2 minute read

Igreja de Sto. António

Num período marcado pela reabertura do Museu Municipal Dr. José Formosinho, nada como destacar um dos ex-líbris do património da nossa freguesia: a Igreja de Santo António.

No final do percurso do renovado Museu Municipal, cuja reabertura aconteceu no passado mês de novembro, os visitantes passam pelo interior da Igreja de Santo António. Bastam uns breves minutos para perceber uma constante, sempre que alguém cruza a porta de acesso ao templo: os olhos dirigem-se para o teto e para o altar e a boca abre-se de espanto, venha o visitante de onde vier.

Advertisement

Não há muita volta a dar: esta Igreja, monumento nacional classificado, é mesmo uma joia que Lagos tem para mostrar ao mundo. Edificada no início do século XVIII e reconstruída após o terramoto de 1755, esta construção barroca é simples por fora, mas guarda no seu interior toda o esplendor, sendo a sua talha dourada considerada uma das mais belas de Portugal.

Mais do que valer a pena uma visita, diríamos que a mesma é obrigatória. A entrada para os lacobrigenses é gratuita, pelo que não há motivos para que não possa ver ou rever um dos maiores legados patrimoniais deixado pelos nossos antepassados. •

This article is from: