Motion Comics: Recriando as histórias em quadrinhos e a animação

Page 64

Conclusão Os motion comics são uma mídia de origem recente que tem como seu principal meio de veiculação a internet. Esta é também nova se comparada a outros meios como o cinema ou a televisão. Por isso, os MCs estão ainda em evolução, tendo apenas uma parcela de seus usos potenciais sido explorada pelos produtores. Consequentemente, é difícil chegar a uma caracterização definitiva tento como base a análise dos exemplares já produzidos. Um exemplo dessa evolução é o uso dos balões de fala e sua combinação com a dublagem. Nos primeiros MCs das grandes produtoras eles eram muito recorrentes, enquanto em alguns dos mais recentes eles sequer aparecem. As próprias definições oferecidas pelos profissionais envolvidos com a criação destes variam consideravelmente. Um exemplo é esta de Neil Adams, um dos criadores do motion comic de Astonishing X-Men. Uma história em quadrinhos que se mexe? Sim! Mas isso não é... animação? Na verdade, não. Animação, como se define hoje, são centenas de milhares de células de animação desenhadas por um estúdio de artistas de animação que adaptam o trabalho de UM criador para uma versão simplificada - que tenha o menor número possível de linhas. Se bem feito, pode ficar brilhante - porém, nunca será o trabalho original do artista. Até agora. O que nos traz à motion comic que será lançada no dia 28. (ADAMS, Neil. 2009)

Ele parece ver a mídia como uma extensão ou complemento das histórias em quadrinhos, uma visão justificada pelo fato de

que

a

maioria

dos

exemplares produzidos até agora é adaptada diretamente das páginas das HQs de super-heróis. Ao mesmo tempo, entretanto, ele aponta uma importante característica dos MCs que, por não ser herdada de nenhuma de suas mídias geradoras, os quadrinhos e a animação, parece ser fundamental para distinguilos das mesmas. Trata-se da forma como são animados, através do acréscimo do movimento a uma arte estática desenhada pré-existente. Adams aponta como principal benefício deste método a possibilidade de preservar inalterado o trabalho de desenho do quadrinista original e também as características estéticas do quadrinho, como seus traços abundantes e detalhados. Tais métodos de fato fazem com que os motion comics tenham uma vocação para a adaptação de materiais provenientes de outras mídias, em especial as HQs. Esta é, no entanto, apenas uma de suas possibilidades 64


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.