
2 minute read
MARGARIDA MOREIRA
CONHECER O TURIM COMO A PALMA DE MÃO
A ATRIZ MARGARIDA MOREIRA ESTÁ
Advertisement
INTIMAMENTE LIGADA AO CINE-TEATRO TURIM DESDE A MAIS TENRA INFÂNCIA, CONHECENDO DE FORMA PROFUNDA ESTE ESPAÇO QUE, DURANTE MUITOS ANOS, FOI PROPRIEDADE DO SEU PAI, AFONSO MOREIRA, E QUE AGORA O ARRENDOU À JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA POR UM PERÍODO DE 10 ANOS. UMA NOVA VIDA PARA O TURIM, MAS TAMBÉM A CERTEZA DE QUE EXISTE UM LEGADO QUE NÃO IRÁ DESVANECER, COM NOVOS PROJETOS DE TEATRO A NASCEREM NESTE LOCAL PELAS MÃOS DA CONSAGRADA ATRIZ, QUE SE ESTREOU COMO PROFISSIONAL, EM 1999, NO TEATRO ARMANDO CORTEZ, COM A PEÇA “TRAINSPOTTING” DE PEDRO VARELA. SEGUIRAM-SE DEZENAS DE ESPETÁCULOS PELOS
PRINCIPAIS PALCOS DO PAÍS, NOMEADAMENTE NO TEATRO TIVOLI, O TEATRO NACIONAL DE S. CARLOS OU O TEATRO DA COMUNA.
EM CINEMA E TAMBÉM NA TELEVISÃO CONTA COM UM VASTO CURRÍCULO DE ONDE SE DESTACAM OS FILMES “DIAMANTINO“, DE GABRIEL ABRANTES E DANIEL SCHMIDT, VENCEDOR DO GRANDE PRÉMIO DA CRÍTICA DE CANNES EM 2018, “O ÚLTIMO BANHO” DE DAVID BONNEVILLE E “MAU MAU MARIA” DE JOSÉ ALBERTO PINHEIRO. AINDA NA SÉTIMA ARTE
DESTACA-SE A CURTA-METRAGEM “PECADO DE QUEM NOS AMA” DE VASCO OLIVEIRA, QUE VALEU A MARGARIDA MOREIRA DOIS PRÉMIOS DE MELHOR ATRIZ EM FESTIVAIS INTERNACIONAIS. EM TELEVISÃO, MARGARIDA PARTICIPOU EM PROJETOS COMO A SÉRIE JUVENIL “MORANGOS COM AÇÚCAR“ OU AS NOVELAS “A TEIA”, “MAR SALGADO”, “SOL DE INVERNO” OU “RAINHA DAS FLORES”.
ANTES DE FALARMOS DO FUTURO É INCONTORNÁVEL OLHARMOS PARA O PASSADO E PARA A LIGAÇÃO EMOCIONAL QUE TENS AO TURIM. QUE MEMÓRIAS GUARDAS COM MAIS CARINHO?
AS MEMÓRIAS DE CRIANÇA. O OLHAR PARA AQUELA SALA EM TONS DE VERMELHO VELUDO E SONHAR ESTAR UM DIA NAQUELA TELA. OS FILMES QUE FUI VER EM FAMÍLIA.... E RECORDO ACIMA DE TUDO O MEU PAI, QUE ERGUEU E CONSTRUIU O CINEMA TURIM E MAIS TARDE O TEATRO. EU JÁ ESTIVE NA PLATEIA, NA TELA E NO PALCO E AS MEMÓRIAS NÃO PODIAM SER MAIS FELIZES.
O QUE REPRESENTA PARA TI ESTA REABERTURA E O FACTO DE ESTARES ENVOLVIDA DE FORMA TÃO PRÓXIMA NO QUE VAI SER O CONCEITO DO TURIM PARA O FUTURO?
É VER O LEGADO DO MEU PAI CONTINUAR E SER CELEBRADO. É COM MUITA EMOÇÃO QUE ESTOU
E VOU ACOMPANHAR ESTE RENASCER. O CINEMA
E TEATRO TURIM MERECEM CONTINUAR E MAIS DO QUE ISSO É UM ORGULHO ESTE ESPAÇO CULTURAL SER VALORIZADO, DINAMIZADO E APRECIADO PELA COMUNIDADE.
FALA-NOS DOS PROJETOS QUE AÍ VÊM PARA O RENOVADO TURIM, ONDE TERÁS EM CENA UMA PEÇA EM CENA EM BREVE.
VAMOS ESTREAR A PEÇA “NÃO FUI EU” DE JOÃO ASCENSÃO. É UMA COMÉDIA POLICIAL ONDE QUATRO ATORES DESDOBRAM-SE EM 12 PERSONAGENS. É A ESTREIA TAMBÉM DA NOSSA ASSOCIAÇÃO MEIA PALAVRA BASTA. NO ELENCO VOU ESTAR EU, O RICARDO BARBOSA, LUCIANO GOMES E FRANCISCO BEATRIZ. O TEATRO TURIM VAI SER A NOSSA CASA E NÃO PODÍAMOS ESTAR MAIS FELIZES COM ESTE ACOLHIMENTO.