de Renato Moraes e Zé Lucas.

Mariquinha Nogueira

Jhony Albino

Eberson Avila (Peru)

B-08

Kauely Almeida

Gabriel Eugênio

Dorvalina Maciel

Carla Melo

Inês Leite

Tim Maia Givaldo

Jr Penaforte

Zuleide Melino

Danielle Felipe

Gilberto Maciel


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.