Humanitude - um imperativo do nosso tempo

Page 68

90 | Nídia Salgueiro

da

Neste capítulo, registamos o percurso efectuado desde as primeiras divulgações em Portugal do conceito humanitude e da Metodologia de Cuidado Gineste-Marescotti (MGM) à criação do Instituto Gineste Marescotti (IGM Portugal), bem como uma breve resenha das actividades que este Instituto desenvolveu nos seus três primeiros anos de vida. Fechamos o capítulo com a apresentação de alguns dos resultados obtidos nas instituições onde foi introduzida a MGM (Salgueiro, 2014).

oi

bi

4.1 MARCOS IMPORTANTES NA DIVULGAÇÂO E IMPLEMENTAÇÃO DA HUMANITUDE EM PORTUGAL

C

óp

ia

Pr

As primeiras divulgações do conceito de Humanitude A primeira divulgação do conceito Humanitude, em língua portuguesa, terá sido em 1988, com a publicação do livro de Albert Jacquard “A Herança da Liberdade: da Animalidade à Humanitude”2, tradução de “L’heritage de la liberté: de l’animalité à l’humanitude” (1986). Em 2002, Luis Archer , publica “Profecias do Gene Ético: Confronto entre tecnocosmos e humanitude”. O contributo de Margot Phaneuf Em 2003, Margot Phaneuf fala-nos, pela primeira vez, de humanitude no âmbito de cuidados de enfermagem, baseando-se em Jacquard. Em 2005, num programa de formação, que realizou em vários locais e diferentes instituições do nosso país (inclusive para professores do Agrupamento de Escolas das Taipas, Guimarães), cuja tradução sequencial esteve a nosso cargo, além da filosofia da humanitude e dos Em relação a obras publicadas, apenas se apresenta o autor/es e o título da obra, visto que constam da rubrica “Referências Bibliográficas”, a fim de não sobrecarregar o texto.

2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.