
3 minute read
BENFICA, UMA FREGUESIA PARTICIPATIVA, DINÂMICA
E De Futuro
Benfica foi pioneira entre as freguesias de Lisboa – e está entre as primeiras do país - a realizar um referendo local, que, depois de um debate profícuo com elevação e urbanidade, alcançou um resultado conclusivo. A vontade demonstrada pelos nossos eleitores indicou-nos a estratégia que desejam para o futuro do estacionamento e da mobilidade no nosso Bairro. Não posso deixar de agradecer o empenho de todos neste momento cívico histórico, em que demos um exemplo da nossa comunidade à cidade de Lisboa, e ao país, lançando o repto para que mais freguesias e municípios envolvam os seus cidadãos na tomada de decisões sobre os temas que mais importam e dividem opiniões.
Advertisement
Reforçada a democracia participativa, devolvida a palavra aos eleitores, ficou claro o caminho que os moradores do nosso bairro entendem como o mais indicado. Afirmei-o antes das eleições autárquicas, repeti-o ao longo de todo este processo referendário e volto, aqui, a deixar clara a minha decisão: respeitar sempre o compromisso que assumi com os vizinhos de Benfica e, por consequência, o “não” escolhido por 80% dos cerca de dez mil eleitores que foram às urnas, no passado dia 12 de fevereiro, tornou-se a base do parecer da Junta de Freguesia de Benfica sobre o alargamento do estacionamento tarifado a novas zonas da nossa freguesia.
Juntos, continuaremos a trabalhar para construir mais e melhores soluções de estacionamento e mobilidade para o futuro. Temos vindo a apresentar à Câmara Municipal de Lisboa um conjunto de propostas que desenvolvemos, e que acreditamos que vão ao encontro das necessidades da nossa população, podendo conduzir a um incremento de mais de três mil novos lugares de estacionamento para moradores e para quem nos visita. O futuro passa também pela melhoria das ligações nos transportes públicos, nos acessos pedonais e mobilidade suave, onde destaco a futura rede ciclável com cinco novas ciclovias, que irão permitir ligar o nosso Bairro às áreas limítrofes. Num processo construtivo, empenhado, estamos confiantes de que o diálogo entre as diferentes entidades irá contribuir para mitigar um dos problemas que mais afeta a vida diária dos nossos fregueses.
Queremos um Bairro de Benfica capaz de responder às necessidades de quem já aqui vive e trabalha, mas que também possa atrair novos moradores e clientes para o nosso já dinâmico comércio local. Temos vindo a receber jovens famílias, e com uma nova residência universitária em perspetiva e mais escolas superiores a fixarem-se na freguesia, surge um grande desafio no nosso horizonte, para dar respostas de qualidade aos milhares de jovens que por aqui irão passar e que, esperemos, possam vir a criar raízes em Benfica.
Muitas famílias chegam atraídas por uma freguesia viva, com boas escolas e infraestruturas que estamos apostados em melhorar. Chegam a um Bairro onde as propostas para as fa- mílias, jovens e crianças são uma preocupação permanente. Por isso, chamámos à Junta de Freguesia a alimentação nas escolas, criámos programas de apoio à parentalidade, promovemos o desporto – a título de exemplo refiro o BX Adventure Park, um maravilhoso espaço lúdico, de aventura e sensibilização ambiental localizado na Mata de Benfica – e nos tempos livres, com uma grande aposta na Cultura para os mais novos, onde a oferta de teatro infantil é apenas uma das vertentes. Queremos que Benfica seja um lugar para viver, mas também para crescer, tornando a nossa freguesia um polo de atração para a juventude na cidade de Lisboa. Entre tantas medidas que temos vindo a construir, destaco a criação do Conselho Consultivo da Juventude, mas também a programação de atividades culturais, de debate, conferências, de uma oferta que atraia e potencie as capacidades dos nossos habitantes mais jovens, criando um elo entre eles e a nossa comunidade, e envolvendo-os e fomentando a sua participação cívica. Outro exemplo desta nossa aposta é a revitalização do Cine-Teatro Turim, um espaço emblemático para a nossa geração. Queremos que tenha o mesmo efeito de atração junto dos jovens, tornando-se num espaço cultural da cidade de Lisboa, com projetos inovadores e que irão fazer a diferença, e enquanto espaço emergente para novos artistas. Benfica, repito, é uma freguesia dinâmica, onde a vida pulsa. O nosso compromisso é honrar este legado, sempre com o foco em melhorar a vida das pessoas, e trabalhando para construir a melhor freguesia para viver… e crescer.
Ricardo Marques Presidente da Junta de Freguesia de Benfica
“BENFICA, REPITO,
UMA FREGUESIA
DINÂMICA,
ONDE A VIDA PULSA. O NOSSO COMPROMISSO É HONRAR ESTE
LEGADO, SEMPRE COM O FOCO EM MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS, E TRABALHANDO PARA CONSTRUIR A MELHOR FREGUESIA PARA VIVER...E CRESCER”