Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Page 39

39 PLANO MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Os Elementos do Meio Físico

assentamentos irregulares e expansão da infraestrutura urbana, resultantes do processo de urbanização da cidade, conforme analisado anteriormente. Compondo ainda uma subunidade dos tabuleiros costeiros, aparecem as planícies fluviomarinhas, que são áreas

inundáveis, localizadas nos baixos cursos dos rios, onde se encontram os ecossistemas de manguezais, que são diretamente influenciados pelas oscilações das marés. O relevo dos baixos planaltos costeiros ou tabuleiros é um compartimento fragmentado, que acompanha a linha de

costa, originado de processos de acumulação de sedimentos dispostos à retaguarda da planície costeira. É sobre a superfície desta forma de relevo que encontramos os remanescentes mais representativos do bioma Mata Atlântica que, por sua vez, desempenham um papel relevante na sua estabilização.

FIGURA 17 Setores da falésia morta da Praia do Seixas com cobertura vegetal da Mata Atlântica. No primeiro plano da foto, a Planície Costeira urbanizada, e no último plano as superfícies dos Tabuleiros antrópizadas pela expansão urbana. DIEP/SEMAM, 2010.

FIGURA 18 Sedimentos da Formação Barreiras, revestido por remanescente da Mata Atlântica. Cláudio Almeida, 2006.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica by Imaginária - Issuu