GENIUS 26

Page 21

OBITUÁRIO ...na madrugada de 31 de julho, Maria Goretti Guerra Zenaide, 67 – Goretti Zenaide - paraibana de Alagoa Grande, vítima de câncer. A cidade que deu Jackson do Pandeiro deu, também, Goretti, uma estrela da música, outra do jornalismo. Goretti Zenaide se formou em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, cidade onde morou e trabalhou por 15 anos. Fez também o curso de Design de Moda no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A jornalista começou a atuar na imprensa paraibana em 1986. Entrou para a equipe do jornal O Norte nos anos 2000 e chegou a apresentar uma coluna televisiva aos sábados, na extinta TV Clube. Transferiu-se para o colunismo social, mantendo, ao morrer, uma coluna no jornal A UNIÃO. Segundo divulgou a imprensa, a jornalista Goretti estava fazendo tratamento no Hospital Napoleão Laureano, onde já haviam sido realizadas três sessões de quimioterapia, após o que lhe tinha sido dada alta médica, pelo que foi voltou para sua residência. Não obstante, pela manhã do dia do óbito (31), foi verificado que ela se encontrava com a respiração lenta, motivo por que foi a equipe do SAMU acionada para prestar-lhe, assistência, mas quando este chegou e começou os procedimentos de urgência e veio a falecer, pelas cinco horas da manhã. A notícia causou comoção nos círculos sociais e jornalísticos, em ambos os quais a extinta gozava de grande estima e admiração, tendo sido muitas as expressões de pesar e dor manifestadas pela imprensa. Seu corpo foi velado no mesmo dia, em Cabedelo, com grande comparecimento de amigos, colegas e admiradores e seu corpo foi incinerado no dia 1º, no crematório daquela cidade.

Arquivo pessoal

MORRERAM...

...no dia 4 de agosto, Luiz Carlos dos Santos, carioca, nascido no morro do Estácio, aos 7 de janeiro de 1951, mais conhecido como Luiz Melodia. Ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio. Foi casado com a cantora, compositora e produtora Jane Reis de 1977 até sua morte, e era pai do rapper Mahal Reis (1980). Em 1973, lançou seu primeiro LP, Pérola Negra. No “Festival Abertura”, competição musical da Rede Globo, conseguiu chegar à final com sua canção “Ébano”. Nas décadas seguintes lançou diversos álbuns e realizou shows no Brasil e na Europa. Em 1987, apresentou-se em Chateauvallon, na França, e em Berna, Suíça. Em 1992, participou do “III Festival de Música de Folcalquier”, na França, e, em 2004, do Festival de Jazz de Montreux, à beira do Lago Leman, onde se apresentou no Auditorium Stravinski, palco principal do festival. Participou do quarto disco solo do titã Sérgio Britto, lançado em setembro de 2011 (Purabossanova). Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantor de MPB. Várias de suas composições foram temas de novelas televisivas, tais como Juventude Transviada (Pecado Capital), A Voz do Morro (Feijão Maravilha), Codinome Beija-Flor (O Dono do Mundo), Com Muito Amor e Carinho (Cara e Coroa), Quase Fui Lhe Procurar (Torre de Babel), Ébano (Mulher), Valsa Brasileira (Chocolate com Pimenta), Valsa Brasileira (Essas Mulheres), Nós Dois (Bang Bang), Rosa (Amazônia, de Galvez a Chico Mendes), Chegou a Bonitona (Ciranda de Pedra), Pra Você (Se Eu Fosse Você 2)(Filme), Magrelinha (Tempos Modernos), Ela Vai Pro Mar (Insensato Coração), Muito Romântico (Alto Astral). (Informações colhidas da Wikipedia – a enciclopédia livre.)

ISSN: 2357-833

Julho/Agosto/2017 |

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.