
2 minute read
12.ª Mostra de Livros
from São Gonçalo N.º 7
Evocar a Cultura nas suas múltiplas formas
Apesar de ser uma “Mostra de Livros”, esta iniciativa cultural da Junta de Freguesia vai muito além da vertente literária. Falou-se de prosa e de poesia, é um facto, mas também houve música, desenho, pintura, história e, acima de tudo, muita alma lacobrigense.
Advertisement
De 2 a 13 de novembro, o Armazém Regimental foi uma vez mais o palco da Mostra de Livros Terras do Infante, uma iniciativa cultural da Junta de Freguesia de São Gonçalo que vai já na sua 12.ª edição.
Numa clara demonstração da multiplicidade cultural do evento, a mostra começou com a inauguração de uma exposição de desenho dos alunos do Conservatório de Música e Artes de Lagos, bem como de uma outra a cargo da Universidade Sénior da nossa cidade.
Depois, ao longo de duas semanas, houve lugar para a apresentação de obras como o livro “Iguais no Trilho”, de Ana Beirão, “Guia de Remédios Naturais” de Sofia Loureiro e ainda “Crónicas ao Correr do Tempo”, de João Miguel Cunha, e “Sazonar – Receitas Saudáveis ao Ritmo das Estações” de Maria do Rosário Magalhães, quase sempre com presença de momentos musicais protagonizados pela Turma de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Lagos ou pelo violino de João Pedro Cunha.

Num evento em que se destaca a presença de Carla Andrade, diretora da Biblioteca Municipal de Lagoa, uma nota muito especial para a apresentação feita por José António Martins com a sua obra “Elementos para a História do Clube Artístico Lacobrigense”, num ano em que esta coletividade emblemática celebra os seus 150 anos de história.

Por fim, e para fechar da melhor forma, o fado amador e a poesia popular encheram de som e alma todo o Armazém Regimental que, com as suas paredes seculares, encarna como poucos edifícios a alma lacobrigense tão bem evocada nesse momento pelo povo da nossa terra. •
