ENREDO: COM QUE ROUPA EU VOU

Page 1

ENREDO OU TEMA: COM QUAL “ROUPA” EU VOU? Por J. Ivo Brasil.

No contexto narrativo, basicamente, ENREDO, é o encadeamento de fatos, reais ou fictícios, narrados em um texto e tem sua origem na palavra “rede”. Mas quando falamos de carnaval temos ENREDO ou temos TEMA? Temos os dois, entretanto, historicamente, o ENREDO vem em primeiro lugar, haja vista que sua procedência data do início do século XIX, legado dos Ranchos Carnavalescos (assim como casal de mestre-sala e porta-bandeira e a comissão de frente e que só depois foram inseridos dentro do contexto da escola de samba propriamente dita). Quando falamos de ENREDO falamos de algo mais complexo, falamos de roteirização e argumentação, o que faz jus a origem da própria palavra: “rede”. O que nos sugere entrelaçamento, emaranhado, envolvimento. Entrelaçamento, emaranhado, envolvimento de todos os quesitos com o enredo proposto, o andamento, de forma geral, de uma escola de samba, dentro da avenida é balizado por ele (digamos que o ENREDO É O PONTAPÉ INICIAL DO INICIO DO JOGO). Existe um ditado que diz: “Não existe enredo ruim. Existe enredo mal desenvolvido”.1

1 Dizem que este ditado pertence a senhora Edleia Santos, ex-presidente da União UESP (1997 a 2009).


Quando isso é afirmado reforçamos a ideia de que, na hora de julgar esse quesito, não é a peça literária (SINOPSE) que é julgada e sim seu desenvolvimento, ou seja, o que foi escrito deve ser representado. Infelizmente a maioria, das escolas de samba, se perde exatamente no meio desse caminho: o desenvolvimento do enredo (você pode ter a receita do bolo e todos os ingredientes, mas, será que saberá juntar tudo pra obter um bolo de ótima qualidade?). TEMA Quando falamos de TEMA, falamos de algo mais simples, no sentido do seu desenvolvimento ao seu entendimento, e consequentemente de julgamento, “já que o mesmo pode ser compreendido através de uma simples palavra”. Exemplo: Praia2. Reforçando: ENREDO para Escolas de Samba e TEMA para Carnavalescos (que utilizam o samba como ritmo condutor).

Blocos

Mas e como tudo isso é julgado? (nos próximos bate-papos vamos comentar a respeito desse assunto e muito mais). Dúvidas, Críticas, Mágoas, Sugestões (sobre esse assunto)....Doações Financeiras (risos)....pode entrar em contato que vou fazer o possível para lhe atender.

#universocarnaval #jivobrasil #enredo #tema #uesp # escolasdesamba #blocoscarnavalescos #edleiasantos #sinopse #pontapeinicial #carnaval #noticias #descentralizarinformação #entretenimento

2 Critério de avaliação dos quesitos de Blocos Carnavalescos (União UESP).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.