História ahbv vila real cruz verde 28 01 2011

Page 8

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – CRUZ VERDE

O Fundador Avelino Patena

7

Avelino Arlindo da Silva Patena Nasceu em 3 de Dezembro de 1865 Filho de Custódio José Inácio, (o Patena) e de Maria do Carmo Cândida dos Santos e Silva Natural de Cepelos, Amarante Presidente de Câmara, negociante e herdeiro, Aos 25 anos foi Fundador e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Real.

Um dos mais ilustres fundadores e 1º Comandante desta Associação, Avelino Patena será para sempre reconhecido como principal impulsionador da Associação, tendo adquirido todo o material de incêndios e respectivo fardamento.

= Retrato oferecido pelo filho = Dr. Custódio Patena

«A fundação desta benemérita colectividade deve-se a Avelino Arlindo da Silva Patena, que foi ajudado por um núcleo de 80 rapazes que foram com Patena os sócios fundadores da Associção. Os seus dois carros, bomba «Jauck» e de ferramentas, foi material comprado por Avelino Patena, na casa «Guilherme Fernandes», do Porto, na data em que o mesmo benemérito fez a encomenda dos fardamentos, feitos na célebre alfaiataria «Amieira». Todas estas despesas avultadíssimas foram pagas por Avelino Patena, adiantadamente, ficando resolvido pagar-lhe, metade pelo cofre da Câmara, e o restante por subscrição pública. Afinal, nunca recebeu um ceitil, sabendo-se também que a Corporação lhe absorveu muito mais dinheiro, que de igual forma perdeu. Com tudo isto, o benemérito Comandante de tal forma desfalcou a sua fortuna, que passados breves anos, depois de haver também exercido as altas funções de Presidente da Câmara Municipal, foi forçado a emigrar para S.Tomé. A História da Nossa “CASA” – 1890 / 2011


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.