2 minute read

CANTAR DOS REIS: Tradição revivida intensamente

A noite de 5 de janeiro, véspera de Dia de Reis, foi uma vez mais marcada pela forte adesão da nossa comunidade a uma iniciativa cultural que marca o calendário da nossa freguesia desde há muito. O Cantar dos Reis, em Lagos, continua a ser uma instituição…

Se um visitante quisesse conhecer a verdadeira essência de Lagos, o Cantar dos Reis poderia ser o evento ideal para o fazer. Porquê? Porque, seguramente, em poucos momentos como este se encontra uma harmonia tão evidente entre os vários elementos que compõem a nossa comunidade, numa festa que, tendo um caráter religioso na sua base, há muito que extravasou essa baliza de fé.

Comecemos por quem subiu a palco, no fundo, os homens e mulheres que dão corpo e voz a este evento. Na noite de dia 5 de janeiro, no belo espaço que é a Igreja de São Sebastião, ouviram-se as vozes e instrumentos musicais de sete grupos em representação de diversas instituições da nossa cidade e concelho: Universidade Sénior de Lagos, Clube Artístico Lacobrigense/Orquestra Ligeira de Lagos, Grupo de Amigos do Chinicato, Rancho Folclórico de Odiáxere, Orquestra Filarmónica 1.º Maio/Grupo Coral de Lagos, Grupo Popular das Portelas e «Grupo Entre Amigos». Ao longo da noite, as dezenas de participantes entoaram sons que remetiam para as famosas Janeiras, perpetuadas pela voz de Zeca Afonso, ou para a celebração dos três reis magos que, há cerca de dois mil anos, segundo a lenda, avistaram uma estrela e deram as boas-vindas ao «Deus Menino»

De resto, para além de quem subiu a palco, merece referência o público que, uma vez mais, encheu a Igreja de São Sebastião, numa relação sentimental e afetiva única, típica de uma comunidade unida pelo momento e pela celebração.

No final, Carlos Saúde e toda a equipa do Executivo da Junta ofereceram o famoso bolo-rei aos grupos presentes, sendo que o presidente da Junta de Freguesia, acompanhado da presidente da Assembleia Municipal, Maria Joaquina Matos, e da vereadora com o pelouro da Cultura do Município de Lagos, Sara Coelho, fizeram questão de dar as boas-vindas a 2024, deixando votos de sucesso, paz e harmonia a toda a comunidade. •

This article is from: