Jornal da Cidade - ED. 28

Page 7

22.mar a 28.mar.2014

UBERABA

JC TECNOLOGIA

jcuberaba.com.br

LUCIANO LOPES llopes@hotmail.com

7

#Velocidade

Internet banda larga (de verdade)

Acesso começa a ganhar inovação tecnológica para atender melhor ao internauta

#Dicas Teste sua velocidade Uma das primeiras coisas a serem feitas é saber quanto você recebe de velocidade da empresa que fornece banda larga. Reposicione seu roteador sem fio Mesmo que não atrapalhe diretamente o link de internet – pode fazer com que a internet fique mais lenta. Isso ocorre pela posição do roteador sem fio, que distribui o sinal para os usuários. Para melhorar, é recomendável colocar o equipamento em uma região central da casa e, de preferência, em um local elevado. Quartos, paredes e portas fechadas atrapalham a transmissão de sinal de uma rede sem fio. Desabilite software P2P Programas compartilhadores P2P – como o Limewire, Ares ou Shareaza - quando ativos, baixam (download) e enviam (upload) automaticamente arquivos de/ para outros usuários.

muito superiores aos cabos metálicos tradicionais. Com essa tecnologia, uma operadora já oferece conexões de até 500Mbps em algumas regiões de São Paulo. Em Uberaba, os vendedores e as equipes técnicas das duas empresas estão em uma corrida contra o tempo, pois as novas redes ainda não foram instaladas em todos os bairros. E quem chegar primeiro tem mais chance de levar o cliente. Se você está prestes a contratar estes serviços, atenção: antes de aceitar a primeira proposta que bater à sua porta, é preciso tomar alguns cuidados: em primeiro lugar, fique atento com os prazos de fidelidade (12 meses, pelo menos!) e não deixe de perguntar o valor da multa em caso de cancelamento do serviço durante o período de fidelização. Além disso, verifique limitações ou franquia de download: talvez você não saiba, mas há provedores que reduzem a velocidade depois que uma franquia mensal é atingida. Para quem baixa muito conteúdo ou usa vários computadores em casa, isso pode significar uma experiência frustrante. Leva mais vantagens o assinante que contratar vários serviços em um mesmo pacote. Assim como na lanchonete fast-food, a combinação de vários produtos (ou serviços) custa menos do que a aquisição dos produtos em separado. TV + telefone + internet banda larga juntos compõem o pacote mais comum. E, finalmente, depois de pesquisar bastante, ao renovar a sua assinatura ou mudar de provedor, considere uma máxima que vale para a ocasião: “O combinado não sai caro”.

FOTOS/ REPRODUÇÃO

Depois de anos pagando caro por acesso à internet “banda larga meia boca”, os consumidores da nossa cidade contam, há alguns meses, com acesso à banda larga (real). E por preços justos. As palavras “meia boca” entre aspas fazem referência a um serviço de qualidade duvidosa com preços estratosféricos, praticados até o segundo semestre do ano passado. Uma grande parte dos consumidores domésticos e de pequenas empresas da nossa cidade e região utiliza conexões de 1 ou 2 Mbps (megabits por segundo), embora, hoje em dia, em quase nenhum lugar do mundo estas velocidades são consideradas banda larga. É por esse e por outros motivos que um mix de constrangimento e indignação permeia as experiências dos consumidores de banda larga na nossa cidade que dependem de conexões com velocidades baixas e preços altos. Bem, algo começou a mudar nos últimos meses. As duas empresas que disputam os consumidores de banda larga fixa em Uberaba estão em uma competição acirrada, oferecendo conexões de 20, 40 e de até 100Mbps por preços razoáveis. Seus vendedores estão nas ruas com a faca entre os dentes, prontos para convencer e, principalmente, fidelizar os clientes. A mudança repentina nas velocidades e nos preços oferecidos tem uma explicação: as empresas Algar Telecom e BrTel/Minas Cabo (também conhecida como Astro e agora rebatizada como Blue) “cabearam” a cidade com fibras ópticas. Na prática, isso significa novas redes capazes de transmitir dados em velocidades

Leitora Patrycia Silva autora da melhor frase que ganhou um Tablet SpaceBR

FOTO /NEILANE

O empresário Fabiano Abrão, idealizador do site de compras uberabashop.com.br

Em parceria com o Uberaba Shop, o Jornal da Cidade sorteou, no dia dois de março, um Tablet SpaceBR. O leitor tinha que compartilhar a postagem publicada no Facebook do jornal (www.facebook.com/ JornalDaCidade) referente ao sorteio, usar a hashtag #promocaojc e caprichar na frase “Por que mereço ganhar um Tablet do Jornal da Cidade.” Em comissão formada pela equipe do JC a vencedora com a resposta mais criativa e que ganhou o tablet de comemoração de 1 ano do Jornal da Cidade e do portal www.jcuberaba.com.br, foi Patrycia Silva com a frase “Mereço porque sou extraterrestre e preciso ir em missão de paz para ficar por dentro de tudo que acontece com humanos e suas tecnologias. Preciso me teletransportar pelo maior portal de notícias que existe, o JC, mas a chave que abre o portal é esse danado do tablet! Me ajudem, é sério!” #Parabéns

MO RAIS

Uberaba Shop e JC sorteiam Tablet


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.