(RE) Pensar o Nó de Alcântara Através de um Edifício Híbrido

Page 45

PROJECTO FINAL DE MESTRADO _ (RE) PENSAR O NÓ DE ALCÂNTARA ATRAVÉS DE UM EDIFÍCIO HÍBRIDO | 29

| Reflexão Crítica A excessiva subdivisão do conceito de “híbrido”, por um lado através da sua tipificação (“The Metropolitan Hybrid”, “The Indeterminate Hybrid”, “The Mat Hybrid” e “The Topographic Hybrid”) e por outro através da sua caracterização (“Tipologia”, “Programa”, “Sociabilidade”, “Gestão”, “Lugar”, “Densidade”, “Escala” e “Forma”) levaram à generalização da definição. Numa opinião pessoal, estas divergências conduziram a uma imprecisão na definição de “híbrido” e à consequente banalização do termo, dificultando a sua compreensão e aplicação. A delimitação do conceito desvanece-se perante terminologias e aplicações com pequenas diferenças.

Neste contexto, torna-se mais interessante a aplicação do conceito numa lógica subversiva de projecto, partindo de uma reflexão crítica e não uma transposição directa do resultado da investigação. Como tal, a ideia de uma crescente consciencialização sobre o carácter evolutivo da produção arquitectónica enquanto “Work in Progress”, é essencial no sentido de entender os conceitos a aplicar num contexto contemporâneo. É neste contexto que a “condição híbrida” ganha especial sentido: enquanto processo evolutivo aberto, que aborda as diferentes componentes em projecto, de forma a reequacionar conceitos. O edifício híbrido tem a capacidade e o objectivo de dar resposta às transformações culturais, potenciando, assim, a criatividade da arquitectura. O “motor” de investigação passa pela experimentação académica do edifício. No caso dos edifícios híbridos, o (re) pensar de conceitos centra-se na organização programática e na relação com o espaço público como forma de criar uma forte dinâmica nas relações entre os diferentes espaços e programas.

Regista-se alguma incerteza e indefinição neste âmbito, que não se entende como limitativa deste projecto de investigação, uma vez que academicamente, o valor em Arquitectura reside também na experimentação, explícita em conceitos contemporâneos como “Work in Progress” e “Open Source Architecture”. Estes dois conceitos são o reflexo do processo prático, um tema contínuo no tempo, evolutivo e aberto, como forma de potenciar ao máximo o projecto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.