Jornal das Cidades Edição 149

Page 4

CIDADES

BRASÍLIA - DF, 21 A 28 DE FEVEREIRO DE 2011

S AÚDE FOTO: ROBERTO BARROSO

REIVINDICAÇÕES DO NÚCLEO BANDEIRANTE

No sábado, 12, com o objetivo de ouvir as reivindicações da comunidade do Núcleo Bandeirante, o administrador regional Bruno Bonetti (foto) fez visitas ao Vale da Benção e à Feira Permanente da cidade. Em todos os locais ela reafirmou o seu compromisso de encaminhar as possíveis soluções ao Governo do Distrito Federal. No Vale, os moradores pedem a instalação de passagem de uma draga para limpar o leito do córrego. Já na Feira Permanente, os comerciantes reivindicaram a troca do telhado e a construção de novos banheiros, com acessibilidade para deficientes físicos e mais segurança.

SOS

PARA O

SETOR TAQUARI

Apesar de obterem algumas conquistas em termos de benfeitoria, moradores do Setor Habitacional Taquari, no Lago Norte, botaram a boca no trombone. Reclamam que a praça central foi abandonada antes mesmo das obras terminarem (foto). Outro problema: muitos lotes estão vazios e o mato toma conta de algumas áreas. E o lixo já faz parte da "paisagem" do Parque Taquari, causando a indignação de muitos. Atenção, administrador Marcos Woortmann: está na hora de arregaçar as mangas! Governador Agnelo, ministro Padilha e secretário Barbosa observam paciente internada no Instituto de Cardiologia do DF

DF PODE SER REFERÊNCIA EM MATÉRIA DE TRANSPLANTES

Governador Agnelo Queiroz, com o apoio do governo federal, pretende reformular a rede pública para se tornar modelo para o Brasil O governador Agnelo Queiroz, com o apoio do governo federal, vai reformular a rede de saúde pública para que Brasília seja referência nacional de transplante de órgãos. A afirmação foi dada durante visita ao Instituto de Cardiologia do DF, na manhã do último dia 24, junto com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.

"Com o apoio do Ministério da Saúde vamos transformar a situação atual. Brasília vai atender a demanda de todo o Centro - Oeste e Norte do país com excelência na prestação do serviço", garantiu Agnelo Queiroz. Segundo ele, as primeiras medidas são recuperar a rede para que possam retomar os transplantes de rins, fígado e pulmão no Hospital

de Base. "Queremos também firmar parceria para que possamos, em breve, oferecer também o transplante de medula óssea no Hospital Universitário de Brasília", previu. Agnelo disse também que fará campanhas para estimular a população a doar órgãos. "Não adianta muito termos toda a estrutura para realizar os transplantes se não

D ENGUE FOTO: ASCOM/RAVII

tivermos os órgãos. Vamos trabalhar para mudar essa realidade", afirmou. Também acompanharam o governador na visita ao centro, a diretora médica do Instituto, doutora Núbia Welerson Vieira; o diretor do Hospital das Forças Armadas (HFA), Brigadeiro Médico José Maria Lins Calheiros; e o superintendente do Instituto de Cardiologia, Dr. João Gabbardo dos Reis.

METADE DO LAGO NORTE

ESTÁ IRREGULAR

Servidores inciam operação para debelar o Aedes aegypti, com limpeza geral na cidade

PARANOÁ DECLARA GUERRA CONTRA O MOSQUITO

No último dia 22, a Administração Regional do Paranoá iniciou a operação "Paranoá Contra a Dengue". A campanha tem como objetivo combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por meio de uma limpeza geral de toda a cidade. A campanha conta com a parceria do Serviço de Limpeza Urbano (SLU), Hospital Regional do Paranoá (HRPa) e Vigilância Ambiental. Será feita uma varredura em toda a cidade, com o recolhimento de entulhos e lixo. Servidores da AR estão

desativando possíveis criadouros do mosquito. O objetivo é limpar pelo menos duas quadras por dia. Se essa previsão se confirmar, até meados de março, toda a cidade estará livre dos entulhos. Caminhões, pás mecânicas e toda a estrutura da administração estarão voltados para o atendimento da demanda da comunidade. Além da retirada de entulhos, serão entregues à população cartilhas educativas que instruem como combater a dengue. O objetivo é diminuir conside-

ravelmente o índice de infectados em 2011. A prioridade é dada às quadras que tiveram o maior numero de pessoas infectadas no ano passado. A Quadra 06, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do DF, foi uma das que mais registrou casos da doença em 2010. E por isso foi a primeira a receber a visita da campanha. No último ano, Paranoá foi uma das cidades que apresentou registros significativos de dengue. De janeiro a dezembro, foram mais de 600 pessoas infectadas.

