
2 minute read
Monumento Liberdade, Diálogo e Democracia
Em Lagos ficou conhecido como a Rotunda das Cadeiras, mas o seu nome oficial é Monumento Liberdade, Diálogo e Democracia. Num número em que falamos da revolução de Abril, nada como destacarmos uma estrutura comemorativa da revolta dos capitães, situada na nossa cidade.
O monumento, situado em plena Avenida da República, é composto por sete cadeiras luminosas dispostas em círculo, representando os elementos da Terra, Homem, Diálogo, e Luz, numa base em forma de calote semies férico.
O monumento, planeado pela artista Vera Gonçalves, comemora o diálogo e o período de 25 anos de democracia que se seguiram à Revolução de 25 de Abril de 1974. Ao mesmo tempo, é também uma alusão às mu - danças sociais, políticas e económicas na transição para o terceiro milénio. Segundo a artista, a « confraternização e o diálogo são os meios através dos quais se pode chegar ao consenso, à liberdade e aos ideais da democ racia ».
Inaugurado em 1999, durante as comemorações do 25 de Abril em Lagos, a obra foi alvo de obras de requalificação em 2019, que incluíram a reabilitação da base e a substituição das antigas cadeiras por sete novas, igualmente da autoria de Vera Gon çalves.
Os trabalhos foram oficialmente concluídos em 14 de Dezembro desse ano, com a introdução de uma nova estrutura, em ferro. De acordo com a autora, com esta alteração o monumento deixou de apresentar uma aparência « monolítica », passando a simbolizar uma « encruzilhada de direções », embora continue a « evocar os ideais de outrora e a convidar, ainda mais, à multiplicidade de novos entendimentos ». •