6 minute read

DESPORTO EM BENFICA

Vasco e Gonçalo Uva são duas das maiores referências do rugby nacional. Estivemos à conversa com os dois ex-atletas sobre o seu percurso e os projetos para o futuro na modalidade.

Como começou a vossa ligação ao rugby e ao GD Direito?

Gonçalo Uva – Foi amor à primeira vista, em miúdo fui ver um jogo de rugby no Técnico e fiquei apaixonado pela modalidade, na semana seguinte pedi aos meus pais para ir experimentar. Com exceção do ano em que estive nos Estados Unidos, só aos 33 anos deixei de jogar. Apesar de ser mais novo que o Vasco comecei primeiro … Vasco Uva – É verdade, eu comecei aos 16 anos, mas antes fui fazer um treino no Técnico, que não correu muito bem. Uns tempos depois, e como os meus amigos do Liceu estavam a jogar no Direito, vim aqui e fiquei. Comecei em 1998, nos escalões de formação, fui até aos seniores e hoje faço parte da direção do Clube. São 24 anos a servir o Direito e o meu filho também já cá joga nos sub 8.

Foi neste Clube que se projetaram e chegaram também à Seleção Nacional onde fizeram parte da equipa que jogou o mundial de 2007. Que recordações guardam desse feito histórico?

Vasco Uva – Muito boas recordações, eu digo mesmo que esse mês que passámos a trabalhar e a jogar o Mundial foi o melhor mês da minha vida. Foi o culminar

Bark In The Park

O evento “Bark in The Park” animou o Parque Urbano da Quinta da Granja com atividades dirigidas para toda a família, juntando amigos e animais de companhia em momentos de convívio, no passado dia 20 de maio. A iniciativa foi dinamizada com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e da Casa dos Animais de Lisboa.

de um trabalho de 4 anos e meio a preparar a qualificação, a jogar para lá chegar e depois o sonho de jogar o mundial por Portugal.

Gonçalo Uva – Completando o que o Vasco disse, eu dava um dedo da mão para repetir tudo novamente, foi inesquecível. Trabalhámos muito para conseguir aquela qualificação e eu que jogava em França senti que era importante para todos estarmos presentes e assim mostrar o valor dos jogadores portugueses. Relembro com muita saudade esses tempos e deixo aqui já uma mensagem de apoio à geração que, passados 16 anos, conseguiu um novo apuramento para o Mundial.

Que mensagem gostariam de deixar aos jovens da nossa freguesia para que venham experimentar o rugby no GD de Direito?

Vasco Uva – Esse é um desafio e um trabalho que temos vindo a fazer aqui nas escolas à volta de Monsanto. É muito importante que venham experimentar a modalidade, todos os desportos são bons, mas o rugby ensina-nos valores muito importantes para a vida. Apareçam, venham experimentar e vão ver que vão gostar e fazer amigos, todos são bem-vindos ao Direito, às quartas e ao sábado, dos 8 aos 40.

Gonçalo Uva – É verdade, venham ao Grupo Desportivo de Direito, temos treinos gratuitos que podem experimentar com os vossos amigos, sozinhos ou em família. Além disso, o nosso complexo tem muitas outra valências e desportos para todas as idades.

Sess O De Encerramento Do Projeto Mas

Decorreu, no Auditório Carlos Paredes, a sessão de encerramento do ano 2022/2023 do projeto MAS (Memória Ativa Sénior), com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e da vogal Carla Rothes.

Nesta ação, abordou-se o impacto das iniciativas realizadas no bem-estar dos seniores de Benfica, e a influência da depressão na memória dos adultos mais velhos.

CULTURA

“JUNTA-TE À DANÇA” NO JARDIM DO PALÁCIO BALDAYA

Voltámos a celebrar a dança, em Benfica, com mais uma edição do Festival “Junta-te à Dança”, que comemorou também o Dia Mundial da Dança. O evento aconteceu entre os dias 28 de abril e 1 de maio.

Ao longo de quatro dias, passaram por esta mostra coreográfica diversos convidados, para explorarem o movimento nas mais variadas áreas. Este é já um um evento imperdível, com espaço para a aprendizagem, através de diversos workshops nos Jardim do Palácio Baldaya, para quem quis iniciar as práticas de movimento, e onde foi ainda possível assistir a algumas Battles! Promovida em parceria com as escolas de dança da freguesia, que continuam a mostrar o que de melhor se faz nos diferentes estilos de dança no nosso Bairro, o Junta-te à Dança desempenha um papel importante na promoção da cultura e da arte na nossa comunidade, fortalecendo os laços entre os residentes através da expressão artística.