O caso do Lago Norte é dramático e ilustre o quadro de ocupações irregulares de áreas públicas no DF. Com uma das maiores rendas per capita do DF, a ilegalidade invadiu o Lago. Um levantamento da Agência de Fiscalização (Agefis) mostra que 55% do território da cidade estão ocupados irregularmente. A maioria dos donos de lotes avançou sobre áreas verdes, colocando cercas além dos limites permitidos e expandindo ilegalmente seus imóveis. O Lago Norte tem 1,2 mil hectares de extensão e, desses, 660 hectares correspondem a áreas públicas cercadas indevidamente e ocupadas às margens da lei. O levantamento da Agefis foi feito por meio de um sistema de geoprocessamento. Os técnicos constataram que o tamanho dos imóveis descrito cartórios é fictício. Seus proprietários gozam do "privilégio" sem a contrapartida do pagamento dos impostos devidos. Pelo projeto inicial do bairro, as casas do Lago Norte não teriam cercas nem grades. Os moradores, contudo, perceberam que só havia uma forma de garantir o patrimônio: cercar os terrenos, mesmo desrespeitando a lei . A Agefis informou que vai buscar soluções para o impasse. O órgão fará um estudo das áreas públicas invadidas e tentar descobrir se os lotes ocupados apresentam algum tipo de edificação ou se foram impermeabilizados. O governo também vai discutir possibilidades como a cobrança de taxas de ocupação ou o aumento do IPTU para quem privatizou o espaço.

ROÇAGEM

E TAPABURACO NO GUARÁ

O GDF e Administração Regional do Guará estão trabalhando em ritmo acelerado. Para a limpeza de bocas-de-lobo e roçagem, a administração definiu como prioridade as praças públicas e as áreas de grande circulação de pessoas, como as que ladeiam as principais vias. O administrador Carlinhos Nogueira está acompanhando os trabalhos realizados em parceria com a Novacap, SLU e Agefis. Em janeiro, foram realizados diversos serviços, incluindo operação tapa-buraco em vários locais do Guará.

INSCRIÇÕES PARA O MISS VARJÃO 2011

A Administração Regional do Varjão abriu inscrições para o concurso da mulher mais bonita da cidade. O certame da Miss Varjão 2011 será realizado no dia 19 de março, às 20 horas, na Escola Classe, e contará ainda com candidatas para o Miss Varjão Mirim (7 a 11 anos) e Miss Varjão Juvenil (12 a 17 anos). As inscrições terminam no próximo dia 4. Para participar do concurso, as interessadas precisam ter de 18 e 24 anos, ser solteira e sem filhos, possuir simpatia, charme e beleza. A vencedora garante vaga no concurso Miss Distrito Federal 2011.

FISCALIZAÇÃO INTENSIVA EM SOBRADINHO

A nova gestão administrativa de Sobradinho decidiu adotar medidas rigorosas de inspeção na cidade, especialmente na área comercial. A Agência de Fiscalização (Agefis), por exemplo, estabeleceu um programa de ações para garantir a ordem e assegurar aos cidadãos o direito de viver bem, em uma cidade limpa e organizada. Combater a poluição visual e a aplicação de multas a comerciantes que sujam calçadas e ruas são algumas das ações que já estão sendo tomadas.

PALESTRA

NO

LAGO SUL

Nesta segunda-feira (29), às 20h, o médico cientista da Universidade de São Paulo (USP), Augusto Vinholis, irá ministrar palestra gratuita sobre doenças degenerativas na Administração do Lago Sul. O especialista estuda há mais de trinta anos o assunto. Na ocasião, serão abordados temas sobre as mais variadas doenças, diagnóstico, tratamento e resultados. A palestra contará ainda com demonstração de tratamentos e depoimentos de pacientes.

CARNAVAL

TERÁ UM MIX DE ESTILOS

O Cruzeiro prepara-se para o carnaval. Ao todo, serão três dias de folia, com estrutura acústica para receber pelo menos dez bandas da cidade. Segundo os organizadores, a festa está sendo montada para que a comunidade local e seus visitantes possam curtir vários estilos, desde o sambinha de fundo de quintal, passando pelo embalo do forró e axé, até as nostálgicas marchinhas carnavalescas que embalaram os tempos de vanguarda. O carnaval da cidade acontecerá entre os dias 5 e 7 de março em frente ao ginásio de esportes. Concentração a partir das 17 horas. Bandas confirmadas: Suvaco de Cobra, SS Dance e Liberdade de Sonhar e Matuskela.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.