
1 minute read
ANA FARIA
Entrevista
A CARREIRA DE ANA FARIA FICOU CONHECIDA PELAS SUAS AVENTURAS NA MÚSICA INFANTOJUVENIL, E QUEM NÃO SE LEMBRA DE “BRINCANDO AOS CLÁSSICOS” OU DAS INTERPRETAÇÕES DE GRANDES CLÁSSICOS INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA BANDA “ONDA CHOC”, CUJOS ENSAIOS E COREOGRAFIAS DECORRIAM NO NOSSO BAIRRO, NO PAVILHÃO DO CLUBE FUTEBOL BENFICA.
Advertisement
OS “ONDA CHOC” LANÇARAM 26 DISCOS E VENDERAM MAIS DE UM MILHÃO DE CÓPIAS NOS ANOS 80
E 90. AINDA NOS ANOS 80, ANA FARIA LANÇA TRÊS DISCOS DE SUCESSO, COM OUTRA CRIAÇÃO SUA, COM O GRUPO “ANA FARIA E OS QUEIJINHOS FRESCOS” COM A PARTICIPAÇÃO DOS SEUS TRÊS FILHOS.
QUAL A LIGAÇÃO QUE TENS COM A FREGUESIA DE BENFICA?
MORO EM BENFICA HÁ 45 ANOS. AQUI NASCERAM OS ÁLBUNS “BRINCANDO AOS CLÁSSICOS”, QUEIJINHOS FRESCOS, ENTRE OUTROS. TAMBÉM SE FORMARAM AQUI OS GRUPOS ONDA CHOC, POPELINE E OS COROS JOVENS CANTORES DE LISBOA, QUE ENSAIAVAM NO GINÁSIO DO FOFÓ. EM BENFICA, NASCERAM MAIS DE 40 LP E CD.
O BAIRRO DE BENFICA E O CLUBE FOFÓ FUNCIONAVAM, POR ISSO, COMO O CENTRO DAS ATIVIDADES…
SIM. MILHARES DE RAPARIGAS E RAPAZES, DE LISBOA E DA GRANDE LISBOA, MAS NÃO SÓ, VIERAM AO FOFÓ FAZER OS TESTES DE ADMISSÃO. DEPOIS, AQUELES QUE ERAM APROVADOS, CHEGAVAM AQUI PARA OS ENSAIOS. EM BENFICA, FICAVA TAMBÉM A SEDE DA NOSSA EDITORA DE DISCOS. UM DELES, O “BRINCANDO AOS CLÁSSICOS” EM FRANCÊS (EN JOUANT AUX CLASSIQUES), FOI EDITADO EM FRANÇA PELA CBS FRANCE E FOI APRESENTADO NA TELEVISÃO FRANCESA NA NOITE DE NATAL DE 1986.
COMO OLHA PARA O TRABALHO DA FREGUESIA NO CAMPO CULTURAL?
É IMPORTANTE QUE A FREGUESIA APOIE AS INICIATIVAS CULTURAIS. AS CRIANÇAS E OS JOVENS BEM PRECISAM DELA PARA A SUA FORMAÇÃO.
E HOJE, A QUE SE DEDICA?
AOS 50 ANOS DEIXEI A ATIVIDADE MUSICAL E DEDIQUEI-ME À PINTURA E A ESCREVER E ILUSTRAR LIVROS PARA CRIANÇAS. PUBLIQUEI 7 LIVROS. AGORA SÓ CANTO PARA OS MEUS NETOS... ENTRETANTO, ACOMPANHO DE PERTO A NOVA FORMAÇÃO DO GRUPO ONDA CHOC, AQUI EM BENFICA, COM MENINAS MUITO BONITAS, QUE CANTAM E DANÇAM MUITO BEM E SÃO MUITO BEM COMPORTADINHAS.