1001 questões comentadas processo penal [cespe]

Page 207

R e n a n

d a

S i l v a

F e r n a d n e s ,

C P F : 0 8 0 7 1 0 1 0 4 4 8

1001 Questões Comentadas – Direito Processual Penal – CESPE Prof. Nourmirio Tesseroli Filho imputado ao réu não constitui crime ou que julgar extinta a punibilidade. 786.

(CESPE/Juiz Substituto-TJAL/2008) Ao proferir a sentença condenatória, o juiz fixará também o valor máximo para a reparação dos danos causados pela infração.

787.

(CESPE/Juiz Substituto-TJAL/2008) Depois de citado, o acusado deverá responder à acusação no prazo de 10 dias. Após esse prazo, o juiz não poderá absolver sumariamente o acusado se ficar provada a inexistência do fato.

788.

(CESPE/Delegado de Polícia-PB/2008) O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, pode atribuirlhe definição jurídica diversa, ainda que, em conseqüência, tenha de aplicar pena mais grave.

789.

(CESPE/Delegado de Polícia-PB/2008) Encerrada a instrução probatória, se entender cabível nova definição jurídica do fato, em conseqüência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o juiz deve baixar os autos, para que o MP a adite no prazo de três dias.

790.

(CESPE/Delegado de Polícia-PB/2008) Nos crimes de ação pública, o juiz pode proferir sentença condenatória, ainda que o MP tenha pedido a absolvição, mas não pode reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas na denúncia, em face do princípio da congruência.

791.

(CESPE/Delegado de Polícia-PB/2008) A pronúncia é causa interruptiva da prescrição, salvo se o tribunal do júri vier a desclassificar o crime.

792.

(CESPE/Delegado de Polícia-PB/2008) Na sentença condenatória, o juiz deve fixar o valor para reparação integral dos danos causados pela infração, considerando o pedido e as provas demonstradas a respeito do prejuízo sofrido.

793.

(CESPE/Delegado de Polícia-PB/2008) Apenas com o trânsito em julgado de sentença absolutória é que o juiz deve ordenar a cessação das medidas cautelares e provisoriamente aplicadas.

794.

(CESPE/Procurador-SE/2008) No peculato doloso, se o sujeito ativo do delito repara o dano antes da sentença penal definitiva, fica extinta a sua punibilidade.

795.

(CESPE/Exame de Ordem 2007.2) A sentença absolutória que decidir que o fato imputado não constitui crime impede a propositura da ação civil.

796.

(CESPE/Exame de Ordem 2007.2) A decisão de pronúncia é mero juízo de admissibilidade da acusação, bastando para tanto 207


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.