1 minute read

Farol da Ponta da Piedade

PATRIMÓNIO: VAMOS DESCOBRIR

Num número onde o Mar teve o maior destaque, nada como salientar um elemento do património da nossa freguesia que, por vezes, fica um pouco esquecido. Falamos do Farol da Ponta da Piedade.

Advertisement

Inaugurado a 1 de julho de 1913, este equipamento é composto por uma torre de secção quadrada, feita em alvenaria e com cunhais de cantaria, estando ladeado de anexos que serviam de habitação para os faroleiros.

A torre, cujo acesso se faz por uma escada de caracol metálica, tem 9 metros de altura e o aparelho iluminante era de 4ª ordem, de rotação, mostrando grupos de cinco clarões brancos de dez em dez segundos.

Inicialmente funcionava como um mega candeeiro a petróleo, mas, em 1952, seria eletrificado, passando a ter um alcance luminoso de 15 milhas náuticas, posteriormente aumentado para 18 milhas. Em 1956 foi adquirido novo aparelho de incandescência elétrica com passagem automática a gás acetileno.

Atualmente funciona exclusivamente a eletricidade, estando automatizado, com a característica luminosa de relâmpagos simples, de cor branca, em períodos de 7 segundos. O seu alcance luminoso ronda as 20 milhas e, para quem está no mar, é essa luz que dá as primeiras boas-vindas para quem chega a Lagos. •

This article is from: