Motion Comics: Recriando as histórias em quadrinhos e a animação

Page 35

seus elementos estéticos e formas de representação da HQ. Quanto à estética, a semelhança entre o traço mais utilizado nos quadrinhos e os desenhos animados é perceptível, como demonstra Marinho: Essas influências estão presentes na estética, ou seja, é traduzida fundamentalmente pelos traços dos desenhos, constituindo, nesse sentido, um estilo muito semelhante entre um e outro. (MARINHO, s/d, p.38)

Até mesmo os temas recorrentes no início de ambas as mídias são comuns, como as fábulas com animais antropomorfisados, as charges, os cartuns e as narrativas de realismo fantástico ou maravilhoso, plenamente de acordo com as possibilidades que somente o desenho podia oferecer, posto que outras artes como a literatura, a fotografia e o cinema tradicional não podiam mostrar, no caso da literatura por não oferecer imagens e no caso das outras duas por impossibilidade de realizar o que o desenho pode facilmente sugerir. Esta questão dos temas se observa em inúmeras produções, como Marinho também observa: Identificamos essa herança, digamos assim, na construção antropomorfisada dos personagens e em traços simplificados baseados em linhas de contorno, isentos da preocupação com detalhes e sombreamentos. A concepção narrativa de ambos também se assemelha produzindo histórias simplificadas, rápidas e dinâmicas. (MARINHO, s/d, p. 37)

Partindo deste cenário em que ambos possuem comuns possibilidades e técnicas semelhantes, é possível constatar que a relação entre a linguagem da animação e a linguagem da HQ conduziu a um cenário semelhante quanto ao tema das produções e sua estética predominante. Inclusive os signos visuais próprios das histórias em quadrinhos se viram muitas vezes sendo apropriados pelo DA. De maneira redundante, alguns dos signos presentes na HQ reaparecem no DA para reforçar idéias que o movimento por si só das animações já deveria bastar para sugerir, por exemplo, o movimento ou o som. Porém, percebemos a herança dos quadrinhos em diversos DA que optam por representar o movimento ainda com as linhas que os quadrinhos utilizavam, e reforçar a importância do som através da aplicação de onomatopéias, muitas vezes em busca de uma aproximação consciente com a HQ. 35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.