2 minute read

Figura 24 – ACESSO AO LOTE

3.2 PROGRAMA

Trabalhar com sonhos de uma pessoa é sem dúvidas uma grande responsabilidade. O cliente da residência Viva, é um casal homoafetivo que sempre morou em apartamentos, lugares pequenos. Com a pandemia decidiu ficar mais perto um do outro e realizar um sonho em comum de se casar e construir uma família. Com a necessidade de um espaço maior começou a procurar um local para dividir esse sonho. A princípio seria um apartamento, mas como os dois são totalmente ligados a natureza e gostariam de ter essa conexão, não estavam encontrando algo que preencheria as necessidades. Então acabaram optando em construir uma casa.

Advertisement

Os dois amam receber os amigos e os familiares, por isso pediram que os ambientes sociais, sala, cozinha, estar e área externa, fossem totalmente integrados, além de possibilitar a integração com o paisagismo fazendo que a sala fosse toda aberta para a parte externa da casa.

Além da área externa, eles queriam um espaço de contemplação das vistas e um local que pudesse receber os amigos além da sala de estar. Juntando essas necessidades a ideia foi criar um terraço verde com mobiliários confortáveis para que pudessem ter um pedaço da natureza dentro de casa.

Com a pandemia, começaram a trabalhar em home office, então pediram um espaço de trabalho, porém não queriam misturar o trabalho com a casa, então foi setorizado um escritório na entrada da residência com acesso individual. Assim os clientes não precisariam entrar na residência para serem atendidos.

Já pensando no futuro queriam uma casa ampla para que os filhos tivessem liberdade e espaço para crescerem. Com isso pediram um quarto para os dois com suíte, uma outra suíte que de início seria para visita e uma sala de tv, que pudesse ser reversível e no futuro viraria um outro quarto.

57

3.3. IMPLANTAÇÃO

Com a escolha do terreno concluída, foi iniciado o estudo do local, levando em consideração os pontos fortes do terreno. A Rua Santa Luzia é a que possui um movimento um pouco maior, pois é por ela que temos acesso à praia secreta, farol Santa Luzia, Igrejas. Pensando nisso, os acessos (figura 21) foram distribuídos de forma que ficasse o mais seguro para os moradores, sendo assim, a entrada de veículos na garagem da residência se faz pela Rua Santa Leocádia, o acesso de pedestre temos nas duas ruas, porém para os clientes que vão até o escritório a entrada é pela rua Santa Luzia, assim a parte intima da casa fica mais restrita.

Figura 24: acessos

Fonte: Autor (2021) 1m 1m 3m Acesso Pedestre Acesso Veículo

58