O Mais Pequeno Arraial Do Mundo Animou A Rua Verde

As festas dos Santos Populares em Benfica arrancaram, no dia 7 de maio, como já é tradição, com o Arraial mais pequeno do Mundo, que marcou o regresso dos arraiais ao Bairro de Benfica, em 2023.

O evento serviu também, à semelhança do que tem vindo a acontecer nas edições anteriores, para dar a conhecer o cartaz do Grande Arraial de Benfica e também a programação de todos os arraiais dos bairros e das atividades culturais e desportivas na nossa freguesia, durante o mês de junho.

A atuação dos Tributo Popular animou a tarde, na Rua Verde (Rua Claúdio Nunes). As melhores festas de Lisboa são em Benfica.

Parque Silva Porto

Recebe Mais Uma Edi O Da Feira Medieval

Durante quatro dias, o Parque Silva Porto entrou mais uma vez no espírito medieval, com bancas, atividades, animação de rua e participantes vestidos a rigor com trajes da época, sem esquecer diversas atividades alusivas à Idade Média.

O evento, de entrada gratuita, foi organizado pela Junta de Freguesia de Benfica, em parceria com a TrasEventos, e voltou a trazer cor e animação ao nosso Bairro, com muitos visitantes a marcarem presença no recinto.

CULTURA

14ª EDIÇÃO DO “JUNTA-TE AO JAZZ”

Alguns dos maiores intérpretes de jazz na atualidade pisaram o palco do Palácio Baldaya, na 14ª edição do “Junta-te ao Jazz”.

O evento deste ano decorreu de 19 a 21 de maio e voltou a contar com um cartaz de luxo, com as atuações de Abel Zambujo, Mimicat, Aline Frazão, Richard Galliano e Raul Middon. O primeiro dia do “Junta-te ao Jazz” começou às 20h00, com a atuação do saxofonista português, Abel Zambujo, a que se seguiu o espetáculo de outra artista nacional, a cantora Mimicat, que representou as cores de Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

No dia 20 de maio, subiu ao palco a cantora e compositora Angola, Aline Frazão, e o dia encerrou com o espetáculo do francês Richard Galiano, um dos grandes nomes do Jazz a nível internacional.

O fecho da edição de 2023 do “Junta-te ao Jazz” esteve a cargo de outro nome internacional, com o guitarrista mexicano Raul Middon que já colaborou com artistas como Bill Withers, Alejandro Sanz, Shakira, Julio Inglesias, entre outros. O “Junta-te ao Jazz” é uma iniciativa com entrada livre, organizada pela Junta de Freguesia de Benfica, que continua a apostar na divulgação de diferentes géneros musicais e num conjunto de iniciativas culturais diversificadas, destinadas a todos os gostos e direcionadas para todas as idades.

Comemora Es Do 25 De Abril Com Festival Gratuito

Ao longo de quatro dias, mostrámos as portas que abril abriu e que nos conduziram para a Liberdade e Democracia, há 49 anos, com o festival 2504, de entrada livre, promovido pela Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de abril, no Palácio Baldaya, numa coprodução da Junta de Freguesia de Benfica. O programa incluiu Concertos, Workshops e Conversas sobre as restrições impostas à liberdade durante a ditadura e o que foi conquistado graças à Revolução dos Cravos.

O festival abriu no dia 22, com o concerto do coletivo “Vozes em Liberdade”, de Martim Vicente, composto por elementos entre os oito e os 18 anos. O músico e compositor Sebastião Antunes, do grupo Quadrilha, acompanhado pelos Grupos de Canto Tradicional de Benfica, o Coro “Alma de Coimbra”, de antigos alunos da Universidade de Coimbra, foram outras das propostas, que culminaram, na noite do feriado de 25 de abril, no concerto do reconhecido músico brasileiro Lenine, que esteve em digressão por Portugal no final do ano passado e regressou para um grandioso concerto em Benfica.

JUVENTUDE

Primeira Edi O Do Festival Irreverente No Campus Do Ipl

A primeira edição do Festival Irreverente decorreu entre os dias 4 a 6 de maio, no Campus do IPL, com um alinhamento irreverente, muita arte urbana, street food, um skatepark e muito mais.

No cartaz, desfilaram os nomes de Kappa Jotta, Mundo Segundo e Sam The Kid, Mizzy Miles, Minguito, Harold, Colombiana Call Me Gringo, Progressivu, entre outros, num total de mais de 50 os artistas a atuar nos três palcos do festival. Além da música urbana, o Irreverente apresentou um palco dedicado à música eletrónica, com nomes como Dub Tiger, Miguel Rendeiro, Nox, e Conde.